Toxoplasmose ocular: o que é, sintomas e tratamento

toxoplasmose ocular
  • por
5
(9)

Toxoplasmose ocular é causada pelo contágio com o parasita Toxoplasma gondii,  sendo uma doença que afeta os olhos. 

É comum que cause inflamações e até cicatrizes que podem provocar danos irreversíveis à visão, como por exemplo a perda permanente ou temporária.

Vamos tratar sobre o assunto neste artigo e você vai conhecer quais são os sintomas, além dos tratamentos para a Toxoplasmose ocular. 

Toxoplasmose ocular: o que é?

A Toxoplasmose ocular é uma doença que afeta a nossa saúde visual. Ela é provocada por um parasita, o Toxoplasma gondii e pode ser transmitida de várias formas, por exemplo:

  • Da mãe para o bebê (causa congênita);
  • Consumo de carne mal passada;
  • Ingestão de alimento contaminado pelo parasita

Além disso, a Toxoplasmose ocular geralmente afeta a parte posterior do olho, provocando uma grave infecção que exige tratamento imediato dependendo da extensão do dano à visão, caso contrário, os danos podem ser permanentes.

Essa infecção, em adultos, é comumente causada por falta de higiene com a ingestão de alimentos, como comer carne mal passada. Isso porque o parasita se aloja no estômago de animais, como por exemplo o boi.

Aliás, até os animais domésticos podem ser acometidos da doença, principalmente gatos. Por isso faça uma limpeza adequada das caixas de areia, para evitar a contaminação.

Uma vez que o parasita entra no organismo humano, ele consegue se fixar na retina do olho. Nas células da retina, ele se prolifera até afetar as demais células, podendo provocar sérias cicatrizes e causar sensação de visão turva.

Por se tratar de uma doença progressiva, ela pode causar danos como descolamento de retina, glaucoma e até neovascularização de coroide.

Ponto interessante é que, aproximadamente, 30 a 55% dos casos de perda de visão nos Estados Unidos e em países europeus se deve às complicações da Toxoplasmose ocular, provocando a retinocoroidite toxoplasmática. Esse dado foi retirado dos estudos divulgados na Biblioteca Nacional de Medicina dos Estados Unidos.

Diagnóstico de toxoplasmose

Existem diferentes formas de detectar o parasita no corpo humano. Porém, o método mais comum é através do exame de sangue e outros fluidos corporais para imunoglobulinas (os anticorpos). Isso porque esses exames mostram no resultado se nosso organismo está produzindo uma “resposta” contra o parasita.

Outra forma, não tão comum, é realizar o teste por meio das técnicas moleculares que ajudam a detectar o DNA do parasita em tecidos ou fluidos corporais.

Agora, com relação a toxoplasmose ocular, o diagnóstico pode ser feito pela amostragem de dois anticorpos específicos no sangue, os IgG e IgMCaso o resultado do exame dê negativo para presença de IgG, significa que a pessoa não está infectada pelo parasita T. gondii.

Mas, além desses testes, para detectar danos à visão será preciso tirar fotos auto-florescentes dos olhos. Os resultados ajudam no diagnóstico da extensão do dano ocular.

Não é uma técnica invasiva nem causa dor, além disso, não é preciso uso de corante para mostrar todas as lesões oculares ou cicatrizes na retina.

Sintomas e tratamento da toxoplasmose

Os principais sintomas da toxoplasmose podem demorar para serem manifestados por quem está infectado. Geralmente, o parasita pode levar até 2 semanas (período de incubação) para inicio da manifestação dos sintomas. 

Os sinais mais claros e comuns da toxoplasmose são:

  • Febre moderada
  • Dores musculares e nas articulações
  • Dor de cabeça
  • Dor de garganta
  • Erupções na pele
  • Mal-estar
  • Inchaço das glândulas

Já a toxoplasmose ocular pode provocar, por exemplo:

O tratamento para a doença começa logo após o diagnóstico. Mas, para a toxoplasmose ocular, o tratamento poderá durar entre 6-12 semanas, porém, deve ser individualizado.  Porque é necessário que o médico especialista entenda qual a gravidade do quadro e extensão dos danos.

Em alguns casos, em que a doença não afeta a região macular do olho e nem o disco óptico, não será preciso seguir tratamento, pois a doença tende a desaparecer sozinha.

Agora, para pacientes portadores de HIV, que são imunocomprometidos, o tratamento poderá se estender por um tempo maior e usando os seguintes medicamentos para controle, por exemplo:

  • Pirimetamina;
  • Sulfadiazina;
  • Corticosteróides

Você já sabia sobre a Taxoplasmose ocular?

A Toxoplasmose ocular provoca vários danos à nossa saúde visual, por isso tenha sempre cuidado. Especialmente com o consumo de alimentos que podem estar infectados pelo parasita. 

Além disso, outras doenças que afetam a nossa saúde ocular podem ser causadas pela Toxoplasmose ocular, como uveíte, visão monocular ou até catarataPor isso, não deixe de consultar o seu médico especialista periodicamente.

Faça também testes de visão com frequência para saber se o seu grau mudou ou se você está com algum problema relacionado a saúde visual.

Nós, da Lenscope, em parceria com especialistas, desenvolvemos uma ferramenta exclusiva para você fazer testes de visão em casa, 100% online e gratuito. E com a mais alta tecnologia para um teste preciso e confiável.

Por isso, em apenas três passos você realiza os testes de astigmatismo, miopia e recebe os resultados. Então faça agora mesmo o teste de visão e descubra se o seu grau mudou ou se você tem problemas de visão.

toxoplasmose ocular - teste de visão

 

Além disso, somos pioneiros na venda de lentes para óculos pela internet, reinventando o seu óculos de grau. Para isso, criamos processos inteligentes, eliminando os intermediários entre você e as melhores lentes para óculos! Assim, o resultado é você enxergando com clareza por um preço muito mais justo.

E então, gostou do conteúdo? Deixe sua opinião nos comentários e sugestões sobre o que deseja ver aqui. Afinal, o objetivo é sempre informar você.

Fontes:

BMC

NPD MEDICINEWISE

verywellhealth

Review of Ophthalmology 

PMC – Biblioteca Nacional de Medicina dos Estados Unidos

American Academy of Ophthalmology 

American Association for Pediatric Ophthalmology and Strabismus   

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 9

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lenscope

A Lenscope descomplica a correção visual, oferecendo lentes para óculos com todos os tratamentos entregues em casa a uma fração do custo. Desenvolvemos tecnologias que possibilitam uma jornada 100% digital, precisa e acessível, permitindo oferecer produtos superiores até 70% mais baratos do que alternativas encontradas em ópticas tradicionais. Fomos incubados pela Eretz.bio, incubadora do Hospital Albert Einstein, acelerados pela Samsung, através do programa Creative Startups e recebemos apoio da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), no desenvolvimento tecnológico. Fazemos parte do Cubo Itaú e da Supera, parque tecnológico da USP de Ribeirão Preto.

2 comentários em “Toxoplasmose ocular: o que é, sintomas e tratamento”

  1. MARILENE PEREIRA DA SILVA

    Tô com uma mosca volante nos olhos que está me incomodando muito e parece muito ser um verme. Gostaria de saber se vocês fazem esse tipo de exame para diagnosticar o que é isso no meu olho e o valor do exame?

    1. Olá, Marilene! Esperamos que esteja bem!

      A Lenscope oferece um novo conceito em compra de lente para óculos no país. Somos os pioneiros a disponibilizar o serviço de venda de lentes pela internet, possibilitando uma economia no valor final da sua compra. Porém, não oferecemos consultas oftalmológicas.

      Você pode saber mais sobre como marcar uma consulta oftalmológica no SUS com nosso artigo: https://lenscope.com.br/blog/oftalmologista-pelo-sus/ ou pode consultar aqui a média de preços de uma consulta: https://lenscope.com.br/blog/quanto-custa-uma-consulta-com-oftalmologista/

      Esperamos ter ajudado! Qualquer coisa, estamos aqui! 😀

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *