Visão monocular é sancionada como deficiência

visão monocular
  • por
5
(3)

Noticia importante para os portadores de visão monocular. Na tarde do dia 22 de março de 2021 foi sancionada no Palácio do Planalto a lei que reconhece como deficientes físicos quem perdeu a visão em um dos olhos

Como se deu a sanção da lei relacionada à visão monocular

A lei foi sancionada com o apoio e colaboração da primeira dama, Michelle Bolsonaro – conhecida por ser atuante e defensora da causa. Além disso, ela também foi uma das principais articuladores para que ministros não vetassem a medida.

E apesar da estimativa de que a aprovação trará uma despesa pública de pelo menos R$5 bilhões, nenhum ministro apresentou oposição, incluindo o Ministério da Economia.

A lei foi aprovado com a ajuda e empenho da Jornalista Amália Barros. Amália perdeu a visão de um olho após desenvolver toxoplasmose, infecção que afeta os olhos.

Leia o artigo completo sobre Toxoplasmose Ocular.

A jornalista atuou como militante bastante fervorosa da causa e esteve presente da data da sanção.

Segundo Amália, o objetivo é igualar o ônus e o bônus em relação as pessoas com visão monocular e portadores de outras deficiências.

“Antes dessa lei, nós só tínhamos o ônus. Por exemplo, o monocular não poderia dirigir nas categorias C,D e E. Não pode ser bombeiro, não pode ser comissário de bordo, não pode ser piloto. Porque diziam que somos deficientes. Só que na hora dos benefícios não. Então havia essa incoerência na lei, e a partir da aprovação da sanção isso muda. Os monoculares passam a ser considerados pessoas com deficiência”. Disse Amália Barros.

A intenção é corrigir injustiças.

“Teremos o mesmo benefício que todas as pessoas com deficiência nesse país e nada mais justo. Porque somos deficientes, quem perde um braço não é menos deficiente do que uma pessoa que perde os dois. Quem perde um olho não é menos deficiente do que que uma pessoa que perde os dois.” Continuou Amália.

Ainda segundo a reportagem, os próximos passos da comunidade de pessoas com visão monocular é a realização de uma amostragem para quantas pessoas possuem a condição.

Visão monocular: entenda o que é, causas e direitos da pessoa portadora. 

Benefício para pessoas com visão monocular

Apesar de ainda não integrarem o Censo, a estimativa é de que 400 mil pessoas são monoculares no Brasil.

A aprovação da sanção, abre caminho para que os monoculares possam ingressar com pedidos para o benefício BPC (Benefício de Prestação Continuada).

O benefício é destinado aos idosos e portadoras de deficiência, e após a sanção pessoas com visão monocular passam a ser elegíveis. O valor mensal para o auxílio é de R$1,1 mil ao mês, acompanhando o salário mínimo brasileiro.

Continue acompanhando nossas publicações para ficar sabendo mais sobre essa sanção e outros acontecimentos importantes sobre o universo da saúde visual e cuidado com olhos.

Sua saúde ocular

Quer saber se a saúde dos seus olhos está em dia? Então lembre-se de anualmente visitar seu médico oftalmologista e atualizar a receita dos seus óculos, caso utilize.

Cuide da alimentação e tenha bons hábitos. Porque isso vai preservar e manter em dia a sua visão. E, claro, esteja atento ao menor sinal de mudança na visão ou em seus olhos.

Leia mais sobre bons hábitos para melhorar a visão.

Então aproveite a visita e realize um teste de visão online! Nós, da Lenscope unimos tecnologia a conhecimento de especialistas de saúde dos olhos para ajudar você a testar a sua visão. De forma gratuita e totalmente online.

visão monocular

 

Mas gostou deste artigo? Então continue acompanhando porque diariamente publicamos material de valor para que você fique por dentro de tudo sobre saúde dos olhos.

Não esqueça de deixar um comentário com sugestões ou dúvidas. Afinal, sempre queremos ouvir você.

Fontes:

De Fato Online

Globoplay

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 3

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lenscope

A Lenscope descomplica a correção visual, oferecendo lentes para óculos com todos os tratamentos entregues em casa a uma fração do custo. Desenvolvemos tecnologias que possibilitam uma jornada 100% digital, precisa e acessível, permitindo oferecer produtos superiores até 70% mais baratos do que alternativas encontradas em ópticas tradicionais. Fomos incubados pela Eretz.bio, incubadora do Hospital Albert Einstein, acelerados pela Samsung, através do programa Creative Startups e recebemos apoio da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), no desenvolvimento tecnológico. Fazemos parte do Cubo Itaú e da Supera, parque tecnológico da USP de Ribeirão Preto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *