Saiba os tipos de miopia que existem

tipos de miopia
  • por
3.7
(3)

Os tipos de miopia são:

  • Miopia de curvatura;
  • Miopia axial;
  • Miopia congênita;
  • Miopia secundária;
  • Miopia de índice.

A miopia é a dificuldade de enxergar de longe. E, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), 27% da população já é míope.

Isso acontece, uma vez que a imagem é formada à frente da retina e não diretamente nela.

tipos de miopia

Entenda cada tipo de miopia:

  • Miopia de Curvatura – é a mais frequente. Ocorre quando a córnea ou cristalino têm uma curvatura mais acentuada e as imagens se formam à frente da retina.
  • Miopia Axial – o comprimento do olho é mais alongado do que o comprimento ótico. É o tipo de miopia de graus mais elevados e, normalmente, evolutivas no decorrer da vida.
  • Miopia Secundária – comum entre pessoas de idade avançada que tenham glaucoma ou catarata congênita. Ocorre o deslocamento ou a degeneração do cristalino.
  • Miopia Congênita – esse tipo vem desde o nascimento e é considerado grau elevado de miopia.
  • Miopia de Índice –aparece em pessoas com idade avançada. Causa o aumento do índice refrativo do cristalino e permite à pessoa enxergar bem de perto, porém não de longe.

Além dessas que mencionamos, existe a miopia degenerativa. Mas, não se preocupe, vamos te esclarecer a seguir. Veja só!

Miopia degenerativa

A miopia degenerativa – também conhecida por miopia maligna ou patológica – é considerada do tipo grave e rara. Isso porque ela pode causar cegueira

Geralmente, os casos de miopia são considerados saudáveis e apenas 3% da população mundial é diagnosticada com miopia grave (miopia degenerativa), segundo a Academia Americana de Oftalmologia.  

Esse tipo de miopia pode ser acompanhado de lesões retinianas, com consequências graves na visão dos doentes. 

Os principais fatores de risco para a doença incluem a idade avançada e miopia do tipo axial (comum por ser de grau elevado).

Além disso, existem os chamados fatores de riscos adicionais. Por exemplo, histórico familiar de miopia, pessoas do sexo feminino ou área maior do disco óptico do olho.

Mas, não existe motivo para pânico! O importante é sempre cuidar da sua saúde ocular.

Frequentar o seu médico oftalmologista e fazer exames de vista periodicamente, além de redobrar o cuidado caso já tenha sido diagnosticado com miopia degenerativa. 

O diagnóstico é feito através de exame clínico e há ótimos tratamentos disponíveis

Miopia tem cura? 

A miopia não tem cura.

Infelizmente, é um problema de visão com o qual todos os míopes precisam conviver ao longo da vida.

No entanto, quem tem miopia consegue ter uma vida normal e não precisa se privar de fazer absolutamente nada.

Apesar disso, é necessário cuidados especiais e frequentes. Como exemplo, é preciso ir ao oftalmologista periodicamente, fazer os exames clínicos e verificar se o seu grau de miopia sofreu mudanças. 

Caso suspeite que tem algum problema de visão, é também muito importante que você vá ao médico especialista, pois somente ele é capaz de fazer o diagnóstico de problemas oculares.

Após ter a prescrição dos óculos de grau – indicando inclusive qual grau você tem – é hora de comprar um bom par de óculos e seguir o tratamento, não é?

Há, sem dúvidas, outras maneiras possíveis para pessoas com miopia tratarem o problema, entre eles o uso de lentes de contato ou cirurgia para miopia.

Porém, essa cirurgia só é realizada após o grau da doença se estabilizar e em pessoas com mais de 21 anos. 

Tratamentos para miopia

Dentre os tratamentos para miopia, os principais são:

  • Óculos de grau
  • Lentes de contato
  • Cirurgia refrativa

A cirurgia refrativa LASIK passo a passo:

  1. Aplicar colírio anestésico no olho que precisa ser tratado;
  2. O olho é mantido aberto por alguns grampos, para que o oftalmologista consiga realizar a operação;
  3. Um microcorte é feito na membrana que envolve a córnea, formando uma espécie de tampa;
  4. Por último, é usado um feixe de laser que atingi o tecido da córnea para dar forma a curvatura do olho e assim a luz pode formar a imagem corretamente;

É considerado um processo simples e dura certa de 15 minutos. Embora inovador e ótimo, esse método não impede que a miopia possa progredir.

Dentre os tratamentos citados, a cirurgia refrativa é muito procurada. É uma cirurgia realizada desde 1970, e exige certos cuidados e recomendações!

Por exemplo, é necessário que a pessoa tenha mais de 21 anos e o grau de sua miopia precisa estar estabilizado no intervalo de 6 meses a 1 ano. 

Além disso, pessoas com a córnea muito finas são podem realizar a cirurgia de miopia, visto que o laser pode danificar drasticamente o tecido da córnea.

Por esse motivo, é necessário que você se consulte com o seu médico especialista, antes de iniciar o tratamento para miopia. 

Então, já conhecia os tipos de miopia existentes? Leia também: miopia e astigmatismo juntos: é possível?

tipos de miopia

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 3.7 / 5. Número de votos: 3

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lenscope

A Lenscope descomplica a correção visual, oferecendo lentes para óculos com todos os tratamentos entregues em casa a uma fração do custo. Desenvolvemos tecnologias que possibilitam uma jornada 100% digital, precisa e acessível, permitindo oferecer produtos superiores até 70% mais baratos do que alternativas encontradas em ópticas tradicionais. Fomos incubados pela Eretz.bio, incubadora do Hospital Albert Einstein, acelerados pela Samsung, através do programa Creative Startups e recebemos apoio da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), no desenvolvimento tecnológico. Fazemos parte do Cubo Itaú e da Supera, parque tecnológico da USP de Ribeirão Preto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *