Usar óculos aumenta o grau? Entenda as dúvidas sobre uso de óculos de grau

Usar óculos aumenta o grau? Entenda as dúvidas sobre uso de óculos de grau
  • por
4.7
(3)

A dúvida sobre se usar óculos aumenta o grau ainda paira no ar. Pensando nisso, no artigo de hoje trataremos sobre algumas dúvidas que podem surgir sobre a alteração de grau em relação ao uso de óculos. Assim, responderemos porque o grau pode mudar, se usar óculos faz o grau aumentar, o que de fato pode fazer o grau aumentar, como prevenir o aumento de grau e, por fim, falaremos sobre a importância de usar óculos de grau.

Então, continue lendo para saber mais e veja como saber se o seu grau está errado.

Afinal, usar óculos aumenta o grau?

Esse negócio de que usar óculos aumenta o grau é um mito. De acordo com Michael J. Duerr, optometrista de Rochester Hills, Michigan “usar óculos não vai piorar sua visão. Sua prescrição real é baseada na anatomia do olho: a curva frontal da córnea, o poder de refração da lente intraocular e o comprimento do globo ocular.” Assim, usar óculos ou lentes não é algo que vai mudar sua prescrição.

Claro que acontece de quando você tirar os óculos a visão parecer mais embaçada do que antes. Porém, isso se deve ao fato de você ter acostumado a enxergar as coisas com clareza, devido ao uso do óculos, que corrige o problema de visão. Há aquelas pessoas que dizem que passaram a usar graus mais altos com o passar do tempo. Mas, isso não ocorre devido ao uso de óculos. Saiba mais a seguir.

O grau do óculos pode sofrer alterações?

A prescrição oftalmológica de algumas pessoas muda com o passar do tempo. Enquanto para uns, essa alteração ocorre a cada ano, para outros, no entanto, pode levar mais de dois ou três anos para mudar.

Muitas pessoas se preocupam com mudanças em sua visão. Contudo, a sua prescrição, ou seja, o grau da receita de óculos,  pode mudar devido a vários motivos. A primeira coisa que você precisa entender é que seus olhos mudam e crescem junto com seu corpo. Portanto, as mudanças na visão podem acontecer naturalmente. 

Normalmente, problemas como miopia e astigmatismo são os mais propensos a sofrerem alteração de grau. No entanto, em certas situações, eles podem ser um sintoma de uma condição ocular mais grave. De qualquer forma, apesar de não haver a possibilidade de cura (sem cirurgia) dos problemas de visão, pode acontecer do grau estabilizar.

O grau pode se estabilizar?

Em alguns casos o grau de óculos pode estabilizar, tanto  para miopia, hipermetropia ou astigmatismo. E assim, o grau da receita de óculos para de sofrer alterações. Para os casos de miopia, por exemplo, isso acontece por volta dos 25 anos.

Ainda assim, ele pode voltar a se alterar, ou pode surgir novas condições com o tempo, como a presbiopia.  Isso acontece porque assim como outras partes do nosso corpo, nossos olhos se deterioram com o passar dos anos, o que torna comum essas alterações e o surgimento de novas condições oculares. De qualquer forma, alguns fatores podem influenciar para que o grau aumente.

Fatores que fazem o grau aumentar

Alguns fatores podem contribuir com o aumento do grau ao longo do tempo, por exemplo, quando passamos muito tempo em um estado de foco próximo a algo. Assim, atividades como: 

  • Ler por longos períodos.
  • Ficar horas em frente a telas digitais.
  • Tricotar.

Esses são fatores que podem levar a uma piora da visão. Então, para evitar que o grau aumente, é importante controlar esses hábitos. Para isso, você pode passar um tempo ao ar livre e tente focar em objetos que estão à distância. Além disso, manter o acompanhamento oftalmológico regular e corrigir o problema de visão é essencial para controle e gerenciamento do grau.

Como saber se meu grau está errado?

Há inúmeros sinais que indicam que o grau pode estar errado ou sofreu alguma alteração. Entre eles estão:

  • Visão embaçada.
  • Dores de cabeça.
  • Apertando os olhos para a tela.
  • Visão dupla.
  • Danos na lente.
  • Dificuldade para enxergar à noite.
  • Fadiga ocular.
  • Falta de exames oftalmológicos.

É importante saber se o seu grau está errado e atualizar quanto antes. Afinal, usar óculos com grau errado pode ter consequências em sua rotina. Saiba mais a seguir.

Usar óculos com o grau errado faz mal?

Usar óculos com o grau errado pode incomodar os olhos ao longo do dia. Mas, além disso, o grau errado não resolve seu problema de visão e ainda atrapalha a rotina diária. Ou seja, usar óculos com grau errado não faz mal necessariamente, mas pode exigir mais esforço dos seus olhos e atrasar a sua rotina. Além, é claro, de poder causar acidentes ao dirigir ou mesmo ao operar uma máquina, por exemplo. Continue lendo e saiba porque é importante usar óculos.

lentes haytek sao boas instagram

A importância de usar óculos de grau

O uso de óculos não tem nenhuma ligação com o aumento ou não do grau. Eles apenas corrigem os problemas de visão e proporcionam mais conforto e visão clara e nítida no dia a dia. Ainda assim, muitas pessoas acreditam que apenas quem tem alguma condição ocular deve usar óculos.

A verdade, é que todo mundo deveria usar óculos por inúmeros fatores que vão além da correção visual. Por isso, fizemos uma lista com todos os motivos pelos quais é importante você usar óculos, para além  de enxergar com mais clareza:

  • Proteção contra a luz solar prejudicial às vistas.
  • Prevenir distúrbios oculares como catarata, degeneração macular relacionada à idade (DMRI) e glaucoma.
  • Ter uma visão mais nítida.
  • Ter mais conforto nos olhos.
  • Proteção contra a luz azul das telas dos aparelhos eletrônicos.

Óculos de grau com o melhor custo-benefício

Agora você já sabe que quando ouvimos falar que usar óculos aumenta o grau é apenas um mito e que é muito importante que todos usem óculos, falta você saber onde encontrar os óculos de qualidade e mais econômicos, não é mesmo?

Aqui na Lenscope você encontra as lentes mais finas para todas as suas necessidades. Por exemplo, para até 4 graus temos as Lentes Lenscope Poli 1.59. Essas são lentes resistentes, leves e que além de proporcionar proteção para os seus olhos, vem com todos os tratamentos incluídos sem custos adicionais.

Além disso, temos também as Lentes Tokai 1.76 para mais de 4 graus que são as lentes de resina mais finas do mundo, vendidas exclusivamente em nosso site aqui no Brasil. Claro, elas também vêm com todos os tratamentos incluídos. E, somando a isso, nós temos também as lentes multifocais Lenscope Progress que são nossas lentes para vistas cansadas, personalizadas para o seu dia a dia. Também com todos os tratamentos incluídos.

Ainda, além de trabalharmos com as lentes de resina mais finas do mundo, nós temos um preço justo e acessível em lentes de qualidade e tratamentos incluídos sem custo adicional. Ou seja, agora você pode ter óculos de qualidade, com o melhor custo benefício e sem sair de casa. Então, conheça o nosso processo de compra e faça um orçamento online e gratuito em nosso site!

como tirar arranhões de óculos - orçamento

Fontes

Popsci

N Vision Centers

Ea-ny

Calgary Family Eye Doctors

Doctorbase

The New Jersey Eye

Clear Finity Eye Care

Essilor

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.7 / 5. Número de votos: 3

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lenscope

A Lenscope descomplica a correção visual, oferecendo lentes para óculos com todos os tratamentos entregues em casa a uma fração do custo. Desenvolvemos tecnologias que possibilitam uma jornada 100% digital, precisa e acessível, permitindo oferecer produtos superiores até 70% mais baratos do que alternativas encontradas em ópticas tradicionais. Fomos incubados pela Eretz.bio, incubadora do Hospital Albert Einstein, acelerados pela Samsung, através do programa Creative Startups e recebemos apoio da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), no desenvolvimento tecnológico. Fazemos parte do Cubo Itaú e da Supera, parque tecnológico da USP de Ribeirão Preto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *