Usar óculos aumenta o grau? Entenda as dúvidas sobre uso de óculos de grau

Usar óculos aumenta o grau? Entenda as dúvidas sobre uso de óculos de grau

5
(1)

A dúvida sobre se usar óculos aumenta o grau ainda paira no ar. Pensando nisso, no artigo de hoje trataremos sobre algumas dúvidas que podem surgir sobre a alteração de grau em relação ao uso de óculos. Assim, responderemos porque o grau pode mudar, se usar óculos faz o grau aumentar, o que de fato pode fazer o grau aumentar, como prevenir o aumento de grau e, por fim, falaremos sobre a importância de usar óculos de grau.

Então, continue lendo para saber mais e veja como saber se o seu grau está errado.

Afinal, usar óculos aumenta o grau?

Esse negócio de que usar óculos aumenta o grau é um mito. De acordo com Michael J. Duerr, optometrista de Rochester Hills, Michigan “usar óculos não vai piorar sua visão. Sua prescrição real é baseada na anatomia do olho: a curva frontal da córnea, o poder de refração da lente intraocular e o comprimento do globo ocular.” Assim, usar óculos ou lentes não é algo que vai mudar sua prescrição.

Claro que acontece de quando você tirar os óculos a visão parecer mais embaçada do que antes. Porém, isso se deve ao fato de você ter acostumado a enxergar as coisas com clareza, devido ao uso do óculos, que corrige o problema de visão. Há aquelas pessoas que dizem que passaram a usar graus mais altos com o passar do tempo. Mas, isso não ocorre devido ao uso de óculos. Saiba mais a seguir.

O grau do óculos pode sofrer alterações?

A prescrição oftalmológica de algumas pessoas muda com o passar do tempo. Enquanto para uns, essa alteração ocorre a cada ano, para outros, no entanto, pode levar mais de dois ou três anos para mudar.

Muitas pessoas se preocupam com mudanças em sua visão. Contudo, a sua prescrição, ou seja, o grau da receita de óculos,  pode mudar devido a vários motivos. A primeira coisa que você precisa entender é que seus olhos mudam e crescem junto com seu corpo. Portanto, as mudanças na visão podem acontecer naturalmente. 

Normalmente, problemas como miopia e astigmatismo são os mais propensos a sofrerem alteração de grau. No entanto, em certas situações, eles podem ser um sintoma de uma condição ocular mais grave. De qualquer forma, apesar de não haver a possibilidade de cura (sem cirurgia) dos problemas de visão, pode acontecer do grau estabilizar.

O grau pode se estabilizar?

Em alguns casos o grau de óculos pode estabilizar, tanto  para miopia, hipermetropia ou astigmatismo. E assim, o grau da receita de óculos para de sofrer alterações. Para os casos de miopia, por exemplo, isso acontece por volta dos 25 anos.

Ainda assim, ele pode voltar a se alterar, ou pode surgir novas condições com o tempo, como a presbiopia.  Isso acontece porque assim como outras partes do nosso corpo, nossos olhos se deterioram com o passar dos anos, o que torna comum essas alterações e o surgimento de novas condições oculares. De qualquer forma, alguns fatores podem influenciar para que o grau aumente.

Fatores que fazem o grau aumentar

Alguns fatores podem contribuir com o aumento do grau ao longo do tempo, por exemplo, quando passamos muito tempo em um estado de foco próximo a algo. Assim, atividades como: 

  • Ler por longos períodos.
  • Ficar horas em frente a telas digitais.
  • Tricotar.

Esses são fatores que podem levar a uma piora da visão. Então, para evitar que o grau aumente, é importante controlar esses hábitos. Para isso, você pode passar um tempo ao ar livre e tente focar em objetos que estão à distância. Além disso, manter o acompanhamento oftalmológico regular e corrigir o problema de visão é essencial para controle e gerenciamento do grau.

Como saber se meu grau está errado?

Há inúmeros sinais que indicam que o grau pode estar errado ou sofreu alguma alteração. Entre eles estão:

  • Visão embaçada.
  • Dores de cabeça.
  • Apertando os olhos para a tela.
  • Visão dupla.
  • Danos na lente.
  • Dificuldade para enxergar à noite.
  • Fadiga ocular.
  • Falta de exames oftalmológicos.

É importante saber se o seu grau está errado e atualizar quanto antes. Afinal, usar óculos com grau errado pode ter consequências em sua rotina. Saiba mais a seguir.

Usar óculos com o grau errado faz mal?

Usar óculos com o grau errado pode incomodar os olhos ao longo do dia. Mas, além disso, o grau errado não resolve seu problema de visão e ainda atrapalha a rotina diária. Ou seja, usar óculos com grau errado não faz mal necessariamente, mas pode exigir mais esforço dos seus olhos e atrasar a sua rotina. Além, é claro, de poder causar acidentes ao dirigir ou mesmo ao operar uma máquina, por exemplo. Continue lendo e saiba porque é importante usar óculos.

lentes haytek sao boas instagram

A importância de usar óculos de grau

O uso de óculos não tem nenhuma ligação com o aumento ou não do grau. Eles apenas corrigem os problemas de visão e proporcionam mais conforto e visão clara e nítida no dia a dia. Ainda assim, muitas pessoas acreditam que apenas quem tem alguma condição ocular deve usar óculos.

A verdade, é que todo mundo deveria usar óculos por inúmeros fatores que vão além da correção visual. Por isso, fizemos uma lista com todos os motivos pelos quais é importante você usar óculos, para além  de enxergar com mais clareza:

  • Proteção contra a luz solar prejudicial às vistas.
  • Prevenir distúrbios oculares como catarata, degeneração macular relacionada à idade (DMRI) e glaucoma.
  • Ter uma visão mais nítida.
  • Ter mais conforto nos olhos.
  • Proteção contra a luz azul das telas dos aparelhos eletrônicos.

Óculos de grau com o melhor custo-benefício

Agora você já sabe que quando ouvimos falar que usar óculos aumenta o grau é apenas um mito e que é muito importante que todos usem óculos, falta você saber onde encontrar os óculos de qualidade e mais econômicos, não é mesmo?

Aqui na Lenscope você encontra as lentes mais finas para todas as suas necessidades. Por exemplo, para até 4 graus temos as Lentes Lenscope Poli 1.59. Essas são lentes resistentes, leves e que além de proporcionar proteção para os seus olhos, vem com todos os tratamentos incluídos sem custos adicionais.

Além disso, temos também as Lentes Tokai 1.76 para mais de 4 graus que são as lentes de resina mais finas do mundo, vendidas exclusivamente em nosso site aqui no Brasil. Claro, elas também vêm com todos os tratamentos incluídos. E, somando a isso, nós temos também as lentes multifocais Lenscope Progress que são nossas lentes para vistas cansadas, personalizadas para o seu dia a dia. Também com todos os tratamentos incluídos.

Ainda, além de trabalharmos com as lentes de resina mais finas do mundo, nós temos um preço justo e acessível em lentes de qualidade e tratamentos incluídos sem custo adicional. Ou seja, agora você pode ter óculos de qualidade, com o melhor custo benefício e sem sair de casa. Então, conheça o nosso processo de compra e faça um orçamento online e gratuito em nosso site!

como tirar arranhões de óculos - orçamento

Fontes

Popsci

N Vision Centers

Ea-ny

Calgary Family Eye Doctors

Doctorbase

The New Jersey Eye

Clear Finity Eye Care

Essilor

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lenscope

Somos uma Health Tech que faz uso do que há de mais moderno na tecnologia para transformar a jornada de compra de lentes para óculos no Brasil. Com nosso serviço 100% online, você faz as lentes do seu óculos de grau pela internet, sem precisar sair de casa.

E, para nos ajudar a continuar desenvolver tecnologias exclusivas no Brasil e no Mundo, fomos selecionados para o programa Creative Startups da Samsung, além de fazer parte do Eretz.bio, incubadora de startups do Hospital Israelita Albert Einstein, considerado um dos melhores hospitais da América Latina. Também fazemos parte da Supera, incubadora da Universidade de São Paulo (USP/FM-RP) e do Cubo Itaú, um dos principais ecossistemas de startups do Brasil.

Conte com a gente para ver e se sentir bem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.