Visão binocular: o que é, como funciona e problemas de visão

Visão binocular: o que é, como funciona e problemas de visão

0
(0)

Esse artigo irá explicar o que é a visão binocular, como ela funciona, além dos distúrbios da visão binocular que são: estrabismo, baixa visão e visão monocular. Além disso, você também irá conferir quais são os sintomas de que a visão binocular está sendo afetada. Continue a leitura para ficar por dentro desse tema.

O que é a visão binocular 

Em síntese, as imagens que vemos são o resultado de sinais enviados dos nossos olhos ao nosso cérebro. Dessa forma, é comum que o cérebro receba sinais dos dois olhos ao mesmo tempo. Por isso, a palavra bi=dois e olhos=ocular: visão binocular.

Contudo, como as informações presentes nos sinais de cada olho são ligeiramente diferentes, é devido ao bom funcionamento da visão binocular que nosso cérebro consegue usar essas diferenças para avaliar as distâncias e conduzir o movimento dos olhos.

Disfunções que podem afetar a visão binocular 

Sem dúvida, alguns problemas visuais podem afetar esse tipo de visão, sendo: visão reduzida em um olho, perda de coordenação do movimento entre os dois olhos, problemas com o cérebro comparando imagens de ambos os olhos, por exemplo. A seguir, entenda como funciona cada um desses distúrbios:

Visão monocular:

Caracterizada pela deficiência visual de um dos olhos. Quem possui essa condição apresenta limitação em seu campo de visão, em comparação com quem tem a visão binocular, ou seja, enxerga com os dois olhos e tem percepção apurada de profundidade de campo.

Assim, as principais causas da visão monocular são:

  • Anoftalmia — má formação que impede o desenvolvimento do globo ocular.
  • Ambliopia — ou “olho preguiçoso”. Visão não desenvolvida ou não estimulada corretamente.
  • Traumas oculares — impacto ou ferida.
  • Glaucoma — doença causada por aumento da pressão intraocular. Provoca lesão no nervo óptico.
  • Doenças congênitas oculares (como toxoplasmose, tumores oculares) — provocadas por infecções ou razões genéticas.

Estrabismo (ambliopia):

Em resumo, o estrabismo é uma condição definida pelo desalinhamento dos olhos. Também conhecida como “olho torto”. É provável que você já tenha visto alguma criança com esse desvio, pois essa condição é muito comum na fase inicial da vida, mas também pode afetar jovens e adultos.

O olho estrábico pode se posicionar direcionado para dentro (em direção ao nariz) ou para fora (em direção às orelhas). Mas não só, como também o desvio pode ser visível para cima ou para baixo, afetando um ou ambos os olhos.

Baixa visão:

Essa deficiência visual é determinada pela quantidade de acuidade visual e campo de visão que uma pessoa possui. Ou seja, tem baixa visão quem apresenta as seguintes características: acuidade visual de 0,05 a 0,3 no melhor olho, com a melhor correção óptica ou nos casos em que a somatória do campo visual é de 60°.

Sintomas de problemas na visão binocular

Os sintomas associados aos distúrbios da visão binocular podem incluir:

  • Dores de cabeça.
  • Tontura.
  • Náuseas.
  • Cansaço visual.
  • Visão turva.
  • Dor nos olhos.
  • Visão dupla.
  • Instabilidade ao caminhar.
  • Problemas de concentração.
  • Sono inquieto.

Como é a vida de quem tem alguma disfunção binocular?

Nas crianças, a disfunção binocular pode causar problemas graves na aprendizagem, pois é comum que tenham dificuldade para acompanhar as atividades escolares. E caso o problema não seja identificado e tratado a tempo, essas dificuldades permanecerão na fase adulta.

Um dos motivos para isso é que distúrbios da visão binocular normalmente provocam visão dupla. Só para ilustrar, em uma leitura, por exemplo, a pessoa pode enxergar as palavras se movendo na página e até embaçadas ou embaralhadas.

Mas felizmente, geralmente os tratamentos são facilmente implementados em quem tem problemas na visão binocular. Dentre eles, é provável que seja indicado, tratamento com óculos, terapia visual ou cirurgia.

Tenha a melhor versão do seu óculos de grau sem sair de casa

Em conclusão, mais uma vez podemos confirmar como é importante estar sempre em dia com seus exames oculares. E, principalmente, para detectar possíveis problemas oculares e iniciar, quanto antes, as possibilidades de tratamentos. Nesse sentido, a missão da Lenscope tem tudo a ver com os cuidados essenciais para a saúde dos seus olhos.

Nosso objetivo é oferecer lentes de óculos mais acessíveis e mudar o cenário da saúde visual: um par de olhos de cada vez! Além disso, acreditamos no poder da informação, por isso produzimos conteúdo relevante para ajudar quem precisa de informações acessíveis sobre saúde visual. Conheça o nosso portal de notícias e assine nossa Newsletter para ficar sempre por dentro das novidades.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lenscope

Somos uma Health Tech que faz uso do que há de mais moderno na tecnologia para transformar a jornada de compra de lentes para óculos no Brasil. Com nosso serviço 100% online, você faz as lentes do seu óculos de grau pela internet, sem precisar sair de casa.

E, para nos ajudar a continuar desenvolver tecnologias exclusivas no Brasil e no Mundo, fomos selecionados para o programa Creative Startups da Samsung, além de fazer parte do Eretz.bio, incubadora de startups do Hospital Israelita Albert Einstein, considerado um dos melhores hospitais da América Latina. Também fazemos parte da Supera, incubadora da Universidade de São Paulo (USP/FM-RP) e do Cubo Itaú, um dos principais ecossistemas de startups do Brasil.

Conte com a gente para ver e se sentir bem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.