Lente de óculos manchada, desbotada ou craquelada – saiba o que pode ter acontecido

Lente de óculos manchada
  • por
4.2
(227)

A lente do seu óculos já ficou manchada, desbotada ou craquelada ou até mesmo descascada? Se a sua resposta é sim, saiba que as causas podem ser mais prováveis do que parecem. 

Geralmente lentes de óculos ficam manchadas por três fatores principais. São eles:

  • Reação a produtos químicos;
  • Calor/temperaturas elevadas;
  • Aperto excessivo do paninho na limpeza das lentes.

E para evitar as manchas nas lentes, é muito importante sempre fazer a limpeza correta e com produtos adequados.

Isso porque, como o desgaste das lentes não é imediato, é somente com o tempo que a película protetora do antirreflexo pode manchar, embaçar ou até mesmo craquelar. 

óculos descascando

Foto grupo Míopes Facebook

Então se você limpar suas lentes de maneira errada, a longo prazo é possível que você danifique seu óculos.

E quando isso ocorre, além do desconforto visual para quem usa, fica mais difícil de enxergar os objetos. 

O resultado é ter que trocar as lentes em menos tempo do que o previsto.

Por esses motivos, vamos trazer para você as melhores formas de manter a lente do seu óculos limpa e evitar manchas indesejadas.

Água corrente e detergente neutro

Simples e barato, é o produto mais indicado para limpar as lentes de óculos.

Por ser um dos únicos produtos que age de modo direto na lente, o detergente neutro limpa todas as camadas de sujeira.

Mas lembre-se de usar somente o sabão neutro para fazer a limpeza do seu óculos!

Detergentes à base de frutas cítricas podem danificar as lentes, assim como o álcool presente em loção hidratante, shampoo, sabonete líquido e etc.

Outra recomendação importante é que a limpeza seja sempre realizada com água em temperatura ambiente. A água quente deve ser evitada porque ela estraga os tratamentos da lente como antirrisco, antirreflexo e até mesmo a proteção UV.

Lente de óculos manchada

Use sabão neutro para a limpeza das lentes do óculos

Paninho de microfibra (flanelinha do óculos)

Muitas pessoas têm o hábito de limpar as lentes na camiseta ou com papel higiênico. Esses métodos rotineiros podem até parecer a solução imediata, mas a longo prazo eles diminuem a vida útil das lentes.

O que acontece é que essas superfícies como blusas, papel toalha, papel higiênico e guardanapo possuem microfissuras. 

Ao esfregar esse tipo de material na lente, o atrito dessas microfissuras podem danificar a superfície da sua lente.

Por isso, é importante sempre usar o paninho de microfibra para fazer a limpeza da lente. Além de evitar que as lentes risquem com facilidade, a flanelinha também é um método de limpeza super prático porque você pode levar para qualquer lugar. 

É só colocar seu paninho dentro da bolsa ou até mesmo no bolso da calça para garantir que seu óculos fique sempre limpo. 

E quanto mais grossa e mais macia for a flanelinha, melhor é o resultado na limpeza.

Isso porque com um paninho mais macio, você não precisa fazer movimentos muito pesados ou forçar a limpeza. 

Basta esfregar suavemente para ter uma lente totalmente limpa.

Lente de óculos manchada

Spray limpa-lentes

O spray limpa-lentes é um produto específico para a limpeza das lentes de óculos. A solução foi desenvolvida para facilitar não só a limpeza das lentes, mas também a praticidade de poder carregar para qualquer lugar.

No entanto, antes de efetuar a compra, é importante certificar em quais superfícies o spray pode ser usado. 

Algumas marcas não podem ser utilizadas em lentes fotossensíveis e lentes escuras, então lembre-se de verificar as instruções de uso antes de comprar e usar.

Antirreflexo nas lentes

Além dos produtos específicos, existem alguns tratamentos que também facilitam a limpeza de suas lentes.

Por exemplo, as lentes que acompanham antirreflexo e antirrisco são mais fáceis de limpar. Afinal, os tratamentos funcionam como uma barreira protetora para o seu óculos.

Assim, além da facilidade na limpeza, as camadas de antirreflexo também garantem durabilidade e resistência, evitando o desgaste rápido das lentes.

No entanto, o antirreflexo é um tratamento que normalmente não está incluso no valor da lente, ou seja, precisa ser contratado a parte. 

Mas existem diversas opções no mercado, das mais básicas às mais completas, e você pode optar por aquela que achar melhor.

Então, na hora de escolher sua nova lente, lembre-se de perguntar se no valor da lente já está incluso algum tratamento.

Para ter uma lente de qualidade, é essencialmente necessário que ela venha acompanhada do antirreflexo, antirisco e proteção 100%UV.

Lente de óculos manchada

Como economizar na lente antirreflexo?

Se você está em busca do melhor custo-benefício, saiba que a Lenscope disponibiliza os tratamentos já inclusos no valor de todas as suas lentes.

Para quem ter até 4 graus de miopia ou hipermetropia, temos as Lentes Lenscope Poli 1.59. Ela já vem com todos os tratamentos essenciais: proteção UV, antirrisco e antirreflexo.

E para casos acima de 4 graus, as Lentes Lenscope LensAI 1.74 são uma opção de lente mais leve e resistente.

Além dos tratamentos essenciais de antirreflexo, antirrisco, proteção UV, ela também já vem com camada liporrepelente e hidrorrepelente e proteção contra microfissuras.

Instagram Lenscope [Lentes Lenscope LensAI 1.74]

 

Consideração final

A limpeza correta das lentes é essencial para garantir a durabilidade do seu óculos porque evita que danos aconteçam.Por exemplo: lente manchada, craquelada ou até mesmo riscada.Existem diversas formas práticas e baratas de limpar seu óculos corretamente e evitar que as lentes fiquem manchadas.

O mais importante é nunca utilizar produtos que contenham álcool em sua fórmula (sabonete, shampoo etc) e evitar limpar as lentes na camiseta ou guardanapo. Limpando as lentes corretamente você prolonga a vida útil do seu óculos e mantém a qualidade da lentes por mais tempo.

Você limpa suas lentes corretamente? O que você faz para garantir que seu óculos dure por mais tempo? Compartilha com a gente deixando seu comentário aqui embaixo!orçamento

 

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.2 / 5. Número de votos: 227

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lenscope

A Lenscope descomplica a correção visual, oferecendo lentes para óculos com todos os tratamentos entregues em casa a uma fração do custo. Desenvolvemos tecnologias que possibilitam uma jornada 100% digital, precisa e acessível, permitindo oferecer produtos superiores até 70% mais baratos do que alternativas encontradas em ópticas tradicionais. Fomos incubados pela Eretz.bio, incubadora do Hospital Albert Einstein, acelerados pela Samsung, através do programa Creative Startups e recebemos apoio da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), no desenvolvimento tecnológico. Fazemos parte do Cubo Itaú e da Supera, parque tecnológico da USP de Ribeirão Preto.

Loading comments...