15 causas para vista embaçada

visão embaçada
  • por
4.5
(19)

A vista embaçada pode ser causada por um problema em qualquer estrutura do olho, como córnea, retina ou no nervo óptico e pode ser o sintoma de uma série de doenças, associadas ou não diretamente à visão. 

Além disso, a vista embaçada que progride aos poucos, normalmente é causada por um problema de saúde crônico. Porém, um embaçamento repentino da visão é geralmente causado por um evento em específico.

15 Causas mais comuns para vista embaçada

1. Presbiopia (ou vista cansada)

A presbiopia faz parte de nosso processo natural de envelhecimento. Dessa forma, começa a ocorrer a partir dos 40 anos e se caracteriza pela dificuldade em enxergar de perto. Por isso, nesses casos, texto ou objetos próximos irão parecer fora de foco; afortunadamente a correção é simples e requer apenas o uso de óculos.

2. Astigmatismo

O astigmatismo é decorrente de irregularidades na curvatura do olho, fazendo com que tanto objetos próximos quanto objetos distantes aparecem desfocados. Além disso, alterações no grau ou no eixo do astigmatismo podem fazer com que a visão perca nitidez. A correção através das lentes certas soluciona o problema.

3. Miopia

A miopia é a dificuldade em enxergar objetos distantes. Caso objetos distantes estejam desfocados, é possível que o seu grau de miopia tenha mudado ou alterado e seja necessário um novo par de óculos.

4. Hipermetropia

A hipermetropia se caracteriza pela dificuldade em enxergar objetos próximos. Caso objetos próximos estejam fora de foco, é possível que seu grau de hipermetropia tenha se alterado. Por isso, um novo exame de vista pode ajudar a identificar o novo grau para seu óculos.

5. Cansaço nos olhos (tensão ou fadiga ocular)

A fadiga ou tensão ocular pode ocorrer depois de longos períodos focalizando ou olhando para um mesmo objeto. Quando resultado de olhar um aparelho eletrônico – como um computador, tablet ou celular – por muito tempo, também é chamada de fadiga ocular digital

6. Catarata

A catarata é um problema da saúde dos olhos caracterizado pela opacidade crescente do cristalino, a lente natural do olho. Mudanças na visão como perda de nitidez e visão borrada, bem como círculos de luz (halos) brilhantes durante a noite podem ser sintomas de catarata. Por isso, se não for tratada corretamente, pode levar a cegueira. Felizmente a cirurgia de catarata tem alto índice de sucesso no restabelecimento da visão. 

7. Conjuntivite

A conjuntivite é um problema de saúde que atinge a membrana externa do olho e pode levar a visão a ficar desfocada. Além disso, pode ser causada por um vírus ou bactéria, mas pode também ter fundo alérgico.

8. Olhos secos

A síndrome do olho seco afeta os olhos de diversas maneiras, inclusive tornando a vista borrada. Colírios podem ajudar na lubrificação dos olhos em casos leves. Entretanto, casos mais graves podem requerer medicamentos específicos para o tratamento.

9. Gravidez

Durante a gravidez, as gestantes podem ter vista embaçada ou mesmo visão dupla (diplopia). As mudanças hormonais podem levar a alteração do formato e da espessura da córnea, fazendo com que a vista fique desfocada. Por isso, olhos secos, comuns durante a gravidez, também podem ocasionar a perda de nitidez na visão.

10. Altos níveis de açúcar no sangue

Níveis muito altos de açúcar no sangue podem fazer que a lente natural de seu olho dilate, resultando em uma visão nebulosa.

11. Pressão alta

A pressão alta pode causar o entupimento dos vasos sanguíneos que irrigam os olhos, afetando a visão e – em casos não muito frequentes – resultando em visão embaçada. Além disso, é normalmente um problema indolor e, quando ocorre, costuma atingir um dos olhos e é percebido ao acordar.

12. Ceratite

Ceratite é a inflamação da córnea, o tecido transparente na frente do olho. Usualmente ocasionada por uma infecção, a ceratite tem seu risco aumentado quando usamos um par de lentes de contato por muito tempo ou quando reutilizamos lentes de contato sujas.

13. Deslocamento de retina

O descolamento de retina ocorre quando a retina se desprende do fundo do olho perdendo sua ligação com os nervos ópticos e o suprimento de sangue.

Por isso, quando há descolamento, podem aparecer flashes piscantes e manchas pretas seguidas por uma área onde a visão fica borrada ou mesmo sem visão. Sem atenção imediata, pode haver perda da visão.

14. Glaucoma de ângulo fechado

O glaucoma de ângulo fechado ocorre quando o sistema de drenagem interno do olho está entupido. Por isso, nessas condições, a pressão interna dos olhos pode aumentar rapidamente, causando vermelhidão, dor e náusea.

Então, este é um quadro médico emergencial e requer o tratamento com colírios para desobstrução, reduzindo a pressão e diminuindo a inflamação. Dessa forma, em alguns casos, um procedimento a laser, chamado de iridotomia a laser, é necessário.

15. Deslocamento de retina

descolamento de retina ocorre quando a retina se desprende do fundo do olho perdendo sua ligação com os nervos ópticos e o suprimento de sangue. Por isso, quando há descolamento, podem aparecer flashes piscantes e manchas pretas seguidas por uma área onde a visão fica borrada ou mesmo sem visão. Dessa forma, sem atenção imediata, pode haver perda da visão.

Outros sinais e sintomas de vista embaçada

Juntamente com a vista fora de foco, outros sintomas de vista leves e moderados também podem acometer o olho afetado:

Alguns sintomas são característicos de algumas patologias específicas, tais como:

  • Secreção ocular, sinal de infecção;
  • Dores de cabeça e náusea, comuns em enxaquecas;
  • Coceira, que pode indicar conjuntivite;
  • Dificuldades em falar, fraqueza em um dos lados do corpo, que podem indicar derrame ou ataque isquêmico transitório (TIA).

Quando ir ao médico

Você deve buscar ajuda imediata se a visão desfocada vir subitamente e apresentar qualquer um dos seguintes sintomas:

  • Dor de cabeça severa;
  • Dificuldade na fala;
  • Perda de controle muscular em um dos lados do corpo;
  • Paralisia facial;
  • Dificuldade em enxergar.

Tais sintomas podem indicar um derrame.

Outros sintomas que pedem atenção imediata são: dor forte nos olhos e repentina perda de visão.

Piora gradual da visão combinadas a vista turva podem demandar uma consulta ao seu clínico geral ou oftalmologista.  

Tratamento para vista embaçada

O tratamento para vista embaçada dependerá de sua condição subjacente. Portanto, ele poderá incluir colírios, cirurgia a laser ou medicamentos. Além disso, pode ser receitado que o paciente utilize óculos ou lentes de contato.

Prevenção à vista embaçada

Embora não seja possível prevenir todas as causas que levam ao embaçamento da visão, podemos melhorar um pouco nosso estilo de vida e tomarmos alguns cuidados para uma visão mais saudável:

Fontes

Healthline¹

Healthline²

Healthline³

WebMD

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.5 / 5. Número de votos: 19

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lenscope

A Lenscope descomplica a correção visual, oferecendo lentes para óculos com todos os tratamentos entregues em casa a uma fração do custo. Desenvolvemos tecnologias que possibilitam uma jornada 100% digital, precisa e acessível, permitindo oferecer produtos superiores até 70% mais baratos do que alternativas encontradas em ópticas tradicionais. Fomos incubados pela Eretz.bio, incubadora do Hospital Albert Einstein, acelerados pela Samsung, através do programa Creative Startups e recebemos apoio da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), no desenvolvimento tecnológico. Fazemos parte do Cubo Itaú e da Supera, parque tecnológico da USP de Ribeirão Preto.

1 comentário em “15 causas para vista embaçada”

  1. Gostei muito do artigo e tambem os outros sobre os parasitos. Minha visao fica bem mais embacada quando vai chover. Os meus oculos ficam fracos.
    Tambem li o o artigo sobre visao dupla. Tenho diplopia nos 2 olhos. A muitos anos ela vem evoluindo e nenhum oftalmologista deu importancia. Quando assisto televisao sem oculos (para descansar a vista) e aparece um ponto de botao na roupa de um reporter, vejo 4 botoes alinhados em quadrado. Meus olhos tem visao dupla dos 2 lados, simetrica em cerca de 45 graus. Vejo 2 linhas de rejuntes nos azulejos.
    Isso tudo e muito desconfortavel e preocupante.
    Moro na Alemnha atualmente e na Otica, onde se faz os exames oticos para fazer os oculos, ja me fizeram exames exaustivos e o oculos resolveu, mas os fatores acima continuam cansando a minha vista, entao tiro em casa.
    Tenho presbiopia e uso oculos multifocais a 20 anos. Estou com 58 anos e aos 30 operei da miopia com bisturi, porque tinha mais de 5 graus, mas ainda nao tinha a visao dupla.
    Gostaria de um retorno de voces com algum comentario no meu email.
    Obrigada pelos otimos textos. Esclareceram muita coisa antiga.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *