O que é a variante delta, como afeta os olhos e as últimas informações sobre a mutação da Covid 19

variante delta
  • por
0
(0)

A variante Delta é uma mutação do Coronavírus que foi primeiro descoberta na Índia e hoje já predomina na maioria das regiões do mundo. Por isso, decidimos mostrar neste artigo com detalhes o que é a variante Delta e seus efeitos no mundo.

Além de que mostraremos também os sintomas dessa variante, como ela afeta a visão, podendo deixar sintomas nos olhos, e como podemos nos proteger.

Então continue lendo para saber mais e veja as últimas notícias relacionadas a variante no Brasil!

O que é variante delta? 

A variante Delta de COVID-19 foi chamada de variante de preocupação pela OMS devido à sua alta transmissibilidade. Isso porque onde a variante Delta é identificada, ela se espalha de forma rápida e eficiente entre as pessoas. 

Identificada pela primeira vez na Índia em dezembro de 2020, a variante Delta varreu rapidamente aquele país e a Grã-Bretanha antes de chegar aos EUA, onde cresceu rapidamente. 

Desde 10 de agosto, a variante Delta foi relatada em 142 países e deve continuar a se espalhar. Inclusive, o avanço rápido da variante no Brasil já fez 387 vítimas apenas no Distrito Federal.

Ainda na última segunda-feira (20), o Laboratório Central de Saúde Pública da Bahia (Lacen-BA) divulgou ter detectado mais 10 casos da variante delta em sete cidades. Só a capital Salvador tem duas notificações.

Mas será que os sintomas da variante Delta são muito diferentes da cepa anterior? Continue lendo e descubra! 

Sintomas da variante delta

A variante Delta é altamente contagiosa, mais de 2x mais contagiosa que as variantes anteriores, e seus principais sintomas são:

  • Temperatura alta
  • Tosse persistente
  • Perda ou mudança em seu olfato ou paladar

Um estudo realizado na Escócia mostrou que a variante Delta tem o dobro do risco de hospitalização em comparação com a variante anterior. Contudo, o maior risco de transmissão ocorre entre pessoas não vacinadas, que têm muito mais probabilidade de se infectar e, portanto, transmitir o vírus.

Veja a seguir como a variante delta afeta os olhos!

Os efeitos da variante delta nos olhos: o que sabemos até agora 

Assim como as cepas anteriores podem causar sintomas relacionados aos olhos, houve relatos da variante delta causando sintomas como a conjuntivite, por exemplo. 

Embora não seja tão comum quanto a febre, a tosse ou mesmo a perda de olfato e paladar, a variante delta pode causar sintomas oculares como:

  • Olhos vermelhos e injetados
  • Olho rosa (conjuntivite)
  • Olhos doloridos
  • Olhos com coceira
  • Visão embaçada
  • Sensibilidade à luz

Como posso me proteger da variante delta?

A forma de proteção contra a variante delta é basicamente a mesma usada para se proteger do coronavírus inicial. Dessa forma, você deve:

Agora, continue lendo e conheça a relação entre os olhos e os casos de COVID-19 longos!

Olhos e longos casos de Covid: qual a relação? 

Com o COVID-19 longo, os sintomas podem durar semanas ou meses após o desaparecimento da infecção inicial. Às vezes, os sintomas parecem continuar indefinidamente, impactando significativamente a qualidade de vida de uma pessoa.

Também conhecido como “Covid de longa distância” ou “Covid pós-agudo”, o Covid longo pode aparecer como um ou mais de uma infinidade de sintomas. Assim, os sintomas contínuos podem incluir:

  • Fadiga
  • Mudanças no gosto ou cheiro
  • Dificuldade para respirar
  • Confusão mental
  • Tosse
  • Dor no peito
  • Dor nas articulações
  • Palpitações cardíacas
  • Piora dos sintomas após a atividade física

Ainda não sabemos com que frequência ocorre a COVID após uma infecção com a variação  delta ou entre pessoas vacinadas. Porém, um estudo de fevereiro descobriu que cerca de 30% das pessoas ainda apresentavam sintomas entre três e nove meses após terem COVID.

Além disso, de acordo com um estudo publicado em julho, pode haver uma conexão entre COVID longo e danos às fibras nervosas microscópicas na córnea, a camada transparente na frente da pupila.

Para o estudo, os oftalmologistas usaram um teste indolor e não invasivo chamado microscopia confocal da córnea, um procedimento usado para diagnosticar várias outras doenças que afetam a córnea.

Embora o estudo reconheça que mais pesquisas são necessárias, a descoberta pode eventualmente ser um trampolim para a recuperação de pessoas afetadas por sintomas contínuos, especialmente neurológicos.

As vacinas atuais são efetivas para combater a variante delta?

Em geral, a eficácia de todas as vacinas diminui entre 9% e 12% da variante alfa para a delta. Após as duas doses, a queda fica entre 6% e 8%.

Contudo, de acordo com um estudo realizado por pesquisadores franceses publicado na revista científica Nature e estudos ingleses publicados no New England Journal of Medicine, a eficácia de cada vacina apresentou os seguintes resultados:

  • Pfizer: 1 dose: 33%; 2 doses: 88%
  • AstraZeneca: 1 dose: 33%; 2 doses: 67%
  • Janssen: 67%
  • Corona Vac: ainda não possui estudos definitivos de eficácia contra a variante delta.

Ou seja, é muito importante que você se vacine contra o coronavírus para aumentar sua taxa de segurança com relação à sua saúde. Aliás, para cuidar de forma efetiva da sua saúde, é importante manter todas as suas vacinas em dia.

Cuide-se! Sua saúde é importante 

Além de cuidar da sua saúde como um todo, é importante você cuidar da sua visão também e, caso sinta algum sintoma da variante da covid-19, procure um profissional de saúde. Porém, com relação aos seus olhos, você pode começar os cuidados agora mesmo.

Nós da Lenscope somos uma health tech que usa tecnologia e inovação para impactar a saúde das pessoas. Fazemos isso facilitando o acesso a lentes para óculos de qualidade, com valor justo e um modelo de compra descomplicado.

Além disso, investimos em tecnologia para facilitar seu entendimento da sua saúde visual. Então, aproveite que está aqui e realize nosso teste de visão online e gratuito, assim você descobre em alguns cliques se possui astigmatismo ou miopia.

Realizar teste de visão online e gratuito

variante delta - teste de visão

Fonte:

Allaboutvision

Unicef

Yalemedicine

Bupa

Cdc

Ucsf

Wexnermedical

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lenscope

A Lenscope descomplica a correção visual, oferecendo lentes para óculos com todos os tratamentos entregues em casa a uma fração do custo. Desenvolvemos tecnologias que possibilitam uma jornada 100% digital, precisa e acessível, permitindo oferecer produtos superiores até 70% mais baratos do que alternativas encontradas em ópticas tradicionais. Fomos incubados pela Eretz.bio, incubadora do Hospital Albert Einstein, acelerados pela Samsung, através do programa Creative Startups e recebemos apoio da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), no desenvolvimento tecnológico. Fazemos parte do Cubo Itaú e da Supera, parque tecnológico da USP de Ribeirão Preto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *