Tipos de daltonismo: Descubra o seu nesse teste online

tipos de daltonismo
3.5
(66)

Os tipos de daltonismo são:

  • Daltonismo Acromático: É conhecido também como monocromacia, onde a pessoa enxerga apenas preto, branco e cinza, 1 a cada 100.000 pessoas possuem esse tipo de daltonismo sendo o tipo mais raro;
  • Daltonismo Protanopia: A pessoa possui redução ou completa ausência da pigmentação da cor vermelha. Costumam ver a cor verde como sendo parecido com o tom vermelho. Enxergam mais em tons marrons, verde e cinza.
  • Daltonismo Deuteranopia: A pessoa portadora desse tipo de daltonismo possui a impossibilidade de enxergar a cor verde. Os tons dos objetos são mais amarronzados.
  • Daltonismo Tritanopia: Interfere na forma como a cor azul e amarela são enxergadas. O azul adquire uma tonalidade diferente do que realmente é e o amarelo, por outro lado, fica rosa. O daltonismo desse tipo não enxerga a cor laranja.

O daltonismo é um distúrbio na visão que causa dificuldade na assimilação das cores, principalmente as cores verde e o vermelho. 

Causas do daltonismo

A causa para o daltonismo está relacionada a uma modificação genética no cromossomo X. Dessa forma, na maioria dos casos o daltonismo é hereditário. No entanto o daltonismo pode ocorrer por outros fatores, sendo eles:

  • Doenças: Catarata, glaucoma, diabetes, Parkinson, Alzheimer e Esclerose Múltipla, podem causar o desenvolvimento do daltonismo, devido a pressão no nervo óptico e também danos na retina;
  • Remédios: O antibiótico etambutol e medicamentos antipsicóticos, podem causar alteração nas cores da visão, devido a pressão causada no nervo óptico; 
  • Envelhecimento: Devido o enfraquecimento da visão e o desgaste dos músculos oculares a perda da visão das cores pode ocorrer gradualmente com o envelhecimento. Porém nem sempre a envelhecimento natural afeta as cores da visão. 

 

 

Como quem tem daltonismo enxerga

Em nosso artigo nós separamos algumas imagens representativas para mostrar como é a visão de cada tipo de daltonismo. 

tipos de daltonismo

Sintomas do daltonismo

Os sintomas do daltonismo podem variar a intensidade dependendo do tipo de daltonismo que a pessoa possui, porém os principais sintomas são:

  • Dificuldade para enxergar as cores;
  • Dificuldade de distinguir a diferença entre as tonalidades de cores iguais ou semelhantes.

Tratamento

O daltonismo ainda não existe cura, porém já existem alguns tratamentos que podem amenizar os sintomas.

Além disso, existem lentes especiais de óculos que podem ajudar a melhor convivência com a doença.

Teste de daltonismo online

Existe um teste super rápido que pode ser feito em casa mesmo, pela internet, para descobrir se você tem ou não daltonismo. 

Esse teste é chamado de Ishihara e o objetivo é identificar os números presentes no centro da imagem. 

Assim, se você tem daltonismo, é provável que você não consiga enxergar o número no centro da figura. 

 

Tipos de daltonismo

Teste de daltonismo online: Resposta: 12

 

tipos de daltonismo

Teste de daltonismo online. Resposta: 2

tipos de daltonismo

Teste de daltonismo online> Resposta: 57

 

Veja outros testes de daltonismo online.

Como conviver com daltonismo

O daltonismo pode afetar com mais intensidade no cotidiano, em que a percepção das cores é necessária para escolher roupas, dirigir e usar dispositivos eletrônicos. 

Segue algumas dicas para conviver bem tendo daltonismo:

  • Memorize algumas necessidades diárias
  • Utilize sistemas de rotulagem das cores
  • Desenvolva e Confie mais em seus outros sentidos
  • Aproveite as opções de acessibilidade dos aparelhos eletrônicos 

Recomendações importantes pra quem é daltônico

É recomendado que quem tem daltonismo entre em contato com um especialista para ser diagnosticado com o tipo correto da condição. Porém é possível viver normalmente sendo daltônico.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 3.5 / 5. Número de votos: 66

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lenscope

A Lenscope descomplica a correção visual, oferecendo lentes para óculos com todos os tratamentos entregues em casa a uma fração do custo. Desenvolvemos tecnologias que possibilitam uma jornada 100% digital, precisa e acessível, permitindo oferecer produtos superiores até 70% mais baratos do que alternativas encontradas em ópticas tradicionais. Fomos incubados pela Eretz.bio, incubadora do Hospital Albert Einstein, acelerados pela Samsung, através do programa Creative Startups e recebemos apoio da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), no desenvolvimento tecnológico. Fazemos parte do Cubo Itaú e da Supera, parque tecnológico da USP de Ribeirão Preto.

6 comentários em “Tipos de daltonismo: Descubra o seu nesse teste online”

    1. Olá, Allan!
      Para ter um diagnóstico mais preciso e completo, o mais indicado é você procurar um profissional de saúde de sua confiança. Assim, ele consegue te dar um diagnóstico com mais confiança, após avaliar o seu caso

    1. Olá Jackson, tudo bem?

      Quanto a sua dúvida, não é possível respondê-la sem uma avaliação médica!
      O mais indicado é você ir ao médico e contar tudo o que está sentindo. Assim, ele pode fazer um diagnóstico completo de sua visão e das dificuldades que está sentindo.

      Sempre que precisar, conte com a gente! 🙂

  1. Não há o que se fazer, se não enxerga é porque é daltonico mesmo e ponto final. O que pode ser feito é amenizar com um óculos que melhora a percepção de cores mas sem correção total.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *