Xantelasma: o que é, como tratar, fatores de risco e muito mais

xantelasma
4.7
(15)

O xantelasma aparece através de manchas amareladas no canto interno das pálpebras, ou ao redor dos olhos. Mas não é prejudicial à saúde dos olhos, embora seja um indicador importante de maior probabilidade de doenças cardíacas. Por isso é sempre bom visitar o médico e verificar qualquer alteração.

Para te ajudar com isso, preparamos este artigo, para tirar todas as suas dúvidas sobre fatores de risco, sintomas e tratamentos do xantelasma. Vamos lá?

O que é xantelasma

É um tipo comum de xantoma (pequenas lesões em alto relevo na pele, formadas por gorduras) que se forma nas pálpebras.

Em outras palavras, é um acúmulo de gordura e colesterol que fica sob a pele da pálpebra, e é muito comum em pessoas de meia idade que tem níveis altos de colesterol ou outras gorduras no sangue. Não causa dor e nem prejudica a visão, mas causa manchas amareladas nos olhos, que ficam bem visíveis.

Nesse caso, quem tem xantelasma e se preocupa com a aparência, pode optar por removê-lo.

 O que causa xantelasma

Apesar de normalmente estar relacionado aos altos níveis de gordura na corrente sanguínea ou também por algum distúrbio do metabolismo, como por exemplo o diabetes, as causas do xantelasma não são muito conhecidas.

Pode acontecer de a pessoa ter essas manchas nos olhos e não ter nenhum problema com gorduras no sangue, mas o fato é que metade das pessoas com xantelasma têm colesterol alto. Então, se você tiver, por exemplo:

  • Colesterol LDL (o colesterol ruim) alto ou o colesterol HDL (o colesterol bom) baixo;
  • Hipercolesterolemia familiar (colesterol alto devido a causas genéticas);
  • Cirrose biliar primária (doença hepática) que aumenta o colesterol.

 Fatores de risco para o xantelasma

  • Ter pressão alta
  • Ter diabetes
  • Ser obeso
  • Ter níveis elevados de gorduras no sangue (como colesterol alto)
  • Ter entre 30 e 50 anos
  • Ser do sexo feminino (grande parte dos casos acontece em mulheres)
  • Fumar
  • Ser de ascendência asiática ou mediterrânea.

 Como xantelasma é diagnosticado

Se você perceber umas manchinhas crescendo em volta dos olhos, nas pálpebras, consulte um oftalmologista para que elas sejam examinadas e não sejam confundidas com outras doenças semelhantes, como a midríase. 

É fácil de o médico identificar o xantelasma, porque as manchas são nítidas e as bordas definidas, além de ter a cor amarelada. Além de examinar a pele dos seus olhos, ele pode pedir exames laboratoriais para checar os níveis de gordura, e comprovar se estes estão causando o xantelasma.

Existem também alguns casos específicos em que é preciso encaminhar amostras das lesões para a biópsia, para assim saber a origem clínica. As manchas que aparecem tendem a ficar do mesmo tamanho.

Tratamentos para xantelasma

Se a aparência incomodar, quem tem xantelasma pode optar por remover essas manchas que, apesar de inofensivas, não vão sumir sozinhas. Os tratamentos disponíveis são:

Criocirurgia/ crioterapia:

Congelamento do xantelasma com nitrogênio líquido ou outro produto químico

Cirurgia a laser

Conhecida como CO2 fracionado, a técnica parece ser bastante eficaz

Cirurgia tradicional

O xantelasma será removido com uma faca especial pelo cirurgião

Eletrólise avançada por radiofrequência (RAF)

Técnica que elimina ou reduz o xantelasma com muito poucos casos de recorrência

Eletrodissecação

O xantelasma é tratado com uma agulha elétrica

Medicação

Estudo publicado no British Journal of Ophtalmology mostra que o medicamento estatina sinvastatina (Zocor) usado para o tratamento de colesterol alto, também pode tratar o xantelasma

Peelings químicos

Tratamentos com ácido tricoloroacético (TCA) sobre as manchas. É importante lembrar que alguns desses tratamentos podem deixar cicatrizes, mudar um pouco a tonalidade da pele ou até deixar a pálpebra um pouco caída. Por isso, veja com o seu médico o melhor método para o seu caso e avalie os prós e contras.

É ele que vai decidir junto com você a escolha do tratamento mais adequado baseado nas características das lesões, no tamanho e formatoExistem também soluções mais simples, mas que apenas disfarçam as manchas do xantelasma, como a maquiagem.

Vale lembrar também que, infelizmente, é possível que apesar de fazer qualquer um desses tratamentos, as manchas do xantelasma voltem depois de um certo tempo, principalmente em quem tem o  colesterol alto como fator genético.

 Controlando o colesterol 

  • Mantenha o peso dentro do limite saudável
  • Faça exercícios físicos por pelo menos 30 minutos na maioria dos dias da semana
  • Evite fumar e reduza o consumo de bebidas alcoólicas
  • Reduza a ingestão de açúcar
  • Diminua o consumo de carne vermelha
  • Consuma fibras
  • Evite o estresse
  • Reduza consumo de gorduras saturadas, que são encontradas em alimentos como a manteiga
  • Consulte um médico regularmente

Para algumas pessoas, mudar o estilo de vida, sair de um perfil sedentário ou com maus hábitos alimentares para um perfil mais ativo e saudável é o suficiente para baixar os níveis de gordura no sangue. Basta seguir essas dicas e o colesterol tende a baixar e, consequentemente, ajuda a tratar o xantelasma.

Em outros casos, seu médico vai precisar prescrever medicamentos, como estatinas. É interessante falar também que existem remédios naturais que podem funcionar, mas desde que isso seja conversado com o seu médico, ok? Tome cuidado com tratamentos alternativos – a maioria deve ser complementar a um tratamento médico.

Mais tranquilo, agora que sabe tudo sobre xantelasma? 

O xantelasma geralmente é inofensivo, mas pode ser um sinal de que seus níveis de gordura no sangue não estejam normais.  Ou ainda pode ser um sinal de alerta para alguma doença cardíaca, por isso é muito importante as consultas regulares com o seu médico.

Assim que notar alguma diferença nos seus olhos, alguma saliência nas pálpebras ou mudança de coloração, marque uma consulta.

Pergunte ao médico: o que saber sobre xantelasma

Durante a consulta com o seu oftalmologista, tire todas as suas dúvidas sobre os sintomas que tem, os exames que precisa fazer e os possíveis tratamentos. Você pode fazer algumas perguntas como essas:

  • O que são essas pequenas manchas amarelas nas minhas pálpebras?
  • Esse acúmulo de gordura ao redor dos meus olhos é um sinal de que meus níveis de colesterol precisam ser monitorados? 
  • Se eu tenho esse acúmulo de gordura nos olhos, eles podem ser um sinal de doença cardíaca?
  • Você recomenda cirurgia para remover meus xantelasmas?
  • Se optarmos pela cirurgia, quais são as chances de meus xantelasmas voltarem a ocorrer?
  • Existem tratamentos não cirúrgicos que podem funcionar?

O que observar:

Além de fazer as consultas regulares e buscar um estilo de vida mais ativo e uma alimentação equilibrada, é importante ver as mudanças que o nosso corpo passa. Prestar atenção aos sinais que o nosso corpo dá é muito importante para mantermos a nossa saúde em dia.

Muitas vezes a gente acaba deixando de lado alguns cuidados básicos e simples, seja por falta de tempo ou desatenção mesmo. E agora, em tempos de pandemia, muita gente acaba deixando de fazer os exames oftalmológicos por acharem menos importantes, mas acabamos de ver que eles podem inclusive indicar o surgimento de outras doenças. Por isso não descuide da sua saúde!

Você já pode dar o primeiro passo: aproveite esse tempinho que você está lendo esse artigo e faça o nosso teste de visão online e gratuito! Aqui na Lenscope nós desenvolvemos esse teste com tecnologia exclusiva, totalmente desenvolvida por especialistas e pensada para você. Assim, você pode testar seus olhos, descobrir se você tem miopia, hipermetropia ou astigmatismo – de forma gratuita e sem sair de casa. 

Ou seja, só não faz quem não quer! Não deixe pra depois os cuidados com os seus olhos. Faça agora nosso teste de visão online e gratuito! 

xantelasma- teste de visão

Gostou deste artigo? Ele foi útil pra você? Então, deixe seu comentário e diz pra gente se você está cuidando da saúde dos seus olhos.

Continue acompanhando nosso blog para ficar por dentro de mais temas relacionados à saúde ocular e compartilhe esse link com os seus amigos ou família. Assim, mais gente pode aprender a cuidar melhor da saúde! Ok?

Fique ligado que tem sempre um tema novo que pode te ajudar!

Fontes:

Healthline

Eye Health

Web MD

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.7 / 5. Número de votos: 15

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lenscope

A Lenscope descomplica a correção visual, oferecendo lentes para óculos com todos os tratamentos entregues em casa a uma fração do custo. Desenvolvemos tecnologias que possibilitam uma jornada 100% digital, precisa e acessível, permitindo oferecer produtos superiores até 70% mais baratos do que alternativas encontradas em ópticas tradicionais. Fomos incubados pela Eretz.bio, incubadora do Hospital Albert Einstein, acelerados pela Samsung, através do programa Creative Startups e recebemos apoio da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), no desenvolvimento tecnológico. Fazemos parte do Cubo Itaú e da Supera, parque tecnológico da USP de Ribeirão Preto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *