Você sabe o que é astigmatismo? Astigmatismo é problema de visão que provoca um erro de refração devido a imperfeições na curvatura da córnea, deixando sua visão embaçada para ver de perto e de longe.
Trata-se de uma condição muito comum, que geralmente aparece junto com a miopia (dificuldade em enxergar de longe) ou hipermetropia (dificuldade em enxergar de perto). Mas, você sabia que existem diferentes tipos de astigmatismo? É sobre os tipos de astigmatismo que vamos falar hoje, neste artigo. Acompanhe. E não deixe de ver nossa série sobre Astigmatismo nosso canal no Youtube.
O que causa o astigmatismo?
O astigmatismo acontece devido ao formato da córnea que é diferente entre quem tem astigmatismo e quem não tem. Quem não tem astigmatismo, por exemplo, a córnea tem um formato oval, parecido com um bola de basquete. Ou seja, a córnea tem o mesmo grau de curvatura em toda a sua extensão. Assim, há apenas um ponto de foco de luz e a visão é nítida.
Já quem tem astigmatismo, o formato da córnea é diferente. Nesse caso, é mais parecido com uma bola de futebol americano, com algumas áreas mais “rasas” e outras mais “fundas” que as outras. Nesse caso, a córnea possui um meridiano mais curto do que o normal.
Por isso, a luz se programa de maneira mais difusa, causando diversos pontos de foco de luz, quando o normal seria que houvesse apenas um ponto de foco na retina do olho. Por isso, quem tem astigmatismo, enxerga os objetos que estão próximos e longe, um pouco ou muito embaçados, dependendo do grau de astigmatismo.
A imagem a seguir mostra o que acontece no olho de quem não tem astigmatismo e quem tem esse problema de visão.
Você reparou que utiliza,os a palavra “meridiano” ali em cima, certo? Vamos explicar melhor para você entender o que significa. O nosso olho é como se fosse um relógio, onde o número 12 e o número 6 representam um meridiano. E o 3 e o 9, outro meridiano.
Quando o meridiano é mais íngreme em um olho com astigmatismo, o chamamos de “meridianos principais”. Os meridianos principais da córnea definem se o astigmatismo é regular ou irregular.
Tipos de astigmatismo
Podemos classificar o astigmatismo como regular ou irregular. Também temos o astigmatismo miópico, hipermetrópico e misto. Vamos te explicar a seguir:
Astigmatismo Regular e irregular
Aproximadamente 95% dos astigmatismos são advindos da córnea, que é o primeiro tecido da parte anterior do olho, outros 5% pode ser no cristalino.
No astigmatismo regular, os principais meridianos estão separados por 90º, perpendicularmente um ao outro. Este tipo é o mais comum, o astigmatismo corneano regular, que dá à superfície frontal do olho uma forma mais oval. Já no astigmatismo irregular, a córnea é muito desigual uma da outra (os meridianos não são perpendiculares, ou seja, ângulos retos). Dessa forma, pode acontecer cicatrizes quando há ceratocone, ou quando a pessoa passa por uma cirurgia ocular.
Saiba mais sobre ceratocone, tratamentos e diagnósticos.
Os três tipos de astigmatismo mais comuns
Os três tipos de astigmatismo mais comuns são: astigmatismo miópico, hipermetrópico e misto.
-
Astigmatismo Miópico
É quando um ou mais meridianos principais criam um ponto focal sobre a superfície da retina e outro antes da retina. Sendo assim, temos dois pontos de erro de refração: astigmatismo e miopia. É muito comum em crianças.
-
Astigmatismo hipermetrópico
Quando um ou ambos principais meridiano tem um ponto de foco na superfície da retina e outro atrás da retina. No caso, estes pontos significam a presença de astigmatismo e hipermetropia (dificuldade em enxergar de perto). É frequente em ambos os sexos, mas quando afeta crianças, é necessário que seja diagnosticado o mais cedo possível, pois pode ser irreversível.
-
Astigmatismo misto
É quando há diversos pontos focais antes ou depois da retina.
Teste de astigmatismo
O teste de astigmatismo detecta se você tem ou não astigmatismo. Nós, da Lenscope, estamos constantemente investindo em tecnologia e trazendo muita informação sobre a saúde dos olhos. Por isso, desenvolvemos um teste de visão eficaz que mostra se você tem algum grau de astigmatismo.
Entretanto, ele é o passo inicial? Você deve sempre consultar o seu oftalmologista de confiança para atestar o diagnóstico.
Correção para astigmatismo
Existem algumas formas utilizadas para a correção do astigmatismo. São elas:
- Cirurgia Refrativa
- Lentes de contato
- Óculos de grau
Cirurgia Refrativa
Realizada a laser, esta cirurgia tem duas variações, sendo que a melhor delas pra você é sempre escolhida pelo oftalmologista. Nesse procedimento, portanto, é realizado um corte na camada mais superficial da córnea. Dessa forma, cria uma aba que externaliza a área mais interna da córnea, e essa área é modificada pelo laser para amenizar a curvatura da córnea que causa o astigmatismo.
Veja aqui todos os tipos de cirurgias refrativas mais comuns.
Lentes de contato
As lentes de contato também são uma boa opção para corrigir os diversos tipos de astigmatismo que existem. No entanto, ao escolher usar lentes de contato é preciso saber que elas exigem maior cuidado, principalmente com higiene diária das lentes. Como as lentes de contato possuem contato direto com os olhos, o risco de causa infecção ocular é maior.
Além disso, usar lentes de contato longos períodos do dia, pode dificultar a entrada de oxigênio nos olhos, causando secura, o que futuramente pode complicar ainda mais a sua visão. Por isso, é sempre importante alternar o uso das lentes de contato com o uso de óculos de grau.
Óculos de grau
Usar óculos de grau é o método mais indicada para corrigir os tipos de astigmatismo que existem. E quando você sabe os tipos de lentes para óculos que existem para a correção de astigmatismo, fica ainda mais fácil escolher a melhor versão do seu óculos. Veja a seguir os tipos de lentes para óculos que existem para corrigir o astigmatismo.
- Lente CR-39 ou Orma®, também conhecidas como lentes de acrílico.
- Lentes de policarbonato
- Lentes 1.67
- Lentes 1.74
- Lentes 1.76
Saiba mais sobre os tipos de lentes para astigmatismo.
Economize na compra das suas lentes de óculos
Se acabou de receber o diagnóstico para astigmatismo, você viu que não faltam opções para o tratamento, né? Por isso, consulte seu médico oftalmologista e veja qual delas é a mais confortável para você.
Nós da Lenscope, somos uma health tech com a proposta de mudar a forma como fazemos as lentes para nosso óculos. Criamos um processo 100% online que te deixa mais livre e seguro para fazer as novas lentes do seu óculos, sem nem precisar sair de casa. E, por cortamos uma série de intermediários que encarecem nossas lentes, você encontra produtos por um preço bem mais acessível em nosso site.
Então, não deixe de fazer um orçamento em poucos minutos em nosso site e já descobrir o quanto você irá economizar em seu óculos novo no conforto de sua casa.
Aproveite a visita e assine nossa newsletter, assim você não perde nenhuma novidade!
Atualizado em 22/08/2021.
Muito bom e informativo o artigo. Eu pretendo fazer cirurgia refrativa, mas meu exame acusou astigmatismo irregular. O oftalmologista da Tomografia coreana disse que não aconselha cirurgia refrativa nesse caso. Mas que a última palavra é da minha Oftalmologista. Fiquei chateado e estou aguardando um último exame de Paquimetria.
Por isso busquei esse artigo.
Oi, Adriano! Tudo bem?
Muito obrigada pelo seu comentário
Ficamos muito felizes em saber que esse artigo tenha sido esclarecedor para você! Sempre bom ler mensagens como a sua por aqui!
Esperamos que a sua saúde visual esteja cada vez melhor e continue seguindo com os exames para buscar melhores tratamentos para o seu caso.
Desejamos um excelente acompanhamento médico e melhoras constantes em sua visão!
Sempre que precisar, pode contar com a Lenscope!