Trabalho remoto e os olhos: 10 formas de proteger os olhos no home office

trabalho remoto
  • por
0
(0)

Em um momento pandêmico, quando o trabalho remoto se tornou comum a diversas profissões no mundo, os problemas de visão se tornaram algo gritante. 

Por isso, nós decidimos preparar este artigo onde vamos abordar a fadiga ocular, o estrabismo, o olho seco e outras condições oculares que estão afligindo muitas pessoas que estão no home office. Ou seja, hoje falaremos sobre os principais problemas de visão que podem ser causados pelo trabalho remoto e longas horas em frente às telas digitais, sem pausa.

Então, se você é uma dessas pessoas que está em home office, continue lendo e conheça agora mesmo as 10 formas de proteger seus olhos neste período!

10 maneiras de proteger os olhos durante o trabalho remoto

Devido a pandemia do Covid-19, muitas pessoas passaram a se dedicar ao trabalho remoto. Como esse tipo de trabalho exige exposição excessiva às telas, listamos abaixo 10 maneiras de proteger seus olhos no home office.

1. Ajuste a posição do computador

Posicione o monitor do computador em um ângulo ligeiramente para baixo de seus olhos e mantenha uma distância de trabalho confortável. O ideal é uma distância de 20 a 30cm ou o comprimento do braço com relação ao afastamento da tela. Afinal, a intensidade da luz aumenta quanto mais perto nossos olhos estão da tela.

2. Ajuste o brilho e o contraste da tela e do ambiente

De acordo com a American Academy of Ophthalmology, “Se sua tela brilhar mais forte do que o ambiente ao seu redor, seus olhos terão que trabalhar mais para enxergar. Então, ajuste o brilho da tela para corresponder ao nível de luz ao seu redor. Além disso, tente aumentar o contraste na tela para reduzir o cansaço visual”. 

Mas, lembre-se que ajustes podem ser necessários ao longo do dia para acomodar várias condições de luz e clima.

Somando a isso, é importante evitar o brilho das janelas e luzes sempre que possível. Telas anti-reflexo também podem ser usadas para ajudar a reduzir o brilho.

3. Pisque

Normalmente piscamos cerca de 15 vezes a cada minuto. No entanto, estudos indicam que isso pode diminuir em mais de 50% durante o uso de computadores ou outros dispositivos digitais. Então, faça um esforço para piscar o máximo possível para garantir que seus olhos recebam a umidade de que precisam e, assim, possam reduzir o olho seco.

4. Exercite seus olhos

Siga a regra 20-20-20: a cada 20 minutos, faça uma pausa para focar em um objeto a pelo menos 6 metros de distância por 20 segundos. Isso estimula o relaxamento muscular dentro dos olhos e reduz a fadiga e o risco de estrabismo.

5. Use óculos adequado ao seu grau

Problemas de visão não corrigidos causam uma diminuição de 2,5% a 21% na produtividade. Além disso, o grau errado contribui com o aumento do cansaço visual, do estresse ocular e, consequentemente, gera dores de cabeça, dores no pescoço, tonturas e até mesmo imagens duplicadas. Por isso, use óculos adequados ao seu grau.

6. Ative o filtro de luz azul no seu dispositivo

Com o excesso de horas em frente às telas devido ao trabalho remoto, seus olhos estão mais tensos do que nunca. Uma das maneiras mais simples e eficazes de reduzir isso imediatamente é instalando um filtro que aquece o tom da tela.

Existem várias ferramentas gratuitas por aí que os usuários podem baixar imediatamente para ajustar os tons em seus monitores. Mas, os usuários do Mac OS e do Windows 10 também podem optar por usar os filtros noturnos incluídos em seus sistemas operacionais. Eles podem ser encontrados nas configurações de vídeo de cada sistema operacional e podem ser ativados durante o dia, se necessário, não apenas à noite.

7. Use óculos com filtro de luz azul, não precisa ter grau

Os óculos com filtro de luz azul também são uma excelente opção para reduzir o cansaço visual, pois eles filtram os raios azuis potencialmente problemáticos vindos das telas. Um outro benefício desse tipo de óculos é que, devido ao bloqueio da luz azul, ele ajuda a melhorar a qualidade do sono. E, mesmo que você não precise de óculos graduados, você pode usar um óculos com filtro de luz azul sem grau para proteger seus olhos durante a exposição às telas.

8. Faça uma pausa longa para o almoço

Fazer um almoço mais longo, sem tela, pode ser a desintoxicação digital de que você precisa no meio do dia para garantir que não fique sobrecarregado durante a tarde, além de estar mais revigorado na hora de desligar.

Existem várias maneiras de fazer isso, mas um modelo simples a seguir é trabalhar das 8h30 às 17h30, em vez do horário normal das nove às cinco. A partir daí, você pode estender seu almoço de uma hora para duas – ou levar 90 minutos e encaixar dois intervalos mais curtos em cada metade do seu dia.

9. Não socialize logo após o trabalho

Nos últimos meses, fomos forçados a encontrar maneiras cada vez mais criativas de ficar em contato com nossos amigos e entes queridos – seja no Zoom ou usando o HouseParty. 

Porém, é importante não pular direto do trabalho para conversas on-line. Você deve deixar um pouco de espaço para uma pausa a fim de reduzir a fadiga ocular, talvez fazendo uma caminhada curta, fazendo um lanche ou conversando com as pessoas com quem vive. 

10. Comece um novo hobby

Embora este seja o momento perfeito para maratonar Netflix e colocar aquela série atrasada em dia, é fundamental não preencher todas essas horas com ainda mais atividades relacionadas à tela.

Pode ser o melhor momento para se envolver em uma paixão há muito perdida, aprender a cozinhar ou praticar mais exercícios. Existem centenas de atividades que você pode realizar durante o período de bloqueio para garantir que você se mantenha entretido enquanto descansa os olhos. Isso também pode ajudar a manter um equilíbrio entre vida pessoal e profissional de forma mais eficaz.

Está cuidando dos seus olhos no trabalho remoto?

Além de todas essas dicas, claro que é importante também manter bons hábitos. Afinal, isso é benéfico não apenas para a saúde ocular, mas também para a saúde geral. Então, mesmo em casa, faça exercícios regularmente e mantenha uma dieta de qualidade, de forma saudável e equilibrada.

Além disso, lembre-se que, enquanto estiver no trabalho remoto, é muito importante fazer pausas durante o dia e seguir a regra 20-20-20, em que a cada 20 minutos você deve olhar por 20 segundos para um objeto distante.

E então, você está cuidando da sua visão? Você sabia que agora você pode fazer teste de acuidade visual de forma totalmente online, gratuita e com resultados precisos e totalmente seguros?

Isso mesmo, nós da Lenscope desenvolvemos um teste com tecnologia exclusiva, pensando no seu conforto e precisão. Assim, você não tem mais desculpas para deixar a saúde dos seus olhos de lado.

Realizar agora o teste de visão totalmente online e gratuito 

trabalho remoto - teste de visão

Você gostou desse conteúdo? Diga pra gente nos comentários!

Fonte

Durrievision

Itpro

Students

Linkedin

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lenscope

A Lenscope descomplica a correção visual, oferecendo lentes para óculos com todos os tratamentos entregues em casa a uma fração do custo. Desenvolvemos tecnologias que possibilitam uma jornada 100% digital, precisa e acessível, permitindo oferecer produtos superiores até 70% mais baratos do que alternativas encontradas em ópticas tradicionais. Fomos incubados pela Eretz.bio, incubadora do Hospital Albert Einstein, acelerados pela Samsung, através do programa Creative Startups e recebemos apoio da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), no desenvolvimento tecnológico. Fazemos parte do Cubo Itaú e da Supera, parque tecnológico da USP de Ribeirão Preto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *