Visão embaçada na gravidez é normal?

visão embaçada na gravidez
  • por
4.3
(12)

A visão embaçada na gravidez pode acontecer devido à alteração hormonal durante a gestação. Isso acontece porque a produção de hormônio provoca retenção de líquidos, alterando a espessura e curvatura da córnea dos olhos. Com isso, há o aumento de pressão do líquido no globo ocular, resultado em uma visão mais embaçada. Outro sintoma muito comum durante a gravidez é o olho seco, pois há a diminuição da produção de lágrima na gestação também. Continue lendo e descubra mais.

Mudança de grau na gravidez

A visão embaçada na gravidez pode ser acompanhada de sintomas comuns no período gestacional como dores de cabeça, enxaqueca, tonturas, enjoo, náuseas e vômito. Um estudo turco aponta que o inchaço da córnea pode causar o espessamento da mesma durante a gravidez. Isso pode fazer com que os olhos se sintam mais sensíveis, provocando a visão embaçada, por exemplo.

Ainda de acordo com o Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO) é algo transitório, voltando ao normal no período de 7 a 8 meses após o nascimento do bebê. Entretanto, grávidas com outras condições de saúde, como pré-eclâmpsia (pressão arterial alta) ou diabetes gestacional também podem sofrer de problemas de visão.

Além da visão embaçada, outros sintomas são comuns como:

  • Sensibilidade à luz;
  • Perda temporária de visão;
  • Auras e flashes de luz.

Por isso, é muito importante fazer o controle de açúcares no sangue regularmente. Caso os sintomas persistam, procure um médico mais rápido possível.

Como lidar com a visão embaçada na gravidez?

À medida que seu corpo se recupera no pós-parto, a sua visão também vai se normalizar, embora possa levar algumas semanas. Mas, existem opções de tratamento que podem melhorar os desconfortos oculares no período gestacional. Veja alguns deles:

  • Colírio

Além da visão embaçada, o olho seco é comum na gravidez. Por isso, usar colírio lubrificante pode contribuir para a lubrificação dos olhos. Entretanto, qualquer medicamento precisa ser prescrito pelo médico antes do seu uso.

  • Óculos de grau

A alteração hormonal produz efeitos em várias partes do corpo da mulher e uma delas é a córnea. Por isso, o mais aconselhável é recorrer ao óculos de grau. Afinal, a lente de contato precisa ajustar corretamente na córnea e, caso sofra alterações, pode provocar irritação e estresse para a futura mamãe.

O seu grau mudou durante a gravidez? Saiba como trocar as lentes do seu óculos sem precisar sair de casa.

  • Descanso dos olhos

Um bom sono contribui para o descanso dos olhos, fazendo com que você não deixe sua visão cansada ou irritada. Pode ser um cochilo à tarde, fechar os olhos para descansar ou boa noite de sono. Tudo isso pode te fazer bem, além de contribuir para a manutenção de uma visão saudável.

Importância do acompanhamento médico durante à gravidez

Além da visão turva, pré-eclâmpsia e diabetes gestacional são comuns de ocorrer na gravidez. Com o bebê, o assunto é diferente, ele pode ser afetado por toxoplasmose e catarata congênita, por exemplo. Então, é essencial fazer o acompanhamento médico. Dessa forma, o profissional pode avaliar as melhores maneiras de conduzir o período gestacional. Importante destacarmos aqui também que qualquer uso de medicamento precisa ser prescrito pelo médico para não haver complicações durante esse período.

Descobriu que seu grau mudou durante a gravidez?

Você pode fazer seu óculos, sem precisar sair de sua casa com a Lenscope. É só fazer um orçamento gratuito e descobrir quais de nossas lentes são mais indicadas para o seu grau. Aliás, todas as nossas lentes já acompanham os tratamentos essenciais inclusos no valor final. Afinal, você não precisa gastar uma fortuna para ter óculos de qualidade. E você não gostar ou se adaptar com as lentes, você pode ter seu dinheiro de volta com nosso programa de “100 dias para provar e amar”.

Agora queremos saber, você teve visão embaçada durante a gravidez ou conhece alguém que teve? Conte para nós nos comentários como lidou com isso! E se quiser tirar alguma dúvida sobre a área médica, não deixe de conversar com o especialista!

 

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.3 / 5. Número de votos: 12

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lenscope

A Lenscope descomplica a correção visual, oferecendo lentes para óculos com todos os tratamentos entregues em casa a uma fração do custo. Desenvolvemos tecnologias que possibilitam uma jornada 100% digital, precisa e acessível, permitindo oferecer produtos superiores até 70% mais baratos do que alternativas encontradas em ópticas tradicionais. Fomos incubados pela Eretz.bio, incubadora do Hospital Albert Einstein, acelerados pela Samsung, através do programa Creative Startups e recebemos apoio da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), no desenvolvimento tecnológico. Fazemos parte do Cubo Itaú e da Supera, parque tecnológico da USP de Ribeirão Preto.

7 comentários em “Visão embaçada na gravidez é normal?”

  1. Adrielli Pires da Silva

    Estou ha mais de duas semanas com a visão turva e embaçada. Agora vou entrar nas 37 semanas de gestação e ainda não passou. Isso tem me atrapalhado muito, tenho oftalmologista marcada para dia 12/07. Ainda não sei a causa ou motivo, pois minha pressão e glicemia estão normais.

    1. Oi, Adrielli. Esperamos que você esteja bem. O ideal é que você realmente procure o seu oftalmologista de confiança para verificar o que está acontecendo e iniciar o tratamento necessário.

      Sempre que precisar, estamos aqui 🙂

    2. Passei por isso no final da gravidez, hoje com três meses que tive neném ainda continua já fui no oftalmologista três vezes, fiz uma lente não me ajudou e agora tive que trocar estou torcendo que melhore com essa nova.
      Mais é desesperador vc enxergar normal e do nada ficar quase sem enxergar.

  2. Nas últimas semanas de gestação de repente acordei com a visão muito embaçada, sem conseguir me locomover sozinha para canto nenhum, parei de dirigir e até hoje com 2 meses de parida ainda sinto muita dificuldade por causa disso não voltei minha vida normal.
    Já fui no oftalmologista duas vezes, na última passou tratamento com colírios de tanto coçar acabei pegando uma infecção e passou um óculos estou usando a dois dias mais não vir melhora ainda
    -0,25 180 graus no olho esquerdo.

    1. Oi, Ábia. Esperamos que você esteja bem e desejamos melhoras! De acordo com os dados que citou, você tem apenas -0.25 graus de astigmatismo no olho esquerdo. O número 180 se refere ao eixo do astigmatismo, que é a orientação dele no seu olho.

      Quanto ao embaçamento da visão, de acordo com o Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO) é algo transitório, voltando ao normal no período de 7 a 8 meses após o nascimento do bebê. Por isso, o ideal é que você siga com o tratamento prescrito pelo seu oftalmo. Ele é o profissional capacitado para te orientar e esclarecer as suas dúvidas com mais precisão.

      Sempre que precisar, estamos aqui 🙂

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *