Teste de visão com desenhos: entenda como são feitos com analfabetos e crianças

teste de visão com desenhos
  • por
3.9
(17)

É possível fazer teste de visão com desenhos, quando analfabetos ou crianças que ainda não sabem ler ou escrever precisam se consultar com o oftalmologista. E isso é ótimo, porque a saúde ocular é uma obrigação de todos, além de um direito! 

Mas talvez você conheça apenas o Teste de visão Snellen, que é feito com as letras de alfabetos, em que precisamos reconhecer a letra, em posições diferentes. No entanto,  existem outros testes de visão e alguns deles usam desenhos ao invés de letras.

Teste de visão com desenhos para adultos e crianças

Testes de visão com desenhos podem ser realizados por adultos e crianças. Por isso é possível descobrir se é preciso tratar algum problema de visão.

Aliás, vale lembrar que é necessário sempre se consultar com o médico especialista, mesmo se tratando de uma criança. Afinal, a boa visão é fundamental para o aprendizado no período escolar. Porque os efeitos de um problema de visão não diagnosticado na infância, a longo prazo tendem a ser bastante impactantes.

Afinal crianças em idade escolar, podem não conseguir aprender o conteúdo por terem algum tipo de dificuldade em enxergar (seja miopia, hipermetropia ou até astigmatismo). 

Aliás, erros de refração assim são mais facilmente detectados em crianças em época de alfabetização.

Mas outro ponto, é que a criança não aproveita esse momento tão importante de aprendizado para o desenvolvimento de habilidades que no futuro, serão cobradas.

Entretanto com os analfabetos, mesmo não sabendo ler e escrever. Isso não significa que não têm o direito de enxergarem bem. Afinal otestes de visão, em adultos ou crianças, testam a acuidade visual do indivíduo. Ou seja, a capacidade de percepção das coisas ao redor no campo de visão.

Portanto os testes conseguem detectar se a pessoa consegue enxergar bem por exemplo as cores, formas e contornos de objetos e por isso é tão relevante que seja feito.

Métodos de teste de visão com desenhos

Existem vários teste de visão com desenhos que ajudam a detectar problemas de visão, facilitando o diagnóstico e o tratamento.

Então veja a seguir os principais métodos de teste de visão com desenhos:

Cartões de Teller

teste de visão com desenhos

Fonte: coesaoftalmologia.com.br

O teste de visão chamado Cartões de Teller permite avaliar a acuidade visual de bebês, crianças e pessoas com deficiência física.

É um teste que usa vários cartões com listras pretas e cinzas que são mostrados para as crianças que ainda não saibam ler, escrever e nem mesmo falar. Enquanto é mostrado o cartão, o médico avalia o movimento de fixação dos olhos nas listras do cartão.

Esse método se repete até a criança não conseguir mais fixar o olhar nas listras dos cartões e a acuidade visual é determinada pela menor listra vista.

Importante lembrar que esse teste é feito com um olho por vez e ajuda a identificar quais crianças tendem a olhar mais para telas brancas ou pretas do que para superfícies homogêneas. Além disso, é um teste que pode avaliar também a saúde ocular de analfabetos.  

Tabela Snellen

Fonte: freepik

A Tabela de Snellen é o teste mais conhecido. O teste consiste em fazer a “leitura” das letras que aparecem na tela ou no papel (isso depende de como a consulta está sendo feita). 

Geralmente, as letras da Tabela Snellen são projetadas em uma parede do consultório a 1,5 metro do chão. Sendo que você deve sentar-se a uma distância de 3 metros do local onde as letras estão projetadas. O teste é realizado com um olho por vez e o olho que não está sendo testado precisa ser coberto com a mão.

Além disso, aplica-se em uma sala escura, direcionando um feixe de luz ou lanterna na direção da letra que deve ser identificada. A tabela tem 11 linhas, todas elas com letras. Na primeira linha, a letra está em tamanho grande, mas conforme avançam as linhas, diminui-se o tamanho das letras.

Os resultados satisfatórios e que mostram que você tem visão considerada “normal” é quando você consegue enxergar bem até a oitava linha. 

Quem já usa lentes de contato ou óculos de grau, pode realizar o teste com eles. É importante também saber que para os analfabetos, este tipo de teste pode ser feito com desenhos no lugar das letras, já que é difícil para eles saber qual é a letra E, F e assim por diante.

teste de visão com desenhos

Fonte: drrupawong.com

Cardiff cards

cardiff cards

Fonte: kaypictures.co.uk

O teste Cardif Cards é feito em bebês ou crianças portadoras de alguma deficiência intelectual e serve para avaliar a acuidade visual. Os resultados costumam ser muito satisfatórios. Além de que o teste é bastante eficiente de ser realizado com crianças de pouca idade.

Esse teste segue o mesmo princípio do teste de Teller, porém, usa desenhos em cartões. Em cada lado do cartão tem-se o mesmo desenho, porém, em tamanhos diferentes.

Tabela Landolf

Tabela Landolf

Fonte: wikipedia

A Tabela Landolf, conhecida por vários nomes, como teste de visão japonês, anel de Landolf ou anel quebrado de Landolf.  É semelhante a Tabela Snellen, porém, usa uma espécie de anel, parecido com a letra C e com o dobro de posições. Já que inclui letras na posição diagonal.

O teste avalia a capacidade da pessoa em descobrir em qual posição está a lacuna. Porque conforme avançam-se as linhas, essa lacuna vai diminuindo de tamanho. Embora seja pouco utilizado, possibilita resultados bem satisfatórios!

Você sabia que era possível fazer teste de visão com desenhos?

Muito bem, agora você já sabe que crianças e analfabetos podem realizar teste de visão com desenhos para identificar problemas e tratarem da melhor forma!

Além disso, bebês e crianças, incluindo as portadoras de deficiência física ou intelectual, devem sempre realizar o teste de visão com desenhos, com o oftalmologista, para cuidarem da saúde dos olhos.

Com relação aos analfabetos, eles podem e devem cuidar da saúde ocular, realizando testes de visão que vão oferecer qualidade de vida!

Afinal, não é preciso constrangimento, porque a medicina busca englobar todos, sem distinções! Aliás existem muitos profissionais e métodos que com sensibilidade atendem e ajudam no cuidado da saúde visual.

Seus óculos sem sair de casa

E você sabia que nós, da Lenscope, somos pioneiros na venda de lentes para óculos pela internet? Nós reinventamos a maneira de comprar óculos de grau. Isso para você enxergar com clareza por um preço muito mais justo.

Nós montamos o seu óculos com novas lentes de acordo com o seu grau, sem você precisar sair de casa e por um preço muito mais acessível. Atendemos todo o Brasil. Veja como funciona a compra e entrega pela Lenscope.

Então agora que você já sabe tudo sobre teste de visão com desenhos, aproveite para levar seus filhos, familiares ou avisar amigos pais de crianças pequenas ou pessoas analfabetas. Todos devemos ter cuidado com nossos olhos.

Aliás falando em teste, sabia que você pode realizar seu teste de visão em casa, 100% online e gratuitamente com resultados precisos? Graças a tecnologia desenvolvida aqui na Lenscope, oferecemos a você a chance de testar a sua visão em nossa ferramenta. Sem que você pague nada por isso.  A partir do resultado do teste, você deve ir ao oftalmologista para saber o tratamento ideal.

Realize seu teste de visão 100% online, gratuito e com resultados precisos

Gostou do conteúdo? Então deixe sua opinião nos comentários e continue acompanhando o blog. Afinal, todos os dias temos artigos úteis para você

Fontes

Pubmed.ncbi

Wiki Landolf C

Media.ophthalmologyweb

Provisu

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 3.9 / 5. Número de votos: 17

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lenscope

A Lenscope descomplica a correção visual, oferecendo lentes para óculos com todos os tratamentos entregues em casa a uma fração do custo. Desenvolvemos tecnologias que possibilitam uma jornada 100% digital, precisa e acessível, permitindo oferecer produtos superiores até 70% mais baratos do que alternativas encontradas em ópticas tradicionais. Fomos incubados pela Eretz.bio, incubadora do Hospital Albert Einstein, acelerados pela Samsung, através do programa Creative Startups e recebemos apoio da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), no desenvolvimento tecnológico. Fazemos parte do Cubo Itaú e da Supera, parque tecnológico da USP de Ribeirão Preto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *