Como e quando usar máscara contra o Covid-19

usar máscara
  • por
0
(0)

Você deve usar máscara para reduzir o risco de contaminação e transmissão do novo Covid-19 (Sars-CoV-2). Essa é uma recomendação tanto do Ministério da Saúde quanto da própria Organização Mundial da Saúde (OMS).

Mas, você ainda tem dúvidas sobre em quais situações ainda devemos usar a máscara contra o novo coronavírus? Hoje vamos falar sobre esse tema tão atual e importante.

As máscaras são bem mais eficazes quando combinadas a outras medidas sanitárias, como a limpeza frequente das mãos com água e sabão ou higienizadas com álcool em gel 70%. Portanto, se você ainda tem dúvidas sobre o uso de máscaras, a seguir vamos falar mais sobre o assunto em detalhes!

O uso de máscaras e Covid-19

As máscaras têm a função de proteger contra o Covid-19, além de evitar a disseminação do vírus, causada por pequenas gotículas no ar. Entretanto, outras medidas de proteção precisam ser seguidas.

A seguir, veja como você pode aumentar sua proteção tomando mais alguns cuidados juntos ao uso da máscara:

  • Mantenha o distanciamento físico
  • Uso sempre máscara de proteção
  • Mantenha os cômodos bem ventilados
  • Evite aglomerações
  • Lave sempre as mãos com água e sabão
  • Use álcool para higienizar as mãos
  • Evite tocar e nunca compartilhar sua máscara

Faça do uso de máscara e da boa higiene sua rotina

Faça do uso da máscara algo natural em sua vida quando estiver perto de outras pessoas, além de que, uma boa higiene e o armazenamento correto, são fundamentais para sua eficácia. A seguir veja algumas medidas básicas de como usar sua máscara:

  • Limpe suas mãos sempre antes de colocar a máscara, bem como antes e depois de retirá-la e depois de tocá-la a qualquer momento
  • Certifique-se de que ela cobre o nariz, a boca e o queixo
  • Ao retirá-la, guarde-a em um saco plástico limpo e, todos os dias, lave-a, se for uma máscara de tecido, ou jogue-a na lixeira caso seja descartável
  • Não use máscaras com válvulas

Quando usar a máscara de proteção?

À medida que o isolamento social começa a ser flexibilizado, o uso da máscara facial em lugares públicos começa a ser uma exigência. O uso da máscara deve ser feito de forma correta cobrindo nariz e boca, e nas seguintes situações:

  • Use-a em lugares como transporte públicos, mercados e hospitais
  • Ambientes com aglomerações (evite-os ao máximo)
  • Perto de qualquer pessoa que não conviva com você
  • Por fim, perto de pessoas contaminadas

Evidências mostram que usar máscara é uma proteção contra o Covid-19

Atualmente existem vários estudos que mostram a eficácia das máscaras. Em primeiro lugar, os estudos de laboratório sobre as gotículas respiratórias e a capacidade de bloqueio de várias máscaras.

Uma experiência afirma que centenas de gotículas são expelidas pelo ar em uma simples conversa, mas que quase todas essas gotículas foram bloqueadas quando a boca foi coberta por um pano úmido.

Outro estudo relacionado com a gripe comum descobriu que usar  máscara cirúrgica reduz significativamente a quantidade de vírus respiratórios emitidos em gotículas e espirros.

Um estudo recente foi publicado na Health Affairs, que comparou os dados de crescimento da Covid-19 antes e depois do uso de máscara em vários lugares nos Estados Unidos.

Segundo o estudo, o uso de máscaras reduziu o crescimento diário da Covid-19, e que se tornou mais evidente ao longo do tempo.

Por fim, outro estudo analisou as mortes por Covid-19 em 198 países, constatando que nos lugares em que o uso de máscara foi incentivado, houveram menores taxas de mortalidade.

Usar máscara protege quem usa ou quem está ao redor?

Sim. Como dissemos anteriormente, a máscara protege a nós e a quem está à nossa volta. É muito importante que todos usem a máscara como medida de contenção do Covid-19.

Cumpra todas as medidas sanitárias que o Ministério da Saúde e a OMS recomendam, como o isolamento social, distanciamento físico e o uso contínuo de máscaras em lugares públicos.

Quantas pessoas precisam usar máscara para diminuir a contaminação

A recomendação de especialistas, é que todos usem máscaras, porém, se não houver quantidade suficiente para todos, elas devem ser reservadas para os doentes. Entretanto, eles orientam para que o uso primordial seja de máscaras caseiras, para que desse modo, não falte máscaras descartáveis para os profissionais de saúde.

Por exemplo, quando duas pessoas ou mais, conversam sem máscara, a chance que uma pessoa saudável contraia o Covid-19 de alguém infectado, porém assintomática, é muito alta. Se a pessoa saudável estiver de máscara, a chance de contágio diminui, entretanto, ainda permanece alta, pois as outras estão sem a proteção facial.

Agora, se todos estiverem de máscara, o risco de uma contaminar a outra é quase que nulo, portanto, todos precisam usar a máscara.

Tipos de máscara de proteção contra o Coronavírus

Com o surgimento do novo coronavírus, muitos modelos de máscara surgiram como medida de proteção, entretanto, muitas pessoas não sabem que existem diversos tipos para diferentes ocasiões.

A máscara de tecido deve ser utilizada por todos ao sair de casa, em ambientes abertos e fechados, com muitas pessoas, como por exemplo em ônibus, metrôs e supermercados.

Face shield, esse tipo de proteção contra o Covid-19, deve ser usado junto a algum tipo de máscara de proteção, como as de tecido ou cirúrgicas. 

Já a máscara cirúrgica deve ser usada preferencialmente por pacientes suspeitos e confirmados com Covid-19, além dos que estiverem com sintomas de gripe, usando-a em serviços de saúde e dentro do transporte público. Ah e lembrando que, se esses pacientes estiverem com acompanhantes, eles também deverão usar a máscara cirúrgica.

Os profissionais de saúde também devem usá-la sempre que prestarem assistência a menos de 1 metro do paciente suspeito ou confirmado.

Os trabalhadores que fazem a limpeza dos quartos de hospitais e nas áreas de isolamento,  devem utilizar também a máscara cirúrgica.

Máscara N95 ou PFF2, esse tipo de máscara deve ser usada somente por profissionais de saúde, sempre que realizarem procedimentos que gerem gotículas em forma de aerossóis. Ela serve para o atendimento de pacientes suspeitos e/ou confirmados de infecção por Covid-19. Veja alguns exemplos desses procedimentos:

  • Intubação ou aspiração traqueal, ventilação não invasiva
  • Ressuscitação cardiopulmonar
  • Ventilação manual antes da intubação
  • Coletas mecânicas de secreções do nariz e da boca, entre outros

Leia mais sobre máscaras Lupo, neste artigo.

Aprenda como fazer máscaras de tecido em casa.

Mesmo com o distanciamento social, ainda é necessário usar máscara

O distanciamento social é uma das medidas mais importantes e eficazes para reduzir o avanço da pandemia da covid-19. 

Como a transmissão ocorre por meio de gotículas, se isolar nesse período de pandemia, é uma camada a mais de proteção para nós e para os que estão à nossa volta. Portanto, continue mantendo o distanciamento social, junto ao uso de máscaras, e com uma higiene correta das suas mãos.

Máscara dupla oferece mais proteção contra Covid-19?

Sim! Alguns estudos realizados por especialistas mostram que máscaras com várias camadas tem  um poder maior de proteção contra o Covid-19.

Segundo os resultados obtidos nessas pesquisas, usar duas máscaras ou uma máscara com várias camadas e mais  justa, reforçam a proteção contra a propagação do coronavírus pelo ar. 

Entretanto, máscaras de pano e cirúrgicas tendem a ficar mais soltas do que as KN95 (ou FFP2), resultando no aumento de ar que entra pelas laterais. Portanto, escolha máscaras com muitas camadas de proteção e que sejam ajustáveis.

Aprenda a usar máscara sem embaçar os óculos

O uso de máscara pode trazer um problema bem comum para quem usa óculos: ficar com as lentes embaçadas, afinal quando respiramos o vapor do ar vai direto para as lentes.

Portanto, se você passa por esse tipo de situação, nós separamos um artigo detalhado sobre como usar a sua máscara sem embaçar seus óculosNo entanto, não dá para ficar sem seus óculos, não é mesmo? Pensando nisso, nós separamos algumas dicas simples para evitar esse problema:

Dica 1: Use um pedaço de papel

Você pode usar um pedaço de papel toalha, guardanapo , ou até de papel higiênico, pegue o mais macio que tiver. Dobre ele pouco menos da metade e coloque dentro da máscara, bem próximo ao seu nariz. Assim, a umidade criada pela respiração fica no papel e evita que suas lentes embacem.

Dica 2:  Sabão seco

Separe um pedaço de sabão seco e um paninho de microfibra, como aquelas flanelinhas comuns de limpar os óculos! Primeiro, passe o sabão seco nas suas lentes e depois é só limpá-las com o paninho, até que elas fiquem transparentes. Em seguida, ajuste seu óculos com sua máscara de preferência com as lentes por dentro.

Dica 3: Ajuste bem sua máscara no rosto

Outra dica, talvez a mais simples, é deixar sua máscara o mais justa possível no rosto, dessa forma você evita de embaçar suas lentes. Algumas máscaras têm um pequeno metal dobrável por dentro, assim fica mais fácil ajustá-las ao nariz.

Porém, se a sua máscara é de tecido e não tem esse metal por dentro, é só ajustá-la o máximo que conseguir  através dos elásticos.

Outros cuidados com o óculos em casa 

Na hora de limpar suas lentes, opte sempre por limpá-las com água em temperatura ambiente e sabão neutro. Não use produtos à base de álcool, desinfetante, ou até álcool em gel. Esse tipo de produto pode danificar a armação do óculos além de prejudicar o tratamento das lentes com o tempo.

Por isso nunca use álcool nas lentes e armação, prefira  sempre água e sabão neutros. Lembre-se também de usar água em temperatura ambiente, e jamais água quente. A água muito quente também pode estragar sua armação além de estragar tratamentos das lentes como anti reflexo e anti risco.

Está usando sua máscara nos momentos certos e da forma correta?

Então, além de aprender mais sobre o uso de máscara você concluiu que está usando de forma correta e nos momentos certos? Reforçamos que o uso de máscara tem que ser o tempo todo como prevenção do Covid-19. Por isso, use-a sempre em lugares públicos e no transporte, principalmente.

Evite aglomerações e o contato com pessoas sem máscara. Afinal, quando todos estamos de máscara, o bloqueio do vírus se torna maior. Lembre-se sempre de lavar as mãos com água e sabão antes de tocar na máscara, e se puder leve sempre álcool gel na bolsa.

Mas e então, gostou das nossas dicas sobre como usar sua  máscara? Fala pra gente se você ficou com alguma dúvida a respeito do assunto.

Por fim, já que o assunto é saúde dos olhos, que tal fazer o nosso teste de visão? Faça agora mesmo, além dos resultados precisos ele é gratuito e online!

usar máscara - teste de visão

Fontes:

Who.int

Ucsf.edu

Prevention

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lenscope

A Lenscope descomplica a correção visual, oferecendo lentes para óculos com todos os tratamentos entregues em casa a uma fração do custo. Desenvolvemos tecnologias que possibilitam uma jornada 100% digital, precisa e acessível, permitindo oferecer produtos superiores até 70% mais baratos do que alternativas encontradas em ópticas tradicionais. Fomos incubados pela Eretz.bio, incubadora do Hospital Albert Einstein, acelerados pela Samsung, através do programa Creative Startups e recebemos apoio da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), no desenvolvimento tecnológico. Fazemos parte do Cubo Itaú e da Supera, parque tecnológico da USP de Ribeirão Preto.

Marcações:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *