tratamento para catarata

Tratamento para catarata: Nova lente intraocular é opção para pacientes com catarata

5
(1)

Segundo Pesquisa Nacional de Saúde realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, a catarata impacta mais de 30% dos idosos no Brasil. Por isso uma nova opção para catarata é um ganho para a saúde visual. 

Assim, como uma alternativa ao tratamento para catarata, chegou ao Brasil uma nova lente intraocular multifocal que traz evolução na qualidade da visão de longe, perto e intermediária.

E, é justamente sobre essa nova lente que vamos falar neste artigo. Então, se você quer saber mais sobre o tratamento para catarata no Brasil e a qualidade de vida após o tratamento, você está no lugar certo. Continue lendo para saber mais e descubra também como funciona a Lente Vivity disponível no Brasil!

Tratamento para catarata: Lente Vivity disponível no Brasil

A nova lente Vivity lançada recentemente no Brasil, é uma lente intraocular desenvolvida como uma alternativa ao tratamento para catarata. Como ela não divide a luz, não há perda de contraste e isso garante excelente acuidade visual.

O oftalmologista Francisco Porfírio, especialista em cirurgia de catarata e refrativa e presidente da Sociedade Brasiliense de Oftalmologia (SBrO), já realizou o implante de 30 lentes Vivity. 

“Os resultados foram surpreendentes. Por utilizar 100% da energia luminosa e tecnologia x-wave, esta nova lente substitui o cristalino danificado e corrige a presbiopia oferecendo alta qualidade para a visão à distância e intermédia, e uma visão funcional de perto”, explica o médico. 

Como já foi aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), a lente é indicada para pacientes com catarata que desejam restabelecer a precisão visual e se livrar dos óculos. 

Afinal, cerca de 94% dos pacientes que utilizam a lente se tornam totalmente independentes dos óculos e os outros 6% reduzem substancialmente a dependência do utensílio. Contudo, as novas lentes são contra indicadas para portadores de algumas doenças, como Degeneração Macular Relacionada à Idade em estágio avançado, ou por intercorrências no pré-operatório, por exemplo.

Continue lendo e saiba mais sobre o impacto da catarata no Brasil!

Tratamentos para catarata são necessários: o impacto da doença no Brasil

A catarata é a maior causa de cegueira tratável no mundo e responde por cerca de 45% dos 33,6 milhões de casos de perdas da visão. No Brasil, esse índice é ainda um pouco mais alto. O último censo feito pelo Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO) realizado em 2019, mostrou que a catarata responde por 49% da cegueira no país.

Caracterizada pela perda de transparência do cristalino (lente natural cuja função é propiciar o foco da visão em diferentes distâncias), o único tratamento para a catarata é o procedimento cirúrgico. Pois, além de ser a solução mais segura é também a mais eficaz.

Ou seja, após o tratamento para catarata, o paciente pode também ter mais qualidade de vida. Saiba mais sobre isso a seguir!

Qualidade de vida após tratamento para catarata

Como a catarata ocorre devido ao envelhecimento do cristalino, a lente natural do olho fica turva e reduz a passagem da luz, o que causa diminuição da visão.

Dessa forma, alguns dos sintomas da catarata incluem:

  • Visão embaçada;
  • Sensibilidade à luz;
  • Diminuição da visão noturna;
  • Brilho e halos ao redor das luzes.

Quando a deficiência visual causada pela catarata interfere em seu estilo de vida, o oftalmologista pode indicar a cirurgia como um tratamento para catarata.

Apesar de o benefício mais óbvio da cirurgia ser enxergar melhor, ela pode também melhorar a qualidade de vida do paciente. Pois, pessoas com catarata fazem mudanças graduais de vida para compensar o declínio visual. Muitos, desistem de dirigir à noite ou de ler, bem como das coisas que fazem para se divertir, por exemplo.

Contudo, estudos descobriram que a qualidade de vida dos pacientes melhorou significativamente após o tratamento para catarata quando comparada com pessoas que não fizeram a cirurgia. Além disso, um estudo de longo prazo mostrou uma redução de 40% no risco de mortalidade para pessoas que fizeram cirurgia de catarata ao compará-las com aquelas que não o fizeram.

E, pacientes submetidos ao tratamento para catarata têm menor chance de cair e quebrar o quadril. Um estudo com beneficiários do Medicare (com 65 anos ou mais) mostrou uma redução de 16% na taxa de fratura de quadril em um ano após cirurgia de catarata.

Ainda, um outro estudo recente da Inglaterra descobriu que pessoas que passaram pelo tratamento para catarata têm melhor função mental na vida adulta. Para esse estudo, os pesquisadores compararam o declínio cognitivo antes e depois da cirurgia de catarata.

Ou seja, o tratamento para catarata não apenas ajuda as pessoas a ter mais qualidade de vida, mas também a viver melhor e possivelmente por mais tempo.

E você, está por dentro dos tratamentos para catarata?

E então, você está por dentro dos tratamentos para catarata? Você já tinha ouvido falar dessa nova lente Vivity antes? Diga pra gente nos comentários!

Lembre-se que é muito importante acompanhar a qualidade da sua visão e estar atento a qualquer mudança nos olhos ou no seu campo visual. Por isso, é indispensável que você faça consultas regulares com um oftalmologista e que faça um check up anual. Afinal, com saúde não se brinca, não é mesmo?

Além disso, lembre que testar seus olhos frequentemente também é importante para detectar qualquer alteração que possa acontecer. Pensando nisso, nós da Lenscope desenvolvemos um teste de visão totalmente online e com tecnologia exclusiva para a sua comodidade e precisão.

Ou seja, agora você pode testar seus olhos sem sair de casa e em apenas três passos simples. Então, não há mais desculpas para deixar sua saúde visual de lado.

Faça já nosso teste de acuidade visual totalmente online e gratuito!

tratamento para catarata

Mas e você, gostou do conteúdo? Já conhecia essa lente? Aproveite e deixe um comentário abaixo.

Fontes

Ncbi

Floridatoday

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lenscope

Somos uma Health Tech que faz uso do que há de mais moderno na tecnologia para transformar a jornada de compra de lentes para óculos no Brasil. Com nosso serviço 100% online, você faz as lentes do seu óculos de grau pela internet, sem precisar sair de casa.

E, para nos ajudar a continuar desenvolver tecnologias exclusivas no Brasil e no Mundo, fomos selecionados para o programa Creative Startups da Samsung, além de fazer parte do Eretz.bio, incubadora de startups do Hospital Israelita Albert Einstein, considerado um dos melhores hospitais da América Latina. Também fazemos parte da Supera, incubadora da Universidade de São Paulo (USP/FM-RP) e do Cubo Itaú, um dos principais ecossistemas de startups do Brasil.

Conte com a gente para ver e se sentir bem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *