4 principais tipos de catarata

tipos de catarata
  • por
4
(35)

Os tipos de catarata são:

  • Catarata Senil
  • Catarata Congênita
  • Catarata Secundária
  • Catarata Traumática

tipos de catarata

A catarata é uma doença ocular que acomete o cristalino – a lente natural do olho – tornando ele opaco e, por esse motivo, a pessoa que tem a catarata parece enxergar o que está ao redor de forma embaçada. Sem tratamento, esse problema pode levar a perda total da visão, mas antes provoca alguns sintomas bem comuns da doença, como visão embaçada. A catarata afeta, em maiores números, pessoas acima de 55 anos, porém existem outros tipos da doença que podem acometer pessoas jovens ou até crianças. 

tipos de catarata

Então, ficou curioso(a)?  Acompanhe a seguir os tipos de cataratas existentes.

Catarata Senil

Afeta pessoas acima de 55 anos. Se dá devido ao envelhecimento natural do cristalino do olho. Ou seja, ele vai perdendo a transparência até, por fim, ficar opaco. Entretanto, isso não significa que todo idoso desenvolve a catarata senil, uma vez que é preciso levar em conta fatores de risco para o surgimento do problema. Catarata Congêanita. Ela pode afetar crianças entre 6 meses a 1 ano. É do tipo raro e transmitida pela mãe, durante os primeiros meses de gestação.  O fator que explica a catarata congênita é a transmissão de infecções, como rubéola, da mãe para o feto.

catarata congenita

Catarata Secundária 

Esse tipo de catarata envolve fatores de risco que a pessoa apresenta, devido a hábitos de vida ou outras doenças, e que acabam por desenvolver o cenário perfeito para o surgimento da catarata. Além disso, o uso indiscriminado de medicamentos à base de corticoides pode desenvolver catarata secundária. Dentre os fatores de risco, destacam-se:

  • Tabagismo
  • Obesidade
  • Hipertensão
  • Diabete
  • Consumo excessivo de álcool
  • Histórico familiar
  • Exposição frequente aos raios ultravioletas
  • Terapia de reposição hormonal
  • Inflamações ou lesões oculares

Catarata Traumática

Esse tipo da doença ocular acontece por lesões nos olhos, sendo comum em pessoas que já passaram por algum tratamento que envolva radiação. Além disso, qualquer tipo de contusão ou perfuração pode também causar a catarata traumática. Essa condição afeta apenas o olho que sofreu o trauma e pode acontecer independentemente da idade.

tipos de catarata

Sintomas da catarata

De início, o principal sintoma da catarata é a visão borrada, como se a pessoa estivesse olhando através de um vidro embaçado. No entanto, outros sinais podem indicar a catarata, tais como:

  • Dificuldade para enxergar em lugares com pouca luz
  • Visão dupla em um dos olhos
  • Sensibilidade à luz (fotofobia)
  • Enxergar halos (círculos) ao redor da luz
  • Dificuldade nas atividades do dia a dia
  • Diminuição da sensibilidade às cores
  • Alteração frequente de grau dos óculos ou lentes de contato

Tratamentos para catarata

O processo cirúrgico é o único método capaz de tratar a catarata. O objetivo da cirurgia é remover o cristalino opaco, devido a catarata, e, em seguida, o implante de uma lente intraocular (LIO). Essa cirurgia é a mais comum de ser feita, sendo conhecida por facoemulsificação.Basicamente, o paciente recebe anestesia local e em seguida o procedimento é feito de maneira bastante rápida. O cristalino opaco é “quebrado” em pedaços pequenos e, durante a cirurgia, tais pedaços são aspirados para, depois, o implante da lente intraocular acontecer. 

Hoje em dia, é possível realizar a mesma cirurgia, no entanto, usando laser e, assim, não é necessário realizar corte, pois o laser fica responsável por fragmentar o cristalino opaco. Infelizmente, não há como prevenir ou retardar o avanço desse problema ocular, porém, a cirurgia é muito eficaz e rápida, promovendo também ótimas condições para uma perfeita recuperação do paciente.

O que deve ou não fazer para a cirugia da catarata? Clique aqui.

Então, esse artigo te ajudou? Você já conhecia esses tipos de catarata? Deixe nos comentários! Ficaremos felizes em saber que contribuímos para seu entendimento.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4 / 5. Número de votos: 35

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lenscope

A Lenscope descomplica a correção visual, oferecendo lentes para óculos com todos os tratamentos entregues em casa a uma fração do custo. Desenvolvemos tecnologias que possibilitam uma jornada 100% digital, precisa e acessível, permitindo oferecer produtos superiores até 70% mais baratos do que alternativas encontradas em ópticas tradicionais. Fomos incubados pela Eretz.bio, incubadora do Hospital Albert Einstein, acelerados pela Samsung, através do programa Creative Startups e recebemos apoio da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), no desenvolvimento tecnológico. Fazemos parte do Cubo Itaú e da Supera, parque tecnológico da USP de Ribeirão Preto.

2 comentários em “4 principais tipos de catarata”

    1. Olá, Antonio!

      Obrigada por ler nosso artigo!

      O mais indicado é você ir ao médico e contar tudo o que está sentindo. Assim, ele pode fazer um diagnóstico completo de sua visão e das dificuldades que está enfrentando para enxergar. Quando puder, agende uma consulta com o especialista para que ele possa te ajudar!

      Sempre que precisar, conte com a gente!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *