Termos de Compra

Os itens abaixo compreendem a compra de qualquer produto na Lenscope.
(Aquisição, montagem das lentes, transportes, troca e devoluções dos produtos Lenscope e programa “100 dias para provar e amar”)

1. Da aquisição online de produtos Lenscope

1.1. Ao clicar em “Aceito os Termos de Compra” no momento da compra online de produtos no site lenscope.com.br, marca da Optarium Comércio de Artigos de Óptica EIRELI ME, doravante referida apenas como “Lenscope”, o cliente se compromete a realizar o pagamento à vista ou parcelado do valor total de sua aquisição. No valor total da aquisição estarão inclusos todos os valores de produtos e serviços solicitados e autorizados pelo cliente no momento da compra.

1.2. O disposto no item 1.1 deverá ser respeitado e cumprido, em todos os seus aspectos, a partir do momento em que o pagamento, via boleto, pix ou cartão, tiver sido confirmado pela Lenscope.

1.3. Em caso de pagamento via boleto bancário ou pix, o cliente tem prazo de um (01) dia útil para a quitação do valor, sendo cancelado o Pedido se após este período a Lenscope não obtiver a confirmação do pagamento. O vencimento do prazo para pagamento do boleto bancário ou do código do pix resulta imediatamente em extinção total das obrigações previstas nestes Termos de Compra entre e para ambas as partes.

1.4. Em nenhuma hipótese poderá o cliente anular estes Termos de Compra através de emissão de contraordem de pagamento e/ou sustação ao pagamento de valores devidos, devendo o cliente atender, sem restrições, às exigências previstas no item 1 acima.

2. Da montagem das lentes

2.1. O cliente que adquirir Lentes Tokai 1.76, Lentes Lenscope Digital Comfort ou Lentes Lenscope Progress fica ciente de que as lentes não poderão ser montadas em armação do tipo “três peças” (“Ballgriff”) e nem em armações de curva base acima de 4. A Lenscope se reserva o direito de negar a montagem de qualquer lente em armações que sejam consideradas inadequadas e/ou frágeis.

2.2. O cliente fica ciente de que, dependendo do seu grau dióptrico, o tamanho da armação será fator decisivo na possibilidade ou impossibilidade da montagem das lentes, uma vez que as medidas da armação e a antropometria (medidas da DNP - Distância entre as pupilas) e dioptria (grau) do cliente podem interferir na possibilidade de montagem das lentes na referida armação, bem como no acabamento estético da mesma.

2.3. O cliente se responsabiliza plenamente pela veracidade e precisão de todos os dados informados referentes a sua dioptria. O cliente se responsabiliza igualmente pela correta aquisição e envio de armação do tamanho indicados quando da aquisição das lentes via site da Lenscope.

2.4. A Lenscope se responsabiliza por utilizar os dados indicados pelo cliente conforme o item 2.3 acima para realizar a montagem das lentes na armação enviada pelo cliente.

2.5. Após a confirmação do pagamento, o cliente será orientado pela Lenscope a enviar a armação para que as lentes adquiridas sejam montadas.

3. Do envio e recebimento do produto (via Correios/Transportadora)

3.1. O cliente deverá enviar para a Lenscope a armação, seguindo as orientações da Lenscope para que as lentes adquiridas sejam montadas e o produto finalizado enviado ao cliente.

3.2. Em cidades não atendidas pelo serviço de coleta/entrega da Lenscope, os custos de logística (envio e recebimento) da armação, em qualquer momento, ocorrerão por conta do Cliente.

3.3. É de responsabilidade do cliente verificar as condições materiais da armação antes de seu envio à Lenscope. Armações que forem enviadas aos cuidados da Lenscope e chegarem com quaisquer tipos de anomalias e/ou avarias, ou forem de modelos com curvatura inadequada, não serão aceitas para montagem das lentes adquiridas pelo cliente.

3.4. É de responsabilidade do cliente preencher corretamente o endereço de entrega. Caso o preenchimento esteja incorreto, haverá a cobrança do reenvio do produto.

3.5. Caso a armação enviada pelo cliente chegue à Lenscope apresentando quaisquer anomalias e/ou avarias conforme descrito no item 3.3 acima, o cliente será notificado sobre a ocorrência, ficando a Lenscope completamente isenta da responsabilidade pelas ocorrências, anormalidades e/ou avarias.

3.6. Caso o cliente resida em apartamentos/condomínios, cujo receptor de objetos enviados via Correios/transportadora seja um funcionário do condomínio, o cliente automaticamente concorda que o produto enviado pela Lenscope poderá ser recebido pelo mesmo.

3.7. A Lenscope enviará o produto registrado ao endereço indicado via Correios/Transportadora aos cuidados do cliente e, se solicitado, aos cuidados da pessoa responsável indicada e autorizada pelo cliente. Embalagens violadas não devem ser recebidas pelo cliente.

3.8. Em caso de extravio ou quebra da armação em trânsito, a Lenscope se reserva o direito de reembolsar o cliente em até R$400,00 , mediante a apresentação da nota fiscal do produto e análise técnica da armação danificada, realizada por nossa equipe*.
*Em caso de impossibilidade de comprovação remota do fato relatado, a Lenscope solicitará o envio da armação danificada para verificação in loco.

3.9. A Lenscope não se responsabilizará, em hipótese nenhuma, pelo extravio da armação caso o produto seja recebido por pessoas não indicadas e/ou não autorizadas pelo cliente quando do envio da Lenscope ao cliente.

4. Do envio e recebimento do produto (Coleta e Entrega via Lenscope)

4.1. A Coleta e Entrega via Lenscope consiste nos serviços de coleta da armação do cliente e entrega do óculos pronto sem custos de frete.

4.2. O cliente que residir nas localidades atendidas pela Coleta e Entrega via Lenscope deverá agendar um dia para que a Lenscope realize a coleta da armação.

4.3. O envio do óculos pronto para o cliente que residir nas localidades atendidas pela Coleta e Entrega via Lenscope será realizado pela Lenscope sem custo de frete.

4.4. Caso a armação não esteja disponível para coleta ou não haja um responsável para realizar a entrega no dia escolhido pelo cliente, será possível reagendar um novo dia para a coleta da armação e/ou entrega do óculos pronto mediante o pagamento de uma taxa no valor de R$30.

4.5. A Coleta e Entrega via Lenscope ocorrem de segunda à sexta-feira no período das 09h às 17h, exceto aos feriados.

5. Da receita médica do Cliente

5.1. A receita oftalmológica deverá ter sido emitida por profissional especializado e devidamente registrado no Conselho Regional de seu Estado.

5.2. É de responsabilidade do cliente garantir que o grau informado quando no momento da compra está em estrita conformidade com a receita oftalmológica emitida pelo profissional especializado. Em nenhuma hipótese poderá a Lenscope ser responsabilizada pela confecção de lentes oriundas de pedidos com informações imprecisas.

5.3. A Lenscope se compromete a realizar o pedido das lentes estritamente conforme o grau dióptrico indicado na receita fornecida pelo cliente. Em hipótese nenhuma a Lenscope aceitará pedidos informais de mudança de grau prescrito em receita médica.

5.4. Se o grau dióptrico indicado na receita fornecida pelo cliente estiver acima do limite superior da grade das lentes comercializadas, a Lenscope se reserva ao direito de indicar outra alternativa e cobrar a diferença mediante confirmação do cliente.

5.5. No caso de troca das lentes, a confecção destas está condicionada ao pagamento da diferença dos valores para que as suas lentes sejam produzidas. Somente a partir do pagamento o prazo para entrega de seus óculos se iniciará. A Lenscope se reserva o direito de indicar ao cliente upgrade de lentes mesmo que as lentes adquiridas estejam dentro da grade dióptrica acima. Tal atitude será tomada caso a receita torne as lentes escolhidas muito espessas ou com bordas muito finas, ou seja, caso a qualidade estética ou integridade física das lentes fique comprometida.

5.6. A Lenscope não se responsabilizará caso o profissional que emitiu a receita oftalmológica tenha indicado o grau errado e as lentes adquiridas pelo cliente não favoreçam adaptação à nova necessidade ou prescrição do cliente.

5.7. No caso de uma compra realizada com uma receita oftalmológica emitida há mais de 03 (três) meses, anteriormente à data da compra, o cliente está ciente que:

5.7.1. Seu óculos não poderá contar com garantia estendida para adaptação, troca ou devolução.

5.7.2. A Lenscope não se responsabilizará caso o grau indicado na receita oftalmológica tenha se alterado e as lentes adquiridas pelo cliente não favoreçam adaptação à nova necessidade ou prescrição do cliente.

6. Da garantia contra defeitos de fábrica das lentes

6.1. A Lenscope se compromete a prestar toda a assistência necessária em caso de acionamento, por parte do cliente, de garantia de 01 (um) ano contra defeito de fabricação das Lentes Tokai 1.76, Lentes Tokai 1.76 Transitions®, Lentes Tokai 1.76 Shades, Lentes Tokai 1.76 Digital Comfort, Lentes Lenscope Digital Comfort, Lentes Lenscope Progress, Lentes Lenscope Progress Transitions®, Lentes Lenscope Progress Shades e de 90 dias das Lentes Lenscope 1.59, Lenscope Fotocroma e Lenscope Shades.

6.2. Em todos os casos, a garantia oferecida é referente apenas a defeitos de fabricação e - sob hipótese alguma - é extensível a avarias ou danos decorrentes de outras causas (a exemplo de, mas não limitadas a: queda de qualquer altura, choque, batida, riscos causados por objetos pontiagudos, qualquer avaria causada por limpeza com produtos inadequados ou armazenamento inadequado dos óculos, entre outros).

6.3. A Lenscope se reserva o direito de analisar o acionamento da garantia, e pode cobrar uma Taxa de Serviço referente aos serviços de: análise técnica do produto, emissão de laudo e manuseio (montagem) de lentes. Estes procedimentos serão executados com o intuito de verificar com precisão a origem do defeito indicado e, consequentemente, executar o procedimento adequado ao caso.

6.4. O cliente e a Lenscope deverão seguir os procedimentos e respeitar os prazos de garantia definidos pelo fabricante das lentes, dos prestadores de serviços técnicos relacionados e outros prazos previstos no item 7 deste Termo de Compra.

6.5. A utilização incorreta das lentes, bem como o uso de produtos orgânicos e/ou químicos que danifiquem e/ou removam parcial ou totalmente os tratamentos especiais das lentes acarreta imediatamente na anulação integral da garantia contra defeitos de fabricação das mesmas.

6.6. O custo de transporte na ocasião do acionamento desta garantia, tanto de envio quanto de recebimento, ocorre por conta do cliente.

7. Dos prazos estimados

7.1. Em caso de aquisição de Lentes Tokai 1.76 o prazo estimado para envio do produto finalizado é de, aproximadamente, trinta (20) dias úteis a partir da data de confirmação tanto do pagamento quanto do envio da foto ou digitalização da receita oftalmológica. Em caso de aquisição de Lentes Tokai 1.76 Over Range o prazo estimado para envio do produto finalizado é de, aproximadamente, trinta (30) dias úteis a partir da data de confirmação tanto do pagamento quanto do envio da foto ou digitalização da receita oftalmológica. Para lentes Lenscope 1.59 e Lentes Lenscope 1.59 Fotocroma, o prazo estimado para envio do produto finalizado é de cinco (05) dias úteis contados a partir da data da confirmação do recebimento da armação pela Lenscope. O prazo estimado para entrega das lentes Lenscope Shades e Lentes Lenscope Digital Comfort é de cinco (05) dias úteis contados a partir da data da confirmação do recebimento da armação pela Lenscope. O prazo estimado para entrega das lentes Lenscope Progress é de sete (07) dias úteis contados a partir da data da confirmação do recebimento da armação pela Lenscope.

7.2. Caso a receita médica seja enviada antes da realização do pagamento ou vice-versa, o prazo se iniciará a partir da confirmação da última ação realizada pelo cliente, em caso de aquisição de Lentes Tokai 1.76 e Lentes Tokai 1.76 Over Range.

7.3. O cliente fica ciente de que poderão ocorrer atrasos na entrega do produto e, nesse caso, a Lenscope se compromete a notificar o cliente sobre o ocorrido, bem como tomar as devidas providências para que o produto finalizado seja entregue ao cliente assim que possível.

8. Da troca e devoluções de produtos

8.1. Em caso de pedido de troca, a Lenscope se reserva o direito de solicitar ao cliente o envio do produto para análise, sendo necessário que este seja acompanhado de laudo médico emitido por médico oftalmologista, para comprovação de possíveis defeitos de fabricação e montagem das lentes ou problemas de adaptação.

8.2. Em caso de troca, o cliente fica ciente de que ocorrerá novo prazo para entrega é o mesmo descrito na Seção 4.

8.3. Não serão trocadas as lentes que não apresentem defeitos de fabricação e montagem, caso os dados fornecidos pelo cliente no momento da compra online sejam os mesmos comprovados via análise e Laudo emitido pela Lenscope.

8.4. A devolução de produtos sem necessidade de justificativa poderá ser solicitada em até sete (07) dias corridos após a data de recebimento do produto.

8.5. No caso de devolução, o cliente deverá imediatamente retornar à Lenscope o(s) produto(s) adquirido(s).

8.5.1. O estorno referente ao valor pago será processado mediante devolução e conferência do produto devolvido pela Lenscope.

8.6. Uma vez conferidos o(s) produto(s) a serem devolvidos, o cliente receberá o estorno do valor do(s) produto(s) adquirido(s) através dos seguintes procedimentos:

8.6.1. Caso a compra tenha sido efetuada via cartão de crédito, o estorno será creditado em até duas (02) faturas;

8.6.2. Caso o pagamento tenha sido efetuado via boleto bancário ou pix, o estorno integral do valor das lentes será efetuado em conta bancária indicada pelo cliente em até três (03) dias úteis a partir da data de autorização da devolução do produto.

8.7. O cliente fica ciente de que os custos de logística (frete/transporte) ocorrem por conta do cliente e não serão objeto de estorno.

9. Sobre as armações adquiridas no site da Lenscope”

9.1.1. A garantia contra defeitos de fabricação varia de acordo com cada fabricante, e o tempo de cobertura dessas garantias se encontram na página de produto de cada armação. Essa garantia é contada a partir da data de entrega e é direcionada específica e unicamente à cobertura de defeitos de fabricação que eventualmente sejam encontrados na armação após a venda. Avarias ocasionadas por manuseio incorreto do produto por parte do Cliente e/ou terceiros não serão, em hipótese nenhuma, cobertas por esta garantia. Tentativa, por parte do Cliente e/ou de terceiros, de modificação do produto através do uso de ferramentas diversas ou utilização de produtos químicos e/ou orgânicos que acarretem avarias, deformações e remoção de tratamentos especiais ou pintura anulam imediata e integralmente a garantia contra defeitos de fábrica dos óculos.

9.1.2. Em caso de acionamento desta garantia por parte do Cliente, a Lenscope se compromete a recolher o produto acompanhado de toda a sua documentação (nota fiscal) para análise técnica e averiguação da origem do defeito.

9.1.3. A armação que for recolhida conforme o item 2 (acima) será enviada a um especialista para perícia e emissão de laudo para análise de origem do(s) defeito(s) apontado(s) pelo Cliente.

9.1.4. Após emissão de laudo, conforme descrito no item 3 acima, em caso de comprovação de defeito(s) de fábrica, a Lenscope concederá a troca gratuita dos óculos para o Cliente. Caso contrário, a Lenscope se reserva o direito de negar a troca gratuita dos óculos em que se comprovem avarias não oriundas da fabricação.

9.2.1. A troca de armações poderá ser realizada dentro um período de até 07 (sete) dias a partir da data de entrega e por armações de valor igual ou superior.

9.2.2. A troca somente será realizada se o produto estiver em perfeito estado, sem danos.

9.2.3. A troca do produto será realizada uma (01) vez pela Lenscope, que oferecerá ao Cliente toda a atenção e cuidados necessários para assegurar sua satisfação. Efetuada a primeira troca, posteriores pedidos de troca serão avaliados pela Lenscope, à qual se reserva o direito de aceitar ou negar os mesmos.

9.2.4. Caso deseje efetuar a troca o Cliente deverá enviar e-mail à Lenscope (ajuda@lenscope.com.br), descrevendo de forma clara a razão da solicitação, enviando também a nota fiscal do pedido.

9.2.5. Realizado o procedimento do item 4, juntamente com uma (01) cópia da Nota Fiscal, o Cliente deverá retornar o óculos completo à Lenscope, lentes + armação montados.

9.2.6. A Lenscope se reserva o direito de realizar procedimento de checagem e avaliação do produto para dar continuidade ao processo de troca. Produtos que, mediante resultado obtido neste procedimento, não atendam às condições e exigências descritas nos itens anteriores não serão trocados.

9.2.7. O Cliente fica ciente de que os custos de logística (frete/transporte) ocorrem por conta do Cliente e não serão objeto de estorno.

9.3.1. A devolução somente da armação pode ser solicitada em até 07 (sete) dias a partir da data de entrega e o cliente pode nos enviar uma armação própria para a transposição das lentes e a devolução é feita referente ao valor somente da armação comprada com a Lenscope.

9.3.2. Caso deseje efetuar a devolução, o Cliente deverá enviar e-mail à Lenscope (ajuda@lenscope.com.br) para que o pedido de devolução seja formalizado.

9.3.3. Realizado o procedimento do item 2, juntamente com uma (01) cópia da Nota Fiscal, o Cliente deverá retornar o produto à Lenscope, incluindo irrestritamente os itens que acompanham a armação - porta-óculos. A impossibilidade de devolução por parte do cliente de quaisquer destes itens resulta em violação da condição prevista no item 1.

9.3.4. A Lenscope se reserva o direito de realizar procedimento de checagem e avaliação do produto para dar continuidade ao processo de devolução. Produtos que, mediante resultado obtido neste procedimento, não atendam às condições e exigências descritas nos itens anteriores não serão tratados como devolução.

9.3.5. Atendidas as condições e exigências para a devolução, o estorno do valor da armação adquirida ao Cliente será realizado das seguintes formas: no caso de pagamento via cartão de crédito, o estorno do valor dar-se-á em até duas faturas; em caso de pagamento via boleto ou pix, o estorno do valor será executado na forma de transação única e realizado em até três (03) dias úteis em conta corrente indicada pelo Cliente.

10. Do programa “100 dias para provar e amar”

10.1. Caso o pedido tenha sua elegibilidade comprovada, em adição aos itens dispostos no item 8 acima, o cliente poderá participar dos benefícios do programa “100 dias para provar e amar” da Lenscope.

10.2. O programa “100 dias para provar e amar” da Lenscope consiste no cliente ter o período de até 100 dias contados a partir do recebimento do óculos pronto para solicitar troca, devolução e/ou estorno caso as lentes adquiridas não seja do agrado do cliente.

10.3. Para ser elegível ao programa “100 dias para provar e amar” da Lenscope é necessário que:

10.3.1. A receita do óculos tenha sido prescrita há menos de 03 (três meses) anteriores à data da compra das lentes no site da Lenscope;

10.3.2. Na foto da receita enviada constem claramente a data de prescrição, CRM do médico oftalmologista ou CROO do optometrista bem como a identificação de registro do profissional especializado no Conselho Regional de seu Estado. Sinais de adulteração na receita oftalmológico anulam a participação no programa.

10.3.3. A armação enviada ou adquirida no site da Lenscope siga o tamanho de aro recomendado pela Lenscope durante o processo de compra. Armações com até 3mm acima do tamanho recomendado, mesmo que permitidas pela Lenscope, também anulam a participação do programa.

10.3.4. A armação enviada ou adquirida no site da Lenscope siga os critérios de formato e material recomendados pela Lenscope durante o processo de compra.

11. De casos não previstos

11.1. Em casos não previstos nestes Termos de Compra, a Lenscope se compromete a negociar diretamente com o cliente, de modo a resolver justa e coerentemente a ocorrência.