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Vitamina para os olhos: saiba 5 essenciais para sua visão

Por acaso, você gosta quando tem uma salada bem colorida e temperada durante as refeições? E uma cenoura assada? Pois saiba que manter uma alimentação saudável tem benefícios que vão muito além da aparência física.

Afinal, você sabe qual vitamina é importante para a saúde dos seus olhos? Já adianto a você que muitos alimentos Existem diversos alimentos que têm vitaminas essenciais para colaborar com a saúde de seus olhos! Continue acompanhando este artigo para descobrir quais vitaminas são essas e como elas contribuem para a sua visão.

Vitamina para os olhos

Não existe apenas uma, mas, sim, várias vitaminas que são benéficas para a saúde dos olhos. Basta fazer uma boa combinação durante as refeições, com ingredientes variados, para que isso colabore com sua saúde, não só visual, mas em diversos outros aspectos também.

Além disso, os nossos olhos funcionam de forma muito complexa.  Eles necessitam de diversas vitaminas e nutrientes para manter a qualidade da visão. O ideal é aderir uma dieta bastante rica em:

  • Vitamina A;
  • Vitamina C;
  • Vitamina E;
  • Luteína e Zeaxantina (Carotenóide);
  • E Ômega-3.

Aliás, fazer uma alimentação correta com essas vitaminas é possível evitar a progressão de DMRI, que é a Degeneração Macular Relacionada à Idade, glaucoma e catarata.

Agora que sabe quais são as vitaminas essenciais aos olhos, veja a seguir em quais alimentos elas estão presentes e o porquê a presença delas são tão importantes para a nossa saúde dos olhos.

Vamos lá?

Vitamina A

Os alimentos ricos em vitamina A:

  • Cenoura;
  • Legumes e folhas verdes;
  • Bife de Fígado;
  • Leite;
  • Abóbora;
  • Espinafre.
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Existem diferentes maneiras de comer a cenoura: em salada ralada, assada, cozida ou até mesmo como purê

O papel da vitamina A é essencial em nossa visão! Ela é uma das responsáveis por manter a nossa córnea clara, que é a cobertura externa dos nossos olhos.

Na vitamina A há um componente chamado rodopsina, que é a proteína em nossos olhos que faz com que a gente consiga enxergar em ambientes com pouca iluminação. Uma ausência muito grande de vitamina A no organismo pode trazer complicações, como uma condição grave de cegueira noturna, por exemplo.

Além disso, ela ajuda a manter nossos olhos lubrificados. Como se isso já não fosse motivo o suficiente para mantê-la na alimentação, existem estudos que afirmam: o consumo elevado de vitamina A reduz os riscos de desenvolver problemas como degeneração macular e catarata.

Vitamina C

Os alimentos que contêm vitamina C:

  • Frutas cítricas, como laranja, acerola e morango;
  • Tomate;
  • Pimentão.
Você pode fazer um suco de laranja, comê-la, colocar na salada

A vitamina C é um poderoso antioxidante que protege os nossos olhos e é necessária para a produção de colágeno. O colágeno é uma proteína que ajuda a fortalecer a saúde ocular, como a córnea e a parte branca dos olhos, que é chamada de esclera.

Estudos apontam que a vitamina C, assim como a vitamina A, também ajuda a prevenir a catarata e também evita a progressão de DMRI. Além disso, essa vitamina ajuda na redução da pressão intraocular em pessoas que possuem glaucoma.

Mas cuidado! A vitamina C, se consumida em excesso, pode causar um efeito contrário. Então, o ideal é manter o equilíbrio: ingerir 90 miligramas, no caso dos homens, e 75 miligramas para as mulheres.

Vitamina E

Os alimentos ricos em vitamina E:

  • Frutos secos (amêndoas, amendoins e castanha de caju);
  • Óleos vegetais;
  • Leite;
  • Brócolis.
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Que tal um mix desses frutos?

Assim como a vitamina C, a vitamina E também é um antioxidante muito benéfico para a saúde dos olhos. Ela ajuda a protegê-los contra os radicais livres, que são moléculas perigosas e instáveis.

A vitamina E, ao ser combinada com outras vitaminas para os olhos, também auxilia na prevenção da progressão de DMRI.

Luteína e Zeaxantina (Carotenóide)

Os alimentos que contêm Luteína e Zeaxantina:

  • Couve;
  • Espinafre;
  • Alface;
  • Brócolis;
  • Diversos legumes e folhas verdes.
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Couve

A luteína e a zeaxantina também ajudam a prevenir a degeneração macular e a catarata. Essas duas vitaminas fazem parte da família dos carotenóides, que é um grupo de compostos benéficos sintetizados pelas plantas.

Elas se encontram na mácula e na retina dos nossos olhos, onde ajudam a filtrar a luz azul potencialmente nociva à saúde dos olhos, protegendo-os de danos.

Para se beneficiar desses nutrientes, é só manter uma dieta rica em frutas e vegetais.

Uma curiosidade é que a luteína é solúvel em gordura. Por isso, aqui vai a dica: o ideal é comer o vegetal com um pouquinho de óleo de oliva. Isso ajudará na absorção dos nutrientes.

Ômega-3 (Ácidos Graxos Ômega-3)

Por último, veja os alimentos ricos em Ômega-3:

  • Peixes gordurosos, como salmão, sardinha e atum, por exemplo;
  • Sementes de linhaça;
  • Soja;
  • Nozes;
  • Azeite de oliva.
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Combine pratos variados de peixe: assado, frito ou até para quem gosta, cru

Além de ajudar na formação das células da nossa retina, as gorduras do ômega-3 têm propriedades anti-inflamatórias que podem contribuir na prevenção da retinopatia diabética.

A vitamina também ajuda na produção de lágrimas, evitando a Síndrome do olho seco, que pode ocasionar coceiras e vermelhidão.

Benefícios das vitaminas para os nossos olhos

Em resumo, veja na tabela abaixo todas as vitaminas que citamos, onde elas estão presentes e como elas podem fazer bem a nossa visão. Veja:

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Agora que já sabe quais são as vitaminas essenciais para manter a saúde de seus olhos, é hora de melhorar sua alimentação. Aliás, já deu pra ver como é possível se cuidar sem grandes sacrifícios, e de forma saborosa, não é mesmo?

Veja aqui também 5 hábitos saudáveis essenciais para seus olhos.

Manter uma dieta diversificada é importante não só para sua visão, mas para o bom funcionamento do seu corpo de forma geral.

Coloque suas opiniões nos comentários e continue acompanhando a Lenscope para sempre aprender mais sobre cuidados tão importante com os olhos e assuntos que vão ajudar você, principalmente que usa óculos!

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Vitamina para os olhos: saiba 5 essenciais para sua visão
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Comentários

    1. Oi, Jorge! Tudo bom?

      Esses nutrientes você pode aplicar nas suas refeições diárias 🙂 São alimentos super simples e fáceis de encontrar em um mercado, hortifrúti ou feiras na sua cidade.
      Trouxemos aqui uma listinha que pode te ajudar em alimentos que fazem bem para sua visão:
      – cenoura
      – brócolis
      – couve
      – alface
      – tomate
      – laranja
      – morango
      – abacaxi
      – leite
      – peixes (salmão, atum)
      – azeite de oliva

      Espero que essa lista te ajude! Qualquer dúvida, conte com a gente! 🙂

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