Tipos de nariz: os melhores óculos para seu tipo de nariz

Tipos de nariz: os melhores óculos para seu tipo de nariz
4.2
(9)

Na busca por um óculos com caimento perfeito, conhecer os diferentes tipos de nariz que existem pode te ajudar a saber qual óculos ficará confortável em seu rosto. Mas afinal, como descobrir qual seu tipo de nariz e quais armações encaixam bem? Nesse artigo te contamos quais são os tipos de nariz e suas características e quais são as armações de óculos que melhor se encaixam em cada um deles. Vamos lá?

Anatomia do nariz: conhecendo as partes do nariz

Primeiramente precisamos conhecer a anatomia do nariz humano, assim, fica mais fácil identificar os tipos que existem. A anatomia de superfície descreve as partes visíveis do nariz (as partes externas), sem as estruturas que o formam no interior. A anatomia de superfície dos tipos de nariz inclui:

Anatomia visível do nariz

Anatomia visível do nariz. Créditos: LFA

 

  • Glabela: região entre as sobrancelhas, logo acima da raiz do nariz.
  • Raiz: o ponto mais alto do nariz, diretamente entre os olhos.
  • Dorso: também chamado de ponte. É a parte do nariz que vai da raiz até a ponta do nariz.
  • Giba: é o nome dado à protuberância que pode existir por cima do dorso.
  • Ponta: é a região mais do nariz que está mais à frente em relação ao restante do rosto.
  • Base Óssea: região do nariz que fica entre as bochechas e os olhos.
  • Columela: A coluna reta entre suas duas narinas, que inicia acima dos lábios.
  • Base Alar: Estes são os limites laterais das narinas. A nomeação de cada lado é “Asa”.

Os tipos de nariz que existem e quais armações indicadas

Os tipos de nariz variam bastante entre as etnias e também possuem influências genéticas. Os mais comuns são:

Nariz Negroide

É um tipo de nariz com aparência mais horizontal que vertical. Apresentando narinas mais largas e a glabela mais baixa. Assim, o nariz negroide, também chamado de nariz largo, tem sido encontrando com mais frequência em descendentes de africanos. 

Para narizes negroides, o ideal é escolher armações com a ponte mais larga, e que possuam uma superfície larga de apoio com o nariz.  Como narizes negroides tendem a ser menores verticalmente, evite armações que se apoiam nas bochechas, pois elas podem acabar irritando a pele.

tipos de nariz negroide

Nariz Romano

O nariz romano é assim chamado porque se assemelha aos narizes encontrados nos rostos de muitas esculturas romanas antigas. O nariz romano é marcado por sua curva inclinada que se projeta proeminentemente da face. Devido a sua curvatura, deve-se evitar armações com pontes muito grossas, pois podem acabar tocando e machucando o nariz. Uma dica é apostar em armações que possuem a ponte curvada ou em formato de “ferradura”, assim elas terão menos chances de tocar o nariz.

nariz romano

Imagem: Pinterest

Nariz Adunco

Marcado por sua forma curva dramática e ponte proeminente, o nariz adunco também é conhecido como nariz de águia. Recebe esse nome porque se assemelha ao bico curvo de uma águia e outras aves predadoras. Assim com o nariz romano, quem possui um nariz adunco deve preferir armações que possuem pontes curvadas ou em formato de “ferradura”, para que elas não gerem desconforto no dia a dia.

nariz adunco

Imagem: Pinterest

Nariz Asiático

O nariz asiático pode variar de país para país, mas é geralmente marcado por uma forma fina e plana com uma ponta mais curta, dando uma aparência mais achatada. Ele também apresenta uma depressão na raiz do nariz. Devido ao formato achatado e sem uma raiz protuberante, quem possui nariz asiático deve preferir por armações que possuem plaquetas. As plaquetas ajudam a criar um apoio melhor da armação no nariz.

tipos de nariz asiático

Imagem: Pinterest

Nariz Arrebitado

O nariz arrebitado, também conhecido como nariz celestial, é exatamente o que você esperaria que fosse: um nariz relativamente pequeno com uma ponta arrebitada. Para quem possui um nariz arrebitado, o ideal é evitar armações muito altas, com a altura muito parecida com o comprimento do nariz: elas podem acabar tocando as bochechas, além de passar a sensação que o rosto é mais achatado.

nariz arrebitado

Imagem: Pinterest

Dicas para escolher a armação ideal para o seu rosto

Agora que você sabe o que deve considerar para escolher a armação de acordo com seu tipo e tamanho de nariz, que tal aprender mais sobre quais formatos de armações são ideias para cada tipo de rosto? Dependendo do formato do seu rosto, existem armações que harmonizam mais ou menos com você.

Dessa forma, o formato da armação que você escolhe acaba influenciando se ela irá valorizar características ou linhas de seu rosto e combinando com seu estilo.

  • Rosto Quadrado

O rosto quadrado é marcado por medidas parecidas e mandíbula bem definida, com linhas retas. A largura da testa e da mandíbula costumam ser bem próximas. Dessa forma, para este tipo de rosto, o ideal é escolher armações ovais ou redondas, pois suas curvas trazem equilíbrio e suavidade para as linhas retas do rosto quadrado.

  • Rosto Oval

A marcação deste tipo de rosto é pelo formato alongado e linhas suaves, com a mandíbula mais arredondada. Trata-se de um tipo de rosto bem versátil quando o assunto são tipos de armações. Portanto, devido às linhas retas do comprimento do rosto com as curvas arredondadas do queixo, óculos redondos, gatinho e Wayfarer combinam muito.

  • Rosto Redondo

A marcação do rosto redondo é pelas medidas parecidas, com linhas suaves e arredondadas no queixo e mandíbula. Portanto, na escolha da armação, aposte por modelos com linhas retas, como os óculos quadrados, retangulares e Clubmaster para harmonizar com as linhas arredondadas do rosto.

  • Rosto Coração

O rosto coração ou triangular, como também é conhecido, possui testa larga, com medidas que vão afinando da testa até chegar ao queixo, que é mais estreito. Assim, recomenda-se armações retangulares, quadradas ou redondas para o rosto triangular.

  • Rosto Diamante

Com testa e queixo mais estreitos, com maçãs do rosto mais largas, o rosto diamante é um tipo bem raro de ser encontrado. Assim, para este tipo de rosto, recomendamos armações com características mais suaves, como modelos de meio-aro, 3 peças ou redondas.

  • Rosto Retangular/oblongo

O rosto retangular é alongado, porém, possui linhas bem definidas com mandíbula mais quadrada. Para este tipo de rosto, o ideal é escolher armações com linhas suaves, como redondas ou ovais para criar um equilíbrio com as linhas retas da mandíbula.

instagram

Tenha a melhor versão do seu óculos sem sair de casa

Agora que você aprendeu como escolher a armação certa para seu tipo de nariz e rosto, que tal conhecer as lentes mais finas da Lenscope? Caso já tenha uma armação ou pretenda comprar em outro lugar, você pode comprar somente as lentes com a gente, de forma totalmente online!

A Lenscope trabalha com lentes para todas as necessidades: para quem tem baixo grau, além das lentes de resina mais fina do mundo, as Lentes Tokai 1.76, ideais para alto grau; e também lentes multifocais. Você pode optar pelas versões: incolores, fotossensíveis que escurecem no sol, com filtro de luz azul ou até mesmo solares. Está esperando o que para fazer um orçamento online?

orçamento

Fontes:

Zwivel

Dr. Sedgh

Coco Ruby Plastic Surgery

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.2 / 5. Número de votos: 9

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lenscope

A Lenscope descomplica a correção visual, oferecendo lentes para óculos com todos os tratamentos entregues em casa a uma fração do custo. Desenvolvemos tecnologias que possibilitam uma jornada 100% digital, precisa e acessível, permitindo oferecer produtos superiores até 70% mais baratos do que alternativas encontradas em ópticas tradicionais. Fomos incubados pela Eretz.bio, incubadora do Hospital Albert Einstein, acelerados pela Samsung, através do programa Creative Startups e recebemos apoio da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), no desenvolvimento tecnológico. Fazemos parte do Cubo Itaú e da Supera, parque tecnológico da USP de Ribeirão Preto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *