Tratamentos de lentes para óculos: quais são e como escolher?

tratamentos de lentes
  • por
4.7
(10)

Os tratamentos de lentes muitas vezes parecem “luxos” que encarecem os óculos, mas a verdade é que eles auxiliam, melhorando ainda mais, o conforto visual e aumentando a durabilidade dos óculos. Os principais tratamentos são o antirreflexo, antirrisco e a proteção 100% UV, mas existem outros. Nesse artigo falaremos da importância de cada um deles. Vamos lá?

Tratamentos de lentes para o seu óculos 

Os tratamentos de lentes para óculos são como revestimentos, implantados — na frente ou atrás das lentes — em uma camada ultrafina de material. Cada tratamento tem uma função específica, mas, de forma geral, os tratamentos servem para proporcionar mais conforto visual, nitidez e clareza à nossa visão. Além disso, facilitam a limpeza no dia a dia e faz com que as lentes durem mais.

Tipos de tratamentos para lentes de óculos

Existem diferentes tipos de tratamentos disponíveis no mercado óptico. Conheça cada um deles, funções e benefícios.

  • Proteção 100% UV:

Protege os olhos contra os raios solares, extremamente prejudiciais para a visão. Os raios UVA são responsáveis pelo envelhecimento da pele e podem causar câncer. Já os raios UVB podem queimar, causar vermelhidão, ardência e desgaste.

  • Antirrisco:

O tratamento antirrisco endurece a lente, deixando-a menos propensa a arranhões e riscos. É uma solução prática para o dia a dia, em caso de quedas e acidentes. 

  • Antirreflexo:

O tratamento antirreflexo proporciona melhor efeito físico para as lentes, uma vez que impede que haja reflexo nas lentes, atrapalhando que outras pessoas enxerguem nossos olhos e expressões. Mas, além desse efeito, a proteção antirreflexo é essencial para cortar o brilho de faróis, iluminação e telas de computador. Também é considerado indispensável para lentes com alto índice de refração

  • Camada hidrorrepelente:

Esse tratamento repele a água. Dessa forma, é  uma proteção que reduz o embaçamento e facilita a limpeza dos óculos em dias chuvosos, por exemplo.

  • Proteção Liporrepelente:

Já a proteção liporrepelente impede que partículas gordurosas grudem na superfície da lente. Por exemplo, sujeiras ou tocar na lente com os dedos e elas se sujarem.

  • Filtro de Luz azul:

Protege contra a luz azul dos aparelhos eletrônicos, nociva aos nossos olhos. Essa luz é predominante em aparelhos eletrônicos, computadores e celulares. Dessa forma, a luz azul-violeta (luz prejudicial), pode prejudicar o cristalino e a córnea, podendo causar problemas oculares como catarata. O filtro de luz azul impede que a luz prejudicial chegue até os nossos olhos. 

  • Tratamento fotossensível:

Esse tratamento tem diferentes nomes: é conhecido como fotossensível, fotocromático e também, mais popularmente, como Transitions®. Esse tratamento faz as lentes se adaptarem à luz do ambiente, escurecendo em ambientes externos e clareando em ambientes internos. Por isso, conseguem proporcionar maior conforto aos olhos e praticidade no dia a dia, principalmente para quem tem sensibilidade a luz.

Por que usar lentes com tratamento?

Como vimos, cada tratamento tem sua função e também indicações de uso. Somado a isso, em conjunto, eles proporcionam mais durabilidade às lentes. Confira os demais beneficiosos dos tratamentos para lentes de óculos:

  • Proporcionam proteção ocular: além de corrigir o problema de visão, ajudam a protegê-la dos raios e luzes nocivas.
  • Melhoram a qualidade, nitidez e a clareza da visão.
  • Proporcionam maior conforto para a visão.
  • Aumentam a durabilidade das lentes.
  • Alguns tratamentos facilitam a limpeza das lentes.
  • Harmonizam o visual esteticamente.

Confira todos os benefícios de sempre usar lentes com tratamentos essenciais.

Preços de lentes com tratamentos

Infelizmente, nas óticas tradicionais, os tratamentos de lentes são oferecidos separadamente, com um valor à parte, que pode variar conforme o tipo de tratamento, de lente e até o grau da sua receita. Dessa forma, quanto mais tratamentos ou mais “premium” ele for, mais caras ficam as lentes. Assim, os preços de lentes com tratamento variam bastante no mercado óptico.

No entanto, lentes com tratamentos é um investimento necessário quando se busca por mais conforto visual e durabilidade das lentes. Outro ponto importante, é que as marcas de lentes dão diferentes nomes aos seus tratamentos. Portanto, na hora da compra, pesquise, preste atenção ao preço final e se ele contempla todos os tratamentos necessários. 

Tratamentos de lentes sem custo adicional na Lenscope

Nós da Lenscope, acreditamos que você não precisa pagar uma fortuna para ter acesso a lentes de qualidade e com os tratamentos necessários. Por isso, todas as nossas lentes já contam com os tratamentos essenciais inclusos no valor final das lentes, sem cobrar a parte por isso.

Todas as nossas lentes para até 4 graus possuem antirrisco, antirreflexo e proteção 100% UV, e dependendo do tipo de lente, também incluímos outros tratamentos (sem taxas). Já nossas para mais de 4 graus (Lentes Lentes Lenscope LensAI 1.74) contam com sete tratamentos inclusos. Assim como as nossas lentes multifocais, que contam com exclusivo tratamento Quartz, sem nenhuma taxa extra.

Isso porque nós acreditamos que todos devem ter acesso a lentes de qualidade, mais finas e com boa durabilidade, por um valor acessível. Então, aproveite e conheça as nossas lentes mais finas para o seu grau e os tratamentos que acompanham.

Como comprar lentes com todos os tratamentos sem cobrança extra?

Para adquirir lentes com tratamentos essenciais sem pagar a ais por isso, basta acessar o nosso site, por lá, você faz todo o processo: te ajudamos com os dados da sua receita, a escolher as melhores lentes e armações para a sua necessidade. Com nosso serviço 100% online, você faz as lentes do seu óculos de grau pela internet, sem precisar sair de casa. Aproveite e faça um orçamento totalmente online, gratuito e sem compromisso em nosso site.

orçamento

Agora, queremos saber de você: já conhecia todos os tipos de tratamentos? O seu óculos possui algum? Conte para nós nos comentários.

Fontes:

Zeiss

Rosin Eye care

Eyeglass Guide

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.7 / 5. Número de votos: 10

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lenscope

A Lenscope descomplica a correção visual, oferecendo lentes para óculos com todos os tratamentos entregues em casa a uma fração do custo. Desenvolvemos tecnologias que possibilitam uma jornada 100% digital, precisa e acessível, permitindo oferecer produtos superiores até 70% mais baratos do que alternativas encontradas em ópticas tradicionais. Fomos incubados pela Eretz.bio, incubadora do Hospital Albert Einstein, acelerados pela Samsung, através do programa Creative Startups e recebemos apoio da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), no desenvolvimento tecnológico. Fazemos parte do Cubo Itaú e da Supera, parque tecnológico da USP de Ribeirão Preto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *