Lentes Transitions

Lentes Transitions: Como funciona e para quem é indicada

As Lentes Transitions ou fotossensíveis são lentes de clareiam e escurecem dependendo da iluminação do ambiente e, principalmente, dos raios UV.

Em ambientes internos, as Lentes Transitions ficam tão claras quanto as lentes comuns, incolores. Quando você entra em contato com o sol, elas escurecem, como se fosse um óculos de sol.

Mas como isso é possível? Neste post, vamos ver como as Lentes Transitions funcionam, quais são as vantagens de adquiri-las e para quem são mais indicadas.

O que é Lentes Transitions?

As Lentes Transitions são lentes fotossensíveis que escurecem ou clareiam na presença de raios UV. Então, quanto maior for a intensidade dos raios solares, mais escuras as lentes vão ficar.

Por exemplo, se você estiver num ambiente fechado ou sem luz do sol, as lentes vão ficar na sua aparência original, ou seja, transparentes ou incolores.

Dessa forma, elas proporcionam maior conforto para seus olhos comparado com as lentes comuns e isso em qualquer tipo de iluminação que estiver. Dessa forma, elas podem ser utilizadas em ambientes internos ou externos.

Além disso, as lentes Transitions garantem 100% de proteção contra os raios UV, que são extremamente agressivos aos olhos.

Veja um exemplo de como as lentes fotossensíveis funcionam abaixo

Como as Lentes Transitions funcionam?

Na hora da fabricação, as Lentes Transitions recebem um tratamento diferenciado, com algumas camadas extras de elementos químicos.

Esses elementos são chamados de polímeros eletrocrômicos. São componentes dos átomos que mudam de cor quando recebem uma descarga elétrica mínima – nesse caso, vinda dos raios UV emitidos pelo sol.

Lentes Transitions

Já conhecemos esses polímeros, pois são utilizados em vidros de janelas e outros aparelhos que mudam de cor de acordo com a luz.

Entretanto, para a produção das Lentes Transitions, os processos executados são um pouco mais desenvolvidos tecnologicamente, a fim de manter um grau fiel para seus óculos e boa durabilidade.

Um deles é chamado de imbibição (que significa embeber). A fabricação utiliza o calor intenso que permite a aderência do pigmento e dos elementos químicos às lentes. Depois, é aplicada na superfície das lentes uma película anti abrasiva, para proteger a solução.

As Lentes Transitions ainda podem ter tonalidades intermediárias – não variam apenas de um extremo para o outro, podendo ficar um pouco escuras, dependendo da quantidade de luz disponível. Alguns fabricantes ainda vendem cores diferentes, como verde ou marrom.

A velocidade de transformação das lentes é bastante rápida, mas não chega a ser imediata. Isso depende bastante da temperatura: quanto mais frio o tempo, mais as moléculas demoram a reagir aos raios UV.

Você sabia que Transitions é uma marca?

Na verdade, o nome comum para as lentes que mudam de cor de acordo com a iluminação solar é lentes fotossensíveis. Existem várias marcas disponíveis no mercado, cada uma com seus atributos. Transitions é apenas mais uma delas.

Conheça nossas opções de lentes fotossensíveis para até 4 graus de miopia e para mais de 4 graus de miopia. Todas elas contam com proteção UV 100%, tratamento antirreflexo e antirrisco e muito mais!

Para saber mais visite nosso site  ou entre em contato com a gente!

Quais são os tipos de Lentes Transitions?

Hoje em dia existem diferentes opções de lentes fotossensíveis, com diversas opções de cores e marcas.

Inclusive algumas cores de lentes Transitions podem te ajudar a praticar esportes específicos com o óculos.

Veja a seguir as cores de Lentes Transitions que você pode encontrar nas ópticas.

Lentes Transitions: cores

Você pode encontrar as lentes fotossensíveis nas cores:

  • Cinza
  • Marrom
  • Verde

Para o seu conforto visual é importante saber escolher a lente correta, pois cada cor oferece um tipo de proteção diferente.

Lente Transitions cinza

A cor cinza das lentes Transitions ou fotossensíveis é a mais comum e permite melhor percepção das cores. Se você está buscando conforto e melhor visibilidade, essa é a lente ideal.

As Lentes Transitions cinza são indicadas para uso geral e para a prática de esportes.

Lente Transitions marrom

As lentes Transitions na cor marrom são melhores para dias nublados, pois elas aumentam o contraste das cores.

Em relação a esportes, elas são indicadas para quem pratica caiaque, pesca e vela.

Lente Transitions verde

A lentes Transitions na cor verde se adapta as variações de luminosidade que ocorrem do sol para a sombra ou ao entardecer. Dessa forma, elas oferecem maior precisão visual.

Veja aqui os tipos de lentes coloridas para o seu óculos e como é a proteção de específica de cada cor.

Quais são as marcas de Lentes Transitions?

Cada marca dá um nome específico para as lentes fotossensíveis que possuem. Por exemplo, as Lentes Transitions são da marca Essilor.

No mercado existem várias marcas de lentes fotossensíveis, mas para que você possa escolher a melhor para o seu uso, nós vamos te explicar melhor a linha de cada uma delas. Confira agora!

Os tipos de lentes fotossensíveis são:

  • Lentes Transitions da Essilor
  • Lentes Hoya Sensity
  • Lentes Carl Zeiss PhotoFusion
  • Lentes Lenscope Fotocroma

Confira aqui as principais diferenças entre elas e quanto elas custam.

Quais são as vantagens das Lentes Transitions?

As Lentes Transitions oferecem algumas vantagens que podem ser bastante úteis para você:

  • O principal benefício é o fato de não ter que trocar de óculos toda vez que aumentar a luminosidade. Sabe aquela chateação de andar com a caixinha dos óculos escuros e ter que abrir e trocar toda vez? Esqueça esse trabalho
  • O custo também diminui nesse caso, já que você não vai precisar adquirir dois pares de óculos.
  • A proteção contra os raios UV, que podem causar danos à visão, é outra vantagem. A tecnologia das Lentes Transitions se encarrega de proteger seus olhos ao longo do dia.
  • As lentes também aumentam o conforto ocular, pois diminui o cansaço ocular causado pela luz excessiva. Algumas pessoas sofrem de problemas com a fotofobia e essa é uma ótima alternativa nesses casos.
  • Podem se adequar a quase toda armação e tipo de lente, como bifocal, para longe ou para perto. Você também pode escolher Lentes Transitions que também tenham tratamento anti risco, anti reflexo, entre outras características.
lentes transitions
Lentes transitions: diferença em ambientes internos e externo

Lentes Transitions são indicadas para todos?

A principal contra-indicação das Lentes Transitions é para o caso de motoristas. Quem dirige muito durante o dia pode experimentar algumas dificuldades com elas.

Isso acontece porque as lentes são ativadas com os raios do sol. Como muitos veículos possuem vidros que bloqueiam esses raios, a efetividade não é a mesma. Assim, você pode acabar precisando de um óculos de sol para dirigir de qualquer forma. Em carros conversíveis isso não acontece.

Já quem trabalha durante o dia no computador tem muito a se beneficiar com as Lentes Transitions. Elas vão ajudar a enxergar de forma mais confortavelmente, sem cansar muito a visão.

As lentes também são indicadas para todas as faixas etárias. Crianças que são sensíveis à luz podem se beneficiar bastante, pois vão poder brincar livremente e deixar que as lentes mudem de cor e protejam sua visão.

Lentes transitions lentes transitions

Lentes Transitions: Como funciona e para quem é indicada
Média 4.7 de 19 votos



Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Lenscope

Nós utilizamos a tecnologia a nosso favor e oferecemos uma experiência inovadora para você comprar as lentes para seus óculos sem sair de casa! E o melhor de tudo? Podendo ter as melhores lentes do mercado sem gastar uma fortuna para isso.

Pin It on Pinterest