Usar máscara com óculos: 7 dicas que você precisa saber

usar máscara com óculos
  • por
3.3
(27)

Usar máscara com óculos se tornou um desafio para todos aqueles que precisam do óculos para ver bem. Apesar de nos ajudar a nos manter protegidos contra o novo Coronavírus, a máscara se mostrou bastante incômodo para quem tem que usar óculos, principalmente quando o óculos embaça por causa da máscara.

Neste artigo trouxemos algumas dicas para você sobre como usar máscara com óculos, com mais conforto.

Situações que você vai passar ao usar óculos com máscara

Mesmo antes do advento do coronavírus, se você andar de um lugar frio para um lugar quente, as lentes podem embaçar. Isso fica mais comum no inverno.

Às vezes, se você tiver sorte, apenas a parte inferior de seu óculos ficará embaçada com sua respiração, então você pode olhar através da parte superior de suas lentes o suficiente para não tropeçar. Mas é bem comum que as lentes embacem por completo ao você expirar.

Por que os óculos embaçam com a máscara de proteção para COVID-19?

Devido ao fluxo de ar limitado, o embaçamento dos óculos tende a ser mais comum quando se usa uma máscara médica ou de pano, pois a maior parte do ar sai pela parte superior da máscara.

Quando você expira, seu hálito quente entra em contato com suas lentes mais frias, o que embaça suas lentes e turva sua visão.

Esse vapor também cria um excesso de umidade ao redor dos óculos, o que reduz a aderência da armação ao nariz e facilita o deslizamento do óculos pelo rosto.

Dicas para usar máscara com óculos

Trouxemos 7 dicas para te ajudar a evitar que seu óculos embace com máscara. Recomendamos que você experimente essas dicas antes de sair de casa para garantir que sua máscara esteja segura e você não precise mexer nela ou tocar seu rosto quando estiver na rua.

1. Use um pedaço de papel

A primeira dica é mais simples do que parece. Use um pedaço de papel guardanapo (de preferência o mais macio que tiver), dobre pouco menos da metade e coloque por dentro da máscara, na parte onde é encaixada seu nariz.

Dessa forma, a umidade será isolada no pedaço de papel evitando que as lentes embacem e possam te atrapalhar em algumas tarefas.

Nós filmamos para te ajudar com isso ????

2. Certifique-se de que sua máscara esteja bem ajustada

Uma máscara bem ajustada é a primeira coisa que você precisa verificar. Isso não apenas ajuda a mantê-lo protegido contra quaisquer partículas transportadas pelo ar, mas também evita que uma quantidade excessiva de ar escape por cima e embace suas lentes.

Para o melhor ajuste, sua máscara deve ser ajustada contra seu nariz e bochechas. E não deve haver nenhuma folga ou espaço para o ar escapar.

Se sua máscara não estiver apertada o suficiente quando você a colocar pela primeira vez, tente apertar as tiras para um ajuste seguro. Ou opte por um tamanho menor.

Outra dica é procurar por modelos de máscaras que possuam ajustes no nariz.

 usar máscara com óculos

 

Se sua máscara ficar um pouco folgada, você pode tentar ajustá-la sozinho. Se você tiver folga suficiente nas alças de orelha, tente torcê-las em forma de ‘X’ e, em seguida, colocá-las ao redor das orelhas.

Com as máscaras auto-ajustáveis, você mesmo pode ajustá-las para que a máscara se ajuste mais perto do seu rosto – apenas certifique-se de não amarrá-las com tanta força, para evitar que você sinta desconforto ou dores atrás das orelhas depois de um tempo usando a máscara.

3. Prenda a máscara em volta do nariz

Fixar a máscara ao redor do nariz é outra maneira de usar máscara com óculos. Fazendo isso, é possível limitar a quantidade de ar que escapa para cima, e assim, evitar o embaçamento do óculos.

Experimente mover a máscara ainda mais para cima no nariz (se for confortável para você). E descanse os óculos sobre ela para ajudar a selar a máscara.

Se isso não funcionar ou se sua máscara não puder ser puxada tão alto, tente usar um pequeno pedaço de esparadrapo para prender a máscara na ponte do nariz.

Isso ajuda a formar uma vedação para evitar que sua respiração escape para cima.

4. Impeça que seus óculos escorreguem pelo nariz

Óculos escorregando constantemente pelo nariz pode ser um incômodo, então por que não tentar enrolar o cordão da máscara nas laterais dos óculos em vez de enrolar na orelha?

Isso pode ajudar a tornar seus óculos e máscara mais seguros. Apenas tenha cuidado ao tirar os óculos, pois a máscara estará presa nele.

Pode ser que sua armação esteja escorregando porque ela não está cabendo em você tão bem quanto antes.

Isso acontece com o uso do dia-a-dia, principalmente porque usamos nosso óculos o dia todo e é normal que ele precise de ajustes frequentes.  

5. Utilize a técnica do sabão neutro seco

Você vai precisar somente de um sabão seco e seu paninho de microfibra (fanelinha).

Olha só como é simples ????

  • Aplique primeiro o sabão seco neutro nas lentes. Atenção: não use sabões ou sabonetes com aromas ou hidratantes;
  • Passe o paninho de microfibra seco nas lentes até ficar transparente;
  • Ajuste seu óculos com a máscara de preferência as lentes por dentro;

E registramos isso pra ficar ainda mais fácil. Confira no vídeo:

6. Limpe suas lentes

Pode ser que suas lentes estejam propensas a embaçar se já faz um tempo que não foram limpas.

Sugerimos o uso de um lenço microfibra, água em temperatura ambiente e sabão neutrou, ou spray específico para limpar lentes.

Caso você tenha dúvidas da melhor forma de deixar suas lentes limpas, não deixe de ler nosso artigo especial com várias dicas para limpeza de óculos.

7. Ajuste seus óculos

Pode parecer um pouco contra-intuitivo, mas empurrar um pouco os óculos para baixo criará mais espaço entre as lentes e os olhos. E isso faz com que mais ar circule, evitando, assim, que sua respiração embace sua visão.

Só tome cuidado para que a armação fique numa altura que não escorregue fácil e caia.

Esperamos conseguir te ajudar a se sentir mais confortável ao usar máscaras e óculos com estas dicas. Tem outra dica que você usa e que não citamos? Mande aqui nos comentários. 

Fontes

CoventryLive

Specsavers

HealthEssentials

GQ

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 3.3 / 5. Número de votos: 27

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lenscope

A Lenscope descomplica a correção visual, oferecendo lentes para óculos com todos os tratamentos entregues em casa a uma fração do custo. Desenvolvemos tecnologias que possibilitam uma jornada 100% digital, precisa e acessível, permitindo oferecer produtos superiores até 70% mais baratos do que alternativas encontradas em ópticas tradicionais. Fomos incubados pela Eretz.bio, incubadora do Hospital Albert Einstein, acelerados pela Samsung, através do programa Creative Startups e recebemos apoio da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), no desenvolvimento tecnológico. Fazemos parte do Cubo Itaú e da Supera, parque tecnológico da USP de Ribeirão Preto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *