tipos de astigmatismo

Conheça os tipos de astigmatismo

Você sabe o que é astigmatismo? É um tipo de erro de refração provocado por imperfeições na curvatura da córnea do globo ocular, que deixa a sua visão borrada ou distorcida.

Infelizmente, o astigmatismo é uma condição muito comum, que geralmente aparece junto com a miopia (dificuldade em enxergar de longe) ou hipermetropia (dificuldade em enxergar de perto), mas a boa notícia é que ele pode ser facilmente diagnosticado com um exame oftalmológico simples.

Agora… Você sabia que existem diferentes tipos de astigmatismo?

Então, confira agora no nosso artigo completo!

O que causa o astigmatismo?

Esse problema de visão é causado por um formato irregular da córnea que, ao invés de ser redonda e simétrica (como uma bola), o seu formato é mais oval, com um meridiano mais curto do que o normal.

Pela posição irregular, a córnea cria múltiplos pontos focais, quando o normal seria que houvesse apenas um ponto de foco na retina do olho.

Quem tem astigmatismo enxerga os objetos que estão próximos e longe um pouco (ou muito!) embaçados, dependendo do grau – e dependendo dos tipos de astigmatismo também.

tipos de astigmatismo
Como é o problema refrativo do astigmatismo

Você reparou que eu utilizei a palavra “meridiano” ali em cima, certo?

Vou te explicar melhor para você entender o que significa:

O nosso olho é como se fosse um relógio, onde o número  12 e o número 6 representam um meridiano.

E o 3 e o 9, outro meridiano.

Quando o meridiano é mais íngreme em um olho com astigmatismo, o chamamos de “meridianos principais”. Os meridianos principais da córnea definem se o astigmatismo é regular ou irregular.

Tipos de astigmatismo

Podemos classificar o astigmatismo como regular ou irregular. Também temos o astigmatismo miópico, hipermetrópico e misto.

Vou te explicar melhor agora:

Astigmatismo Regular e irregular

Aproximadamente 95% dos astigmatismos são advindos da córnea, primeiro tecido da parte anterior do olho, outros 5% pode ser no cristalino.

No astigmatismo regular, os principais meridianos estão separados por 90º, perpendicularmente um ao outro. Este tipo é o mais comum, o astigmatismo corneano regular, que dá à superfície frontal do olho uma forma mais oval.

Já no astigmatismo irregular, a córnea é muito desigual uma da outra (os meridianos não são perpendiculares, ou seja, ângulos retos).

Dessa forma, pode acontecer cicatrizes quando há ceratocone,ou quando a pessoa passa por uma cirurgia ocular. 

Veja aqui tudo sobre ceratocone e como tratar o diagnóstico.

3 tipos de astigmatismo mais comuns

  • Astigmatismo Miópico

É quando um ou mais meridianos principais criam um ponto focal sobre a superfície da retina e outro antes da retina. Sendo assim, temos dois pontos de erro de refração: astigmatismo e miopia.

É muito comum em crianças.

  • Astigmatismo hipermetrópico

Quando um ou ambos principais meridiano tem um ponto de foco na superfície da retina e outro atrás da retina.

No caso, estes pontos significam a presença de astigmatismo e hipermetropia (dificuldade em enxergar de perto). É frequente em ambos os sexos, mas quando afeta crianças, é necessário que seja diagnosticado logo, pois pode ser irreversível.

  • Astigmatismo misto

É quando há diversos pontos focais antes ou depois da retina.

Teste de astigmatismo

O teste de astigmatismo tem como objetivo detectar se temos ou não este problema. É um teste rápido e prático, que você pode fazer agora gratuitamente.

Faça o teste de astigmatismo e descubra se você tem!

Entretanto, ele é o passo inicial, ok?

Você deve sempre consultar o seu oftalmologista de confiança para atestar o diagnóstico, saber se você tem ou não, e saber se você tem astigmatismo acompanhado de miopia ou hipermetropia.

Correção para astigmatismo

Existem algumas formas utilizadas para a correção do astigmatismo. São elas:

  • Cirurgia Refrativa
  • Lentes de contato
  • Óculos de grau

Cirurgia Refrativa

Realizada a laser, esta cirurgia tem duas variações (que são escolhidas pelo oftalmologista), e atua cortando a camada mais superficial da córnea.

Dessa forma, cria uma aba que externaliza a área mais interna da córnea, e essa área é modificada pelo laser para amenizar a curvatura da córnea que causa o astigmatismo.

Veja aqui os procedimentos mais comuns.

Lentes de contato

Apesar de ser uma opção de correção, as lentes de contato não são tão recomendadas. Isso porque elas não permitem a entrada de oxigênio nos olhos, causando secura, o que futuramente pode complicar ainda mais a sua visão.

Óculos de grau

É o meio de correção mais saudável para os seus olhos – e os mais recomendados pelos oftalmologistas. 

Para cada grau, exige uma necessidade de lente. Veja agora as lentes mais comuns utilizadas para quem tem astigmatismo:

  • Lente CR-39 ou Orma® 
  • Lentes de policarbonato 
  • Lentes 1.67
  • Lentes 1.74 
  • Lentes 1.76 

Clique aqui e descubra qual lente é ideal para o seu grau.

Considerações finais

Com objetivo simples de facilitar a vida das pessoas, a Lenscope busca, através deste e demais conteúdos facilitar sua vida quando o assunto é saúde dos olhos.

Além disso, aqui no blog abordamos diversos assuntos que podem te ajudar a entender um problema ou diagnóstico, fazer uma compra consciente e o que levar em consideração para isso.

Afinal, é muito importante entender tudo que estamos adquirindo!

Agora, me diga: este conteúdo te ajudou? Você tem ou conhece alguém que tenha astigmatismo?

Então, compartilhe com ela e com mais pessoas. Qualquer dúvida, a nossa equipe estará pronta para te responder nos comentários, certo? 

tipos de astigmatismo

Conheça os tipos de astigmatismo
Média 5 de 1 votos



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Lenscope

Nós utilizamos a tecnologia a nosso favor e oferecemos uma experiência inovadora para você comprar as lentes para seus óculos sem sair de casa! E o melhor de tudo? Podendo ter as melhores lentes do mercado sem gastar uma fortuna para isso.

Pin It on Pinterest