Este post foi atualizado em 19 dezembro, 2019
Você sabe o que é astigmatismo? É um tipo de erro de refração provocado por imperfeições na curvatura da córnea do globo ocular, que deixa a sua visão borrada ou distorcida.
Infelizmente, o astigmatismo é uma condição muito comum, que geralmente aparece junto com a miopia (dificuldade em enxergar de longe) ou hipermetropia (dificuldade em enxergar de perto), mas a boa notícia é que ele pode ser facilmente diagnosticado com um exame oftalmológico simples.
Agora… Você sabia que existem diferentes tipos de astigmatismo?
Então, confira agora no nosso artigo completo!
O que causa o astigmatismo?
Esse problema de visão é causado por um formato irregular da córnea que, ao invés de ser redonda e simétrica (como uma bola), o seu formato é mais oval, com um meridiano mais curto do que o normal.
Pela posição irregular, a córnea cria múltiplos pontos focais, quando o normal seria que houvesse apenas um ponto de foco na retina do olho.
Quem tem astigmatismo enxerga os objetos que estão próximos e longe um pouco (ou muito!) embaçados, dependendo do grau – e dependendo dos tipos de astigmatismo também.

Você reparou que eu utilizei a palavra “meridiano” ali em cima, certo?
Vou te explicar melhor para você entender o que significa:
O nosso olho é como se fosse um relógio, onde o número 12 e o número 6 representam um meridiano.
E o 3 e o 9, outro meridiano.
Quando o meridiano é mais íngreme em um olho com astigmatismo, o chamamos de “meridianos principais”. Os meridianos principais da córnea definem se o astigmatismo é regular ou irregular.
Tipos de astigmatismo
Podemos classificar o astigmatismo como regular ou irregular. Também temos o astigmatismo miópico, hipermetrópico e misto.
Vou te explicar melhor agora:
Astigmatismo Regular e irregular
Aproximadamente 95% dos astigmatismos são advindos da córnea, primeiro tecido da parte anterior do olho, outros 5% pode ser no cristalino.
No astigmatismo regular, os principais meridianos estão separados por 90º, perpendicularmente um ao outro. Este tipo é o mais comum, o astigmatismo corneano regular, que dá à superfície frontal do olho uma forma mais oval.
Já no astigmatismo irregular, a córnea é muito desigual uma da outra (os meridianos não são perpendiculares, ou seja, ângulos retos).
Dessa forma, pode acontecer cicatrizes quando há ceratocone,ou quando a pessoa passa por uma cirurgia ocular.
Veja aqui tudo sobre ceratocone e como tratar o diagnóstico.
3 tipos de astigmatismo mais comuns
Astigmatismo Miópico
É quando um ou mais meridianos principais criam um ponto focal sobre a superfície da retina e outro antes da retina. Sendo assim, temos dois pontos de erro de refração: astigmatismo e miopia.
É muito comum em crianças.
Astigmatismo hipermetrópico
Quando um ou ambos principais meridiano tem um ponto de foco na superfície da retina e outro atrás da retina.
No caso, estes pontos significam a presença de astigmatismo e hipermetropia (dificuldade em enxergar de perto). É frequente em ambos os sexos, mas quando afeta crianças, é necessário que seja diagnosticado logo, pois pode ser irreversível.
Astigmatismo misto
É quando há diversos pontos focais antes ou depois da retina.
Teste de astigmatismo
O teste de astigmatismo tem como objetivo detectar se temos ou não este problema. É um teste rápido e prático, que você pode fazer agora gratuitamente.
Faça o teste de astigmatismo e descubra se você tem!
Entretanto, ele é o passo inicial, ok?
Você deve sempre consultar o seu oftalmologista de confiança para atestar o diagnóstico, saber se você tem ou não, e saber se você tem astigmatismo acompanhado de miopia ou hipermetropia.
Correção para astigmatismo
Existem algumas formas utilizadas para a correção do astigmatismo. São elas:
- Cirurgia Refrativa
- Lentes de contato
- Óculos de grau
Cirurgia Refrativa
Realizada a laser, esta cirurgia tem duas variações (que são escolhidas pelo oftalmologista), e atua cortando a camada mais superficial da córnea.
Dessa forma, cria uma aba que externaliza a área mais interna da córnea, e essa área é modificada pelo laser para amenizar a curvatura da córnea que causa o astigmatismo.
Veja aqui os procedimentos mais comuns.
Lentes de contato
Apesar de ser uma opção de correção, as lentes de contato não são tão recomendadas. Isso porque elas não permitem a entrada de oxigênio nos olhos, causando secura, o que futuramente pode complicar ainda mais a sua visão.
Óculos de grau
É o meio de correção mais saudável para os seus olhos – e os mais recomendados pelos oftalmologistas.
Para cada grau, exige uma necessidade de lente. Veja agora as lentes mais comuns utilizadas para quem tem astigmatismo:
- Lente CR-39 ou Orma®
- Lentes de policarbonato
- Lentes 1.67
- Lentes 1.74
- Lentes 1.76
Clique aqui e descubra qual lente é ideal para o seu grau.
Considerações finais
Com objetivo simples de facilitar a vida das pessoas, a Lenscope busca, através deste e demais conteúdos facilitar sua vida quando o assunto é saúde dos olhos.
Além disso, aqui no blog abordamos diversos assuntos que podem te ajudar a entender um problema ou diagnóstico, fazer uma compra consciente e o que levar em consideração para isso.
Afinal, é muito importante entender tudo que estamos adquirindo!
Agora, me diga: este conteúdo te ajudou? Você tem ou conhece alguém que tenha astigmatismo?
Então, compartilhe com ela e com mais pessoas. Qualquer dúvida, a nossa equipe estará pronta para te responder nos comentários, certo?
Muito bom e informativo o artigo. Eu pretendo fazer cirurgia refrativa, mas meu exame acusou astigmatismo irregular. O oftalmologista da Tomografia coreana disse que não aconselha cirurgia refrativa nesse caso. Mas que a última palavra é da minha Oftalmologista. Fiquei chateado e estou aguardando um último exame de Paquimetria.
Por isso busquei esse artigo.
Oi, Adriano! Tudo bem?
Muito obrigada pelo seu comentário 🙂
Ficamos muito felizes em saber que esse artigo tenha sido esclarecedor para você! 😊 Sempre bom ler mensagens como a sua por aqui!
Esperamos que a sua saúde visual esteja cada vez melhor e continue seguindo com os exames para buscar melhores tratamentos para o seu caso.
Desejamos um excelente acompanhamento médico e melhoras constantes em sua visão! 😊
Sempre que precisar, pode contar com a Lenscope! 🙂