Usar celular prejudica a visão no período de isolamento social

Acordar mais tarde, comer, dormir, trabalhar home office. Essas têm sido as tarefas da maioria dos brasileiros durante esse período de isolamento social.

E o que tem de errado nisso? 

Com o isolamento social, nos sobra mais tempo e menos opções do que fazer, já que não podemos sair e praticar outras atividades.

Por isso, tendemos a usar mais o celular, e isso pode prejudicar a nossa visão. Mas existem jeitos de consertar isso, e muitas alternativas de coisas para fazer nesse período.

Vamos te explicar em detalhes agora!

Por que estamos em isolamento social?

O Brasil está, atualmente, vivendo uma pandemia de Coronavírus (Covid-19), uma doença viral que se originou na China, na cidade de Wuhan, e se espalhou pelo mundo.

Atualmente, no nosso país, até o momento em que esse artigo foi escrito, temos quase 4.000 casos confirmados da Covid-19, e 111 mortes.

E como se adaptar a essa realidade de isolamento social? O que fazer?

De acordo com a psicóloga Juciane Castilho, em época de isolamento social é importante estabelecer uma rotina.

“A rotina nos ajuda a manter o psicológico equilibrado”, explica. 

Mas, ainda de acordo com Juciane, a rotina não se resume a um dia corrido e cheio de tarefas.

Você pode estabelecer pequenas metas semanais, como por exemplo, se comprometer a ler um livro, assistir a um curso online, ou fazer um pouco de exercício.

E por que isso é importante?

Além de ser um fator importante para o nosso psicológico, fazer novas atividades de maneira mais equilibrada nos permite descansar mais.

Em época de isolamento social, presenciamos um verdadeiro bombardeio de lives no Instagram, de conteúdo online gratuito, de videochamadas e conversas longas no WhatsApp para dar conforto à solidão.

E, de fato, é excelente como a tecnologia virou nossa aliada e tem nos ajudado nessa época de crise, entretanto, é preciso utilizar com moderação.

Para você ter uma ideia, desde que o isolamento social se iniciou, o uso do WhatsApp cresceu 76% no mundo todo de acordo com a revista EXAME. Ou seja, existe uma parcela grande de pessoas passando mais tempo no celular.

Esse é apenas um exemplo para que você entenda o efeito negativo que isso pode ter.

Além da nossa rotina usual de trabalho, na qual os nossos olhos ficam expostos aos raios de luz azul violeta (que são prejudiciais), passamos o resto do dia expondo nossos olhos a essa luz também.

A luz azul da tela do celular pode causar uma síndrome chamada de síndrome da visão por computador (CVS). Essa síndrome nada mais é do que o uso excessivo de aparelhos digitais.

Ao passarmos maior parte do nosso tempo nos celulares e computadores, colocamos uma concetração muito grande diante das telas.

E por conta disso, piscamos com menor frequência fazendo com que não aconteça a lubrificação dos olhos com a lágrima.

Por isso começamos a sentir ardência nos olhos, dores e até cansaço visual.

Além desses, veja outro sintomas que nos últimos dias você pode ter sentido ao usar muito tempo seu celular:

Sintomas de quando o celular está prejudicando a visão

  • Dores de cabeça
  • Dor no pescoço / ombro
  • Tensão ocular
  • Olhos secos ou irritados
  • Atenção reduzida
  • Irritabilidade

Portanto, é importante que, ao utilizar o celular ou durante o seu trabalho home office por exemplo, você faça uma pausa a cada 20 ou 40 minutos.

Basta olhar para o horizonte (fora da tela do celular ou computador) por pelo menos 20 segundos.

Isso permite que os nossos olhos descansem, não fiquem ressecados, nosso corpo não fique tensionado e ainda diminui as nossas chances de adquirir algum problema na visão, como a miopia que é bastante comum ocorrer para quem utiliza muito o celular.

Por isso, também, as crianças não devem ser muito expostas à luz azul de aparelhos digitais, por mais que com o isolamento social seja tentador deixá-las distraídas com um desenho animado ou joguinho no tablet.

Se você passa muito tempo no celular, considere utilizar, mesmo que você não tenha grau, um óculos com proteção para luz azul! Saiba como funciona o óculos com filtro de luz azul

Já que não podemos sair, o que fazer para se distrair?

A atividade home office pode te ajudar nesse período. Mas no tempo livre ou aos finais de semana, você também pode explorar outras atividades, e isso é bom principalmente para os nossos olhos.

É hora de tentar atividades novas ou resgatar algumas antigas. Vamos te dar umas dicas para isso!

10 aplicativos e iniciativas para ajudar no isolamento social

  • Udemy

A Udemy, plataforma de cursos online, disponibilizou 55 cursos online gratuitos.

Uma ótima opção para estudar sem sair de casa! Os cursos abrangem várias especialidades, desde Excel até Marketing ou Programação.

  • Netflix

Que tal aproveitar esse tempinho a mais para colocar as séries em dia? Ou ainda, assistir àqueles filmes clássicos que você nunca viu, ou descobrir um documentário interessante. 

  • Amazon

A Amazon liberou alguns livros gratuitos para te ajudar a se distrair, relaxar, ou aprender algo durante o isolamento social.

Aproveite! Mas, caso você tenha livros físicos que antes não teve tempo de ler, essa é a hora!

  • ZenKlub

Em situação de isolamento social, é comum a gente sentir medo pela situação, ansiedade, pânico, tristeza de estar isolado.

A Zenklub é uma plataforma de atendimento psicológico online.

Durante esse período de isolamento social, eles estão fazendo uma promoção especial nos valores para atendimento. Cuide de você e da sua mente. Não tenha vergonha de procurar ajuda!

  • Duolingo

Infelizmente, não temos previsão de quanto tempo vai durar o período de isolamento social, mas isso pode ser visto de uma perspectiva positiva: é perfeito para aprender um idioma novo.

O aplicativo Duolingo promove pequenas lições diárias (que duram minutos) para você aprender e praticar um novo idioma. Dá para escolher vários!

  • Meditação

Já pensou em meditar?

A prática promove relaxamento, alivia a tensão e equilibra o nosso psicológico, coisas muito importantes para o isolamento social.

Existem muitos podcasts e vídeos de meditação guiada que te ajudam a praticar, mesmo que você não tenha costume, e mesmo que queira meditar por apenas 5 minutos.

  • Exercícios em casa

Para o bom equilíbrio da mente, o corpo tem que acompanhar.

É importante realizar pelo menos 30 minutos de exercícios ou alongamentos todos os dias, para manter nossas articulações, ossos, massa muscular estimulados e melhorar o sistema imunológico.

Além disso, realizar atividades físicas nos ajuda a liberar serotonina, hormônio que contribui para o nosso bem-estar e bom-humor.

  •  Novo hobby

Você se lembra de algo que fazia antes e abandonou? Desenhar, tocar violão, qualquer coisa.  Tente resgatar esses hobbies, ou ainda, tente aprender algo que sempre quis.

Aproveite a grande oferta de conteúdos gratuitos e profissionais à disposição online (com cuidado para não ficar muito tempo no celular!).

  • Casa arrumada

Há quem diga que esse período veio para nos ajudar a nos organizar – por dentro e por fora. Por isso, além de refletir e cuidar do corpo e da mente, se organize.

Arrume sua casa, seu quarto. Limpe, separe coisas para doar depois da pandemia.

Se já quis mudar um móvel de lugar, mude. Mudanças e renovações são sempre importantes.

  • Mais sonhos, mais planos

Você se lembra de quem você era, o que queria, o que sonhava? Ou deixou a correria do dia a dia apagar isso de você? Pois bem, é hora de fazer disso novamente uma prioridade.

Pegue um papel e duas canetas de cores diferentes. Faça uma lista do que você já conquistou de bom, e outra lista do que você ainda almeja conquistar.

O que puder ser feito desde já, em casa, online, tire do papel!

Gostou?

Não se esqueça: #fiqueemcasa. Aproveite as nossas dicas para se renovar!

E conte para a gente nos comentários… o que você tem feito no isolamento social? Como está sendo para você lidar com isso?

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Veja todas as medidas da Lenscope frente ao COVID-19.

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