Tipos de Lentes: entenda as lentes para óculos e qual a melhor para você

5
(2)

As lentes corretivas não curam condições oculares. Porém, elas corrigem os erros de refração como miopia, astigmatismo, hipermetropia e presbiopia e eliminam seus sintomas durante o uso. Como há inúmeras condições oculares, há também diferentes tipos de lentes para cada caso.

Assim, a variedade de lentes existentes causa dúvidas em muitas pessoas. Por isso, neste artigo vamos falar sobre quais tipos de lentes corretivas existem e as variações dentro delas.

Continue lendo para saber mais e entenda também a importância da proteção UV em suas lentes!

Tipos de lentes: as lentes de óculos

Hoje em dia, são inúmeras as formas de correção de problemas oculares que não ficam em contato direto com os olhos. Então, com tantos tipos de lentes e armações diferentes, fica difícil escolher um óculos.

Por isso, para facilitar a sua vida, fizemos uma lista com os tipos de lentes para óculos que você pode usar:

  • Lentes bifocais: Indicadas para casos de miopia, hipermetropia e astigmatismo;
  • Multifocais: Indicadas para pessoas com múltiplos problemas de visão;
  • Transitions: Indicadas para pessoas que precisam de lentes multifocais e bifocais;
  • Lentes escuras: Podem ser de grau ou apenas para óculos de sol. Porém, são indicadas para proteger os olhos da luz solar.
  • Lentes de grau: Todos os tipos de lentes indicados para pessoas com algum erro de refração são consideradas de grau. Neste caso é importante ter uma prescrição médica para saber qual tipo de lente você deve escolher.

Conheça a seguir os tipos de lentes de grau existentes!

Os tipos de lentes de grau

Conforme a tecnologia avança, o mesmo ocorre com as lentes. No passado, elas eram feitas exclusivamente de vidro. Hoje, a maioria é feita de plásticos de alta tecnologia. Esses materiais novos são mais leves, não quebram tão facilmente quanto o vidro e podem ser tratados com um filtro para proteger seus olhos da luz ultravioleta (UV) prejudicial.

Por isso, fizemos uma lista com os tipos de lentes mais leves, mais finas e mais resistentes a arranhões do que o vidro ou os tipos de plástico mais antigos.

Policarbonato 

As lentes de policarbonato, além de serem resistentes a impactos são uma boa escolha se você pratica esportes, trabalha onde seus óculos podem ser facilmente danificados ou para quem tem filhos pequenos. Além disso, elas também têm proteção UV integrada.

Trivex

Elas são feitas de um plástico mais recente, semelhante às lentes de policarbonato. Contudo, esses materiais são leves, finos e resistentes a impactos. Eles também podem corrigir a visão melhor para algumas pessoas.

Plástico de alto índice

Se você precisar de um alto grau, essas lentes são mais leves e finas do que as velhas e super grossas que você pode ter no passado.

Asférico 

Elas têm vários graus de curvatura. Isso significa que elas podem ser mais finas e planas para que você possa usar uma parte muito maior da superfície.

Fotocrômico

Com as lentes fotocromáticas, você pode não precisar mais de óculos de sol. Embora elas não possam escurecer no seu carro se o para-brisa bloquear os raios ultravioleta, ainda são uma boa opção para quem quer lidar com o incômodo da luz solar sem precisar ficar trocando de óculos de grau para óculos de sol.

Óculos de sol polarizados

Essas lentes reduzem o brilho de uma superfície como a água. Por isso, elas são ótimas para esportes e direção.

Lentes Lenscope 1.59

São lentes para visão simples e atendem miopia com ou sem astigmatismo ou hipermetropia com ou sem astigmatismo. Ainda, elas proporcionam lentes mais finas para até 4 graus, além de serem resistentes e leves.

Lentes Tokai 1.76

Essas lentes são ideais para alto grau, pois proporcionam lentes mais finas. Assim como as Lentes Lenscope 1.59, as Lentes Tokai 1.76 atendem miopia com ou sem astigmatismo ou hipermetropia com ou sem astigmatismo.

Há ainda os tipos de lentes para óculos escuros. Saiba mais a seguir!

Tipos de lentes: lentes para óculos escuros

Para os óculos escuros também existem diferentes tipos de lentes. Por exemplo:

  • Lentes gradientes: Coloridas de cima para baixo, sendo a parte superior da lente a mais escura;
  • Fotocromáticas: Ajustam seu nível de escuridão de acordo com a quantidade de luz ultravioleta à qual são expostas;
  • Lentes coloridas: Afetam a percepção das cores;
  • Polarizadas: Cortam o brilho refletido e permitem que você veja dentro da água, então são úteis para aqueles que nadam ou praticam esportes aquáticos;
  • Lentes Lenscope Shades: São lentes escuras para óculos de sol com ou sem grau e contam com proteção 100%UVA e UVB ajudando a prevenir uma série de doenças graves nos olhos, como catarata e degeneração macular.

Importância da proteção UV 400

A radiação ultravioleta (UV) da luz solar pode queimar desde a superfície dos olhos até a retina. Assim, ela causa danos que levam à doenças como a degeneração macular relacionada à idade, por exemplo. 

Uma maneira de prevenir esse tipo de dano é usando óculos de sol com proteção UV 400. Ou seja, lentes que bloqueiam comprimentos de onda menores que 400nm/0, que inclui todos os raios UVA e UVB.

As lentes transition

As Lentes Transition são as lentes que escurecem com a luz do sol e clareiam com uma luz mais suave ou no escuro

Essas lentes existem há uma década ou mais e oferecem a conveniência dos óculos de sol sem ter que usá-los sobre os óculos graduados ou ter que alternar constantemente entre os dois. 

Mas, será que essas lentes são realmente tão boas quanto parece? será que valem a pena? A resposta simples e direta é sim.

Principalmente se foram as lentes Transitions da Lenscope, pois elas são mais escuras em ambientes externos, tem rápida ativação e desativação, bloqueiam 100% dos raios UVA & UVB em qualquer situação. Além disso, essas lentes são indicadas para todas as idades, inclusive para crianças.

Agora, continue lendo e conheça os tipos de lentes para presbiopia!

Os tipos de lentes para presbiopia

A presbiopia é uma condição que afeta a todos nós a partir dos 40 anos. Nesses casos, muitas opções de correção da visão estão disponíveis, como cirurgia de presbiopia e lentes de contato multifocais ou óculos. Então, conheça os tipos de lentes indicados para presbiopia.

Lentes multifocais

Uma lente multifocal é uma lente que contém duas ou mais prescrições para corrigir a visão em distâncias diferentes. Incluem lentes bifocais, trifocais, progressivas e lentes ocupacionais especiais.

As Lentes Lenscope Progress, por exemplo, possuem três campos de visão que se posicionam progressivamente ao longo da lente. Ainda, esse campo de visão é 30% maior comparado às lentes convencionais

Lentes Bifocais

Os tipos de lentes bifocais normalmente são colocadas de forma que a linha fique na mesma altura da pálpebra inferior do usuário. À medida que um usuário bifocal baixa os olhos para ler, os olhos procuram naturalmente a parte de visão próxima da lente.

Tipos de lentes: lentes de contato

As lentes de contato são lentes oftálmicas corretiva, cosmética, corretivo-cosmética ou terapêutica utilizada sobre a córnea do olho. Assim, existem duas categorias gerais de lentes de contato – macias e rígidas permeáveis a gases (RGP). 

Conheça os tipos de lentes de contato:

  • Lentes de contato gelatinosas;
  • Permeáveis a gás rígido (RGP);
  • Lentes de contato de uso prolongado;
  • Descartáveis;
  • Lentes de contato decorativas.

Lentes de contato rígidas 

As lentes de contato rígidas permitem maior oxigenação dos olhos e menor desconforto. Além disso, elas são duráveis, fáceis de colocar e de manter.

As lentes de contato rígidas têm esse nome porque são feitas de plástico inflexível ou minimamente flexível. Contudo, assim como com outros tipos de lentes, elas requerem cuidados adequados para minimizar o risco de infecção e outros problemas.

Lentes de contato não rígidas

As lentes de contato não rígidas são feitas de plásticos gelatinosos contendo água, chamados hidrogéis. 

Essas lentes são muito finas e flexíveis e se adaptam rapidamente à superfície frontal do olho, diferente de outros tipos de lentes que podem levar semanas para se adaptarem e muitas pessoas não conseguem usá-las com sucesso.

Quais são os tipos de lentes que você usa?

Agora que você conhece melhor os tipos de lentes, é importante ter em mente que fazer consultas regulares com oftalmologista para tratar desde cedo qualquer problema de visão é indispensável.

Contudo, nada te impede de aprender cada vez mais sobre saúde ocular para cuidar melhor dos seus olhos. 

Inclusive, nós da Lenscope temos a missão de levar informações sobre saúde visual e também lentes de óculos acessíveis para o maior número de pessoas possível.

Assim, com o nosso modelo de negócio 100% online, nós oferecemos mais praticidade, preços justos e segurança na hora de comprar óculos de grau.

Está esperando o quê? Faça um orçamento 100% online e gratuito com a gente para que você possa encontrar o tipo de lente perfeita para o seu grau!

E aí, o que achou deste conteúdo? Que tal ficar por dentro de todas as novidades sobre saúde ocular e saber exatamente o que fazer para cuidar melhor dos seus olhos?

Então, assine a nossa newsletter para continuar informado sobre saúde visual!

óculos polarizado - orçamento

Fontes:

Essilorusa

Wisconsinvision

Visioncenter

Webmd

Americansunglass

Olympiceyewear

Leightons

Allaboutvision

Cbco

Spindeleye

Safetygearpro

Eyeglassguide

Youreyesite

Opto

Youreyesite

Fda

Chicago

Uihc

Imo

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lenscope

Somos uma Health Tech que faz uso do que há de mais moderno na tecnologia para transformar a jornada de compra de lentes para óculos no Brasil. Com nosso serviço 100% online, você faz as lentes do seu óculos de grau pela internet, sem precisar sair de casa.

E, para nos ajudar a continuar desenvolver tecnologias exclusivas no Brasil e no Mundo, fomos selecionados para o programa Creative Startups da Samsung, além de fazer parte do Eretz.bio, incubadora de startups do Hospital Israelita Albert Einstein, considerado um dos melhores hospitais da América Latina. Também fazemos parte da Supera, incubadora da Universidade de São Paulo (USP/FM-RP) e do Cubo Itaú, um dos principais ecossistemas de startups do Brasil.

Conte com a gente para ver e se sentir bem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *