Tipos de rosto: Descubra o seu e o tipo de óculos que combina mais com você

tipos de rosto
  • por
5
(11)

Os tipos de rosto que existem são: redondo, quadrado, triangular, diamante, coração, oval, retangular/oblongo. E não é tão difícil assim saber o seu, já que cada rosto possui uma característica própria. Aliás, saber identificar o seu tipo de rosto é importante para escolher uma armação de óculos de grau ou de sol que se destaque em você e favoreça os seus traços mais marcantes.

Além disso, a armação certa para o seu tipo de rosto pode até mesmo suavizar alguns traços que chamam mais atenção e, às vezes, acabam nos incomodando. Você já experimentou algum tipo de óculos que achava bonito, mas sentiu que não combinou muito com você ou com o seu rosto, esse tutorial é para você. Acompanhe!

Tipos de rosto que existem

Aqui, vamos te explicar detalhadamente sobre cada um dos tipos de rosto, além de algumas dicas para você identificar qual é o seu formato de rosto.

Tipo de rosto redondo

Quem tem o rosto redondo, normalmente possui a curva do queixo mais sutil, e as medidas de comprimento do rosto e das maçãs do rosto bastante semelhantes.

Rosto formato redondo

Óculos de grau para rosto redondo

Para rosto redondo, é recomendável evitar óculos com linhas arredondadas, pois eles acabam acentuando ainda mais as linhas redondas. Portanto, o ideal é escolher modelos de óculos com linhas retas, sendo os modelos retangulares e quadrados os mais indicados.

Tipo de rosto quadrado

Já no rosto quadrado, o queixo é menos pontudo e mais quadrado, e o rosto tem um tamanho simétrico no geral. Ou seja, nesse tipo de rosto você tem medidas bem parecidas na testa, maçã do rosto e maxilar.

Rosto quadrado

Óculos de grau para rosto quadrado

Para rosto quadrado, é recomendado escolher óculos em formato de aviador ou gatinho, pois esses formatos suavizam as linhas retas características deste tipo de rosto.

Tipo de rosto triangular

No rosto triangular, também chamo de rosto coração, o queixo tem a medida maior. Além disso, as medidas vão diminuindo de baixo, na região do queixo, para cima, na região da testa.

Tipo de rosto triangular

Óculos de grau para rosto triangular

Para rosto triangular, recomenda-se evitar óculos ovais, de altura menor e apostar em modelos retangulares.

Tipo de rosto diamante

O rosto diamante é o oposto do rosto triangular. Nesse formato, o queixo é pontudo e tem a medida menor, enquanto as bochechas têm medidas maiores.

Rosto diamante

Óculos de grau para rosto diamante

Quem tem o rosto no formato diamante, pode apostar em modelos de óculos redondos, com laterais arredondadas ou com a parte de baixo ovalada.

Tipo de rosto oval

Já no rosto oval, as medidas de comprimento e da maçã do rosto são bem parecidas. O rosto é mais longo, ou seja, a medida do comprimento é maior que a largura das bochechas. E o queixo tem o formato mais arredondado.

tipo de rosto oval

Óculos de grau para rosto oval

Quem tem o formato de rosto oval fica bem tanto com modelos de óculos arredondados como os modelos mais retos. Nesse caso, a característica mais importante é acertar no tamanho do óculos, que não deve ser nem muito grande, nem muito pequeno.

Tipo de rosto retangular/oblongo

Quem tem o rosto retangular tem o comprimento do rosto maior, e as medidas gerais como a do queixo, maçãs do rosto e testa são bastante semelhantes.

tipos de rosto: retangular/oblongo

Óculos de grau para rosto retangular

O rosto retangular é parecido com o rosto quadrado quando falamos em modelos de óculos de grau mais indicados. Dessa forma, quem tem o rosto retangular deve-se optar por óculos no formato de aviador ou gatinho. Esses formatos ajudam a suavizar as linhas retas naturais características deste tipo de rosto.

Tipo de rosto coração

O rosto no formato de coração é característico de testas mais largas com queixo estreito e maçãs do rosto mais altas.

Rosto coração

Óculos de grau para rosto retangular

Muitos modelos de óculos combinam com formato coração. No entanto, os melhores modelos são os retangulares e ovais, e principalmente, armações ovais menores, o clássico Wayfarer, armações retangulares e óculos de meio aro ou três peças, também redondos.

Como descobrir o seu tipo de rosto

Você só precisa separar uma régua ou fita métrica, como aquelas utilizadas por costureiras e tirar as seguintes medidas de tamanhos:

  1. Testa
  2. Bochechas
  3. Mandíbula
  4. Comprimento do rosto

O tamanho da testa

Posicione a régua ou fita métrica no centro da testa (acima da sobrancelha e abaixo do cabelo, bem no meio mesmo). E anote o resultado da medida.

Medição da testa

Medindo a testa com uma fita métrica para descobrir o tipo do seu rosto

Tamanho das bochechas 

Encoste a fita no rosto, logo abaixo do canto externo dos olhos. Meça de ponta a ponta e anote o resultado.

Medindo bochechas

Medindo a bochecha com uma fita métrica para descobrir o tipo do seu rosto

Comprimento da mandíbula 

Em seguida, meça a sua mandíbula de um lado para o outro (nas laterais, do queixo até a mandíbula, até a sua orelha). Anote o resultado.

Medição da mandíbula

Medindo a mandíbula com uma fita métrica para descobrir o tipo do seu rosto

 

 Comprimento do rosto

Por último, meça do ponto central da linha do cabelo até a ponta do queixo, passando a fita por todo o comprimento do seu rosto. 

Medição do rosto

Medindo o comprimento do rosto com uma fita métrica para descobrir o tipo do seu rosto

 

Caso você não tenha cabelo, é só fazer uma suposição de onde estaria a linha do cabelo. Pronto! Agora é só comparar as medidas e ver quais são semelhantes e quais são mais discrepantes. E então verificar qual tipo de rosto é o seu, conforme citamos mais acima.

Dicas para tirar as medidas e descobrir os tipo de rosto

  • Se você optar por utilizar uma régua, utilize uma régua flexível, pois réguas escolares dificultam tirar a medida;
  • Você pode marcar as medidas do seu rosto com um giz ou batom para ajudar;
  • Se você tiver cabelos longos, prenda-os para que a testa e as maçãs do rosto fiquem expostas. Isso ajuda na hora de medir.

Tire uma selfie

Existe um outro método ainda mais simples, que pode ser utilizado para identificar os tipos de rosto. Você pode:

  1. Tirar uma selfie
  2.  Imprimir
  3. Traçar com um lápis, giz ou batom os seguintes pontos do rosto:
  • Topo da cabeça
  • Laterais da testa
  • Maçãs do rosto
  • Altura da mandíbula
  • Ponta do queixo

Depois, ligue todos os pontos e identifique o seu tipo de rosto pelo formato!

Como a barba influencia nas medidas dos tipos de rosto para homens?

Uma dica para os homens: a barba pode influenciar nas medidas para descobrir os tipos de rosto. Isso porque, de acordo com o seu tipo de rosto, você pode cortar a sua barba de determinado jeito. Ao fazer isso, você pode ressaltar ainda mais as características do seu rosto. Por isso, observe se o formato da sua barba está do jeito que você mais gosta antes de tirar as medidas.

Como saber a armação mais indicada para o formato do meu rosto?

Para cada tipo de rosto, existem formatos de armações mais indicadas e menos indicadas. Pensando nisso, nós também temos um conteúdo aqui em nosso blog com todos os tipos de armações que mais combinam com cada formato de rosto. Não deixe de conferir.

Consultor Óptico online e gratuito te ajuda a escolher a melhor armação para o seu grau

Nós da Lenscope, criamos uma ferramenta online e 100% gratuita pra te ajudar a escolher a melhor armação, considerando também o seu grau. Ao informar o seu grau, nós te mostramos quais são as melhores lentes pra você, quanto elas custam, além de tamanho, tipo e formato de armação mais indicada.

Poucos sabem, mas a armação não influencia somente na estética do seu rosto. Ela também influencia no resultado final do seu óculos. Dessa forma, a armação escolhida pode deixar seu óculos mais grosso ou mais fino. Acesse nosso Consultor Óptico e veja todas as recomendações personalizadas para você.

O que é a Lenscope?

Bom, chegou a hora de nos apresentarmos para você. Nós somos um serviço pioneiro de venda de lentes para óculos pela internet. Ou seja, você pode trocar as lentes do seu óculo, de qualquer lugar do Brasil. Sem precisar sair de casa.

E ainda contando com lentes com todos os tratamentos inclusos, por um preço muito mais acessível e justo quando comparamos com as óticas físicas tradicionais. Veja como funciona o processo de compra na sua região. Além de todas as nossas opções de lentes disponíveis de acordo com o seu grau. Esperamos você em nosso site.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 11

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lenscope

A Lenscope descomplica a correção visual, oferecendo lentes para óculos com todos os tratamentos entregues em casa a uma fração do custo. Desenvolvemos tecnologias que possibilitam uma jornada 100% digital, precisa e acessível, permitindo oferecer produtos superiores até 70% mais baratos do que alternativas encontradas em ópticas tradicionais. Fomos incubados pela Eretz.bio, incubadora do Hospital Albert Einstein, acelerados pela Samsung, através do programa Creative Startups e recebemos apoio da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), no desenvolvimento tecnológico. Fazemos parte do Cubo Itaú e da Supera, parque tecnológico da USP de Ribeirão Preto.

Marcações:

2 comentários em “Tipos de rosto: Descubra o seu e o tipo de óculos que combina mais com você”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *