Usar máscara pode causar olho seco? Entenda aqui

usar mascara pode causar olho seco
  • por
0
(0)

Usar mascara pode causar olho seco? Sim, pode.  E essa é uma pergunta que muitos de nós estamos nos fazendo ao usar máscara quase o dia todo. Principalmente se não podemos mais manter o distanciamento social nas atividades do nosso dia-a-dia. 

Recentemente foi comprovado que usar máscara pode causar olho seco. Um estudo de pesquisadores da Universidade de Utah observou um aumento significativo no número de casos de olhos secos.  Aqueles que usam máscara frequentemente foi o grupo mais afetado. 

A pesquisa foi realizada com pessoas que já tinham síndrome do olho seco e também com pessoas que nunca tiveram problemas com o olho seco. Os profissionais estão chamando essa condição de Olho Seco Associado à Máscara (MADE, do inglês Mask-Associated Dry Eye).

O que mais causa olho seco?

Olho seco é uma condição comum que ocorre quando as lágrimas produzidas não são suficientes para lubrificar os olhos. 

Como a produção de lágrimas diminui com o tempo, pessoas mais velhas estão mais propensas a ter olhos secos.

De acordo com Thomas Steinemann, médico oftalmologista afiliado ao MetroHealth Medical Center em Cleveland e porta-voz clínico da Academia Americana de Oftalmologia, elas também são mais propensas a desenvolverem sintomas de olho seco associado à máscara. 

O especialista ainda acrescenta que também é vulnerável ” o grande número de pessoas trabalhando em casa hoje em dia, fazendo um zilhão de chamadas Zoom e olhando para as telas do nosso computador o dia todo”. 

Estudos anteriores já mostraram que o uso excessivo de telas de computadores faz com que as pessoas pisquem 66% menos do que o normal, fazendo com que as lágrimas evaporem mais rapidamente.

A principal suspeita é que a ligação entre máscaras faciais e olho seco tem a ver com o fluxo de ar. Isso porque o ar em movimento seca a camada lacrimal, que cobre a superfície do olho.

Outro problema está no uso inadequado de máscaras que puxam as pálpebras inferiores, causando fechamento incompleto das pálpebras.

Usar mascara pode causar olho seco então o que fazer?

Há maneiras de prevenir o olho seco sem abandonar a máscara, adotando estratégias simples. Uma delas, por exemplo, é optar por máscaras que tenham um fio maleável integrado ao longo da borda superior. Assim, o fluxo de ar não escapa e se move para cima em direção aos seus olhos.

Outra maneira de manter a máscara segura é colocando um pedaço de fita na “ponte” do nariz ou ao longo da parte superior da máscara. 

Agora, se você já tem olho seco, usar óculos também pode ser uma forma de manter seus olhos seguros. Outra opção para casos graves de olho seco são lentes esclerais.

As lentes esclerais são lentes de contato cheias de fluidos que protegem a superfície ocular e mantêm os olhos banhados em fluido durante todo o dia.

O uso de colírios e lágrimas artificiais também é bastante recomendado para quem sofre com olho seco. Dessa forma, criar o hábito de limpar os olhos antes de dormir é uma forma de prevenir irritações no olho já seco.

Por isso, piscar frequentemente e fazer uma pausa a cada 20 minutos quando estamos trabalhando em frente à telas digitais ajuda a manter a lubrificação dos olhos. 

Acesse nosso artigo sobre Síndrome do Olho Seco para mais informações.

Como usar máscara sem embaçar o óculos?

Outro problema que estamos enfrentando na pandemia do COVID-19 é o óculos embaçado por causa da máscara. Mas se você sofre com isso, não se preocupe porque é possível usar máscara sem embaçar os óculos.

Entre os métodos mais usados, colocar um pedaço de papel dentro da máscara pode ajudar. E outra dica bastante utilizada é aplicar sabão seco nas lentes. Ambas ajudam a embaçar menos os óculos quando estamos de máscara. Veja os vídeos a seguir mostrando cada uma dessas dicas. 

Conheça outras formas de usar máscara e óculos juntos.

Fonte

A.A.R.P.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lenscope

A Lenscope descomplica a correção visual, oferecendo lentes para óculos com todos os tratamentos entregues em casa a uma fração do custo. Desenvolvemos tecnologias que possibilitam uma jornada 100% digital, precisa e acessível, permitindo oferecer produtos superiores até 70% mais baratos do que alternativas encontradas em ópticas tradicionais. Fomos incubados pela Eretz.bio, incubadora do Hospital Albert Einstein, acelerados pela Samsung, através do programa Creative Startups e recebemos apoio da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), no desenvolvimento tecnológico. Fazemos parte do Cubo Itaú e da Supera, parque tecnológico da USP de Ribeirão Preto.

Marcações:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *