Visão binocular: o que é, como funciona e problemas de visão

Visão binocular: o que é, como funciona e problemas de visão
4.2
(11)

Esse artigo irá explicar o que é a visão binocular, como ela funciona, além dos distúrbios da visão binocular que são: estrabismo, baixa visão e visão monocular. Além disso, você também irá conferir quais são os sintomas de que a visão binocular está sendo afetada. Continue a leitura para ficar por dentro desse tema.

O que é a visão binocular 

Em síntese, as imagens que vemos são o resultado de sinais enviados dos nossos olhos ao nosso cérebro. Dessa forma, é comum que o cérebro receba sinais dos dois olhos ao mesmo tempo. Por isso, a palavra bi=dois e olhos=ocular: visão binocular.

Contudo, como as informações presentes nos sinais de cada olho são ligeiramente diferentes, é devido ao bom funcionamento da visão binocular que nosso cérebro consegue usar essas diferenças para avaliar as distâncias e conduzir o movimento dos olhos.

Disfunções que podem afetar a visão binocular 

Sem dúvida, alguns problemas visuais podem afetar esse tipo de visão, sendo: visão reduzida em um olho, perda de coordenação do movimento entre os dois olhos, problemas com o cérebro comparando imagens de ambos os olhos, por exemplo. A seguir, entenda como funciona cada um desses distúrbios:

Visão monocular:

Caracterizada pela deficiência visual de um dos olhos. Quem possui essa condição apresenta limitação em seu campo de visão, em comparação com quem tem a visão binocular, ou seja, enxerga com os dois olhos e tem percepção apurada de profundidade de campo.

Assim, as principais causas da visão monocular são:

  • Anoftalmia — má formação que impede o desenvolvimento do globo ocular.
  • Ambliopia — ou “olho preguiçoso”. Visão não desenvolvida ou não estimulada corretamente.
  • Traumas oculares — impacto ou ferida.
  • Glaucoma — doença causada por aumento da pressão intraocular. Provoca lesão no nervo óptico.
  • Doenças congênitas oculares (como toxoplasmose, tumores oculares) — provocadas por infecções ou razões genéticas.

Estrabismo (ambliopia):

Em resumo, o estrabismo é uma condição definida pelo desalinhamento dos olhos. Também conhecida como “olho torto”. É provável que você já tenha visto alguma criança com esse desvio, pois essa condição é muito comum na fase inicial da vida, mas também pode afetar jovens e adultos.

O olho estrábico pode se posicionar direcionado para dentro (em direção ao nariz) ou para fora (em direção às orelhas). Mas não só, como também o desvio pode ser visível para cima ou para baixo, afetando um ou ambos os olhos.

Baixa visão:

Essa deficiência visual é determinada pela quantidade de acuidade visual e campo de visão que uma pessoa possui. Ou seja, tem baixa visão quem apresenta as seguintes características: acuidade visual de 0,05 a 0,3 no melhor olho, com a melhor correção óptica ou nos casos em que a somatória do campo visual é de 60°.

Sintomas de problemas na visão binocular

Os sintomas associados aos distúrbios da visão binocular podem incluir:

  • Dores de cabeça.
  • Tontura.
  • Náuseas.
  • Cansaço visual.
  • Visão turva.
  • Dor nos olhos.
  • Visão dupla.
  • Instabilidade ao caminhar.
  • Problemas de concentração.
  • Sono inquieto.

Como é a vida de quem tem alguma disfunção binocular?

Nas crianças, a disfunção binocular pode causar problemas graves na aprendizagem, pois é comum que tenham dificuldade para acompanhar as atividades escolares. E caso o problema não seja identificado e tratado a tempo, essas dificuldades permanecerão na fase adulta.

Um dos motivos para isso é que distúrbios da visão binocular normalmente provocam visão dupla. Só para ilustrar, em uma leitura, por exemplo, a pessoa pode enxergar as palavras se movendo na página e até embaçadas ou embaralhadas.

Mas felizmente, geralmente os tratamentos são facilmente implementados em quem tem problemas na visão binocular. Dentre eles, é provável que seja indicado, tratamento com óculos, terapia visual ou cirurgia.

Tenha a melhor versão do seu óculos de grau sem sair de casa

Em conclusão, mais uma vez podemos confirmar como é importante estar sempre em dia com seus exames oculares. E, principalmente, para detectar possíveis problemas oculares e iniciar, quanto antes, as possibilidades de tratamentos. Nesse sentido, a missão da Lenscope tem tudo a ver com os cuidados essenciais para a saúde dos seus olhos.

Nosso objetivo é oferecer lentes de óculos mais acessíveis e mudar o cenário da saúde visual: um par de olhos de cada vez! Além disso, acreditamos no poder da informação, por isso produzimos conteúdo relevante para ajudar quem precisa de informações acessíveis sobre saúde visual. Conheça o nosso portal de notícias e assine nossa Newsletter para ficar sempre por dentro das novidades.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.2 / 5. Número de votos: 11

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lenscope

A Lenscope descomplica a correção visual, oferecendo lentes para óculos com todos os tratamentos entregues em casa a uma fração do custo. Desenvolvemos tecnologias que possibilitam uma jornada 100% digital, precisa e acessível, permitindo oferecer produtos superiores até 70% mais baratos do que alternativas encontradas em ópticas tradicionais. Fomos incubados pela Eretz.bio, incubadora do Hospital Albert Einstein, acelerados pela Samsung, através do programa Creative Startups e recebemos apoio da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), no desenvolvimento tecnológico. Fazemos parte do Cubo Itaú e da Supera, parque tecnológico da USP de Ribeirão Preto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *