Você sabe a diferença entre miopia e astigmatismo?

Miopia e astigmatismo são problemas de visão que normalmente trazem dificuldades para enxergar, além de incômodos no dia a dia das pessoas. Confira a diferença entre miopia e astigmatismo, seus sintomas e como resolver esses problemas.

Diferença entre miopia e astigmatismo

Antes de tudo, a diferença entre miopia e astigmatismo é preciso levar em conta que quem tem astigmatismo possui dificuldade para enxergar tanto de perto quanto de longe, a visão das pessoas com esse problema de visão fica embaçada independente da distância dos objetos.

A principal diferença é que quem possui apenas miopia enxerga perfeitamente de perto e até melhor do que pessoas que não possuem nenhum problema de visão.

Mas o que é miopia?

De acordo com oftalmologistas a miopia ocorre quando o olho é ligeiramente mais longo do que deveria ser, o que faz com que os raios de luz sejam focados antes na retina. É uma condição herdada e geralmente descoberta entre os 8 e 12 anos de idade. Normalmente com o passar dos anos o grau de miopia vai aumentando, porém, entre 20 a 25 anos o problema de visão tende a se estabilizar, mas isso pode não acontecer em 10% dos casos.

Sintomas da miopia

Os principais sintomas da miopia são:

  • Dificuldade para enxergar objetos distantes, a visão fica bastante borrada;
  • Apertar os olhos para tentar enxergar com nitidez;
  • Fadiga ocular;
  • Fortes dores de cabeça.

O que é astigmatismo?

O astigmatismo é um problema na córnea dos olhos que se estendeu para um formato irregular, apresentando um formato oval. Dessa forma, acaba provocando um erro refrativo, distorcendo a luz quando esta entra nos olhos e formando múltiplos pontos focais. Quando o normal seria que houvesse apenas um ponto de foco na retina do olho.

Sintomas do astigmatismo

Os principais sintomas do astigmatismo são:

  • Visão embaçada;
  • Dificuldade para enxergar de perto. Por exemplo: ao fazer uma leitura.
  • Dificuldade para enxergar de longe. Como: ler placas na estrada.
  • Dores de cabeça, dores nos olhos e cansaço ocular;
  • Sensibilidade à luz, vertigem e enxaqueca em ambientes bastante iluminados

Usar óculos resolve ambos os problemas

A miopia e astigmatismo são problemas oculares bastante comuns e relativamente simples de serem resolvidos. A utilização de óculos com lentes especificas são suficientes para reverter os problemas.

Lentes para miopia

Quem possui miopia tem o globo ocular mais alongado, e para corrigir esse tipo de problema são utilizadas lentes do tipo divergente. Ou seja, que “empurram” o foco, o que faz com que a imagem seja formada atrás do que era antes, melhorando assim a visão.

A principal característica das lentes para miopia é que elas são mais espessas nas bordas do que no centro. Conheça os tipos de lentes para miopia que você encontra disponíveis no mercado.

Lentes para astigmatismo

Em muitas ocasiões, o astigmatismo é acompanhado de miopia ou hipermetropia. Portanto, as lentes para astigmatismo requerem um grau adicional, o grau cilíndrico. Dessa forma, as lentes para astigmatismo são chamadas de lentes tóricas ou cilíndricas.  Além disso, outra medida também é levada em consideração, a medida do eixo. É por isso que na receita para as lentes de astigmatismo, a coluna do grau cilíndrico é sempre acompanhada do valor do eixo. Saiba os tipos de lentes para astigmatismo que você encontra disponíveis no mercado.

Como saber se tenho miopia e astigmatismo?

Somente um exame de vista com seu oftalmo de confiança pode dizer com certeza se você possui miopia, astigmatismo ou até mesmo miopia com astigmatismo.

No entanto, existe um teste online de astigmatismo que pode indicar se você possui esse problema ou se o seu grau de astigmatismo sofreu alguma alteração. Mas lembre-se sempre de procurar seu oftalmo antes de comprar um óculos!

Ficou com alguma dúvida? Deixe aqui nos comentários!

 

Média 5 de 2 votos


Comentários

  1. Tenho as duas doenças e pedi para ótica fazer um óculos com lentes multifocais. Peguei o óculos hoje e é um tanto desconfortável, parece que o chão tá aproximado. Fiz a melhor escolha ou deveria ter ido pela monofocal?

    1. Olá, Jaqueline tudo bom?

      Nesses casos, antes de tudo o mais indicado é levar o novo óculos para seu oftalmo conferir se está tudo certo com o grau e com as medidas de montagem das lentes. É normal demorar algumas semanas para se acostumar com o óculos novo, principalmente se é a primeira vez que você está usando lentes multifocais.

      Qualquer dúvida, estamos aqui 🙂

  2. Então quer dizer q tem na receita oftalmo o grau “Cilíndrico” junto com o “Eixo” é astignimatio Tbm? Pq faz faz uns 2,5 anos q uso óculos, porém meu ofalmo smp me disse q eu tinha miopia… aí por um acaso eu troquei de oftalmo e ela m disse nd do meu problema, e eu acabei esquecendo de perguntar tb se tinha mudado ou não.. nisso levei a receita p ótica e a moça disse q um grau é normal (miopia) e o outro é os dois ( miopia + astigmatismo)… agr n sei se confio nas atendentes de provas ou falso outro exame p ver… poderia dar uma ajuda?!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Lenscope

Nós utilizamos a tecnologia a nosso favor e oferecemos uma experiência inovadora para você comprar as lentes para seus óculos sem sair de casa! E o melhor de tudo? Podendo ter as melhores lentes do mercado sem gastar uma fortuna para isso.

Pin It on Pinterest