Vacina São Paulo: adolescentes com comorbidades como miopia já podem se vacinar

vacina são paulo
  • por
4
(1)

A vacina em São Paulo começa a ser aplicada em adolescentes de 12 e 17 anos com comorbidades, incluindo as visuais como a miopia. Além disso, gestantes e puérperas da mesma faixa etária também estão sendo atendidas.

A mudança foi feita em decorrência do baixo número de adolescentes vacinados atualmente.

Para saber mais, continue a leitura e entenda mais sobre os requisitos para a vacinação.

Vacina São Paulo: jovens com comorbidades já podem se vacinar

A vacina contra a Covid em adolescentes com comorbidades começou recentemente em São Paulo, e para recebê-la os pais ou um adulto responsável precisa estar presente.

Caso contrário, o(a) adolescente precisa levar uma autorização assinada. A vacinação está sendo feita nas UBSs, drive-thrus, e farmácias parceiras. Os horários variam de acordo com cada região, mas na página da prefeitura de São Paulo estão os endereços e horários de vacinação de cada cidade. 

Nesse sentido, recomendamos fazer o pré-cadastro no site Vacina Já, para agilizar seu atendimento.

Os documentos necessários são:

  • CPF
  • Cartão do SUS
  • Comprovante de residência de São Paulo, físico ou digital, em nome dos pais ou do responsável.

Problemas de visão como comorbidade

Antes somente doenças como o diabetes, obesidade mórbida, pneumopatias crônicas, cardíacas e hipertensão estavam na lista de comorbidades.

Contudo, a lista mudou e algumas regiões aceitam até a receita de óculos como comprovante.

Apesar disso, é preciso verificar quais os requisitos na sua região. As comorbidades aceitas são, por exemplo:

Comorbidades gerais:

  • Pessoas com alguma deficiência intelectual limitante as atividades do dia-a-dia;
  • Coordenação motora limitada que cause dificuldade ou incapacidade de locomoção;
  • Pessoas com deficiência ou incapacidade auditiva (mesmo com uso de aparelho auditivo);

Comorbidades visuais:

  • Indivíduos com problemas de baixa visão ou cegueira. A baixa visão é quando o valor de grau do olho bom é menor que 0,3, e maior ou igual a 0,5, e seu campo visual é menor que 20 graus já com a correção óptica ( 1 e 2 de graus de comprometimento visual do CID 10). No entanto considera-se cegueira valores abaixo de 0,5 ou menos de 10 graus no campo visual.

Por que a mudança na lista de comorbidades?

A mudança ocorreu devido ao baixo número de adolescentes vacinados até agora em São Paulo, onde apenas cerca de 28.635 jovens entre 12 e 17 anos tomaram a primeira dose na cidade.

Em suma, esse número representa apenas 20% do objetivo de vacinar 141 mil adolescentes, grávidas, puérperas e deficientes permanentes de 12 a 17 anos, e atualmente já se planeja a terceira dose como reforço.

Documentos como laudos ou relatórios médicos digitais ou físicos, e receitas médicas são necessários como comprovantes. No documento precisa ter o número de inscrição do médico no Conselho Regional de Medicina (CRM) e que seja emitido no máximo há dois anos.

Entretanto, no caso de deficiências permanentes, o jovem também precisa mostrar laudo médico, ou documentos que comprovem a comorbidade. 

Nesse sentido, todas as comorbidades e deficiências permanentes elegíveis para a vacina estão disponíveis na página Vacina Sampa e no calendário de vacinação.

Confira como está sua saúde visual!

Você tem ido ao oftalmologista com regularidade? Afinal, é importante além dos cuidados básicos com a saúde cuidar também dos nossos olhos, juntamente com o uso de máscara, cuidados com higiene, e evitar aglomerações nesse momento ainda delicado. 

Isso porque todos estes cuidados evitam a contaminação, complicações e sequelas da covid-19, portanto, visite seu médico a cada 6 meses pelo menos, dessa forma é possível identificar problemas logo no início e tratá-los.

Nós da Lenscope, pensamos e criamos meios para revolucionar a compra de óculos, facilitando a compra online, ou seja, no conforto da sua casa, e com materiais de qualidade, tecnológicos a valores acessíveis.

Nós estamos sempre te informando sobre notícias e informações sobre saúde dos olhos, corpo e Covid-19. Além disso, somos um portal de notícias que te mantém informado com os fatos mais relevantes sobre saúde dos olhos, corpo e atualmente a Covid-19.

Inclusive nós temos o teste de visão altamente eficaz com resultados precisos que identifica a presença de astigmatismo e miopia, ele é feito em poucos minutos por qualquer dispositivo com tela. E o melhor: é totalmente gratuito!

vacina são paulo - teste de visão

Gostou do conteúdo? Então aproveite e assine a newsletter e continue por dentro de tudo relacionado a saúde visual e Covid 19.

Fontes:

Vejasp.abril.com

G1.globo.com

Cbn.globoradio

Contagem.mg.gov.br

G1.globo.com

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lenscope

A Lenscope descomplica a correção visual, oferecendo lentes para óculos com todos os tratamentos entregues em casa a uma fração do custo. Desenvolvemos tecnologias que possibilitam uma jornada 100% digital, precisa e acessível, permitindo oferecer produtos superiores até 70% mais baratos do que alternativas encontradas em ópticas tradicionais. Fomos incubados pela Eretz.bio, incubadora do Hospital Albert Einstein, acelerados pela Samsung, através do programa Creative Startups e recebemos apoio da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), no desenvolvimento tecnológico. Fazemos parte do Cubo Itaú e da Supera, parque tecnológico da USP de Ribeirão Preto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *