Vitamina b3 em alimentos: estudos apontam que a ingestão do nutriente pode combater o glaucoma

vitamina b3 em alimentos
4.2
(32)

Já pensou poder prevenir o glaucoma ingerindo a vitamina B3 em alimentos? Já sabemos de algumas vitaminas benéficas para os olhos como é o caso da Vitamina A.

E agora, segundo um estudo recente do Karolinska Institutet e do St. Erik Eye Hospital, o nutriente é um possível tratamento para o glaucoma.

Segundo o estudo publicado na Redox Biology, os pesquisadores fizeram um teste e adicionaram a vitamina à água de ratos que haviam sido alterados geneticamente para apresentar glaucoma.

Então comparados a ratos não-modificados geneticamente, o primeiro grupo mostrou inibição de alteração molecular para o desenvolvimento de glaucoma e, ainda, evitou o surgimento da doença.

Com isso o estudo, publicado na Redox Biology, pode ser um futuro tratamento neuroprotetor no glaucoma em humanos. Por isso um ensaio clínico começará no outono.

O glaucoma afeta 80 milhões de pacientes no mundo todo e aproximadamente 100.000-200.000 mil pessoas na Suécia.

Quando se tem glaucoma, o nervo óptico, que liga o olho ao cérebro, é aos poucos danificado, isso geralmente ocorre pela pressão elevada dentro do olho.

As únicas opções de tratamento hoje disponíveis visam a pressão no olho usando colírios ou cirurgia. 

Entretanto, apesar da disponibilidade desses tratamentos, o risco de cegueira em pelo menos um dos olhos ainda é alto.

O principal grupo de risco, são pessoas mais de 50 anos porque há um risco hereditário maior.

Estudos apontam: ingestão de vitamina b3 e alimentos ricos são arma contra o glaucoma

Segundo um estudo publicado na Clinical and Experimental Ophthalmology, a vitamina B3 (nicotinamida) presente em alguns alimentos pode prevenir danos às células nervosas que levam à cegueira no glaucoma.

O estudo foi feito por pesquisadores do Center for Eye Research Australia em parceria com cientistas do Karolinska Institutet e do St. Erik Eye Hospital.

O glaucoma, principal causa de cegueira irreversível, afeta cerca de 80 milhões de pessoas em todo o mundo. Afinal, a doença leva à perda da visão quando as células do nervo óptico e da retina se deterioram.

Os colírios redutores de pressão nos olhos causados pelo glaucoma e tratamentos cirúrgicos podem, no melhor dos cenários, reduzir o risco de mais lesões oculares e/ou retardar a evolução do glaucoma.

No entanto, atualmente não é possível proteger as células de danos adicionais ou regenerar um nervo óptico já danificado pelo glaucoma e recuperar a visão.

Mas, pesquisas pré-clínicas anteriores mostraram que um derivado da vitamina B3 chamada nicotinamida pode prevenir a degeneração do nervo óptico em modelos animais.

No entanto, esta é a primeira vez que resultados semelhantes foram observados em humanos. A nicotinamida melhorou a função visual de pacientes com glaucoma.

Como a vitamina B3 funciona

A vitamina B3 ou Niacina solúvel em água, é também chamada de nicotinamida ou ácido nicotínico, é essencial para todas as células vivas.

Seus derivados protegem contra espécies reativas de oxigênio (substâncias que causam danos e morte às células), além disso seu derivado é o dinucleotídeo de adenina nicotinamida (NAD +), uma molécula potente no metabolismo energético e redox (elétrons que passam de uma molécula a outra).

À medida que envelhecemos, o nível de adenina nicotinamida nos olhos diminui, tornando as células mais vulneráveis ​​ao surgimento de doenças.

No caso do glaucoma, a redução no NAD + e na glutationa antioxidante presente nos olhos torna as células ganglionares mais vulneráveis ​​aos danos da pressão intraocular.

Desta forma, o aumento dos níveis de adenina nicotinamida presente na vitamina B3 em alimentos seria uma protetora das células ganglionares.

Por que de fato, o suplemento por via oral de vitamina B3 protegeu significativamente as funções visuais dos camundongos do estudo, diminuindo os danos no nervo óptico e reduziu a perda do corpo das células ganglionares.

A vitamina ingerida pelos ratos de laboratório também preveniu o afinamento da camada de fibras nervosas da retina.

Portanto, em suma, a vitamina B3 foi potente em “diminuir a perturbação metabólica e a prevenção do glaucoma”, porque “evitou a maioria das alterações genéticas relacionadas à idade, nas células ganglionares”.

A ingestão de alimentos ricos em vitamina B3 melhora a visão de pacientes com glaucoma

Os resultados do estudo atual mostram melhora significativa na função visual de pacientes com glaucoma que receberam uma alta dose diária de 3 gramas de nicotinamida por 12 semanas.

O tratamento regular para reduzir a pressão ocular continuou junto às doses de nicotinamida. 

Por isso, este estudo mostra claramente um efeito benéfico e protetor em pacientes com glaucoma existentes.

57 pacientes com glaucoma em Melbourne, Austrália receberam placebo e nicotinamida alternadamente ao longo do estudo.

Aliás, os olhos foram avaliados por meio da eletrorretinografia, um teste diagnóstico que mede a atividade elétrica nas células da retina, e o teste de campo visual para determinar as alterações ocorridas.

O estudo mostra também que o teste de função visual pode ser usado como experiência e uma ferramenta de diagnóstico para detectar a evolução do glaucoma.

Afinal, ele poderia, portanto, ser usado para encurtar significativamente o tempo do ensaio clínico de glaucoma e trazer novos tratamentos aos pacientes mais cedo.

Mas estudos mais longos são necessários para ver se essas mudanças na função visual se correlacionam com mudanças estruturais na retina e no nervo óptico do paciente com glaucoma, segundo um dos pesquisadores.

É uma opção viável de tratamento

A nicotinamida (uma forma da vitamina B3) é bem aceita pelos pacientes, por isso possibilita ainda mais o uso em clínicas de tratamento.

Aliás os pesquisadores concluíram que a nicotinamida pode ser um tratamento viável para o glaucoma e é vantajosa por ser barata, bem tolerada, e facilmente encontrada.

Mas, embora os resultados sejam positivos, estudos mais longos em centros de pesquisas são necessários para acompanhar melhor as mudanças iniciais e as de longo prazo nos pacientes com glaucoma.

O estudo foi liderado pelo Centre for Eye Research Australia, Universidade de Melbourne, Duke NUS-Medical School, Singapore Eye Research Institute, Karolinska Institutet / St. Erik Eye Hospital, University of Adelaide e Cambridge University.

Leia para conhecer os benefícios do mirtilo para os olhos.  

Vitamina B3, alimentos ricos no nutriente

A niacina, também conhecida como vitamina B3, é um micronutriente que nosso corpo usa para o metabolismo, ajuda na função do sistema nervoso e tem proteção antioxidante.

Como a niacina é solúvel em água, qualquer excesso é excretado pela urina em vez de armazenado no corpo. Assim é importante consumir regularmente alimentos ricos em niacina.

A dieta recomendada para este nutriente é de 16 mg por dia para homens e 14 mg por dia para mulheres o suficiente para atender às necessidades de aproximadamente 98% dos adultos.

Aqui estão 16 alimentos ricos em niacina.

Os alimentos ricos em fonte de vitamina B3 são, por exemplo:

  • Carnes
  • Aves
  • Peixes
  • Fígado
  • Leite
  • Cereais
  • Leguminosas
  • Oleaginosas
  • Arroz branco
  • Amendoim
  • Atum grelhado
  • Feijão
  • Peito de frango (assado)
  • Leite
  • Lentilha

Viu como muitos alimentos ricos em vitamina B3 podem te ajudar no combate ao glaucoma? 

Afinal, um tratamento médico adequado e uma dieta rica nesse nutriente podem reduzir os riscos ou retardar a evolução da doença.

Mas saiba que a ciência está a nosso favor sempre buscando a melhora para certas doenças como é o caso do glaucoma, por isso nunca faça tratamentos sem orientação médica.

Inclua esses alimentos na sua dieta com a orientação de um médico nutricionista, porque essa é a melhor forma de cuidar da sua saúde com segurança.

Aliás falando em saúde, que tal fazer um de nossos testes de visão? Ele é totalmente online, gratuito, e desenvolvido por especialistas na saúde dos olhos!

vitamina b3 em alimentos - teste de visão

Gostou do conteúdo? Então aproveite e deixe um comentário abaixo.

Fontes:

Miragenews

Glaucoma

Sankterik

Vencer o cancer

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.2 / 5. Número de votos: 32

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lenscope

A Lenscope descomplica a correção visual, oferecendo lentes para óculos com todos os tratamentos entregues em casa a uma fração do custo. Desenvolvemos tecnologias que possibilitam uma jornada 100% digital, precisa e acessível, permitindo oferecer produtos superiores até 70% mais baratos do que alternativas encontradas em ópticas tradicionais. Fomos incubados pela Eretz.bio, incubadora do Hospital Albert Einstein, acelerados pela Samsung, através do programa Creative Startups e recebemos apoio da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), no desenvolvimento tecnológico. Fazemos parte do Cubo Itaú e da Supera, parque tecnológico da USP de Ribeirão Preto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *