viuvinha no olho

Viuvinha no olho: Mitos e verdades e como tratar

Este post foi atualizado em 5 maio, 2021

A viuvinha no olho, popularmente conhecida também como terçol, é uma protuberância que pode aparecer na parte superior ou inferior das pálpebras. Trata-se de um abscesso causado por bactérias. Mas não se preocupe, a viuvinha é facilmente tratada e some depois de uma ou duas semanas. 

Quer saber mais sobre viuvinha no olho? Vamos lá!

O que é viuvinha no olho

A viuvinha no olho é causada por bactérias ou sujeira nos canais lacrimais. Nossos olhos possuem glândulas que ajudam a mantê-los lubrificados e é, através dessas glândulas, que saem as lágrimas. Porque quando ficam obstruídos por sujeira ou bactérias, ocorre a viuvinha.  

O aparecimento pode se dar em alguns dias. As pálpebras começam a apresentar uma vermelhidão e você pode sentir uma leve dor. Por isso, depois de um ou dois dias uma protuberância começa a aparecer (pode haver a presença de pus, como uma espinha) e a dor pode aumentar. 

O recomendado é a aplicação de compressas de água morna, que podem ajudar a acelerar o processo. Mas, na maioria dos casos, não é preciso recorrer a um tratamento médico.   

A pessoa com viuvinha no olho costuma apresentar sensibilidade à luz, sensação de irritação nos olhos e aumento da lacrimação. Porém, após uma ou duas semanas, o pus deve sair naturalmente, aliviando a dor e o inchaço.

A viuvinha não é contagiosa, no entanto, no caso de ser causada por bactérias, pode acontecer de a infecção passar de um olho para outro. Outra possibilidade de contaminação é o compartilhamento de fronhas e toalhas com uma pessoa que apresente a condição. 

Viuvinha no olho: mitos e verdades

Existem alguns mitos sobre viuvinha no olho e é importante que as pessoas se atentem a eles, porque algumas atitudes podem piorar o quadro. 

Por exemplo, é um mito muito comum achar que podemos apertar a viuvinha no olho. Mas, nunca faça isso por conta própria. Porque apertar a viuvinha no olho para a liberação do pus pode causar uma infecção maior, além de dor e outros problemas nos olhos.  

Se a viuvinha for externa, ou seja, na parte de fora das pálpebras, o pus irá sair naturalmente após alguns dias. Já se for interna, pode ser perigoso tentar apertá-la sem acompanhamento médico. Porque, na maioria das vezes, este tipo não “estoura” sozinha. Portanto, é recomendado procurar por ajuda especializada para a realização de uma drenagem. 

Outro mito muito comum é sobre a viuvinha prejudicar a visão. O que, de fato, pode acontecer se a protuberância ficar muito grande causando o inchaço dos olhos. E assim, tornando um pouco mais difícil a abertura completa.  

Mas, na maioria das vezes, a viuvinha é inofensiva aos olhos, no entanto, é importante estar em dia com a sua saúde ocular. Portanto, procure sempre seu oftalmologista de confiança para exames periódicos e mantenha bons hábitos de higiene. 

Tratamentos caseiros para viuvinha no olho

O tratamento mais comum para viuvinha no olho é a aplicação de compressas de água morna, por cerca de 10 a 15 minutos, de quatro a seis vezes ao dia. Este procedimento ajuda a diminuir o inchaço e acelera o processo de drenagem, aliviando, assim, os sintomas e incômodos. 

Para aplicar a compressa:

  • Esquente a água a uma temperatura adequada, para que não haja queimaduras ou piora do quadro;
  • Lave bem as mãos antes de iniciar o procedimento;
  • Use um algodão para facilitar a aplicação;
  • Se a água esfriar, repita o processo até que a compressa seja feita por 15 minutos; 
  • Retire a compressa e massageie suavemente a pálpebra com movimentos circulares (certifique-se de que os dedos estão limpos);
  • Seque a área com uma toalha limpa e macia;

Outras dicas para o tratamento da viuvinha no olhos são, por exemplo:

  • Manter a área dos olhos limpa, sempre com água corrente e sabão;
  • Usar saquinhos de chá preto, em temperatura morna, também ajudam a reduzir o inchaço, além de conter propriedades antibactericidas;

Além das dicas listadas acima, não aperte a viuvinha e também evite o uso de maquiagem e lentes de contato até que ela tenha sumido. Se necessário, procure um médico para a indicação dos medicamentos adequados para tratamento e para a dor. 

Viuvinha no olho: quando preciso ver um médico

Um dos motivos que podem levar uma pessoa com viuvinha no olho a procurar por um médico, é se a inflação não melhorar dentro de alguns dias, mesmo com a aplicação de compressas com água morna ou após a realização de outros procedimentos para o tratamento. 

Mas, é indicado procurar ajuda especializada também nos casos a seguir:

  • Se a viuvinha no olho aumentar de tamanho e começar a afetar a visão;
  • Caso a vermelhidão se espalhar por todo o olho ou pálpebra;
  • Quando o inchaço avançar por toda a pálpebra;
  • Se a vermelhidão e o inchaço atingirem as bochechas ou outras partes do rosto;

Viúva no olho: Prevenção

É possível prevenir o aparecimento, especialmente, se você tem propensão a condição. Para isso, lave muito bem as mãos, principalmente se você já apresentar a inflamação. Dessa forma, você irá evitar que a viuvinha passe para o outro olho. 

Além da recomendação acima, pessoas que usam lentes de contato devem sempre higienizar muito bem as mãos antes de colocar ou retirar as lentes.

Ao usar maquiagem, garanta a remoção da mesma à noite, antes de dormir. É importante evitar o compartilhamento de maquiagens com outras pessoas, em especial produtos que vão diretamente na área dos olhos, como rímel e delineador. Evite também a exposição direta a saídas de ar, ar condicionado ou vento excessivo, como janelas de carro, por exemplo. 

Procure lavar também a área dos olhos e cílios com shampoos de bebê diluídos em água. Para isso basta misturar uma pequena quantidade de produto com meio copo de água morna. Com a ajuda de um algodão ou toalha macia, esfregue gentilmente a área dos olhos e cílios, depois enxague bem e seque.

Se você se deparar com o aparecimento de uma viuvinha no olho, não se preocupe. A inflamação é de fácil tratamento e não causa danos aos olhos ou à visão. Procure sempre por ajuda médica em casos de dúvidas ou se os tratamentos caseiros não surtirem efeito. 

E lembre-se: é recomendado manter em dia as suas consultas médicas, incluindo com o oftalmologista. Realize exames regulares e esteja sempre atento aos sinais de seus olhos. E falando em testes e estar atento, sabia que você pode realizar teste de visão online e gratuitamente? Nós, desenvolvemos um teste de visão com resultados precisos e tecnologia exclusiva que permite saber se você tem miopia ou astigmatismo.

Faça seu teste de acuidade visual online e gratuitamente

Gostou deste conteúdo? Mas, não vá sem antes deixar um comentário!

Fontes:

Medical News Today

Nvisions

MedicineNet

Insider



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Lenscope

Somos uma Health Tech que faz uso do que há de mais moderno na tecnologia para transformar a jornada de compra de lentes para óculos no Brasil. Com nosso serviço 100% online, você faz as lentes do seu óculos de grau pela internet, sem precisar sair de casa.E, para nos ajudar a continuar desenvolver tecnologias exclusivas no Brasil e no Mundo, fomos selecionados para o programa Creative Startups da Samsung, além de fazer parte do Eretz.bio, incubadora de startups do Hospital Israelita Albert Einstein, considerado um dos melhores hospitais da América Latina. Também fazemos parte da Supera, incubadora da Universidade de São Paulo (USP/FM-RP) e do Cubo Itaú, um dos principais ecossistemas de startups do Brasil.Conte com a gente para ver e se sentir bem.

Pin It on Pinterest