visão embaçada

26 causas para vista embaçada

3.2
(5)

A vista embaçada pode ser causada por um problema em qualquer estrutura do olho, como córnea, retina ou no nervo óptico e pode ser o sintoma de uma série de doenças, associadas ou não diretamente à visão. 

A vista embaçada que progride aos poucos normalmente é causada por um problema de saúde crônico. Já um embaçamento repentino da visão é normalmente causado por um evento em específico.

Confira 26 possíveis causas da visão turva: 

26 Causas mais comuns para vista cansada

1. Presbiopia (ou vista cansada)

A presbiopia faz parte de nosso processo natural de envelhecimento. Começa a ocorrer a partir dos 40 anos e se caracteriza pela dificuldade em enxergar de perto.

Nesses casos, texto ou objetos próximos irão parecer fora de foco; afortunadamente a correção é simples e requer apenas o uso de óculos.

2. Astigmatismo

O astigmatismo é decorrente de irregularidades na curvatura do olho, fazendo com que tanto objetos próximos quanto objetos distantes aparecem desfocados.

Alterações no grau ou no eixo do astigmatismo podem fazer com que a visão perca nitidez. A correção através das lentes certas soluciona o problema.

3. Miopia

A miopia é a dificuldade em enxergar objetos distantes. Caso objetos distantes estejam desfocados, é possível que o seu grau de miopia mudou ou se alterou e seja necessário um novo par de óculos.

4. Hipermetropia

A hipermetropia se caracteriza pela dificuldade em enxergar objetos próximos. Caso objetos próximos estejam fora de foco, é possível que seu grau de hipermetropia tenha se alterado.

Um novo exame de vista pode ajudar a identificar o novo grau para seu óculos.

5. Cansaço nos olhos (tensão ou fadiga ocular)

A fadiga ou tensão ocular pode ocorrer depois de longos períodos focalizando ou olhando para um mesmo objeto.

Quando resultado de olhar um aparelho eletrônico – como um computador, tablet ou celular – por muito tempo, também é chamada de fadiga ocular digital

6. Catarata

A catarata é um problema da saúde dos olhos caracterizado pela opacidade crescente do cristalino, a lente natural do olho.

Mudanças na visão como perda de nitidez e visão borrada, bem como círculos de luz (halos) brilhantes durante a noite podem ser sintomas de catarata.

Se não for tratada corretamente, pode levar a cegueira. Felizmente a cirurgia de catarata tem alto índice de sucesso no restabelecimento da visão. 

7. Conjuntivite

A conjuntivite é um problema de saúde que atinge a membrana externa do olho e pode levar a visão a ficar desfocada. Pode ser causada por um vírus ou bactéria, mas pode também ter fundo alérgico.

8. Olhos secos

A síndrome do olho seco afeta os olhos de diversas maneiras, incluindo tornando a vista borrada.

Colírios podem ajudar na lubrificação dos olhos em casos leves, entretanto, casos mais graves podem requerer medicamentos específicos para o tratamento.

9. Gravidez

Durante a gravidez, as gestantes podem ter vista embaçada ou mesmo visão dupla (diplopia). As mudanças hormonais podem levar a alteração do formato e da espessura da córnea, fazendo com que a vista fique desfocada.

Olhos secos, comuns durante a gravidez, também podem ocasionar a perda de nitidez na visão.

10. Abrasão corneana

A abrasão corneana ocorre quando ferimentos ou arranhões riscam a córnea, a parte frontal transparente que protege nossos olhos. Além de visão borrada, pode também haver a sensação de que há um corpo estranho nos olhos.

11. Altos níveis de açúcar no sangue

Níveis muito altos de açúcar no sangue podem fazer que a lente natural de seu olho dilate, resultando em uma visão nebulosa.

12. Pressão alta

A pressão alta pode causar o entupimento dos vasos sanguíneos que irrigam os olhos, afetando a visão e – em casos não muito frequentes – resultando em visão embaçada.

É normalmente um problema indolor e, quando ocorre, costuma atingir um dos olhos e é percebido ao acordar.

13. Hifema ocular

Hifemas são acúmulos de sangue vermelho-escuro na região frontal do globo ocular. São causadas por sangramentos que ocorrem quando o olho é ferido. Pode se tornar doloroso se houver aumento da pressão interna do globo ocular.

14. Irite

A irite é uma reação autoimune ou resultado de uma infecção que faz com que a íris – a parte colorida de nossos olhos – fique inflamada. Pode ocorrer espontaneamente ou como parte de um quadro autoimune, tal como artrite reumatóide ou sarcoidose.

Alternativamente, pode ser o resultado de uma infecção como a herpes. Pode ser doloroso e pode causar sensibilidade à luz (fotofobia).

15. Ceratite

Ceratite é a inflamação da córnea, o tecido transparente na frente do olho. Usualmente ocasionada por uma infecção, a ceratite tem seu risco aumentado quando usamos um par de lentes de contato por muito tempo ou quando reutilizamos lentes de contato sujas.

16. Buraco macular

O buraco macular é uma ruptura ou rompimento na mácula, a região central da retina, responsável pela visão central. Normalmente afeta apenas um dos olhos, tornando a visão embaçada.

17. Enxaqueca com aura

Ataques de enxaqueca com aura, são caracterizados por crises de enxaqueca precedidas por sintomas sensitivos e visuais, mais especificamente.

Este quadro também pode ocasionar o avistamento de luzes piscando ou linhas onduladas, entre outros distúrbios dos sentidos. Em alguns casos, é possível observar esta aura sem qualquer dor de cabeça.

18. Neurite óptica

A neurite óptica é a inflamação do nervo óptico, que conecta os olhos ao cérebro. Pode se tratar de uma reação autoimune a um quadro precoce de esclerose múltipla.

Outras causas são doenças autoimunes como lúpus ou então infecções. É mais comum que atinja apenas um dos olhos.

19. Arterite temporal

A arterite temporal é uma inflamação em artérias de médio porte ao redor da têmpora. Costumam causar uma dor de cabeça latejante mais proeminente na região da testa, e pode também fazer com que a visão embace ou desapareça. 

20. Uveíte

A uveíte é uma inflamação muitas vezes dolorosa da úvea, também chamada de corpo uveal, um grupo de estruturas dos olhos que engloba, por exemplo, a íris. Pode ter origem autoimune ou ser ocasionada por uma infecção.

Condições que requerem atenção imediata ao notar a vista embaçada

Algumas causas da perda repentina da nitidez da visão são emergências médicas que devem ser investigadas imediatamente para prevenir dano – ou mesmo perda – da visão:

21. Deslocamento de retina

O descolamento de retina ocorre quando a retina se desprende do fundo do olho perdendo sua ligação com os nervos ópticos e o suprimento de sangue.

Quando há descolamento, podem aparecer flashes piscantes e manchas pretas seguidas por uma área onde a visão fica borrada ou mesmo sem visão. Sem atenção imediata, pode haver perda da visão.

22. Derrame

Visão embaçada ou perda de visão em ambos os olhos pode ocorrer quando um derrame atinge a parte de seu cérebro que controla a visão.

Já visão embaçada ou perda de visão em apenas um dos olhos pode ser indício de um derrame ocular interno (que ocorre na parte interna – não visível – do olho).

23. Ataque isquêmico transitório (AIT)

Um ataque isquêmico transitório (AIT) é um derrame que dura menos de 24 horas e um de seus sintomas pode ser visão, de um ou de ambos os olhos, desfocada.

24. Degeneração macular relacionada à idade (DMRI) úmida

A degeneração macular relacionada à idade (DMRI) do tipo úmida é causada por um crescimento anormal de vasos sanguíneos, levando sangue e outros fluidos a vazarem na mácula, região central de nossas retinas.

Consequentemente, pode haver embaçamento e perda de visão na parte central do campo visual. Ao contrário da DMRI do tipo seca, a DMRI úmida pode começar subitamente e progredir rapidamente.

25. Glaucoma de ângulo fechado

O glaucoma de ângulo fechado ocorre quando o sistema de drenagem interno do olho está entupido. Nessas condições, a pressão interna dos olhos pode aumentar rapidamente, causando vermelhidão, dor e náusea.

Este é um quadro médico emergencial e requer o tratamento com colírios para desobstrução, reduzindo a pressão e diminuindo a inflamação. Em alguns casos, um procedimento a laser, chamado de iridotomia a laser, é necessário.

26. Retinopatia diabética

A retinopatia diabética é uma doença que afeta os pequenos vasos de sangue da retina, a região responsável pela formação das imagens enviadas ao cérebro.

O embaçamento da vista pode indicar o início desta doença, que pode acabar por danificar a retina.

Outros sinais e sintomas de vista embaçada

Juntamente com a vista fora de foco, outros sintomas de vista leves e moderados também podem acometer o olho afetado:

Alguns sintomas são característicos de algumas patologias específicas, tais como:

  • Secreção ocular, sinal de infecção;
  • Dores de cabeça e náusea, comuns em enxaquecas;
  • Coceira, que pode indicar conjuntivite;
  • Dificuldades em falar, fraqueza em um dos lados do corpo, que podem indicar derrame ou ataque isquêmico transitório (TIA).

Quando ir ao médico

Você deve buscar ajuda imediata se a visão desfocada vir subitamente e apresentar qualquer um dos seguintes sintomas:

  • Dor de cabeça severa;
  • Dificuldade na fala;
  • Perda de controle muscular em um dos lados do corpo;
  • Paralisia facial;
  • Dificuldade em enxergar.

Tais sintomas podem indicar um derrame.

Outros sintomas que pedem atenção imediata são: dor forte nos olhos e repentina perda de visão.

Piora gradual da visão combinadas a vista turva podem demandar uma consulta ao seu clínico geral ou oftalmologista.  

Diagnóstico

O médico irá diagnosticar a causa para a visão embaçada realizando uma anamnese completa para coleta do histórico e dos sintomas. Dessa forma, algumas perguntas que podem ser realizadas são:

  • Quando você notou pela primeira vez que sua vista estava borrada ou embaçada?
  • O que piora e o que melhora a sensação de embaçamento de sua visão?

Inclusive, o levantamento do histórico médico pode também passar pelo levantamento do histórico médico de problemas de visão de sua família. 

Prevenção à vista embaçada

Embora não seja possível prevenir todas as causas que levam ao embaçamento da visão, podemos melhorar um pouco nosso estilo de vida e tomarmos alguns cuidados para uma visão mais saudável:

Fontes

Healthline¹

Healthline²

Healthline³

WebMD

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 3.2 / 5. Número de votos: 5

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lenscope

Somos uma Health Tech que faz uso do que há de mais moderno na tecnologia para transformar a jornada de compra de lentes para óculos no Brasil. Com nosso serviço 100% online, você faz as lentes do seu óculos de grau pela internet, sem precisar sair de casa.

E, para nos ajudar a continuar desenvolver tecnologias exclusivas no Brasil e no Mundo, fomos selecionados para o programa Creative Startups da Samsung, além de fazer parte do Eretz.bio, incubadora de startups do Hospital Israelita Albert Einstein, considerado um dos melhores hospitais da América Latina. Também fazemos parte da Supera, incubadora da Universidade de São Paulo (USP/FM-RP) e do Cubo Itaú, um dos principais ecossistemas de startups do Brasil.

Conte com a gente para ver e se sentir bem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *