multa por dirigir sem óculos

Você pode tomar multa por dirigir sem óculos. Entenda os motivos!

0
(0)

Sabia você ter uma multa por dirigir sem óculos? Além de gerar pontos na carteira, a chance de causar acidente fica ainda maior. Veja como evitar esses problemas! 

Quem está tirando a habilitação precisa passar por uma série de exames práticos e teóricos. Entre eles o médico, que verifica como anda a visão dos candidatos.

Ao renovar a habilitação é preciso refazer muitos desses testes. Mas, algumas pessoas, mesmo sabendo que não estão enxergando tão bem, insistem em dirigir sem óculos.

Se o médico perceber que a visão está prejudicada e a pessoa não usa óculos, pode reprová-la.

Além disso, existe outra possibilidade: na hora de realizar o exame, ele é feito com os óculos ou lentes de contato para que haja a aprovação.

A questão é que o médico colocará na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) a indenização de que o condutor tem a necessidade do uso de lentes corretivas e isso será conferido pelos fiscais de trânsito.

O que acontece se dirigir sem óculos?

O artigo 162 do Código Brasileiro de Trânsito (CTB) determina que quando há indicação o uso obrigatório de lentes, você deve usá-la.

Então, caso você seja parado pelo agente fiscal e não estiver usando, ele aplicará as penalidades previstas em lei.

A pessoa receberá uma multa de trânsito, cometerá uma infração gravíssima e somará 7 pontos na sua habilitação, tendo o veículo apreendido até que outro condutor se apresente ou a irregularidade seja sanada.

Esses já são bons motivos para se ficar preocupados, pois geram transtornos e podem pesar no bolso.

Entretanto, dirigir sem óculos quando ele é necessário traz outros riscos ainda piores.

Com a visão debilitada, a pessoa tem a visão distorcida ou borrada, o que impede que ver imperfeições na via como buracos e até mesmo pessoas ou objetos no caminho.

Os resultados, nesse caso, podem ser bem perigosos. Por exemplo,ter de um simples pneu furado por não conseguir desviar de um buraco até algo mais grave, como um acidente de trânsito com vítimas.

Vale ressaltar que se foi feita a cirurgia corretiva de visão, será preciso fazer alterações na CNH. Nesse caso é preciso ir até um posto do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) da sua cidade, levar a documentação e fazer novo exame médico. 

O uso de óculos é fundamental para garantir a segurança do motorista e pedestres.

Por isso, quando for indicada a necessidade de uso, o ideal é usar seu óculos.

Aliás, antes de sair de casa sempre confira se pegou os óculos ou se está usando as lentes de contato.

Escolha as lentes ideais para não dirigir sem óculos 

Na hora de escolher os óculos de grau para dirigir é preciso primeiro passar por um médico para que seja identificado qual problema de visão possui.

Com isso, ele pode diagnosticar quantos graus será preciso que as lentes tenham para fazer a correção.

Feito isso, é hora de fazer seu óculos. Veja algumas dicas para a escolha:

  • Conhecer os tipos de lentes disponíveis e optar por para a mais indicada ao seu grau;
  • Dar preferência para lentes com antirreflexo próprio para dirigir, pois algumas possuem tratamentos especiais que ajudam a evitar aquela sensação incômoda do farol dos demais carros;
  • Escolher uma armação que combine com o seu tipo de rosto;
  • Provar a armação para que fique confortável;
  • Mandar fazer o óculos escolhido e começar a usar.

O problema de dirigir sem óculos pode ser facilmente revertido, ainda mais quando se tem óculos confortáveis e não quer ser penalizado por descumprir a legislação. 

Onde fazer o seu óculos com muito mais conforto?

Lenscope é a primeira empresa a oferecer o serviço de compra de lentes pela internet por um preço mais acessível.

Afinal, a Lenscope acredita que o seu óculos não precisa custar uma fortuna. Além de um processo inovador, a empresa garante muito mais conforto e segurança com seus dados pessoais e o seu óculos.

Sem contar oferecem diferentes tipos de lentes para cada grau no site deles.

E por ser um processo 100% online é a Lenscope atende todo o Brasil! Dessa forma, possibilitando que cada vez mais pessoas possam enxergar um mundo cada vez melhor.

E você, já tomou multa por isso? Conhece alguém que já? Deixe nos comentários que em breve te respondemos.

Se precisar fazer as novas lentes do seu óculos, conheça a Lenscope.

Por Jeniffer Elaina, da Smartia Seguros

Fonte: Planalto.

multa por dirigir sem óculos

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lenscope

Somos uma Health Tech que faz uso do que há de mais moderno na tecnologia para transformar a jornada de compra de lentes para óculos no Brasil. Com nosso serviço 100% online, você faz as lentes do seu óculos de grau pela internet, sem precisar sair de casa.

E, para nos ajudar a continuar desenvolver tecnologias exclusivas no Brasil e no Mundo, fomos selecionados para o programa Creative Startups da Samsung, além de fazer parte do Eretz.bio, incubadora de startups do Hospital Israelita Albert Einstein, considerado um dos melhores hospitais da América Latina. Também fazemos parte da Supera, incubadora da Universidade de São Paulo (USP/FM-RP) e do Cubo Itaú, um dos principais ecossistemas de startups do Brasil.

Conte com a gente para ver e se sentir bem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *