tratamentos para astigmatismo

Tratamentos para astigmatismo. Conheça quais são

0
(0)

Existem tratamentos para astigmatismo? Sim! Agora, vamos entender um pouco sobre a condição. Em síntese, o astigmatismo é um erro de refração, o que significa que é um defeito ocular muito comum que acontece na curvatura do olho. 

Diferentemente da hipermetropia e miopia, quem tem astigmatismo tem dificuldade de enxergar nas duas distâncias, ou seja, tanto de longe quanto de perto.

As opções de tratamentos para astigmatismo incluem: o uso de óculos (opção mais comum); lentes de contato (geralmente escolhida como segunda opção ou até mesmo simultaneamente ao uso de óculos) e a cirurgia refrativa (assistida por laser), como LASIK, por exemplo.

Continue a leitura para entender todas essas opções de tratamentos para astigmatismo e mais.

Tratamentos para astigmatismo. Veja quais são

Felizmente o astigmatismo tem cura!

Os tratamentos para astigmatismo têm como objetivo possibilitar uma visão melhor e mais conforto aos olhos. Como a origem é a forma irregular do olho, os tratamentos desempenham o papel de compensar essa irregularidade.

Sendo assim, confira uma lista que preparamos para você com os principais tratamentos para astigmatismo

  • Óculos – a correção pode ser feita com o uso de óculos para astigmatismo, pois as lentes irão ajudar a compensar o formato irregular do olho, já que são capazes de direcionar a luz ao seu olho de modo adequado. Além de corrigir outros erros de refração como hipermetropia e miopia, por exemplo.
  • Lentes de contato – igualmente, as lentes de contato são eficientes na correção de grande parte do astigmatismo. A variedade é enorme, incluindo diferentes tipos e estilos como os modelos bifocal, permeável ao gás, soft descartáveis, rígido e desgaste prolongado.

Além disso, existe também a possibilidade de as lentes de contato serem utilizadas durante a ortoqueratologia. Nesse tratamento, o paciente usa as lentes de contato durante o sono para que, controladamente, ela modifique a córnea e, como resultado, diminua a graduação (erro refrativo).

Mas os especialistas alertam que o uso prolongado das lentes de contato pode aumentar as chances de infecção nos olhos.

  • Cirurgia refrativa – entre as opções de tratamentos para astigmatismo, sem dúvida, essa é a que requer uma análise mais detalhada juntamente com o médico. Isso porque, antes de optar pela cirurgia, os médicos precisam avaliar e determinar se você é um bom candidato ao procedimento.

São vários os tipos de cirurgia refrativa para astigmatismo. Entre elas estão: Ceratomileuse in situ assistida por laser (LASIK); Ceratectomia subepitelial assistida por laser (LASEK); Ceratectomia fotorrefrativa (PRK); Epi- LASIK e Extração de lentícula de pequena incisão (SMILE).

Exercícios que ajudam no tratamento do astigmatismo

O astigmatismo afeta os músculos localizados ao redor dos olhos provocando um inconveniente estresse na córnea. Logo, a córnea perde sua forma natural e gera, como resultado, a visão embaçada.

A doença pode ter origem no nascimento ou decorrer de um trauma, uma cirurgia nos olhos ou de doenças herdadas. É uma situação que causa desconforto, pois transforma simples tarefas do dia a dia como ler um livro, por exemplo, em algo complicado.

Porém, existem soluções naturais de tratamentos para astigmatismo e uma delas são os exercícios oculares, pois, assim como os demais músculos dos nosso corpo, os músculos da visão também precisam ser exercitados para funcionarem de maneira adequada.

Alguns dos benefícios são:

  • Reduzem o estresse.
  • Fortalecem os olhos e relaxam os músculos oculares.
  • Melhoram a visão em apenas algumas semanas.

Abaixo listamos 3 exercícios que você pode fazer em casa. Siga o passo a passo.

Exercício 1: Massagem nos olhos

  1. Feche os olhos e coloque dois dedos em cada uma das pálpebras.
  2. Mova lentamente os dedos em movimento circular (de cima para baixo e da direita para a esquerda), aplicando uma pressão suave.
  3. Mexa os dedos no sentido horário e anti-horário.
  4. Repita de 10 a 15 vezes, 2 a 4 vezes ao longo do dia.

Exercício 2: Interrupções de visão

  1. Faça pequenas pausas quando estiver escrevendo, lendo ou usando o computador.
  2. Se concentre em objetos distantes, por pelo menos 20 segundos.
  3. Repita o exercício quantas vezes for possível.

Por isso, mantenha ativos os músculos dos seus olhos ao longo do dia!

Exercício 3: Benefício da inclinação da cabeça

  1. Em frente ao espelho, perceba se você costuma inclinar a cabeça para um lado.
  2. Se sim, dedique algum tempo todos os dias tentando, conscientemente, inclinar a cabeça na direção oposta.

Mais tranquilo agora que conhece os tratamentos para astigmatismo?

Fique atento aos sintomas de astigmatismo que podem ser um sinal de alerta para você. por exemplo:

  • Visão embaçada – Um dos sintomas mais comuns é a visão turva e o surgimento dessa alteração começa a refletir na maneira como a pessoa passa a enxergar a longa distância ou até mesmo objetos próximos.
  • Fotossensibilidade – se você tem astigmatismo é provável que fique incomodado em ambientes muito iluminados, principalmente se não estiver usando óculos ou se seu acessório não estiver adequado para o seu grau.

Outros sintomas: visão cansada, visão dupla, dores de cabeça e irritação ocular.

Assim sendo, caso você seja surpreendido com o diagnóstico de astigmatismo, mantenha a calma, pois viu aqui que não faltam opções de tratamentos para astigmatismo e uma delas vai te ajudar.

Logo, é importante conversar com seu oftalmologista para saber todos os detalhes de cada opção dos tratamentos para astigmatismo e, os contras e prós de cada um e qual é o melhor para o seu caso.

Em conclusão, procure manter hábitos saudáveis como praticar exercícios e ter uma alimentação equilibrada, por exemplo. Assim como, ficar em dia com seus exames e consultas ao oftalmologista, pois essas atitudes são extremamente importantes para garantir mais saúde para os olhos e todo o corpo, de forma geral.

Somos uma health tech comprometida em democratizar o acesso a lentes de qualidade. Estamos constantemente investindo em tecnologia e trazendo muita informação sobre a saúde dos olhos.

Quer checar como está a sua visão? Faça agora mesmo o nosso teste de visão gratuito e online. Como ele você terá resultados precisos sobre seu grau de miopia e astigmatismo.

tratamentos para astigmatismo - teste de visão

Ele não substitui a consulta ao oftalmologista, mas te ajuda na hora de comprar novos óculos ou, até mesmo, trocar as lentes.

Assine nossa newsletter e fique sempre atualizado no nosso portal de saúde com atualizações diárias.

Fontes:

Webmd.com

Youreyesite.com

Insightvisioncenter.com

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lenscope

Somos uma Health Tech que faz uso do que há de mais moderno na tecnologia para transformar a jornada de compra de lentes para óculos no Brasil. Com nosso serviço 100% online, você faz as lentes do seu óculos de grau pela internet, sem precisar sair de casa.

E, para nos ajudar a continuar desenvolver tecnologias exclusivas no Brasil e no Mundo, fomos selecionados para o programa Creative Startups da Samsung, além de fazer parte do Eretz.bio, incubadora de startups do Hospital Israelita Albert Einstein, considerado um dos melhores hospitais da América Latina. Também fazemos parte da Supera, incubadora da Universidade de São Paulo (USP/FM-RP) e do Cubo Itaú, um dos principais ecossistemas de startups do Brasil.

Conte com a gente para ver e se sentir bem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *