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Vitamina para os olhos: conheça as 9 vitaminas mais eficazes

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As 9 vitaminas para os olhos essenciais são: vitamina A, E, C, B6, B9 e B12, B2, Luteína e Zeaxantina, Ômega-3, B1, e Zinco.

Aquele ditado “Você é o que você come” faz total sentido.  Afinal, a médio e longo prazo, boas práticas alimentares podem refletir na sua visão de forma positiva, e evitar até algumas doenças.

E alguns suplementos também podem oferecer essas vitaminas, mas, antes de serem consumidos, deve-se consultar o médico.

As vitaminas para os olhos essenciais

1- Vitamina A

A vitamina A é a mais importante para os nossos olhos, pois mantém a córnea clara, lubrifica os nossos olhos e melhora a nossa visão em baixa luz, pois contém uma proteína chamada rodopsina. 

Como se isso já não fosse motivo o suficiente para mantê-la na alimentação, existem estudos que afirmam: o consumo elevado de vitamina A reduz os riscos de desenvolver problemas como degeneração macular e catarata.

Você pode encontrar vitamina A em:

  • Cenoura;
  • Legumes e folhas verdes;
  • Bife de Fígado;
  • Leite;
  • Abóbora;
  • Batata doce;
  • Pimentões;
  • Espinafre.

No entanto, a carência de vitamina A pode provocar ou agravar a cegueira noturna e outras doenças oculares.

2- Vitamina E

A vitamina E contém antioxidantes importantes para renovar as nossas células oculares e nos protege de danos causados por radicais livres.

É importante salientar que muitos problemas oculares vêm justamente de estresse oxidativo nessas células.

Portanto, a vitamina E, ao ser combinada com outras vitaminas para os olhos, também auxilia na prevenção da progressão de DMRI.

Você pode encontrar vitamina A em:

  • Nozes
  • Sementes
  • Óleos
  • Salmão
  • Abacate
  • Vegetais verdes
  • Amendoins

3- Vitamina C

A vitamina C ajuda na produção de colágeno, essencial para a formação da córnea e da esclera dos nossos olhos (a parte branca). Além disso, também é um ótimo antioxidante.

Segundo o site Healthline, um estudo mostrou que, com uma ingestão regular de vitamina C em suplementos ou em alimentação, é possível reduzir a chance de desenvolver catarata de 45 a 75%.

Você pode encontrar vitamina C em:

  • Frutas cítricas
  • Brócolis
  • Amora
  • Couve de bruxelas
  • Tomate
  • Pimentão

4- Vitaminas B6, B9 e B12

As vitaminas B6, B9 e B12 são ricas em homocisteína, que contribui para prevenir inflamações, inclusive nos olhos.

Você pode encontrar essas vitaminas em:

  • Fígado
  • Folhas verdes
  • Feijão
  • Leite

5- Vitamina B2

A vitamina B2 também é rica em antioxidantes e ajudam com o estresse oxidativo nos olhos.

Você pode encontrar vitamina B2 em:

  • Leite
  • Iogurte
  • Cereais

6- Luteína e Zeaxantina

A luteína e a zeaxantina também ajudam a prevenir a degeneração macular e a catarata. Essas duas vitaminas fazem parte da família dos carotenóides, que é um grupo de compostos benéficos sintetizados pelas plantas.

Elas se encontram na mácula e na retina dos nossos olhos, onde ajudam a filtrar a luz azul potencialmente nociva à saúde dos olhos, protegendo-os de possíveis danos oculares.

Você pode encontrar essas vitaminas em:

  • Frutas
  • Vegetais
  • Milho
  • Ervilha
  • Gema de ovo

7- Ômega- 3

Além de ajudar na formação das células da nossa retina, as gorduras do ômega-3 têm propriedades anti-inflamatórias que podem contribuir na prevenção da retinopatia diabética.

O ômega 3 também ajuda na produção de lágrimas, evitando a Síndrome do olho seco, que pode ocasionar coceiras e vermelhidão.

Você encontra o Ômega- 3 em:

  • Peixes gordurosos, como salmão, sardinha e atum, por exemplo;
  • Sementes de linhaça;
  • Soja;
  • Nozes;
  • Azeite de oliva.

8- Vitamina B1

A vitamina B1 é capaz de dar mais energia ao nosso organismo, e também pode contribuir para a diminuição da catarata.

Você encontra vitamina B1 em:

  • Grãos integrais
  • Carnes
  • Peixes

9- Zinco

O zinco ajuda a manter a saúde da retina, das membranas celulares e a saúde proteica dos olhos. Ele “viaja” do fígado até a membrana para produzir melanina, que protege os nossos olhos contra os raios ultravioletas.

Você encontra zinco em:

  • Leite
  • Frutos do mar
  • Feijões
  • Cereais
  • Grãos integrais 

O que a deficiência de vitaminas para os olhos causam

A deficiência de vitamina para os olhos pode causar vários problemas oculares. Os mais comuns são:

  • Catarata
  • Degeneração macular relacionada à idade
  • Cegueira noturna 

Recomendações diárias de ingestão da vitamina para os olhos

Segundo o site WebMD, algumas das recomendações diárias de vitamina para os olhos são para homens e mulheres. Veja a seguir:

  • Vitamina E: cerca de 15 mg para adultos e 19 mg para recém-nascidos
  • Vitamina C: 70 mg para mulheres (85 durante a gravidez ou 120mg durante a amamentação) e 90mg para homens
  • Zinco: 8mg para mulheres (12 durante gravidez ou amamentação) e 11 para homens
  • Ômega 3: a American Heart Association recomenda aproximadamente 1000 mg por dia, para homens e mulheres. 

Posso tomar altas doses de vitaminas para os olhos?

É importante sempre ter cuidado ao tomar vitaminas por conta própria. O mais indicado é consultar o médico para saber as suas reais necessidades. Isso porque, algumas vitaminas, como a vitamina C por exemplo, se consumidas em excesso podem ter o efeito contrário.

Mesmo assim, alguns estudos comprovam o benefício de altas doses de vitaminas para quem tem catarata e degeneração macular relacionada à idade. 

O que perguntar para seu médico antes de começar a tomar suplementos de vitaminas

É essencial saber as suas reais necessidades de vitamina para suprir no seu organismo, principalmente para mulheres grávidas ou em período de amamentação.

Verifique com o seu médico as necessidades para os seus olhos também e, principalmente se você toma algum medicamento regularmente, veja se algumas vitaminas não vão interferir. 

Não se esqueça!

É sempre importante ter em mente que os suplementos alimentares se chamam suplementos por serem um complemento à alimentação. Portanto, eles complementam e não substituem. Ainda assim, é importante manter bons hábitos alimentares.

Em entrevista para a revista Saúde, o oftalmologista Daniel Lavinsky do Hospital dos Olhos de Porto Alegre ressaltou que “Uma dieta rica em nutrientes ajuda a limpar os dejetos do metabolismo que causam a morte das células do fundo do olho”, entre outros problemas.

E você, está em dia com a quantidade de vitamina para os olhos? Já tomou ou toma suplementos de vitaminas para os olhos? Conte pra gente aqui nos comentários. 

Fontes

WebMD

Emoha

Healthline

Medical News Today

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