Triquíase: entenda o que é, causas e tratamentos

triquíase
  • por
5
(4)

A triquíase é um desvio dos cílios, fazendo com que eles cresçam em direção à superfície da córnea. Alguns fatores como um trauma no olho, por exemplo, podem ser responsáveis por esta condição. Contudo, apesar de causar alguns sintomas específicos, a triquíase pode ser tratada após o diagnóstico. Por isso, preparamos este artigo mostrando tudo o que você precisa saber sobre os riscos, os sintomas e como diagnosticar a triquíase.

O que é triquíase?

De forma direta, a triquíase é uma doença das pálpebras que se caracteriza pelo desalinhamento dos cílios, que crescem internamente na direção do olho. À medida que esses cílios se desenvolvem, eles causam atrito contra partes do olho, levando à irritação. Nesse caso, os cílios atritam com a conjuntiva, que é uma membrana fina que envolve a esclera, a parte branca do olho, e com a córnea, que envolve a íris e a pupila

Apesar de poder ocorrer em qualquer idade, a triquíase afeta mais os adultos. Além disso, ela pode se apresentar semelhante ao entrópio (condição em que a pálpebra está voltada para dentro). Contudo, o manejo é diferente, pois o problema é a direção do crescimento dos cílios e não um mau posicionamento das margens.

Claro que esta condição não ocorre do nada, mas sim causada por alguns fatores específicos. 

Quais são as causas da triquíase?

Inúmeros fatores e condições médicas podem desencadear a triquíase. Por isso, listamos abaixo os principais responsáveis.

Tracoma

O tracoma é uma infecção que afeta os dois olhos, causada pela bactéria Chlamydia trachomatis. Inicialmente, ela ataca os olhos e causa irritação, uma condição conhecida como conjuntivite ou olhos rosados. Conforme o tracoma avança, ele distorce a visão e causa dor nos olhos. E, se a infecção não for tratada, ela causará cicatrizes nas pálpebras e os cílios virarão em direção ao olho.

  • Epiblepharon

Esta é uma doença hereditária da pele. Faz com que a pele ao redor dos olhos fique frouxa e forme dobras. Essas dobras fazem com que seus cílios fiquem na posição vertical, podendo esfregar contra os olhos e causar irritação.

  • Herpes zoster

Esta é uma doença ocular causada por um vírus chamado herpes-zoster. Esta infecção causa inflamação severa nos tecidos dos olhos. E, em casos graves, esta infecção pode causar cicatrizes nos olhos, o que pode levar à perda de visão.

  • Trauma ocular

Lesões oculares também podem contribuir para a triquíase. Por exemplo, se você for acidentalmente queimado por fogo ou fluidos quentes em seu rosto, seus olhos também podem ser afetados; sua pálpebra pode ficar inchada e dolorida.

  • Blefarite

Blefarite é uma condição em que suas pálpebras ficam inchadas ou inflamadas e vermelhas. Isso ocorre quando bactérias e flocos de óleo se desenvolvem na parte inferior da pálpebra em grandes quantidades.

  • Síndrome de Stevens-Johnson

Esse distúrbio ocorre quando você reage a certos medicamentos ou como resultado de uma infecção na pele e afeta a pele e a membrana mucosa. Ele começa como gripe e progride para erupções cutâneas roxas ou vermelhas que podem se espalhar para a pele. Em seguida, forma bolhas em seus olhos, boca e nariz.

Quais são os sintomas da triquíase?

Pessoas com triquíase tendem a ficar com o olho vermelho e irritado, como se houvesse algo, como um corpo estranho nos olhos. Além disso, elas desenvolvem lacrimejamento e sensibilidade e às vezes dor quando exposto à luz. Com isso, se a condição persistir, podem ocorrer cicatrizes na córnea. Dá-se então a importância de diagnosticá-la e tratá-la quanto antes.

Como diagnosticar a triquíase?

O diagnóstico é feito por meio de um teste físico e um exame clínico. Inicialmente, o médico baseia o diagnóstico nos sintomas e nos achados do exame. No teste físico, o oftalmologista verifica se há inchaços e vermelhidão nos olhos. Já, no exame clínico, sob o biomicroscópio, ele deve avaliar a margem da pálpebra, a lamela posterior e os fórnices (procurando por simbléfaro ou cicatriz). 

O exame deverá revelar se há cílios apontando para trás em contato com a conjuntiva ou a córnea.  Afinal, os cílios podem estar em sua posição normal e podem estar crescendo atrás dos cílios normais. Além disso, o médico deverá procurar cicatriz da margem palpebral secundária à inflamação. 

A triquíase é diferenciada do entrópio involucional, onde a margem da pálpebra se transforma e faz com que os cílios normais esfreguem contra a córnea. Frequentemente, isso é denominado triquíase secundária ou pseudo-triquíase.

Seu médico também pode usar um teste de lâmpada de fenda para identificar problemas nas pálpebras e em outras partes do olho. Nesse exame, você coloca tinta fluorescente nos olhos para secar as lágrimas e usa um microscópio e uma lâmpada de fenda de alta intensidade para visualizar o olho.

Quais são os tratamentos para a triquíase?

Para tratar a triquíase, alguns procedimentos cirúrgicos podem ser sugeridos pelo oftalmologista como:

  • Ablação — É um procedimento que envolve o uso de lasers ou ondas de radiofrequência para extrair cílios e folículos. Neste procedimento, seu médico deverá administrar um medicamento anestésico para reduzir a dor e fazer você se sentir bem durante o processo;
  • Criocirurgia — É um procedimento onde temperaturas de congelamento são usadas para eliminar tecidos anormais em seu corpo. Nitrogênio líquido, argônio e dióxido de carbono podem ser usados ​​neste procedimento. Antes de iniciar o procedimento, seu médico lhe dará todas as instruções a serem seguidas para garantir que a cirurgia seja bem-sucedida.

No entanto, a criocirurgia pode causar complicações indesejáveis ​​para você. Esses riscos incluem:

  • Os tecidos circundantes da pálpebra podem ser danificados;
  • Pode causar infecções;
  • Causar cicatrizes nos cílios;
  • Úlceras na córnea;
  • Eletrólise (Neste procedimento, o médico usa corrente elétrica de baixa voltagem e ondas curtas para remover cílios e folículos. A eletrólise pode causar danos mínimos em sua pele, além de fazer você se sentir desconfortável durante o procedimento).

Agora que você já conhece os sintomas e tratamentos para a triquíase, é importante ter em mente que o seu médico é seu amigo. Por isso, é importante visitá-lo regularmente. Afinal, a saúde é nosso bem mais precioso, não é mesmo? Por isso, devemos cuidar da nossa saúde geral e também da saúde dos olhos. Ou seja, visitar o oftalmologista é importante, porém, fazer testes de visão também é fundamental para manter suas vistas saudáveis.

Você está cuidando da saúde dos seus olhos?

Muitas vezes é difícil tirarmos um tempo para fazer um teste de visão em nosso dia a dia, não é mesmo? Principalmente agora, em meio à pandemia, quando evitamos ao máximo sair de casa. Por isso, nós da Lenscope desenvolvemos um teste de visão com tecnologia exclusiva, totalmente desenvolvida por especialistas e pensada para você. Assim, você pode testar seus olhos de forma gratuita e sem sair de casa. Ou seja, não há mais desculpa para você não cuidar dos seus olhos. Faça agora nosso teste de visão online e gratuito!

triquiase - teste de visão

Gostou do conteúdo? Mas, não vá ainda! Afinal, queremos saber o que achou, então deixe um comentário abaixo.

Fontes:

Healthjade

Medicpassion

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 4

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lenscope

A Lenscope descomplica a correção visual, oferecendo lentes para óculos com todos os tratamentos entregues em casa a uma fração do custo. Desenvolvemos tecnologias que possibilitam uma jornada 100% digital, precisa e acessível, permitindo oferecer produtos superiores até 70% mais baratos do que alternativas encontradas em ópticas tradicionais. Fomos incubados pela Eretz.bio, incubadora do Hospital Albert Einstein, acelerados pela Samsung, através do programa Creative Startups e recebemos apoio da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), no desenvolvimento tecnológico. Fazemos parte do Cubo Itaú e da Supera, parque tecnológico da USP de Ribeirão Preto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *