miopia e astigmatismo

Você sabe a diferença entre miopia e astigmatismo?

Miopia e astigmatismo são problemas de visão que trazem dificuldades para enxergar, além de incômodos no dia-a-dia das pessoas.

Por isso, veja o que é miopia e astigmatismo, entenda a diferença entre eles, os principais sintomas e como tratar esses problemas de visão.

miopia e astigmatismo
Como as pessoas com miopia e astigmatismo enxergam

O que é miopia?

A miopia ocorre quando o olho é ligeiramente mais longo do que deveria ser. Isso faz com que os raios de luz sejam focados antes na retina. Dessa forma, você passa a ter dificuldades para enxergar de longe.

miopia e astigmatismo

A miopia é uma condição herdada e geralmente é descoberta entre os 8 e 12 anos de idade.

Normalmente, com o passar dos anos, o grau de miopia vai aumentando. Porém, entre 20 a 25 anos esse problema de visão tende a se estabilizar, mas isso pode não acontecer em 10% dos casos.

Sintomas da miopia

Os principais sintomas da miopia são:

  • Dificuldade para enxergar objetos distantes, a visão fica bastante borrada;
  • Apertar os olhos para tentar enxergar com nitidez;
  • Fadiga ocular;
  • Fortes dores de cabeça.
miopia e astigmatismo
Principais sintomas de miopia

O que é astigmatismo?

O astigmatismo é um problema na córnea dos olhos que se estendeu para um formato irregular, apresentando, assim, um formato oval.

Isso provoca um erro refrativo que distorce a luz quando esta entra nos olhos. Dessa frorma, há a formação de múltiplos pontos focais, quando o normal seria que houvesse apenas um ponto de foco na retina do olho.

É por esse motivo que quem tem astigmatismo enxerga os objetos embaçados tanto de perto como de longe.

miopia e astigmatismo

Sintomas do astigmatismo

Os principais sintomas do astigmatismo são:

  • Visão embaçada;
  • Dificuldade para enxergar de perto. Por exemplo: ao fazer uma leitura.
  • Dificuldade para enxergar de longe. Como: ler placas na estrada.
  • Dores de cabeça, dores nos olhos e cansaço ocular;
  • Hiper sensibilidade à luz (fotofobia), vertigem e enxaqueca em ambientes bastante iluminados.
miopia e astigmatismo
Principais sintomas de astigmatismo

Diferença entre miopia e astigmatismo

A principal diferença entre miopia e astigmatismo é: quem tem astigmatismo possui dificuldade para enxergar tanto de perto quanto de longe, a visão das pessoas com esse problema de visão fica embaçada independente da distância dos objetos.

Já quem tem miopia, tem dificuldade para enxergar apenas os objetos que estão longe.

E uma curiosidade aqui: os míopes enxergam perfeitamente de perto e até melhor do que pessoas que não possuem nenhum problema de visão.

Infelizmente é bastante comum o grau de miopia e astigmatismo aumentar todo ano. E isso pode ser agravado com o uso cada vez mais contínuo de celulares e computadores. Além disso, a falta de passar mais tempo fazendo atividades ao ar livre pode contribuir para o surgimento da miopia.

miopia e astigmatismo

Por isso, é muito importante ir no oftalmologista pelo menos uma vez por ano. Pois, somente ele pode identificar todo e qualquer problema de visão que você possa ter. Além disso, só ele é o profissional mais indicado para te dizer o melhor tratamento para a sua necessidade.

Tratamentos para miopia e astigmatismo

Os tratamentos disponíveis para miopia e astigmatismo são: cirurgia refrativa, lentes de contato e óculos de grau.

A cirurgia refrativa é recomendada a partir dos 21 anos para quem já possui alto grau. Já as lentes de contato são procuradas para questão estética. E o óculos de grau, além de ser o mais recomendado pelos oftalmologistas, pode corrigir a maioria dos problemas de visão.

Clique aqui para conhecer os tipos de lentes para miopia  e as lentes para astigmatismo.

miopia e astigmatismo

Então, ficou com alguma dúvida? Deixe aqui nos comentários!

Você sabe a diferença entre miopia e astigmatismo?
Média 5 de 3 votos



Comentários

  1. Tenho as duas doenças e pedi para ótica fazer um óculos com lentes multifocais. Peguei o óculos hoje e é um tanto desconfortável, parece que o chão tá aproximado. Fiz a melhor escolha ou deveria ter ido pela monofocal?

    1. Olá, Jaqueline tudo bom?

      Nesses casos, antes de tudo o mais indicado é levar o novo óculos para seu oftalmo conferir se está tudo certo com o grau e com as medidas de montagem das lentes. É normal demorar algumas semanas para se acostumar com o óculos novo, principalmente se é a primeira vez que você está usando lentes multifocais.

      Qualquer dúvida, estamos aqui 🙂

  2. Então quer dizer q tem na receita oftalmo o grau “Cilíndrico” junto com o “Eixo” é astignimatio Tbm? Pq faz faz uns 2,5 anos q uso óculos, porém meu ofalmo smp me disse q eu tinha miopia… aí por um acaso eu troquei de oftalmo e ela m disse nd do meu problema, e eu acabei esquecendo de perguntar tb se tinha mudado ou não.. nisso levei a receita p ótica e a moça disse q um grau é normal (miopia) e o outro é os dois ( miopia + astigmatismo)… agr n sei se confio nas atendentes de provas ou falso outro exame p ver… poderia dar uma ajuda?!

    1. Olá, Thaynara tudo bom?
      Nesses casos, o mais indicado é que você marque uma consulta com o seu oftalmo e diga a ele desde quanto você está vendo os pontos pretos em sua visão. Também é aconselhável que você procure saber se seus pais possuem algum tipo de problema de visão para também informar ao médico. Só ele vai poder te dizer o que pode estar causando esses sintomas. Esperamos que dê tudo certo! 🙂

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Lenscope

Nós utilizamos a tecnologia a nosso favor e oferecemos uma experiência inovadora para você comprar as lentes para seus óculos sem sair de casa! E o melhor de tudo? Podendo ter as melhores lentes do mercado sem gastar uma fortuna para isso.

Pin It on Pinterest