Quantos tipos de óculos devemos ter para proteger nossa visão?

tipos de óculos
0
(0)

Os óculos são uma necessidade para a nossa visão, isso é fato – mas, por conta disso, passaram também a virar um acessório de moda, que complementa o nosso visual. Então, quantos tipos de óculos precisamos ter?

Tanto esteticamente quanto para a necessidade dos nossos olhos: existem tipos de óculos específicos para quem usa muito o computador, para quem tem a vista cansada, para quem pratica esporte, óculos escuros, e muitos outros.

Você já sabe que tipo de óculos é melhor para você?

Se você respondeu “não”, para essa pergunta, não se preocupe!

Neste artigo, vamos trazer um pouco das finalidades de cada óculos, e você vai encontrar qual é melhor para o seu estilo de vida (aliás, você pode até ter mais de um, para ocasiões e imprevistos!).

Óculos para computador

Estamos cada vez mais envolvidos com a era digital, tanto na vida pessoal quanto no trabalho, e é praticamente impossível ficar longe de aparelhos eletrônicos (como celular, computador etc).

O fato é que esses dispositivos emitem a luz azul violeta, que é nociva aos olhos.

Quando entramos em contato com essas telas digitais, nossos olhos secam. Isso acontece porque não piscamos com frequência, com isso, ficam irritados e sensíveis à luz.

tipos de óculos

Onde a luz azul nociva aos olhos estão presentes

Por isso, quem utiliza esses aparelhos digitais com frequência, geralmente precisam de um óculos com filtro de luz azul!

Aliás, você pode usar um óculos desse mesmo que não tenha grau.

Olha só os benefícios:

  • Diminui a fadiga ocular;
  • Melhora a qualidade do sono;
  • Reduz ou até mesmo elimina as fortes dores de cabeça;
  • Melhora a produção de melatonina (hormônio que regula o sono);
  • Evita efeitos a longo prazo na retina (catarata ou degeneração macular).

O objetivo da lente com filtro azul é permitir melhor conforto visual ao usar aparelhos eletrônicos.

Aqui na Lenscope nós temos a Lente Digital Comfort para essas pessoas que estão sempre conectadas. Ideais para manter a saúde dos olhos mesmo que você não possua grau.

Clique aqui e conheça mais sobre as Lentes Digital Comfort.

tipos de óculos

Como funciona as lentes com filtro de luz azul

Óculos escuro

Mais do que um acessório da moda, o óculos de sol é sinônimo de proteção!

Esse tipo de óculos nos protege contra os raios UV emitidos pelo Sol e que podem, a longo prazo, prejudicar nossa visão.

Isso porque, os raios solares passam pela córnea, agridem nossa retina e, por fim, o cristalino.

Como os efeitos aparecem a longo prazo, a tendência é desenvolver os sintomas somente com o passar do tempo. Percebe? Estamos correndo perigo!

Veja como os raios agridem nossos olhos:

tipos de óculos

O óculos de sol está totalmente ligado a moda, e volta e meia ressurge no verão com variedades de cores de lentes.

Mas você sabia que as cores das lentes de óculos escuro influenciam na nossa visão?

As lentes marrons, por exemplo, bloqueiam uma parte da luz, aumentam a nitidez do campo visual e são mais indicadas para aqueles que dirigem ou praticam atividades ao ar livre.

Já as lentes verdes, são mais indicadas para pessoas idosas.

Descubra qual cor de lente é ideal para o seu estilo de vida.

Combinar óculos de sol com grau é uma excelente ideia quando o assunto é conforto visual..

Aliás, se você já tem uma armação favorita, pode apenas fazer apenas a lente com a Lenscope. Nós disponibilizamos 6 cores diferentes em nosso catálogo, sendo elas:

  • Cinza Full
  • Cinza Gradiente
  • Marrom Full
  • Marrom Gradiente
  • Verde Full
  • Verde Gradiente

tipos de lentes

Aqui vai uma dica: as lentes degradê (gradientes) é uma escolha pessoal. Normalmente quem usa óculos de sol com grau prefere lentes com esse efeito, pois facilita a troca de ambiente (interno e externo).

Você pode ver qual lente é ideal pro seu grau:

Óculos de leitura

Depois dos 40 anos, é comum ter a sensação de vista cansada. Ou seja, uma dificuldade maior para focar nos objetos.

Infelizmente, é uma condição comum que acontece pelo desgaste natural da nossa visão e a perda de elasticidade do cristalino. Com isso, você não consegue enxergar nitidamente os objetos próximos.

Essa mudança é chamada de presbiopia, e provavelmente, se você tiver, terá de usar óculos de leitura ou lentes progressivas.  

As lentes progressivas (chamadas também por lentes multifocais), tem como característica em uma única lente possuir três campos de visão. Sendo eles:  visão de perto, visão intermediária e longe.

Essas lentes podem ser convencionais, ou seja, com o campo de visão padrão.

Ou ainda ser lentes multifocais personalizadas que é quando os três campos de visão são desenhados de forma única para o estilo de vida que você leva. 

Por exemplo, se você passa maior parte do tempo usando o campo de visão de perto, ele terá um espaço maior em suas lentes, mas sem perder o campo intermediário e longe. Legal, não é mesmo?

Veja só um exemplo de uma lente progressiva com campo de visão padrão:

tipos de óculos

Lentes progressivas convencionais (padrão)

Aqui na Lenscope nós oferecemos lentes progressivas personalizada com as Lentes Progress. Elas são produzidas de forma individual e personalizadas para seu estilo de vida.

Óculos esportivo

A Federação Internacional de Medicina do Esporte (FIMS) chama a atenção para o fato de que as lesões oculares durante a prática de esportes podem ser frequentes.

Por isso, é importante se atentar com a segurança e com o tipo de material usado para essa atividade (que deve ser diferente do que o uso diário comum).

Ou seja, atletas precisam de óculos diferentes.

Esse tipo de óculos deve ser feito de materiais resistentes e projetados para impactos, além de proporcionar o máximo de proteção e conforto para quem os utiliza.

Se você é atleta ou conhece alguém que precisa de um óculos esportivo, se atente: é necessário utilizar armação curvada e lentes resistentes, por isso lentes de policarbonato são mais indicadas.

tipos de óculos

Fizemos um artigo contanto tudo sobre óculos esportivo.

Óculos da moda

De forma geral, o óculos sempre está ligado a moda. Nós sempre queremos saber os melhores modelos, que combinam com o nosso tipo de rosto, os mais acessíveis, e os que mais têm a ver com a nossa personalidade.

Existem aqueles que preferem modelos grandes, coloridos, outros modelos mais nerds ou fashionistas.

Existem aqueles que usam óculos para sair de casa, trabalhar, social… tudo vai variar com o estilo de vida!

Existem aqueles que têm mais de um óculos… aliás, o que você acha disso?

Vou te falar uma coisa: a maioria das pessoas não sabem, mas é recomendado para a saúde dos seus olhos que você tenha, pelo menos, um par a mais como back-up caso aconteça qualquer imprevisto com o óculos atual.

Então, que tal descobrir qual é o óculos da moda? Contamos tudo aqui!

Independente do modelo de óculos, o mais importante é não abusar em armações baratas, que se rompem facilmente e prejudicam as lentes.

Veja o porque isso é tão perigoso, no nosso artigo

Considerações finais

E você, já encontrou a opção de óculos que mais se adequa ao seu dia a dia? 

Lembre-se: se você usa muito o computador, assiste TV ou está a todo tempo no celular talvez uma lente com filtro de luz azul seja ideal para não provocar tantas dores de cabeça e fadiga ocular.

Ou ainda, se você passa muito tempo fora, é praticamente obrigatório o uso do óculos de sol, para proteger a saúde dos olhos.

Mas, independente das suas necessidades, procure SEMPRE um oftalmologista, ok? Ele sabe te dar as recomendações ideais de grau e lente que você deve usar.

Aqui vai uma dica importante:

Procure sempre escolher por lentes que vão ajudar não apenas a proteger os olhos, mas trazer conforto para a visão.

Nós da Lenscope partimos do princípio de que a saúde dos olhos é a nossa prioridade. Por isso, temos a missão de ajudar a esclarecer todas as dúvidas, e atendemos todas as que as pessoas têm a respeito de óculos, lentes, armações e saúde ocular.

Por isso, se você já tiver armação (e temos muitos artigos aqui pra te ajudar a escolher um modelo!), nós da Lenscope fazemos as lentes por um preço mais acessível, porque usamos a tecnologia ao nosso favor. 

Ou seja, você pode comprar sem sair do conforto da sua casa.

Agora, me diga… Qual modelo de óculos você escolheu e por quê? Me conte nos comentários!

tipos de óculos

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lenscope

A Lenscope descomplica a correção visual, oferecendo lentes para óculos com todos os tratamentos entregues em casa a uma fração do custo. Desenvolvemos tecnologias que possibilitam uma jornada 100% digital, precisa e acessível, permitindo oferecer produtos superiores até 70% mais baratos do que alternativas encontradas em ópticas tradicionais. Fomos incubados pela Eretz.bio, incubadora do Hospital Albert Einstein, acelerados pela Samsung, através do programa Creative Startups e recebemos apoio da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), no desenvolvimento tecnológico. Fazemos parte do Cubo Itaú e da Supera, parque tecnológico da USP de Ribeirão Preto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *