tumor ocular

Tumor ocular: metade dos casos de retinoblastoma são diagnosticados tardiamente

0
(0)

O tumor ocular surge, na maioria das vezes, decorrente de outro tipo de câncer que  se espalhou para o olho, como câncer de mama, pulmão, intestino ou próstata. Apesar de menos comum, também é possível que o tumor surja diretamente no olho, sem vínculo com outra região do corpo. Ou seja, não existe somente um tipo de tumor ocular, mas vários. No artigo de hoje vamos explicar melhor sobre tumores oculares em geral, mas com foco no retinoblastoma.

Entenda o que é essa doença e porque é um problema que metade dos casos são diagnosticados tardiamente. 

O que é um tumor ocular?

Por ser muitas vezes um tumor secundário, ou seja, proveniente de outra região do corpo, o tumor ocular pode ser classificado de diversas maneiras. Os tipos de tumores oculares mais comuns são:

  • Melanoma ocular
  • Carcinoma celular escamoso
  • Linfoma
  • Retinoblastoma

Um detalhe importante sobre esse tipo de tumor é que ele ocorre na parte interna do olho, e não na pálpebra. Além disso, assim como outros tumores, o tumor ocular também pode ser benigno (não cancerígeno) ou maligno (cancerígeno) .

Sintomas de tumor ocular

Nem todos os casos de câncer ocular causam sintomas, mas os sinais mais comuns da doença incluem:

  • Flashes de luz
  • Distorção visual
  • Perda de visão completa ou parcial
  • Glaucoma
  • Visão turva
  • Mudança na aparência do olho
  • Caroço nas pálpebras ou ao redor do olho
  • Irritação ocular, olho vermelho ou conjuntivite
  • Mudança no tamanho ou forma da pupila

Retinoblastoma: o tumor ocular que ocorre em crianças

O retinoblastoma é um tipo raro de tumor ocular que afeta, em geral, crianças com menos de 5 anos. 

Na maioria dos casos, crianças que desenvolvem retinoblastoma herdaram a condição de um gene de seus pais que causa a doença. Essas crianças tendem a ter retinoblastoma mais cedo e em ambos os olhos. Esse tipo de câncer começa na retina, quando as células nervosas começam a crescer e se multiplicar. Com o passar do tempo, essas células formam um tumor e se espalham para dentro e ao redor do olho.

Se não tratado, as células cancerígenas do retinoblastoma podem se espalhar para outras partes do corpo, incluindo o cérebro e a coluna.

Principais sintomas de retinoblastoma

O retinoblastoma costuma apresentar alguns sinais característicos. Por isso, se seu filho apresentar alguns desses sintomas, leve-o o quanto antes a um oftalmologista:

Reflexo pupilar branco

A pupila fica branca quando em contato direto com algum tipo de luz, como flash de câmera.

Olho preguiçoso

Também conhecido como estrabismo, quando um olho não acompanha a direção do outro. Apesar de menos comum, o retinoblastoma também pode causar:

  • Problemas de visão
  • Dor nos olhos
  • Vermelhidão da parte branca do olho
  • Sangramento na parte frontal do olho
  • Uma cor diferente em cada íris (parte colorida do olho)
  • Vermelhidão dos olhos
  • Inchaço nos olhos

Se o câncer se espalha para fora do olho, os sintomas também podem incluir:

  • Perda de apetite e perda de peso
  • Dor de cabeça
  • Vómito
  • Caroços no pescoço

50% dos casos de retinoblastoma são diagnosticados tardiamente e infelizmente, hoje em dia quase metade dos casos são diagnosticados já em estágio avançado. Segundo o Dr. Rubens Belfort Neto, presidente da Sociedade Pan-Americana de Oncologia Ocular entre 2016 e 2018, cabe ao médico oftalmologista se atentar aos primeiros sinais da doença:

“É um câncer muito raro. Nesses casos, é difícil você educar toda a população sobre todas as doenças muito raras. (…) Então a gente sempre foca em educar os médicos oftalmologistas para que eles suspeitem de retinoblastoma e, no caso de uma suspeita forte, encaminhem para um super especialista”.


O principal perigo do diagnóstico tardio é que, assim como em outros tipos de câncer, quanto mais tarde se descobre, menores são as chances de cura. No entanto, da mesma forma, quando diagnosticado precocemente, a cura ocorre em 90% dos casos.

Causas do retinoblastoma

Apesar de grande parte dos casos de retinoblastoma ser hereditário, existem outros fatores que podem levar ao surgimento da doença. 

Conheça os principais deles:

  • Retinoblastoma herdável ou bilateral

A principal causa de retinoblastoma está na presença de uma mutação genética no DNA da criança. Essa mutação pode ocorrer na fase embrionária, ou seja, ainda no útero, ou ser herdada de um dos pais.

Na maioria das vezes, o retinoblastoma é bilateral (em ambos os olhos), mas às vezes é encontrado cedo o suficiente para que ainda esteja apenas em um olho. Como crianças com essa forma de retinoblastoma têm alterações genéticas em todas as células do corpo, elas também correm maior risco de desenvolver alguns outros tipos de câncer. 

  • Retinoblastoma não herdável (esporádico)

Nesse tipo de retinoblastoma, ao invés de mutação genética, o surgimento da doença ocorre primeiro apenas em uma célula de um olho. Nesses casos não há risco de passar a condição hereditariamente. 

Embora ainda não se saiba ao certo qual a causa exata do tumor, a principal hipótese é que ele resulte de erros genéticos aleatórios que às vezes ocorrem quando as células se dividem para fazer novas células. Ainda não existem causas conhecidas relacionadas ao estilo de vida das crianças, por isso é importante lembrar que infelizmente não é possível prevenir a doença.

Notou algum sintoma de tumor ocular?

Apesar de não ser possível prevenir o retinoblastoma, a doença é curável quando diagnosticada no estágio inicial. Por isso, é extremamente importante se atentar aos sintomas e, se necessário, procurar ajuda médica para um tratamento rápido e adequado. Nós da Lenscope temos a missão de levar informações sobre saúde visual e lentes de óculos acessíveis para o maior número de pessoas possível. Para isso, contamos com um modelo de negócios 100% online, que oferece mais praticidade, preços justos e segurança na hora de comprar óculos de grau. 

Aproveite para saber agora mesmo se você tem miopia ou astigmatismo.

tumor ocular - teste de visão

Não se esqueça também de se inscrever na nossa newsletter para continuar informado sobre saúde visual.

Fontes:

Very Well Health

NHS

John Hopkins Medicine

Cancer.org

Cancer Research UK

American Academy of Ophthalmology

Cancer.net

Mayo Clinic

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lenscope

Somos uma Health Tech que faz uso do que há de mais moderno na tecnologia para transformar a jornada de compra de lentes para óculos no Brasil. Com nosso serviço 100% online, você faz as lentes do seu óculos de grau pela internet, sem precisar sair de casa.

E, para nos ajudar a continuar desenvolver tecnologias exclusivas no Brasil e no Mundo, fomos selecionados para o programa Creative Startups da Samsung, além de fazer parte do Eretz.bio, incubadora de startups do Hospital Israelita Albert Einstein, considerado um dos melhores hospitais da América Latina. Também fazemos parte da Supera, incubadora da Universidade de São Paulo (USP/FM-RP) e do Cubo Itaú, um dos principais ecossistemas de startups do Brasil.

Conte com a gente para ver e se sentir bem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *