Trauma ocular: principais causas e primeiros socorros

trauma ocular
  • por
5
(1)

Você já teve ou conhece alguém que teve algum trauma ocular? O trauma ocular é uma das causas menos reconhecidas de perda de visão no mundo. 90% delas poderiam ter sido evitadas com óculos de proteção. E uma mensagem importante: Nunca tente tratar você mesmo um trauma ocular grave. Sempre procure ajuda médica. 

Por isso, neste artigo, você vai aprender a identificar diferentes casos de lesões oculares e como fazer os primeiros socorros

Causas potenciais para trauma ocular grave

Olho arranhado (abrasão da córnea)

As causas comuns de abrasões na superfície do olho (abrasões da córnea) são cutucar ou esfregar o olho quando um corpo estranho está presente, como por exemplo, poeira ou areia. As abrasões da córnea são muito desconfortáveis e causam vermelhidão e forte sensibilidade à luz.

Objetos penetrantes ou estranhos no olho

Uma das principais causas de lesões graves no olho vêm de objetos que sofrem uma colisão e ficam presos no olho. Aliás, dependendo da gravidade, pode ser necessário um transplante de córnea.

Substância cáustica estranha no olho (queimadura química)

Exposições químicas e queimaduras geralmente são causadas por respingos de líquido que entram em seus olhos. Mas também podem ser causados de outras maneiras, como por exemplo esfregando os olhos e transferindo uma substância química das mãos para os olhos ou pulverizando-os com spray de cabelo ou outros aerossóis.

Pancada no olho

Este tipo de lesão normalmente ocorre quando um objeto em alta velocidade bate em seu olho, mas sem ficar preso a ele. Dependendo do objeto, o tipo de lesão será diferente, como inchaço ou inflamação dos olhos, sangramento ou hematomas.

Sintomas comuns de trauma ocular

Se você notar algum desses sinais em você ou em outra pessoa, procure ajuda médica imediatamente. Estes são sinais de possível lesão ocular grave, por exemplo:

  • Dor contínua no olho
  • Dificuldade em ver
  • Pálpebra cortada ou rasgada
  • Um olho não se move tão bem quanto o outro
  • Um olho sobressai da órbita mais longe do que o outro
  • O olho tem pupila de tamanho ou formato incomum
  • Há sangue na parte clara do olho
  • A pessoa tem algo preso no olho ou sob a pálpebra

Primeiros socorros em casos de trauma ocular

Olho arranhado (abrasão da córnea)

Se você sabe que algo arranhou seu olho, é muito importante consultar seu oftalmologista ou um pronto-socorro / centro de atendimento de urgência para buscar tratamento para sua lesão ocular.

Afinal, arranhões também podem tornar seu olho suscetível a infecções por bactérias ou fungos. Porque certos tipos podem entrar no olho através de um arranhão e causar danos graves em apenas 24 horas. Até mesmo pode resultar em cegueira. No entanto isso pode acontecer com mais facilidade se o objeto estiver sujo ou contaminado.

Mas, lembre-se também de que as infecções causadas por lesões nos olhos, como arranhões, podem se originar de fontes inesperadas, como as unhas de um bebê ou galhos de árvores.

Se você tiver um olho arranhado, não o esfregue. E não tape o olho. Porque bactérias gostam de lugares escuros e quentes para crescer e um patch pode fornecer o ambiente ideal. Simplesmente mantenha o olho fechado ou cole um copo de papel ou proteção para os olhos sobre ele. Consulte seu médico o mais rápido possível para verificar esse tipo de lesão.

Objetos penetrantes ou estranhos no olho

Se um objeto estranho, como metal ou um anzol, penetrar em seu olho, visite o pronto-socorro / centro de atendimento urgente imediatamente. Porque você pode causar ainda mais ferimentos se tentar remover o objeto sozinho.

Se possível, tente prender um copo de papel ou protetor ocular frouxamente para protegê-lo; então procure ajuda.

Corpos estranhos de metal podem formar rapidamente um anel de ferrugem e uma cicatriz significativa. Por isso o seu oftalmologista deve remover o mais rápido possível.

Substância cáustica estranha no olho (queimadura química)

Pode ser assustador ser espirrado ou borrifado inesperadamente no olho por outras substâncias que não água limpa e inofensiva. Isso porque algumas substâncias queimam ou ardem, mas são bastante inofensivas a longo prazo, enquanto outras podem causar ferimentos graves. A composição básica do produto químico envolvido pode fazer muita diferença, como por exemplo:

  • Ácido: Como regra geral, os ácidos podem causar vermelhidão e queimaduras consideráveis, mas podem ser eliminados com bastante facilidade.
  • Alcalino: As substâncias ou produtos químicos básicos (alcalinos) são muito mais sérios, mas podem não parecer, porque não causam tanta dor ou vermelhidão ocular imediata quanto os ácidos. Alguns exemplos de substâncias alcalinas são limpadores de forno, limpadores de vasos sanitários e até pó de giz.

Por isso, se você sentir que algo estranho respingou em seu olho, coloque a cabeça sob um jato constante de água da torneira, em temperatura ambiente, por cerca de 15 minutos. Deixe-o escorrer pelos olhos e pelo rosto.

Em seguida, chame seu oftalmologista ou vá à uma sala de emergência / centro de atendimento urgente para ver o que é recomendado para sua lesão ocular. Diga à pessoa ao telefone exatamente que tipo de substância entrou em seu olho e o que você fez a respeito até agora.

Você pode colocar uma compressa fria e úmida ou uma bolsa de gelo no olho, mas não esfregue.

Mas, dependendo da substância, os efeitos da exposição a produtos químicos que causam lesões oculares podem variar de irritação leve e olhos vermelhos a lesões oculares graves e até cegueira.

Pancadas nos olhos

Pancadas nos olhos podem causar diferentes tipos de lesões em seu olho.

Inchaço dos olhos

O inchaço dos olhos e as pálpebras inchadas podem resultar de uma pancada no olho, como por exemplo uma bola de tênis se movendo em alta velocidade.

O melhor tratamento imediato para esse tipo de lesão ocular é uma bolsa de gelo.

Você pode ficar com um olho roxo (hematoma ao redor do olho), mas você deve consultar um oftalmologista para se certificar de que não há danos internos.

Hemorragias subconjuntivais (sangramento ocular)

Esta lesão ocular geralmente parece pior do que realmente é. Uma hemorragia subconjuntival envolve o vazamento de sangue de uma ou mais rupturas em um vaso sanguíneo que fica entre o branco do olho (esclera) e sua cobertura transparente (conjuntiva).

As hemorragias subconjuntivais são bastante comuns e podem ocorrer até mesmo em lesões menores no olho. Eles podem estar limitados a uma pequena parte do olho ou podem se estender, fazendo com que a esclera branca pareça vermelho brilhante.

A hemorragia subconjuntival é indolor e não causa perda de visão temporária ou permanente. Nenhum tratamento é necessário. Ao longo de várias semanas, o sangue irá clarear e o olho voltará ao seu aspecto normal.

Irite Traumática

A irite traumática é a inflamação da parte colorida do olho que envolve a pupila (íris) e ocorre após uma lesão no olho. Pode ser causada por uma cutucada no olho ou uma pancada com objeto contundente, como uma bola ou uma mão.

Geralmente requer tratamento. Mas, mesmo com tratamento médico, existe o risco de diminuição permanente da visão.

Hifemas e fraturas por explosão orbital

Hifemas e fraturas por explosão orbital são lesões oculares graves e emergências médicas. Eles são causados por traumatismo contundente significativo no olho e rosto, como ser atingido por um taco de beisebol ou levar um chute.

Já teve algum trauma ocular?

Se você tiver qualquer trauma, entre em contato com seu oftalmologista imediatamente para obter orientação. Lembre-se também de nunca esfregar seus olhos, principalmente em época de pandemia de Covid-19. Pois seu olho pode servir como porta de entrada para o vírus, caso você tenha tocado numa superfície infectada.

Trate todas as lesões oculares como emergências potenciais e nunca hesite em contatar ou consultar um oftalmologista imediatamente. Não espere sentir piora em sua visão para procurar ajuda médica. Mantenha uma rotina e vá pelo menos uma vez por ano checar sua saúde visual. 

Você pode realizar um teste rápido 100% gratuito em nosso site para verificar a receita de óculos. Não corra riscos com sua visão. Lembre-se, você tem apenas um par de olhos.

trauma ocular - teste de visão

Fontes e referências:

EyeWiki

AllAboutVision

American Academy of Ophthalmology

Medscape

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lenscope

A Lenscope descomplica a correção visual, oferecendo lentes para óculos com todos os tratamentos entregues em casa a uma fração do custo. Desenvolvemos tecnologias que possibilitam uma jornada 100% digital, precisa e acessível, permitindo oferecer produtos superiores até 70% mais baratos do que alternativas encontradas em ópticas tradicionais. Fomos incubados pela Eretz.bio, incubadora do Hospital Albert Einstein, acelerados pela Samsung, através do programa Creative Startups e recebemos apoio da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), no desenvolvimento tecnológico. Fazemos parte do Cubo Itaú e da Supera, parque tecnológico da USP de Ribeirão Preto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *