tipos de astigmatismo

Conheça os tipos de astigmatismo

Este post foi atualizado em 7 maio, 2021

Você sabe o que é astigmatismoÉ um tipo de erro de refração provocado por imperfeições na curvatura da córnea do globo ocular, que deixa a sua visão borrada ou distorcida.

Infelizmente, o astigmatismo é uma condição muito comum, que geralmente aparece junto com a miopia (dificuldade em enxergar de longe) ou hipermetropia (dificuldade em enxergar de perto), mas a boa notícia é que ele pode ser facilmente diagnosticado com um exame oftalmológico simples.

Agora… Você sabia que existem diferentes tipos de astigmatismo?

Então, confira agora no nosso artigo completo!

O que causa o astigmatismo?

Esse problema de visão é causado por um formato irregular da córnea que, ao invés de ser redonda e simétrica (como uma bola), o seu formato é mais oval, com um meridiano mais curto do que o normal.

Pela posição irregular, a córnea cria múltiplos pontos focais, quando o normal seria que houvesse apenas um ponto de foco na retina do olho.

Quem tem astigmatismo enxerga os objetos que estão próximos e longe um pouco (ou muito!) embaçados, dependendo do grau – e dependendo dos tipos de astigmatismo também.

tipos de astigmatismo
Como é o problema refrativo do astigmatismo

Você reparou que eu utilizei a palavra “meridiano” ali em cima, certo?

Vou te explicar melhor para você entender o que significa:

O nosso olho é como se fosse um relógio, onde o número  12 e o número 6 representam um meridiano.

E o 3 e o 9, outro meridiano.

Quando o meridiano é mais íngreme em um olho com astigmatismo, o chamamos de “meridianos principais”. Os meridianos principais da córnea definem se o astigmatismo é regular ou irregular.

Tipos de astigmatismo

Podemos classificar o astigmatismo como regular ou irregular. Também temos o astigmatismo miópico, hipermetrópico e misto.

Vou te explicar melhor agora:

Astigmatismo Regular e irregular

Aproximadamente 95% dos astigmatismos são advindos da córnea, primeiro tecido da parte anterior do olho, outros 5% pode ser no cristalino.

No astigmatismo regular, os principais meridianos estão separados por 90º, perpendicularmente um ao outro. Este tipo é o mais comum, o astigmatismo corneano regular, que dá à superfície frontal do olho uma forma mais oval.

Já no astigmatismo irregular, a córnea é muito desigual uma da outra (os meridianos não são perpendiculares, ou seja, ângulos retos).

Dessa forma, pode acontecer cicatrizes quando há ceratocone,ou quando a pessoa passa por uma cirurgia ocular. 

Veja aqui tudo sobre ceratocone e como tratar o diagnóstico.

3 tipos de astigmatismo mais comuns

  • Astigmatismo Miópico

É quando um ou mais meridianos principais criam um ponto focal sobre a superfície da retina e outro antes da retina. Sendo assim, temos dois pontos de erro de refração: astigmatismo e miopia.

É muito comum em crianças.

  • Astigmatismo hipermetrópico

Quando um ou ambos principais meridiano tem um ponto de foco na superfície da retina e outro atrás da retina.

No caso, estes pontos significam a presença de astigmatismo e hipermetropia (dificuldade em enxergar de perto). É frequente em ambos os sexos, mas quando afeta crianças, é necessário que seja diagnosticado logo, pois pode ser irreversível.

  • Astigmatismo misto

É quando há diversos pontos focais antes ou depois da retina.

Teste de astigmatismo

O teste de astigmatismo tem como objetivo detectar se temos ou não este problema. É um teste rápido e prático, que você pode fazer agora gratuitamente.

Faça o teste de astigmatismo e descubra se você tem!

Entretanto, ele é o passo inicial, ok?

Você deve sempre consultar o seu oftalmologista de confiança para atestar o diagnóstico, saber se você tem ou não, e saber se você tem astigmatismo acompanhado de miopia ou hipermetropia.

Correção para astigmatismo

Existem algumas formas utilizadas para a correção do astigmatismo. São elas:

  • Cirurgia Refrativa
  • Lentes de contato
  • Óculos de grau

Cirurgia Refrativa

Realizada a laser, esta cirurgia tem duas variações (que são escolhidas pelo oftalmologista), e atua cortando a camada mais superficial da córnea.

Dessa forma, cria uma aba que externaliza a área mais interna da córnea, e essa área é modificada pelo laser para amenizar a curvatura da córnea que causa o astigmatismo.

Veja aqui os procedimentos mais comuns.

Lentes de contato

Apesar de ser uma opção de correção, as lentes de contato não são tão recomendadas. Isso porque elas não permitem a entrada de oxigênio nos olhos, causando secura, o que futuramente pode complicar ainda mais a sua visão.

Óculos de grau

É o meio de correção mais saudável para os seus olhos – e os mais recomendados pelos oftalmologistas. 

Para cada grau, exige uma necessidade de lente. Veja agora as lentes mais comuns utilizadas para quem tem astigmatismo:

  • Lente CR-39 ou Orma® 
  • Lentes de policarbonato 
  • Lentes 1.67
  • Lentes 1.74 
  • Lentes 1.76 

Clique aqui e descubra qual lente é ideal para o seu grau.

Considerações finais

Com objetivo simples de facilitar a vida das pessoas, a Lenscope busca, através deste e demais conteúdos facilitar sua vida quando o assunto é saúde dos olhos.

Além disso, aqui no blog abordamos diversos assuntos que podem te ajudar a entender um problema ou diagnóstico, fazer uma compra consciente e o que levar em consideração para isso.

Afinal, é muito importante entender tudo que estamos adquirindo!

Agora, me diga: este conteúdo te ajudou? Você tem ou conhece alguém que tenha astigmatismo?

Então, compartilhe com ela e com mais pessoas. Qualquer dúvida, a nossa equipe estará pronta para te responder nos comentários, certo? 

tipos de astigmatismo



Comentários

  1. Muito bom e informativo o artigo. Eu pretendo fazer cirurgia refrativa, mas meu exame acusou astigmatismo irregular. O oftalmologista da Tomografia coreana disse que não aconselha cirurgia refrativa nesse caso. Mas que a última palavra é da minha Oftalmologista. Fiquei chateado e estou aguardando um último exame de Paquimetria.
    Por isso busquei esse artigo.

    1. Oi, Adriano! Tudo bem?

      Muito obrigada pelo seu comentário 🙂

      Ficamos muito felizes em saber que esse artigo tenha sido esclarecedor para você! 😊 Sempre bom ler mensagens como a sua por aqui!
      Esperamos que a sua saúde visual esteja cada vez melhor e continue seguindo com os exames para buscar melhores tratamentos para o seu caso.
      Desejamos um excelente acompanhamento médico e melhoras constantes em sua visão! 😊
      Sempre que precisar, pode contar com a Lenscope! 🙂

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Lenscope

Somos uma Health Tech que faz uso do que há de mais moderno na tecnologia para transformar a jornada de compra de lentes para óculos no Brasil. Com nosso serviço 100% online, você faz as lentes do seu óculos de grau pela internet, sem precisar sair de casa.E, para nos ajudar a continuar desenvolver tecnologias exclusivas no Brasil e no Mundo, fomos selecionados para o programa Creative Startups da Samsung, além de fazer parte do Eretz.bio, incubadora de startups do Hospital Israelita Albert Einstein, considerado um dos melhores hospitais da América Latina. Também fazemos parte da Supera, incubadora da Universidade de São Paulo (USP/FM-RP) e do Cubo Itaú, um dos principais ecossistemas de startups do Brasil.Conte com a gente para ver e se sentir bem.

Pin It on Pinterest