visão embaçada na gravidez

Visão embaçada na gravidez é normal?

Este post foi atualizado em 27 março, 2021

A visão embaçada na gravidez pode acontecer devido a alteração hormonal durante a gestação. Isso acontece porque a produção de hormônio provoca retenção de líquidos, alterando a espessura e curvatura da córnea dos olhos.

Com isso, há o aumento de pressão do líquido no globo ocular, resultado em uma visão mais embaçada.

Outro sintoma muito comum durante a gravidez é o olho seco, pois há a diminuição da produção de lágrima na gestação também.

Mudança de grau na gravidez

A visão embaçada na gravidez pode ser acompanhada de sintomas comuns no período gestacional como dores de cabeça, enxaqueca, tonturas, enjoo, náuseas e vômito.

Um estudo turco aponta que o inchaço da córnea pode causar o espessamento da mesma durante a gravidez. Isso pode fazer com que os olhos se sintam mais sensíveis provocando a visão embaçada, por exemplo.

Ainda de acordo com o Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO) é algo transitório, voltando ao normal no período de 7 a 8 meses depois do nascimento do bebê.

Entretanto, grávidas com outras condições de saúde, como pré-eclâmpsia (pressão arterial alta) ou diabetes gestacional também podem sofrer de problemas de visão.

Além da visão embaçada, outros sintomas são comuns como:

  • Sensibilidade à luz;
  • Perda temporária de visão;
  • Auras e flashes de luz.

Por isso, é muito importante fazer o controle de açúcares no sangue regularmente.

Caso os sintomas persistam, procure um médico mais rápido possível.

Como lidar com a visão embaçada na gravidez?

À medida que seu corpo se recupera no pós-parto, a sua visão também vai se normalizar, embora possa levar algumas semanas.

Mas, existem opções de tratamento que podem melhorar os desconfortos oculares no período gestacional.

Veja alguns deles:

  • Colírio

Além da visão embaçada, o olho seco é comum na gravidez. Por isso, usar colírio lubrificante pode contribuir para a lubrificação dos olhos.

Entretanto, qualquer medicamento precisa ser prescrito pelo médico antes do seu uso.

  • Óculos de grau

A alteração hormonal produz efeitos em várias partes do corpo da mulher e uma delas é a córnea. Por isso, o mais aconselhável é fazer uso do óculos de grau.

Afinal, a lente de contato precisa ajustar corretamente na córnea e, caso sofra alterações, pode provocar irritação e estresse para a futura mamãe.

Se o seu grau mudou durante a gravidez? Saiba como trocar as lentes do seu óculos sem precisar sair de casa.

  • Descanso dos olhos

Um bom sono contribui para o descanso dos olhos, fazendo com que você não deixe sua visão cansada ou irritada. Pode ser um cochilo à tarde, fechar os olhos para descansar ou boa noite de sono.

Tudo isso pode te fazer bem, além de contribuir para a manutenção de uma visão saudável.

Importância do acompanhamento médico durante à gravidez

Além da visão turva, pré-eclâmpsia e diabetes gestacional são comuns de ocorrer na gravidez. Com o bebê, o assunto é diferente, ele pode ser afetado por toxoplasmose e catarata congênita, por exemplo.

Então, é essencial fazer o acompanhamento médico. Dessa forma, o profissional pode avaliar as melhores maneiras de conduzir o período gestacional.

Importante destacarmos aqui também que qualquer uso de medicamento precisa ser prescrito pelo médico para que não haja complicações durante esse período.

Descobriu que seu grau mudou durante a gravidez?

Você pode fazer seu óculos, sem precisar sair de sua casa com a Lenscope 🙂

É só fazer um orçamento gratuito e descobrir quais de nossas lentes são mais indicadas para o seu grau.

Aliás, todas as nossas lentes já acompanham os tratamentos essenciais incluso no valor final. Afinal, você não precisa gastar uma fortuna para ter óculos de qualidade 🙂 .

E você não gostar ou se adaptar com as lentes, você pode ter seu dinheiro de volta com nosso programa de “100 dias para provar e amar”Saiba como participar.

Agora queremos saber, você teve visão embaçada durante a gravidez ou conhece alguém que teve?

Conte para nós nos comentários como lidou com isso! E se quiser tirar alguma dúvida sobre a área médica, não deixe de conversar com o especialista!

 



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Lenscope

Somos uma Health Tech que faz uso do que há de mais moderno na tecnologia para transformar a jornada de compra de lentes para óculos no Brasil. Com nosso serviço 100% online, você faz as lentes do seu óculos de grau pela internet, sem precisar sair de casa.E, para nos ajudar a continuar desenvolver tecnologias exclusivas no Brasil e no Mundo, fomos selecionados para o programa Creative Startups da Samsung, além de fazer parte do Eretz.bio, incubadora de startups do Hospital Israelita Albert Einstein, considerado um dos melhores hospitais da América Latina. Também fazemos parte da Supera, incubadora da Universidade de São Paulo (USP/FM-RP) e do Cubo Itaú, um dos principais ecossistemas de startups do Brasil.Conte com a gente para ver e se sentir bem.

Pin It on Pinterest