Tratamentos para estrabismo. Veja quais são os principais

tratamentos para estrabismo
  • por
5
(13)

Os principais tratamentos para estrabismo são: uso de tampão ocular, óculos de grau, lentes de prisma, além de aplicação de toxina botulínica e a cirurgia de correção do estrabismo. 

No artigo de hoje vamos trazer todos os detalhes sobre cada um dos tratamentos para estrabismo. Acompanhe. 

O que é o estrabismo?

O estrabismo, também conhecido por vesguice ou olho torto, é uma disfunção dos músculos oculares, resultando em um desvio de direção de um de nossos olhos. Assim, a quem  estrabismo não enxerga na mesma direção simultaneamente com os meus olhos.

Aliás, é por isso o estrabismo pode desenvolver a visão dupla (diplopia), quando já está no estágio avançado. 

Já as crianças que têm estrabismo podem desenvolver a ambliopia, podendo levar à perda da visão do olho afetado. Isso acontece, porque elas acabam usando em excesso o olho saudável, deixando o olho estrábico praticamente sem uso, podendo atrofiar. 

Então, você já reparou que esse distúrbio pode se manifestar desde o nascimento, como também por fatores genéticos, além condições de saúde, como diabetes, algum problema de visão, um AVC ou grau elevado de hipermetropia.

É um assunto bastante sério e não só relacionado à estética. É também uma questão de saúde. 

Mas, o que de fato acontece para o olho sofrer esse desvio? 

Por que acontece o estrabismo?

Tudo acontece por conta dos músculos oculares que temos e que usamos a todo o momento, responsáveis pelo movimento dos nossos olhos. 

Temos no total seis pares de músculos oculares comandados pelo nosso cérebro. Esses músculos trabalham a todo instante para a movimentação adequada e alinhada de nossos olhos.

No entanto, quando algo afeta diretamente o controle do movimento do músculo, acontece o desvio do olho, provocando, então, o estrabismo.

Esse artigo detalhado vai te ajudar a conhecer sobre todas as causas do estrabismo.

Agora, você sabia que existem vários tipos de estrabismo? Vamos falar um pouco sobre eles a seguir. 

Tipos de estrabismos

Os tipos de estrabismo são:

  • Estrabismo convergente (esotropia) – desvio para dentro;
  • Estrabismo divergente (exotropia) – desvio para fora;
  • Estrabismo vertical (hipertropia) – desvio para cima (em direção à testa) ou para baixo (em direção às bochechas); 
  • Estrabismo alternante – desvio alternado, ora o desvio é no olho esquerdo e ora no direito;
  • Estrabismo intermitente – variação do alinhamento e do desvio do olho (ora com e ora sem o desvio). Não se manifesta constantemente, sendo mais comum para desvios divergentes. 

Veja aqui os principais tipos de estrabismo.

Tratamentos para estrabismo 

Os tratamentos para estrabismo conta com os seguintes métodos:

  • Tampão ocular; 
  • Óculos de grau;
  • Cirurgia de correção;
  • Toxina Botulínica;
  • Lente de prisma

Saiba mais sobre os tratamentos para estrabismo a seguir:

Tampão Ocular

O uso do tampão ocular é comum para tratar o estrabismo infantil. A criança deve usá-lo durante algumas horas do dia e, em alguns casos, ao longo do dia todo. 

Basicamente, o tampão é colocado no olho sem o desvio. Assim, a criança estimula a visão do olho que tem o estrabismo. 

Óculos de Grau

Em alguns casos, o uso apenas do óculos de grau é suficiente para corrigir o desvio.

Aqui na Lenscope, por exemplo, trabalha com opções de lentes para óculos que podem ser usadas no tratamento do estrabismo. Nossas lentes corrigem a miopia (dificuldade para ver de longe), hipermetropia (dificuldade para ver de perto) e astigmatismo (dificuldade para ver de perto e de longe). 

Você pode ver todas as nossas lentes para óculos de grau aqui

Cirurgia de Correção

Alguns casos de estrabismo só são corrigidos com cirurgia. 

Aliás, a cirurgia de correção também é avaliada para curar o estrabismo infantil.

Geralmente, a cirurgia é indicada pelo médico especialista quando os demais tratamentos sugeridos não terem surtido efeito.

Basicamente, a cirurgia consiste em fazer um pequeno corte na conjuntiva que envolve o olho que tem estrabismo para reposicionar os músculos afetados e que controlam os movimentos oculares.

Mas, fica tranquilo, porque o procedimento é considerado avançado e seguro.

E atenção: é preciso conversar sempre com seu médico para a avaliação do tamanho do desvio, já que isso influencia se os músculos de um ou dos dois olhos devem ser operados.

Toxina Botulínica

A aplicação de Toxina Botulínica também pode servir para tratar o estrabismo.

Essa toxina é produzida por uma bactéria (Bacilo Clostridium Botulinum) e consegue bloquear os impulsos nervosos que chegam até o músculo afetado.

Quando é aplicada diretamente no músculo extrínseco ocular comprometido, ele fica paralisado e, consequentemente, acontece o alinhamento do olho.

Adiantamos que a recomendação desse tratamento é apenas para os adultos, após a devida avaliação médica.

Lentes de Prisma

Um prisma é colocado na lente dos óculos, fazendo com que os dois fundos de nossas retinas recebam a mesma imagem ao mesmo tempo.

Esse tratamento é recomendado para qualquer idade e é comumente indicado para estrabismos não acomodativos. Ou seja, quando é possível corrigir com o uso de óculos de grau.

Geralmente, os médicos especialistas recomendam esse tipo de lente para olhos que já tenham sofrido algum tipo de lesão e que precisem, portanto, de estímulo para formar imagens na região da retina que não tenha sido afetada.

Basicamente, a lente de prima desvia a imagem para uma direção oposta ao do desvio. Se o desvio acontece em direção ao nariz, por exemplo, o prisma direciona os olhos para o sentido oposto: para fora, em direção às têmporas. 

Cuide da saúde de seus olhos

Agora que você já sabe um pouco mais sobre os tratamentos para estrabismo, não deixe a saúde dos seus olhos para depois.  

Procure sempre se consultar com seu oftalmologista diante de qualquer incômodo na visão.

As crianças, muitas vezes, acabam não contando aos pais sobre sintomas que incomodam a visão e que podem denunciar problemas de vista, como o estrabismo.

Então, se você que está lendo nosso artigo já é pai ou mãe, fique atento ao comportamento de seus filhos e busquem sempre ajuda especializada. Além de fazerem exames de vista com frequência.

O estrabismo pode ser tratado em qualquer idade, mas os resultados são sempre melhores quando o diagnóstico é feito cedo e o tratamento seguido à risca desde o começo.

Lentes de óculos para estrabismo

Caso o seu tratamento para estrabismo seja com o uso de óculos de grau, nós da Lenscope conseguimos te ajudar! 

Nós somos um serviço de venda de lentes para óculos pela internet. Temos a missão de revolucionar o setor óptico no Brasil. Afinal, você não deveria gastar uma fortuna toda vez que precisa de nova lentes para enxergar bem. 

Todo o nosso processo de compra é feito de forma 100% online. Assim, conseguimos atender todo o Brasil.

Saiba mais sobre nossas opções de lentes para óculos.

Lentes mais indicadas para até 4 graus  

Para quem tem até 4 graus e está em busca de um óculos mais fino, é importante dar preferência por lentes de médio índice de refração como as lentes 1.59 ou 1.6. Essas são lentes que proporcionam lentes mais finas e leves. 

Essas também são as nossas opções de lentes da Lenscope para quem tem até 4 graus de miopia (dificuldade para ver de longe) ou hipermetropia (dificuldade para ver de perto).  Saiba mais sobre elas a seguir:

  •  Lentes Lenscope Poli 1.59 – são lentes de policarbonato, 10x mais resistentes e 30% mais finas e com menos distorções laterais em comparação às lentes de acrílico (CR-39) mais comuns do mercado.
  •  Lentes Lenscope Digital Comfort – são lentes que protegem os nossos olhos contra a luz azul nociva emitida pelas telas digitais que usamos no dia-a-dia. Elas são lentes de resina, material leve e resistente e possuem índice de refração de 1.6. 

Nós também temos as opções de lentes fotossensíveis que escurecem e clareiam de acordo com a luminosidade do ambiente. E também lentes escuras para óculos de sol com grau. 

Veja a seguir como elas são para até 4 graus.

  • Lentes Lenscope Poli 1.59 Fotocroma – são lentes de policarbonato e fotossensíveis que escurecem e clareiam de acordo com a luminosidade do ambiente. 
  • Lentes Lenscope Shades – são lentes escuras para óculos de sol com grau. Estão disponíveis em 6 cores diferentes: Cinza Dark Full, Cinza Gradiente, Marrom Full, Marrom Gradiente, Verde Full e Verde Gradiente.

Lentes mais indicadas para mais de 4 graus 

Quem tem alto grau de miopia ou hipermetropia e está em busca de um óculos mais fino, precisa prestar atenção ao índice de refração das lentes. 

Isso porque quanto maior é o índice de refração de uma lente, mais fino o seu óculos pode ficar. 

Aqui na Lenscope, você encontra as Lentes Lenscope LensAI 1.74, lentes superfinas com alto  índice de refração disponível hoje no mercado em nosso site.

Olha só as versões disponíveis em nosso site: 

  •  Lentes Lenscope LensAI 1.74 – são ideais para quem tem grau alto. Com índice de refração de 1.74 e feitas em resina, são mais leves e resistentes que os demais materiais de lentes para grau alto. 
  •  Lentes Lenscope LensAI 1.74 Digital Comfort – As Lentes Lenscope LensAI também estão disponíveis na versão com filtro de luz azul, protegendo nossos olhos da luz azul nociva emitida pelas telas digitais que usamos no  dia a dia. Elas são consideradas as lentes com filtro de luz azul superfinas. 
  • Lentes Lenscope LensAI 1.74 Fotocroma– São lentes fotossensíveis que escurecem e clareiam de acordo com a luminosidade do ambiente. 
  • Lentes Lenscope LensAI 1.74 Shades – são lentes escuras para óculos de sol com grau. Estão disponíveis em 6 cores diferentes: Cinza Dark Full, Cinza Light Gradiente, Marrom Full, Marrom Light Gradiente, Verde Full e Verde Light Gradiente.

Lentes mais indicadas para quem presbiopia e precisa de lentes multifocais

Quem tem presbiopia, recomenda-se o uso de lentes progressivas (multifocais). São lentes que permitem enxergar bem tanto de perto como de longe, sem ficar trocando de óculos o tempo todo.

E nós também temos muito orgulho de ser a primeira marca a tornar as lentes progressivas (multifocais) com a tecnologia de personalização mais acessíveis a todos aqueles que precisam de óculos multifocal. 

A personalização das lentes progressivas é a tecnologia mais avançada que existe hoje para otimizar a largura dos campos de visão.

Dessa forma, as melhores lentes progressivas são aquelas que são personalizadas para as suas necessidades.

Na personalização das lentes progressivas, os campos de visão da lente são produzidas de acordo com o seu estilo de vida.

Então, se você passa mais tempo do seu dia fazendo atividades que necessitam mais da sua visão para perto, o campo de visão de perto é otimizado.

A otimização do campo de visão para perto faz com esse campo tenha uma largura maior.

Consequentemente, você possui um conforto visual maior, além de conseguir enxergar melhor também.

E o mesmo acontece caso você passe a maior parte do dia realizando tarefas que exigem mais a visão para longe ou a visão intermediária.

Conheça as Lentes Lenscope Progress, personalizadas para o seu estilo de vida. 

O que achou do nosso artigo sobre tratamentos para estrabismo?

Esperamos que você tenha conseguido aprender um pouco mais sobre o estrabismo. Além dos tratamentos para estrabismo que existem. 

E se você é pai ou mãe, esperamos que você tenha ficado um pouco mais tranquilo. Pois é possível curar o estrabismo infantil a partir do diagnóstico precoce e correto. 

Conta pra gente se você conhecia algum desses tipos de tratamentos para estrabismo. E se conhece alguém que já fez algum dos tratamentos que mencionamos. É só escrever pra gente aqui nos comentários. 

Considerações finais

Nossos olhos são verdadeiros indicadores da nossa saúde e estar atento aos sinais e sintomas que eles nos mostram é de extrema importância. Cuidar da saúde ocular regularmente, visitando um oftalmologista, é essencial para garantir uma boa visão ao longo da vida, seja prevenindo doenças oculares ou tratando problemas de visão existentes.

Aqui na Lenscope, nós temos o propósito de levar informações sobre saúde ocular a todos e proporcionar acesso a lentes mais finas e óculos de qualidade por um valor mais acessível e com atendimento personalizado. . Então, caso você precise de lentes mais finas, pode contar com as nossas lentes de qualidade. Saiba mais sobre nossas lentes fazendo um orçamento online e gratuito em nosso site.

orçamento

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 13

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lenscope

A Lenscope descomplica a correção visual, oferecendo lentes para óculos com todos os tratamentos entregues em casa a uma fração do custo. Desenvolvemos tecnologias que possibilitam uma jornada 100% digital, precisa e acessível, permitindo oferecer produtos superiores até 70% mais baratos do que alternativas encontradas em ópticas tradicionais. Fomos incubados pela Eretz.bio, incubadora do Hospital Albert Einstein, acelerados pela Samsung, através do programa Creative Startups e recebemos apoio da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), no desenvolvimento tecnológico. Fazemos parte do Cubo Itaú e da Supera, parque tecnológico da USP de Ribeirão Preto.

Marcações:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *