Quem usa óculos tem até 3x menos chance de ter COVID-19

quem usa óculos tem até 3x menos chance de ter COVID-19
  • por
0
(0)

Quem usa óculos tem até 3x menos chance de ter COVID-19, segundo nova pesquisa divulgada no portal de notícias da CNN Brasil

Segundo os estudos, foi revelado que a taxa de contaminação pelo vírus cai de 1,35% para 0,48% entre os usuários de óculos.

Por isso, quem usa óculos tem até 3x menos chances de ter COVID-19, já que com o uso constante do óculos é reduzido drasticamente o contato das mãos com nossos olhos.

Vamos te explicar a seguir como os estudos foram feitos e os resultados da pesquisa até o momento, para você apostar nesse tipo de proteção contra o COVID-19. 

Estudo revela que quem usa óculos tem até 3x menos chance de ter COVID-19

Os estudos, publicados nos relatórios preliminares dos trabalhos, no site medRxiv  foram liderados pelo indiano Amit Kumar Saxena. Eles ainda estão em fase de testes preliminares, mas alguns resultados positivos já foram relatados. 

Reuniu-se aproximadamente 304 pessoas para a fase inicial, na região do norte da Índia,  sendo que o grupo contou com pessoas que contraíram e os que ainda não contraíram a doença.

Deste grupo de pessoas, 58 responderam um questionário informando que usavam óculos de grau de forma contínua, inclusive ao sair de casa. 

Para esse número, constatou-se que quem usa óculos tem até 3x menos chance de ter COVID-19.

A pesquisa é bastante relevante, porém, ainda inconclusiva. Aliás, não é a primeira vez que foi constatado que o uso do óculos pode ajudar a reduzir taxas de infecção pelo Covid-19.

Estudo parecido na China mostra resultados parecidos

Um tipo de estudo parecido já foi realizado na China e que constatou que podemos contrair o vírus pelos olhos através da fala, tosse, espirro ou respiração de uma pessoa contaminada. 

Na China, diferente da Índia, pesquisadores observaram nos leitos de hospitais que dentre 276 pessoas que estavam contaminadas, apenas 16 delas tinham miopia e usavam óculos frequentemente.

Outro dado que chamou a atenção foi que dos contaminados que tinham algum problema de visão, como miopia, a porcentagem era apenas 5,8%, o que parece confirmar a baixa transmissão do vírus pelos olhos quando usamos óculos constantemente.

Mas é sempre bom reforçar que os estudos ainda estão sendo realizados, porque alguns resultados ainda não são conclusivos, mas é uma ótima notícia, não acha?

E se eu não preciso usar óculos para enxergar bem. O que fazer?

Até você que não tem grau e que, portanto, não usa óculos nenhum para corrigir um problema de visão, pode proteger os seus olhos dos riscos de contrair Covid-19.

Dessa forma, você pode apostar no uso dos óculos sem grau, mas com tratamentos que vão proteger a sua visão de diversos fatores prejudiciais à nossa saúde ocular. Tais como a exposição à luz azul, exposição aos raios ultravioletas, entre outros.

Nós da Lenscope, por exemplo, temos a linha das Lentes Lenscope Digital Comfort sem ou com grau.

Elas são lentes com filtro de luz azul e tratamentos antirreflexo, antirrisco e proteção 100% UV, garantindo mais proteção e conforto para nossos olhos. 

Assim, qualquer pessoa, até quem não tem grau, consegue se proteger de fatores que prejudicam a saúde ocular. Bem como reduzir os riscos de contaminação com o Coronavírus.

Você sabe o porquê deve investir em óculos com lentes de filtro de luz azul até mesmo se não tiver grau?

Vamos te explicar

Por que preferir óculos com filtro de luz azul?

A luz azul pode ser dividida em dois tipos:

  • Luz azul turquesa – que nos faz bem
  • Luz azul violeta – que nos faz mal

A luz azul turquesa é a luz azul considerada boa para os nossos olhos e é emitida pelos raios solares. 

A luz azul boa contribui para a produção da vitamina D para o nosso corpo, além de favorecer a regulação do nosso ciclo circadiano.

Já a luz azul violeta tem o efeito contrário e não traz benefício nenhum para a nossa saúde como um todo, inclusive a saúde dos olhos. 

Isso porque essa luz pode trazer sérios danos à nossa visão e ao nosso sono. Isso acontece porque a luz azul violeta bloqueia a nossa produção do hormônio da melatonina.

Esse hormônio é responsável por passar a mensagem para nosso corpo de que é hora de dormir.

A luz azul e a saúde dos nossos olhos

Agora, com relação a saúde dos olhos, a luz azul violeta é prejudicial já que acaba passando pela córnea e pelo cristalino, até afetar a nossa retina.

Inclusive, estudos revelam que a luz azul pode afetar todas essas partes do olho:

Infelizmente, a luz azul violeta se faz presente constantemente em nossa vida. Na verdade, a todo momento estamos expostos a essa luz.

Afinal, é a luz emitida por vários aparelhos eletrônicos, como por exemplo, tablets, celulares, computadores, TV. E até pela lâmpada LED.

Ou seja, é inevitável o contato com ela, já que estamos cada vez mais conectados e expostos à essa luz.

No entanto, tem como se prevenir dos danos causados aos nossos olhos. Ainda mais se você passa muito tempo exposto à luz dos aparelhos digitais.

E a melhor prevenção são os óculos com filtro de luz azul. 

Sabendo disso, a seguir vamos te contar como você pode adquirir um par de óculos com esse tipo de lente. Veja só:

Como adquirir óculos com filtro de luz azul pela internet?

Você pode ter óculos com filtro de luz azul sem precisar sair do conforto da sua casa.

Parece mentira, mas é verdade! Da comodidade da sua casa você não só compra os seus óculos pela internet, como também economiza tempo! 

E a Lenscope pode te ajudar. Somos pioneiros na venda de lentes para óculos pela internet, reinventando o seu óculos de grau.

Assim, todo o nosso processo de compra é 100% online. Nós colocamos novas lentes de acordo com o seu grau, sem você precisar sair de casa.

Aliás, nascemos para criar um mundo onde TODOS possam enxergar com clareza e isso inclui você enxergando com clareza por um preço muito mais justo.

Além disso, até você que não tem grau, mas que deseja proteger os olhos, pode comprar o seu óculos com filtro de luz azul. 

As lentes da Lenscope com filtro de luz

Nós da Lenscope, por exemplo, oferecemos lentes que filtram a luz azul. São as Lentes Lenscope Digital Comfort.

As Lentes Lenscope Digital Comfort filtram a luz azul e ajudam a aliviar sintomas da exposição excessiva às telas dos aparelhos, sendo que os principais sintomas são: fadiga ocular, olho seco, insônia, dor de cabeça e estresse.

Além disso, são lentes menos amarelas que as demais opções do mercado, não distorcendo as cores ao seu redor. 

Isso porque, na maioria dessas lentes o filtro de luz azul é aplicado no tratamento antirreflexo. Nas Lentes Lenscope Digital Comfort, o filtro de luz azul é aplicado na resina do material da lente.

Saiba mais quanto custam nossas lentes para óculos com filtro de luz azul.

Fontes e referências

medRxiv

CNN Brasil

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lenscope

A Lenscope descomplica a correção visual, oferecendo lentes para óculos com todos os tratamentos entregues em casa a uma fração do custo. Desenvolvemos tecnologias que possibilitam uma jornada 100% digital, precisa e acessível, permitindo oferecer produtos superiores até 70% mais baratos do que alternativas encontradas em ópticas tradicionais. Fomos incubados pela Eretz.bio, incubadora do Hospital Albert Einstein, acelerados pela Samsung, através do programa Creative Startups e recebemos apoio da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), no desenvolvimento tecnológico. Fazemos parte do Cubo Itaú e da Supera, parque tecnológico da USP de Ribeirão Preto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *