Você sabe a diferença entre miopia e astigmatismo?

miopia e astigmatismo
  • por
4.4
(20)

Miopia e astigmatismo são problemas de visão diferentes. Mas ambos causam dificuldades para enxergar nitidamente.

miopia e astigmatismo

Como as pessoas com miopia e astigmatismo enxergam

Também temos um vídeo que vai te ajudar a entender a diferença entre miopia e astigmatismo.

O que é astigmatismo?

O astigmatismo é um problema na córnea dos olhos. Nesse sentido, a córnea de um olho que tem astigmatismo se estendeu para um formato irregular, apresentando, assim, um formato oval. Isso provoca um erro refrativo que distorce a luz quando ela entra nos olhos. Dessa maneira, há a formação de múltiplos pontos focais, quando o normal seria que houvesse apenas um ponto de foco na retina do olho. É por esse motivo que quem tem astigmatismo enxerga os objetos embaçados tanto de perto como de longe.

 

miopia e astigmatismo

Sintomas do astigmatismo

Os principais sintomas do astigmatismo são:

  • Visão embaçada;
  • Dificuldade para enxergar de perto. Por exemplo: ao fazer uma leitura.
  • Dificuldade para enxergar de longe. Como: ler placas na estrada.
  • Dores de cabeça, dores nos olhos e cansaço ocular;
  • Hiper sensibilidade à luz (fotofobia), vertigem e enxaqueca em ambientes bastante iluminados.
miopia e astigmatismo

Principais sintomas de astigmatismo

O astigmatismo pode evoluir para uma condição em que o olho saudável para de se desenvolver, levando à perda de visão. Essa condição conhecida como ambliopia, ou olho preguiçoso. Nesses casos, diagnóstico e tratamento precoces são necessários para corrigir o distúrbio.

O que é miopia?

A miopia ocorre quando seu olho é ligeiramente mais longo do que deveria ser. Isso faz com que os raios de luz sejam focados antes na retina. Dessa forma, você passa a ter dificuldades para enxergar de longe.

miopia e astigmatismo

A miopia é uma condição herdada e geralmente é descoberta entre os 8 e 12 anos de idade. Normalmente, com o passar dos anos, o grau de miopia vai aumentando. Porém, entre 20 a 25 anos esse problema de visão tende a se estabilizar, mas isso pode não acontecer em 10% dos casos.

Sintomas da miopia

Os principais sintomas da miopia são:

  • Dificuldade para enxergar objetos distantes, a visão fica bastante borrada;
  • Apertar os olhos para tentar enxergar com nitidez;
  • Fadiga ocular;
  • Fortes dores de cabeça.
miopia e astigmatismo

Principais sintomas de miopia

Diferença entre miopia e astigmatismo

Em um olho sem problemas de visão, os raios de luz passam normalmente pela córnea. Dessa maneira, quando esses raios chegam à retina, eles formam apenas um único ponto focal, para formar a imagem com nitidez. Porém, em casos de miopia e astigmatismo, não é isso o que acontece. Apesar de ambos serem problemas refrativos, o olho míope forma a imagem antes da retina.

Já um olho com astigmatismo, a imagem pode ser formada antes ou depois da retina.  Dessa forma, a principal diferença entre miopia e astigmatismo é esta: se você tem astigmatismo, você possui dificuldade para enxergar tanto de perto quanto de longe. Por isso, sua visão acaba ficando embaçada, independente da distância dos objetos.

Por outro lado, caso você tenha miopia, você possui dificuldade para enxergar apenas objetos que estão longe.  E uma curiosidade aqui: os míopes enxergam perfeitamente de perto e até melhor do que pessoas que não possuem nenhum problema de visão. Mas a notícia não tão boa assim é que, infelizmente, é bastante comum o grau de miopia e astigmatismo aumentar todo ano.

Isso pode ser agravado com o uso cada vez mais contínuo de celulares e computadores. Além disso, a falta de passar mais tempo fazendo atividades ao ar livre pode contribuir para o surgimento da miopia. 

Por isso, é muito importante ir no oftalmologista pelo menos uma vez por ano. Dessa maneira, esse profissional de saúde pode identificar todo e qualquer problema de visão que você possa ter. Além disso, o oftalmologista é o profissional mais indicado para te dizer o melhor tratamento para a sua necessidade.

miopia e astigmatismo

Diagnóstico

Se você tem algum desses problemas de visão, o ideal é verificar o diagnóstico com um médico oftalmologista de sua confiança. Assim, o diagnóstico é feito através de exames oftalmológicos de acuidade visual, de pressão intraocular, de refração e de fundo de olho.  Entretanto, existem também outros tipos de exames de visão capazes de detectar problemas oculares. 

Quanto tempo leva para a miopia se estabilizar?

O tempo levado para o grau de miopia se estabilizar pode variar de pessoa para pessoa, mas, geralmente, a miopia e o astigmatismo se desenvolvem ao longo da adolescência, podendo estabilizar até os 21 anos. É considerado estabilizado quando o grau não muda em um intervalo de 6 meses a 1 ano.  Entretanto, é importante ter sempre somente um acompanhamento médico.

Usar muito computador prejudica a visão?

Mas, caso você use muito computador, é provável que você pisque menos, devido à concentração. Porém, isso leva à má lubrificação dos seus olhos e pode provocar ardor e sensação de vista cansada. Isso pode também causar a falsa miopia, condição comum devido ao isolamento social que experimentamos em 2020 devido à pandemia do Coronavírus. 

Tratamentos para miopia e astigmatismo

Os tratamentos disponíveis para miopia e astigmatismo são: cirurgia refrativa, lentes de contato e óculos de grauA cirurgia refrativa é recomendada a partir dos 21 anos para quem já possui alto grau. É importante saber que mesmo realizando a cirurgia, você ainda pode precisar utilizar óculos ou lentes de contato para melhor resultado e aproveitamento da sua visão.

Confira como é a cirurgia refrativa e quais são os tipos que existem.

Já as lentes de contato são procuradas devido a questão estética. Existem 5 tipos de lentes de contato. São elas: as lentes gelatinosas, lentes rígidas, tóricas, descartáveis e lentes coloridas.

diferenças entre as lentes de contato que existem e, dependendo do seu grau, algumas podem ser mais indicadas. Mas lembre-se sempre: Para manter seus olhos sempre saudáveis, procure intercalar o uso das lentes de contato, com o uso de óculos de grau em alguns períodos durante o dia. Por exemplo: em tarefas diárias, dentro de casa, ao acordar ou antes de dormir.

O óculos de grau é a forma de tratamento para miopia e astigmatismo mais recomendada pelos oftalmologistas e não possuem nenhum tipo de contra indicação.

cta instagram

Lentes para astigmatismo e miopia ideais para seu grau 

Agora que você sabe as diferenças entre astigmatismo e miopia, não se esqueça de ficar atento aos sinais ou dificuldades para enxergar. Procure sempre consultar regularmente um oftalmologista. Dessa maneira, você pode ter um diagnóstico precoce, fundamental para um tratamento eficaz e para evitar problemas futuros. 

Nós, da Lenscope, sabemos que as lentes são parte importante da sua saúde. Pensando nisso, oferecemos lentes para miopia e lentes para astigmatismo ideais para o seu grau e estilo de vida.

Você pode fazer agora mesmo um orçamento online totalmente gratuito em nosso site e descobrir o quanto você irá economizar ao comprar lentes de qualidade para astigmatismo ou miopia. Sem precisar sair de casa. 

miopia e astigmatismo

Gostou do conteúdo? Aproveite e assine nossa newsletter!

Atualizado em 20/08/2021

Fontes: 

Wisegeek

Mayo Clinic

Mayo Clinic

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.4 / 5. Número de votos: 20

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lenscope

A Lenscope descomplica a correção visual, oferecendo lentes para óculos com todos os tratamentos entregues em casa a uma fração do custo. Desenvolvemos tecnologias que possibilitam uma jornada 100% digital, precisa e acessível, permitindo oferecer produtos superiores até 70% mais baratos do que alternativas encontradas em ópticas tradicionais. Fomos incubados pela Eretz.bio, incubadora do Hospital Albert Einstein, acelerados pela Samsung, através do programa Creative Startups e recebemos apoio da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), no desenvolvimento tecnológico. Fazemos parte do Cubo Itaú e da Supera, parque tecnológico da USP de Ribeirão Preto.

Marcações:

53 comentários em “Você sabe a diferença entre miopia e astigmatismo?”

  1. Tenho astigmatismo e miopia desde os meus 8 anos de idade, hoje tenho 26. Meu astigmatismo sempre foi infinitamente maior q a minha miopia, mas me sinto diferente do que foi descrito acima, sempre tenho a necessidade de estar em lugares bem iluminados, por se não sinto que não estou enxergando direito e aí sim passo a sentir dores de cabeça. Então estar no ambiente onde há penumbra, ou pouco iluminados pra mim é a pior coisa do mundo, minha cabeça vai doer, não vou enxergar direito e não vou querer ficar nesse lugar.

    1. Oi, Daiane! Tudo bom?

      Obrigada por compartilhar seu relato aqui no blog

      Ficamos contentes em saber que sempre está fazendo acompanhamento médico para cuidar da saúde dos seus olhos.
      Se precisar de ajuda para novas lentes do seu óculos, pode contar com a Lenscope: https://lenscope.com.br/

  2. Boa noite, minha receita diz somente o seguinte:

    Lentes Monofocais blue protect
    OD: 0.25 -1.00 x 16J (ou 16T não consigo identificar)
    OE: -1.50×10

    Não entendo o que signifca o 16J ou 16T no OD e x10 no OE.

    Poderiam-me ajudar? Obrigada desde já.

    1. Olá, Lara! Como vai?

      Muito obrigada pelo seu comentário

      Para poder te ajudar com mais precisão, você pode enviar uma foto da sua receita de óculos para ajuda@lenscope.com.br.
      Dessa forma, podemos analisar todas as informações completas em sua receita e te ajudar com um orçamento das melhores lentes para o seu grau!
      Vamos ficar contentes em te ajudar! Aguardamos o seu contato!

  3. Tenho mais de 50 anos e convivo com a miopia e o astigmatismo desde que nasci, claro que hoje uso óculos de muito menor grau do que quando comecei a usar, que eu tinha uns 4 anos de idade. Nem consigo mais me imaginar sem usar óculos na minha vida, já é costume.

    1. Olá, Leonel! Obrigada pelo seu comentário!

      O mais importante é você continuar fazendo acompanhamento médico para manter a saúde dos seus olhos em dia!

      Quando precisar trocar as lentes do seu óculos, te convido a conhecer a Lenscope e experimentar uma maneira inovadora de fazer óculos, sem precisar sair de casa ❤ Vamos adorar te ajudar! É só acessar https://lenscope.com.br/

  4. Boa tarde
    Na minha receita está descrito grau pra longe
    A médica disse q estou com astgmastismo hipermetropia e agora miopia
    Não enxergo de perto
    Porém na receita só tem grau para longe

  5. Olá Boa noite
    Fiz um exame recente onde o oftalmologista disse que pelo meu grau de miopia o astigmatismo não faria diferença nas lentes. Mas sinto muito mais conforto com minhas lentes antigas, do que com essa nova. A antiga tem o grau de astigmatismo, porém não tenho mais a receita. Pelo exame recente tenho OD2 OE 3. Minha duvida é se o que ele disse é fato.

    1. Olá Rubia! É possível que você esteja no período de adaptação com as lentes novas. O período de adaptação com óculos novos é de 7 a 10 dias.
      Caso você não se acostume com o uso dos óculos e os sintomas incômodos da adaptação persistirem, volte ao seu oftalmo e explique as dificuldades que está enfrentando. Assim, ele pode fazer a conferência do grau da lente e checar se está tudo certo na confecção do seu óculos.

      Temos um artigo aqui no Blog com dicas e orientações para o processo de adaptação: https://lenscope.com.br/blog/adaptacao-oculos-astigmatismo/

  6. Eu tenho miopia e astigmatismo, para ler ao perto retiro os óculos mas com as lentes de contacto vejo um bocado desfocado e não consigo ver o tlm.
    Há algum tipo de lentes que possa usar?

    1. Olá, Sandra. Tudo bem? O ideal é que consulte com um oftalmologista da sua confiança, ele é o profissional indicado para orientá-la com precisão. Esperamos ter ajudado. 🙂

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *