Miopia e astigmatismo são problemas de visão diferentes. Mas ambos causam dificuldades para enxergar nitidamente.
Também temos um vídeo que vai te ajudar a entender a diferença entre miopia e astigmatismo.
O que é astigmatismo?
O astigmatismo é um problema na córnea dos olhos. Nesse sentido, a córnea de um olho que tem astigmatismo se estendeu para um formato irregular, apresentando, assim, um formato oval. Isso provoca um erro refrativo que distorce a luz quando ela entra nos olhos. Dessa maneira, há a formação de múltiplos pontos focais, quando o normal seria que houvesse apenas um ponto de foco na retina do olho. É por esse motivo que quem tem astigmatismo enxerga os objetos embaçados tanto de perto como de longe.
Sintomas do astigmatismo
Os principais sintomas do astigmatismo são:
- Visão embaçada;
- Dificuldade para enxergar de perto. Por exemplo: ao fazer uma leitura.
- Dificuldade para enxergar de longe. Como: ler placas na estrada.
- Dores de cabeça, dores nos olhos e cansaço ocular;
- Hiper sensibilidade à luz (fotofobia), vertigem e enxaqueca em ambientes bastante iluminados.
O astigmatismo pode evoluir para uma condição em que o olho saudável para de se desenvolver, levando à perda de visão. Essa condição conhecida como ambliopia, ou olho preguiçoso. Nesses casos, diagnóstico e tratamento precoces são necessários para corrigir o distúrbio.
O que é miopia?
A miopia ocorre quando seu olho é ligeiramente mais longo do que deveria ser. Isso faz com que os raios de luz sejam focados antes na retina. Dessa forma, você passa a ter dificuldades para enxergar de longe.
A miopia é uma condição herdada e geralmente é descoberta entre os 8 e 12 anos de idade. Normalmente, com o passar dos anos, o grau de miopia vai aumentando. Porém, entre 20 a 25 anos esse problema de visão tende a se estabilizar, mas isso pode não acontecer em 10% dos casos.
Sintomas da miopia
Os principais sintomas da miopia são:
- Dificuldade para enxergar objetos distantes, a visão fica bastante borrada;
- Apertar os olhos para tentar enxergar com nitidez;
- Fadiga ocular;
- Fortes dores de cabeça.
Diferença entre miopia e astigmatismo
Em um olho sem problemas de visão, os raios de luz passam normalmente pela córnea. Dessa maneira, quando esses raios chegam à retina, eles formam apenas um único ponto focal, para formar a imagem com nitidez. Porém, em casos de miopia e astigmatismo, não é isso o que acontece. Apesar de ambos serem problemas refrativos, o olho míope forma a imagem antes da retina.
Já um olho com astigmatismo, a imagem pode ser formada antes ou depois da retina. Dessa forma, a principal diferença entre miopia e astigmatismo é esta: se você tem astigmatismo, você possui dificuldade para enxergar tanto de perto quanto de longe. Por isso, sua visão acaba ficando embaçada, independente da distância dos objetos.
Por outro lado, caso você tenha miopia, você possui dificuldade para enxergar apenas objetos que estão longe. E uma curiosidade aqui: os míopes enxergam perfeitamente de perto e até melhor do que pessoas que não possuem nenhum problema de visão. Mas a notícia não tão boa assim é que, infelizmente, é bastante comum o grau de miopia e astigmatismo aumentar todo ano.
Isso pode ser agravado com o uso cada vez mais contínuo de celulares e computadores. Além disso, a falta de passar mais tempo fazendo atividades ao ar livre pode contribuir para o surgimento da miopia.
Por isso, é muito importante ir no oftalmologista pelo menos uma vez por ano. Dessa maneira, esse profissional de saúde pode identificar todo e qualquer problema de visão que você possa ter. Além disso, o oftalmologista é o profissional mais indicado para te dizer o melhor tratamento para a sua necessidade.
Diagnóstico
Se você tem algum desses problemas de visão, o ideal é verificar o diagnóstico com um médico oftalmologista de sua confiança. Assim, o diagnóstico é feito através de exames oftalmológicos de acuidade visual, de pressão intraocular, de refração e de fundo de olho. Entretanto, existem também outros tipos de exames de visão capazes de detectar problemas oculares.
Quanto tempo leva para a miopia se estabilizar?
O tempo levado para o grau de miopia se estabilizar pode variar de pessoa para pessoa, mas, geralmente, a miopia e o astigmatismo se desenvolvem ao longo da adolescência, podendo estabilizar até os 21 anos. É considerado estabilizado quando o grau não muda em um intervalo de 6 meses a 1 ano. Entretanto, é importante ter sempre somente um acompanhamento médico.
Usar muito computador prejudica a visão?
Mas, caso você use muito computador, é provável que você pisque menos, devido à concentração. Porém, isso leva à má lubrificação dos seus olhos e pode provocar ardor e sensação de vista cansada. Isso pode também causar a falsa miopia, condição comum devido ao isolamento social que experimentamos em 2020 devido à pandemia do Coronavírus.
Tratamentos para miopia e astigmatismo
Os tratamentos disponíveis para miopia e astigmatismo são: cirurgia refrativa, lentes de contato e óculos de grau. A cirurgia refrativa é recomendada a partir dos 21 anos para quem já possui alto grau. É importante saber que mesmo realizando a cirurgia, você ainda pode precisar utilizar óculos ou lentes de contato para melhor resultado e aproveitamento da sua visão.
Confira como é a cirurgia refrativa e quais são os tipos que existem.
Já as lentes de contato são procuradas devido a questão estética. Existem 5 tipos de lentes de contato. São elas: as lentes gelatinosas, lentes rígidas, tóricas, descartáveis e lentes coloridas.
Há diferenças entre as lentes de contato que existem e, dependendo do seu grau, algumas podem ser mais indicadas. Mas lembre-se sempre: Para manter seus olhos sempre saudáveis, procure intercalar o uso das lentes de contato, com o uso de óculos de grau em alguns períodos durante o dia. Por exemplo: em tarefas diárias, dentro de casa, ao acordar ou antes de dormir.
O óculos de grau é a forma de tratamento para miopia e astigmatismo mais recomendada pelos oftalmologistas e não possuem nenhum tipo de contra indicação.
Lentes para astigmatismo e miopia ideais para seu grau
Agora que você sabe as diferenças entre astigmatismo e miopia, não se esqueça de ficar atento aos sinais ou dificuldades para enxergar. Procure sempre consultar regularmente um oftalmologista. Dessa maneira, você pode ter um diagnóstico precoce, fundamental para um tratamento eficaz e para evitar problemas futuros.
Nós, da Lenscope, sabemos que as lentes são parte importante da sua saúde. Pensando nisso, oferecemos lentes para miopia e lentes para astigmatismo ideais para o seu grau e estilo de vida.
Você pode fazer agora mesmo um orçamento online totalmente gratuito em nosso site e descobrir o quanto você irá economizar ao comprar lentes de qualidade para astigmatismo ou miopia. Sem precisar sair de casa.
Gostou do conteúdo? Aproveite e assine nossa newsletter!
Atualizado em 20/08/2021