trabalho remoto

Trabalho remoto e os olhos: 10 formas de proteger os olhos no home office

0
(0)

Em um momento pandêmico, quando o trabalho remoto se tornou comum a diversas profissões no mundo, os problemas de visão se tornaram algo gritante. 

Por isso, nós decidimos preparar este artigo onde vamos abordar a fadiga ocular, o estrabismo, o olho seco e outras condições oculares que estão afligindo muitas pessoas que estão no home office. Ou seja, hoje falaremos sobre os principais problemas de visão que podem ser causados pelo trabalho remoto e longas horas em frente às telas digitais, sem pausa.

Então, se você é uma dessas pessoas que está em home office, continue lendo e conheça agora mesmo as 10 formas de proteger seus olhos neste período!

10 maneiras de proteger os olhos durante o trabalho remoto

Devido a pandemia do Covid-19, muitas pessoas passaram a se dedicar ao trabalho remoto. Como esse tipo de trabalho exige exposição excessiva às telas, listamos abaixo 10 maneiras de proteger seus olhos no home office.

1. Ajuste a posição do computador

Posicione o monitor do computador em um ângulo ligeiramente para baixo de seus olhos e mantenha uma distância de trabalho confortável. O ideal é uma distância de 20 a 30cm ou o comprimento do braço com relação ao afastamento da tela. Afinal, a intensidade da luz aumenta quanto mais perto nossos olhos estão da tela.

2. Ajuste o brilho e o contraste da tela e do ambiente

De acordo com a American Academy of Ophthalmology, “Se sua tela brilhar mais forte do que o ambiente ao seu redor, seus olhos terão que trabalhar mais para enxergar. Então, ajuste o brilho da tela para corresponder ao nível de luz ao seu redor. Além disso, tente aumentar o contraste na tela para reduzir o cansaço visual”. 

Mas, lembre-se que ajustes podem ser necessários ao longo do dia para acomodar várias condições de luz e clima.

Somando a isso, é importante evitar o brilho das janelas e luzes sempre que possível. Telas anti-reflexo também podem ser usadas para ajudar a reduzir o brilho.

3. Pisque

Normalmente piscamos cerca de 15 vezes a cada minuto. No entanto, estudos indicam que isso pode diminuir em mais de 50% durante o uso de computadores ou outros dispositivos digitais. Então, faça um esforço para piscar o máximo possível para garantir que seus olhos recebam a umidade de que precisam e, assim, possam reduzir o olho seco.

4. Exercite seus olhos

Siga a regra 20-20-20: a cada 20 minutos, faça uma pausa para focar em um objeto a pelo menos 6 metros de distância por 20 segundos. Isso estimula o relaxamento muscular dentro dos olhos e reduz a fadiga e o risco de estrabismo.

5. Use óculos adequado ao seu grau

Problemas de visão não corrigidos causam uma diminuição de 2,5% a 21% na produtividade. Além disso, o grau errado contribui com o aumento do cansaço visual, do estresse ocular e, consequentemente, gera dores de cabeça, dores no pescoço, tonturas e até mesmo imagens duplicadas. Por isso, use óculos adequados ao seu grau.

6. Ative o filtro de luz azul no seu dispositivo

Com o excesso de horas em frente às telas devido ao trabalho remoto, seus olhos estão mais tensos do que nunca. Uma das maneiras mais simples e eficazes de reduzir isso imediatamente é instalando um filtro que aquece o tom da tela.

Existem várias ferramentas gratuitas por aí que os usuários podem baixar imediatamente para ajustar os tons em seus monitores. Mas, os usuários do Mac OS e do Windows 10 também podem optar por usar os filtros noturnos incluídos em seus sistemas operacionais. Eles podem ser encontrados nas configurações de vídeo de cada sistema operacional e podem ser ativados durante o dia, se necessário, não apenas à noite.

