Tipos de materiais de armação de óculos

materiais de armação de óculos
  • por
4.2
(41)

Você conhece os tipos de materiais de armação de óculos? Sabe porque eles são importantes?

Hoje, vamos te ensinar tudinho sobre esse assunto e acredite, você vai precisar dessas informações.

Os tipos de materiais de armação de óculos mais comuns e escolhidos pelas pessoas são o acetato, metal, titânio e alguns da família dos injetados, como o Grilamid TR-90, por exemplo.

Mas, dificilmente as pessoas param para analisar o material ou, mais ainda, dificilmente sabem do que são feitas as armações dos óculos. O mais comum é escolher modelos e cores.

No entanto, é muito importante saber quais são os tipos de materiais de armação de óculos, pois eles também são uma garantia de durabilidade do acessório.

Imagina só, você comprar um óculos novo e ele começar a descascar em pouco tempo? Ou pior ainda, imagina se a armação quebra?

Isso pode ser evitado!

Olha só os principais materiais de armações de óculos:

  • Acetato de celulose (acetato)
  • Metal
  • Titanium (titânio)
  • Alumínio
  • Aço inoxidável
  • Madeira
  • Injetados
  • Grilamid TR-90

Agora, vamos falar um pouco sobre cada um, para que você possa escolher o melhor material para o seu óculos!

Acetato de celulose (acetato)

É um material antialérgico, leve e bastante resistente à queda e produtos químicos.

O acetato é extremamente confortável para quem usa, pois se molda facilmente ao rosto e a ajustes necessários.  Por isso, é um dos materiais de armação de óculos mais escolhidos por quem usa.

Uma característica muito comum nesse tipo de armação é não possuir o apoio de plaquetas, e a haste é feita apenas de acetato, sem ponteira no final.

Além disso, é versátil: está sempre está disponível em diferentes estilos, formatos e cores.

Também é um dos materiais mais recomendados para quem tem alta miopia, pois por ele ser um material mais grosso, ele esconde mais as bordas das lentes.

Veja alguns modelos de acetato:

 

 

 

Metal

As armações de metal são facilmente ajustáveis e geralmente suas junções são feitas para encaixe de parafusos, acompanhadas de plaquetas na região nasal para melhor encaixe.

Fique atento! Apesar de ser uma das mais escolhidas pelas pessoas por aparentarem ser leves e duráveis, com o tempo as armações de metal podem corroer e oxidar, causando alergia na pele. Por isso, procure sempre marcas de confiança.

Além disso, não recomendamos este tipo de material para quem tem alto grau, pois a espessura das lentes fica mais aparente em armações de metal.

Confira alguns modelos em metal:

 

Titanium

No início da década de 90, o titânio ganhou o mercado pela sua leveza, resistência (resiste a sal, água, ácidos etc) e durabilidade (tem vida útil bastante durável).

Assim como o metal, o titânio também não disfarça tão bem as bordas das lentes, não sendo indicado para quem tem alto grau.

Além disso, é hipoalergênico e traz benefício estético: tem variação de cores ampla, e se você combinar certinho com as lentes ideais para o seu grau, é possível até evitar aquelas marquinhas indesejadas no nariz!

É indicado para crianças mais velhas, por ser bastante resistente.

Veja alguns modelos:

 

Alumínio

Esse tipo de material de armação de óculos é fundamental, por sua leveza e por ter um design bem moderno. Ele também é mais fino, então não é indicado para quem tem alto grau de miopia, pois deixa as lentes mais expostas.

É também antialérgico: mantém o nível zero de níquel presente em sua composição.

Entretanto, não é nada flexível e dificilmente se ajusta bem ao seu rosto (o que pode causar desconforto também!).

Só tome cuidado: não é um material que pode ser soldado, e com o tempo as peças podem se soltar,  sem a possibilidade de conserto.

Veja alguns modelos:

 

 

Aço inoxidável

O aço inoxidável é muito leve, resistente e flexível.

Não sofre corrosão com o tempo e tem bom preço no comércio, por isso possui um ótimo custo-benefício para quem procura essas características em materiais de armação de óculos.

É uma liga de aço e cromo, e também pode conter outro elemento na sua composição. A maioria dos aços inoxidáveis ​​contém de 10 a 30% de cromo, o que proporciona excelente resistência à abrasão e calor.

Veja alguns modelos:

 

Madeira

Algumas marcas já se renderam ao sustentável e adotaram modelos de armações de madeira!

Estes modelos são conhecidos pela leveza extrema, mas, como ainda são novos, podem ter problemas de ajuste ao rosto, além de ainda serem mais caros no mercado.

Mesmo assim, são considerados exemplos de beleza e tendência de moda.

Antes de comprar o seu óculos de madeira, certifique-se de que a empresa possui as especificações dentro da legislação e do IBAMA (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis).

Confira alguns modelos:

 

 

Injetados

Nesta categoria, estão inclusos diversos materiais que não utilizam metal, e são usados na fabricação de armações para óculos.

A opções mais comuns são:

  • Grilamid
  • Policarbonato
  • Fibra de carbono
  • Optyl
  • Propionato

Estes materiais não são mais categorizados como uma qualidade inferior, mas sim como materiais de bom custo-benefício quando o assunto é resistência e qualidade.

Agora, vamos conhecer mais sobre os materiais injetados!

Grilamid TR-90

Material que tem como características resistência, leveza, flexibilidade e evita distorções que o óculos possa sofrer.

Veja alguns modelos:

 

 

Policarbonato

Você já deve ter ouvido falar desse material por aqui porque ele também é utilizado para fazer lentes… 

O Policarbonato é muitas vezes usado em óculos de EPI (Equipamento de Proteção Individual), por ser extremamente resistente a possíveis impactos.

Veja alguns modelos de óculos de proteção em policarbonato:

 

 

Fibra de carbono

Apesar de ser um material muito leve, uma vez que ele sofre alguma deformação, dificilmente pode ser reajustado para sua forma original.

Por isso, é um material que perdeu a popularidade no mercado e atualmente é mais comum ser utilizado somente nas hastes da armação.

Veja alguns modelos:

Optyl

É um material bem resistente ao calor, e pode ser encontrado em diversas cores e modelos.

Além disso, é antialérgico, ajustável e adaptado à transpiração da pele.

Esse material é patenteado pela marca Carrera e produzido e usado exclusivamente pelo SAFILO GROUP, Itália.

Veja alguns modelos:

 

Propionato – popularmente chamado no mercado apenas como “injetado”

Material bastante leve e flexível , mas muitas vezes é combinado com metal na base da armação.

Veja alguns modelos:

 

Comprar armações mais baratas?

Assim como as lentes dos óculos são um investimento necessário, as armações também devem ser.

Afinal, são elas que vão sustentar os óculos no seu rosto, não é? Qualquer dano ocorrido na armação, o seu óculos fica inutilizável.

Nada adianta comprar ótimas lentes e escolher uma armação mais barata, pois as consequências podem aparecer a longo prazo…

Mas pode deixar, vamos explicar isso detalhadamente!

Antes de mais nada, ao comprar uma armação, é preciso exigir o certificado de garantia. Isso porque qualquer dano que aconteça (deformações, queda de parafuso etc), você pode exigir suas garantias dentro dos padrões de troca utilizando este documento.

Como evitar isso?

Basta evitar comprar armações baratas, como aquelas vendidas em farmácias, lojinhas de camelô, postos ou sites não confiáveis.

Aliás, as consequências aparecem a longo prazo: você vai ter armações frágeis, de chanfro irregular (encaixe das lentes), e feitas de plástico (podendo descascar facilmente).

E o que acontece?

A haste pode se romper, quebrar, pois por se tratarem de materiais mal injetados, as articulações nas hastes são mais frágeis e podem se soltar.

Daí que vem algumas adaptações muito comuns que já vimos por aí.

Por exemplo: colar com durex a haste da sua armação ou fazer outras gambiarras para manter “firme” a estrutura do óculos. Entretanto, mesmo assim ele pode ficar torto no seu rosto (como na maioria dos casos), prejudicando a forma de você enxergar.

Já tenho a armação, onde faço minhas lentes?

Uma das maiores dificuldades que os usuários de óculos têm é encontrar um lugar que faça apenas as lentes dos óculos (que não sejam em óticas), para poder comprar a armação separadamente.

Muitos lugares infelizmente ainda te “empurram” para fazer armação e lente como um custo-benefício, e muitas vezes o que acaba sendo oferecido são lentes de uma qualidade inferior. 

A Lenscope partiu desse princípio que você não é obrigado a comprar a armação, ou seja, você pode fazer apenas as lentes do seu óculos.

Somos os pioneiros em venda de lentes para óculos pela internet. Você faz o pedido de suas lentes de acordo com o seu grau, envia sua armação, e nós colocamos as lentes na sua armação e devolvemos o óculos prontinho para você!

Ah…e tudo isso sem que você precise sair de casa!

Nosso catálogo é bastante abrangente e acessível, porque acreditamos que não é preciso pagar uma fortuna para ter boas lentes nos óculos para manter a saúde dos seus olhos.

Afinal, estamos aqui para te ajudar!

Se você não sabe qual armação escolher ou ainda, qual lente é ideal para o seu grau, não se preocupe.

Temos uma ferramenta 100% gratuita que você descobre tudo isso de acordo com o seu grau.

Além disso, nesta mesma ferramenta é possível comparar com todos os preços de lentes oferecidos no mercado, para você ter certeza de que está economizando.

Tudo para que você tenha a melhor experiência com o seu óculos novo!

Bom demais para ser verdade? Mas é.

Preencha aqui os campos do nosso consultor óptico gratuitamente e receba seus resultados em tempo real.

cta instagram

Considerações Finais

Antes de finalizarmos as dicas de hoje, lembre-se:

Armações são um investimento válido.

Escolha sempre as que vão proporcionar durabilidade, leveza e qualidade para os seus óculos. Ou seja, as de materiais como: acetato, titanium, aço-inoxidável e grilamid (família dos injetados)

Ainda restou dúvidas? Deixe nos comentários para a gente, estamos aqui para ajudar na sua melhor decisão!

materiais de armação de óculos

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.2 / 5. Número de votos: 41

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lenscope

A Lenscope descomplica a correção visual, oferecendo lentes para óculos com todos os tratamentos entregues em casa a uma fração do custo. Desenvolvemos tecnologias que possibilitam uma jornada 100% digital, precisa e acessível, permitindo oferecer produtos superiores até 70% mais baratos do que alternativas encontradas em ópticas tradicionais. Fomos incubados pela Eretz.bio, incubadora do Hospital Albert Einstein, acelerados pela Samsung, através do programa Creative Startups e recebemos apoio da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), no desenvolvimento tecnológico. Fazemos parte do Cubo Itaú e da Supera, parque tecnológico da USP de Ribeirão Preto.

Loading comments...