Os tipos de daltonismo são:
- Daltonismo Acromático: É conhecido também como monocromacia, onde a pessoa enxerga apenas preto, branco e cinza, 1 a cada 100.000 pessoas possuem esse tipo de daltonismo sendo o tipo mais raro;
- Daltonismo Protanopia: A pessoa possui redução ou completa ausência da pigmentação da cor vermelha. Costumam ver a cor verde como sendo parecido com o tom vermelho. Enxergam mais em tons marrons, verde e cinza.
- Daltonismo Deuteranopia: A pessoa portadora desse tipo de daltonismo possui a impossibilidade de enxergar a cor verde. Os tons dos objetos são mais amarronzados.
- Daltonismo Tritanopia: Interfere na forma como a cor azul e amarela são enxergadas. O azul adquire uma tonalidade diferente do que realmente é e o amarelo, por outro lado, fica rosa. O daltonismo desse tipo não enxerga a cor laranja.
O daltonismo é um distúrbio na visão que causa dificuldade na assimilação das cores, principalmente as cores verde e o vermelho.
Causas do daltonismo
A causa para o daltonismo está relacionada a uma modificação genética no cromossomo X. Dessa forma, na maioria dos casos o daltonismo é hereditário. No entanto o daltonismo pode ocorrer por outros fatores, sendo eles:
- Doenças: Catarata, glaucoma, diabetes, Parkinson, Alzheimer e Esclerose Múltipla, podem causar o desenvolvimento do daltonismo, devido a pressão no nervo óptico e também danos na retina;
- Remédios: O antibiótico etambutol e medicamentos antipsicóticos, podem causar alteração nas cores da visão, devido a pressão causada no nervo óptico;
- Envelhecimento: Devido o enfraquecimento da visão e o desgaste dos músculos oculares a perda da visão das cores pode ocorrer gradualmente com o envelhecimento. Porém nem sempre a envelhecimento natural afeta as cores da visão.
Como quem tem daltonismo enxerga
Em nosso artigo nós separamos algumas imagens representativas para mostrar como é a visão de cada tipo de daltonismo.
Sintomas do daltonismo
Os sintomas do daltonismo podem variar a intensidade dependendo do tipo de daltonismo que a pessoa possui, porém os principais sintomas são:
- Dificuldade para enxergar as cores;
- Dificuldade de distinguir a diferença entre as tonalidades de cores iguais ou semelhantes.
Tratamento
O daltonismo ainda não existe cura, porém já existem alguns tratamentos que podem amenizar os sintomas.
Além disso, existem lentes especiais de óculos que podem ajudar a melhor convivência com a doença.
Teste de daltonismo online
Existe um teste super rápido que pode ser feito em casa mesmo, pela internet, para descobrir se você tem ou não daltonismo.
Esse teste é chamado de Ishihara e o objetivo é identificar os números presentes no centro da imagem.
Assim, se você tem daltonismo, é provável que você não consiga enxergar o número no centro da figura.
Veja outros testes de daltonismo online.
Como conviver com daltonismo
O daltonismo pode afetar com mais intensidade no cotidiano, em que a percepção das cores é necessária para escolher roupas, dirigir e usar dispositivos eletrônicos.
Segue algumas dicas para conviver bem tendo daltonismo:
- Memorize algumas necessidades diárias
- Utilize sistemas de rotulagem das cores
- Desenvolva e Confie mais em seus outros sentidos
- Aproveite as opções de acessibilidade dos aparelhos eletrônicos
Recomendações importantes pra quem é daltônico
É recomendado que quem tem daltonismo entre em contato com um especialista para ser diagnosticado com o tipo correto da condição. Porém é possível viver normalmente sendo daltônico.
Consegui ver somente da figura 1, número 12 claramente agora as outras figuras não consigo ver número nenhum! Qual meu tipo de daltonismo?
Olá, Allan!
Para ter um diagnóstico mais preciso e completo, o mais indicado é você procurar um profissional de saúde de sua confiança. Assim, ele consegue te dar um diagnóstico com mais confiança, após avaliar o seu caso
eu tambem to assim o mesmo que o seu
Da mesma forma que os senhores vejo somente o 12 . Gostaria muito de entender o que tenho de verdade.
Olá Jackson, tudo bem?
Quanto a sua dúvida, não é possível respondê-la sem uma avaliação médica!
O mais indicado é você ir ao médico e contar tudo o que está sentindo. Assim, ele pode fazer um diagnóstico completo de sua visão e das dificuldades que está sentindo.
Sempre que precisar, conte com a gente! 🙂
Não há o que se fazer, se não enxerga é porque é daltonico mesmo e ponto final. O que pode ser feito é amenizar com um óculos que melhora a percepção de cores mas sem correção total.