7. Use óculos com filtro de luz azul, não precisa ter grau

Os óculos com filtro de luz azul também são uma excelente opção para reduzir o cansaço visual, pois eles filtram os raios azuis potencialmente problemáticos vindos das telas. Um outro benefício desse tipo de óculos é que, devido ao bloqueio da luz azul, ele ajuda a melhorar a qualidade do sono. E, mesmo que você não precise de óculos graduados, você pode usar um óculos com filtro de luz azul sem grau para proteger seus olhos durante a exposição às telas.

8. Faça uma pausa longa para o almoço

Fazer um almoço mais longo, sem tela, pode ser a desintoxicação digital de que você precisa no meio do dia para garantir que não fique sobrecarregado durante a tarde, além de estar mais revigorado na hora de desligar.

Existem várias maneiras de fazer isso, mas um modelo simples a seguir é trabalhar das 8h30 às 17h30, em vez do horário normal das nove às cinco. A partir daí, você pode estender seu almoço de uma hora para duas – ou levar 90 minutos e encaixar dois intervalos mais curtos em cada metade do seu dia.

9. Não socialize logo após o trabalho

Nos últimos meses, fomos forçados a encontrar maneiras cada vez mais criativas de ficar em contato com nossos amigos e entes queridos – seja no Zoom ou usando o HouseParty. 

Porém, é importante não pular direto do trabalho para conversas on-line. Você deve deixar um pouco de espaço para uma pausa a fim de reduzir a fadiga ocular, talvez fazendo uma caminhada curta, fazendo um lanche ou conversando com as pessoas com quem vive. 

10. Comece um novo hobby

Embora este seja o momento perfeito para maratonar Netflix e colocar aquela série atrasada em dia, é fundamental não preencher todas essas horas com ainda mais atividades relacionadas à tela.

Pode ser o melhor momento para se envolver em uma paixão há muito perdida, aprender a cozinhar ou praticar mais exercícios. Existem centenas de atividades que você pode realizar durante o período de bloqueio para garantir que você se mantenha entretido enquanto descansa os olhos. Isso também pode ajudar a manter um equilíbrio entre vida pessoal e profissional de forma mais eficaz.

Está cuidando dos seus olhos no trabalho remoto?

Além de todas essas dicas, claro que é importante também manter bons hábitos. Afinal, isso é benéfico não apenas para a saúde ocular, mas também para a saúde geral. Então, mesmo em casa, faça exercícios regularmente e mantenha uma dieta de qualidade, de forma saudável e equilibrada.

Além disso, lembre-se que, enquanto estiver no trabalho remoto, é muito importante fazer pausas durante o dia e seguir a regra 20-20-20, em que a cada 20 minutos você deve olhar por 20 segundos para um objeto distante.

E então, você está cuidando da sua visão? Você sabia que agora você pode fazer teste de acuidade visual de forma totalmente online, gratuita e com resultados precisos e totalmente seguros?

Isso mesmo, nós da Lenscope desenvolvemos um teste com tecnologia exclusiva, pensando no seu conforto e precisão. Assim, você não tem mais desculpas para deixar a saúde dos seus olhos de lado.

Realizar agora o teste de visão totalmente online e gratuito 

trabalho remoto - teste de visão

Você gostou desse conteúdo? Diga pra gente nos comentários!

Fonte

Durrievision

Itpro

Students

Linkedin

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lenscope

Somos uma Health Tech que faz uso do que há de mais moderno na tecnologia para transformar a jornada de compra de lentes para óculos no Brasil. Com nosso serviço 100% online, você faz as lentes do seu óculos de grau pela internet, sem precisar sair de casa.

E, para nos ajudar a continuar desenvolver tecnologias exclusivas no Brasil e no Mundo, fomos selecionados para o programa Creative Startups da Samsung, além de fazer parte do Eretz.bio, incubadora de startups do Hospital Israelita Albert Einstein, considerado um dos melhores hospitais da América Latina. Também fazemos parte da Supera, incubadora da Universidade de São Paulo (USP/FM-RP) e do Cubo Itaú, um dos principais ecossistemas de startups do Brasil.

Conte com a gente para ver e se sentir bem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *