Viuvinha no olho: Mitos e verdades e como tratar

viuvinha no olho
4.5
(36)

A viuvinha no olho, popularmente conhecida também como terçol, é uma protuberância que pode aparecer na parte superior ou inferior das pálpebras. Trata-se de um abscesso causado por bactérias. Mas não se preocupe, a viuvinha é facilmente tratada e some depois de uma ou duas semanas. 

Quer saber mais sobre viuvinha no olho? Vamos lá!

O que é viuvinha no olho

A viuvinha no olho é causada por bactérias ou sujeira nos canais lacrimais. Nossos olhos possuem glândulas que ajudam a mantê-los lubrificados e é, através dessas glândulas, que saem as lágrimas. Porque quando ficam obstruídos por sujeira ou bactérias, ocorre a viuvinha.  

O aparecimento pode se dar em alguns dias. As pálpebras começam a apresentar uma vermelhidão e você pode sentir uma leve dor. Por isso, depois de um ou dois dias uma protuberância começa a aparecer (pode haver a presença de pus, como uma espinha) e a dor pode aumentar. 

O recomendado é a aplicação de compressas de água morna, que podem ajudar a acelerar o processo. Mas, na maioria dos casos, não é preciso recorrer a um tratamento médico.   

A pessoa com viuvinha no olho costuma apresentar sensibilidade à luz, sensação de irritação nos olhos e aumento da lacrimação. Porém, após uma ou duas semanas, o pus deve sair naturalmente, aliviando a dor e o inchaço.

A viuvinha não é contagiosa, no entanto, no caso de ser causada por bactérias, pode acontecer de a infecção passar de um olho para outro. Outra possibilidade de contaminação é o compartilhamento de fronhas e toalhas com uma pessoa que apresente a condição. 

Viuvinha no olho: mitos e verdades

Existem alguns mitos sobre viuvinha no olho e é importante que as pessoas se atentem a eles, porque algumas atitudes podem piorar o quadro. 

Por exemplo, é um mito muito comum achar que podemos apertar a viuvinha no olho. Mas, nunca faça isso por conta própria. Porque apertar a viuvinha no olho para a liberação do pus pode causar uma infecção maior, além de dor e outros problemas nos olhos.  

Se a viuvinha for externa, ou seja, na parte de fora das pálpebras, o pus irá sair naturalmente após alguns dias. Já se for interna, pode ser perigoso tentar apertá-la sem acompanhamento médico. Porque, na maioria das vezes, este tipo não “estoura” sozinha. Portanto, é recomendado procurar por ajuda especializada para a realização de uma drenagem. 

Outro mito muito comum é sobre a viuvinha prejudicar a visão. O que, de fato, pode acontecer se a protuberância ficar muito grande causando o inchaço dos olhos. E assim, tornando um pouco mais difícil a abertura completa.  

Mas, na maioria das vezes, a viuvinha é inofensiva aos olhos, no entanto, é importante estar em dia com a sua saúde ocular. Portanto, procure sempre seu oftalmologista de confiança para exames periódicos e mantenha bons hábitos de higiene. 

Tratamentos caseiros para viuvinha no olho

O tratamento mais comum para viuvinha no olho é a aplicação de compressas de água morna, por cerca de 10 a 15 minutos, de quatro a seis vezes ao dia. Este procedimento ajuda a diminuir o inchaço e acelera o processo de drenagem, aliviando, assim, os sintomas e incômodos. 

Para aplicar a compressa:

  • Esquente a água a uma temperatura adequada, para que não haja queimaduras ou piora do quadro;
  • Lave bem as mãos antes de iniciar o procedimento;
  • Use um algodão para facilitar a aplicação;
  • Se a água esfriar, repita o processo até que a compressa seja feita por 15 minutos; 
  • Retire a compressa e massageie suavemente a pálpebra com movimentos circulares (certifique-se de que os dedos estão limpos);
  • Seque a área com uma toalha limpa e macia;

Outras dicas para o tratamento da viuvinha no olhos são, por exemplo:

  • Manter a área dos olhos limpa, sempre com água corrente e sabão;
  • Usar saquinhos de chá preto, em temperatura morna, também ajudam a reduzir o inchaço, além de conter propriedades antibactericidas;

Além das dicas listadas acima, não aperte a viuvinha e também evite o uso de maquiagem e lentes de contato até que ela tenha sumido. Se necessário, procure um médico para a indicação dos medicamentos adequados para tratamento e para a dor. 

Viuvinha no olho: quando preciso ver um médico

Um dos motivos que podem levar uma pessoa com viuvinha no olho a procurar por um médico, é se a inflação não melhorar dentro de alguns dias, mesmo com a aplicação de compressas com água morna ou após a realização de outros procedimentos para o tratamento. 

Mas, é indicado procurar ajuda especializada também nos casos a seguir:

  • Se a viuvinha no olho aumentar de tamanho e começar a afetar a visão;
  • Caso a vermelhidão se espalhar por todo o olho ou pálpebra;
  • Quando o inchaço avançar por toda a pálpebra;
  • Se a vermelhidão e o inchaço atingirem as bochechas ou outras partes do rosto;

Viúva no olho: Prevenção

É possível prevenir o aparecimento, especialmente, se você tem propensão a condição. Para isso, lave muito bem as mãos, principalmente se você já apresentar a inflamação. Dessa forma, você irá evitar que a viuvinha passe para o outro olho. 

Além da recomendação acima, pessoas que usam lentes de contato devem sempre higienizar muito bem as mãos antes de colocar ou retirar as lentes.

Ao usar maquiagem, garanta a remoção da mesma à noite, antes de dormir. É importante evitar o compartilhamento de maquiagens com outras pessoas, em especial produtos que vão diretamente na área dos olhos, como rímel e delineador. Evite também a exposição direta a saídas de ar, ar condicionado ou vento excessivo, como janelas de carro, por exemplo. 

Procure lavar também a área dos olhos e cílios com shampoos de bebê diluídos em água. Para isso basta misturar uma pequena quantidade de produto com meio copo de água morna. Com a ajuda de um algodão ou toalha macia, esfregue gentilmente a área dos olhos e cílios, depois enxague bem e seque.

Se você se deparar com o aparecimento de uma viuvinha no olho, não se preocupe. A inflamação é de fácil tratamento e não causa danos aos olhos ou à visão. Procure sempre por ajuda médica em casos de dúvidas ou se os tratamentos caseiros não surtirem efeito. 

E lembre-se: é recomendado manter em dia as suas consultas médicas, incluindo com o oftalmologista. Realize exames regulares e esteja sempre atento aos sinais de seus olhos. E falando em testes e estar atento, sabia que você pode realizar teste de visão online e gratuitamente? Nós, desenvolvemos um teste de visão com resultados precisos e tecnologia exclusiva que permite saber se você tem miopia ou astigmatismo.

Faça seu teste de acuidade visual online e gratuitamente

Gostou deste conteúdo? Mas, não vá sem antes deixar um comentário!

Fontes:

Medical News Today

Nvisions

MedicineNet

Insider

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.5 / 5. Número de votos: 36

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lenscope

A Lenscope descomplica a correção visual, oferecendo lentes para óculos com todos os tratamentos entregues em casa a uma fração do custo. Desenvolvemos tecnologias que possibilitam uma jornada 100% digital, precisa e acessível, permitindo oferecer produtos superiores até 70% mais baratos do que alternativas encontradas em ópticas tradicionais. Fomos incubados pela Eretz.bio, incubadora do Hospital Albert Einstein, acelerados pela Samsung, através do programa Creative Startups e recebemos apoio da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), no desenvolvimento tecnológico. Fazemos parte do Cubo Itaú e da Supera, parque tecnológico da USP de Ribeirão Preto.

3 comentários em “Viuvinha no olho: Mitos e verdades e como tratar”

  1. Meu nome é Victoria Helena, só tive ontem à noite, sem saber o que era, até hoje o meu irmão pesquisar o que era e eu fiquei surpresa com isso. Eu estou cheia de problemas para resolver então me ajuda e muito obrigada.

    1. Olá, Victoria. Sentimos muito pela sua situação, mas você pode tratar a viuvinha no olho em casa, realizando compressas de água morna, por cerca de 10 a 15 minutos, de quatro a seis vezes ao dia. Este procedimento ajuda a diminuir o inchaço e acelera o processo de drenagem, aliviando, assim, os sintomas e incômodos. Você também pode manter a área dos olhos limpa, sempre com água corrente e sabão, além de usar saquinhos de chá preto, em temperatura morna, pois também ajudam a reduzir o inchaço, além de conter propriedades antibactericidas.
      Também é importante não apertar a viuvinha e evitar o uso de maquiagem e lentes de contato até que ela tenha sumido.
      Se mesmo com a aplicação de compressas com água morna e dos outros cuidados, a inflamação não melhorar dentro de alguns dias, você deverá procurar por um oftalmologista e explicar ao profissional o que está acontecendo, para que ele possa prescrever um tratamento com os medicamentos adequados para tratá-la.
      Esperamos ter ajudado. 🙂

      1. Tenho sempre isso.
        A última essa semana na pálpebra interna. Há sofrimento. Sorte que meu médico me deu uma DEXAMETASONA injetável e dipirona. Tô zem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *