Lentes antirreflexo: tudo o que você precisa saber

antirreflexo
  • por
4.4
(71)

antirreflexo ou anti reflexo nada mais é do que um tratamento para as lentes de óculos que bloqueia a luz refletida. E se você pensa que é apenas uma solução estética, está muito enganado.

A escolha desse tratamento é tão importante quanto a escolha dos óculos: optando pelo antirreflexo, a manutenção e a limpeza das lentes vão ser muito mais fáceis.

Quer saber mais? Separamos algumas dicas para você saber como escolher a melhor lente.

antirreflexo

O que é uma lente antirreflexo?

A lente antirreflexo reduz os reflexos de luz nas lentes do óculos. Com ela você enxerga tudo de forma muito mais clara, porque funciona como uma espécie de barreira que bloqueia aqueles reflexos indesejados que podem atrapalhar a sua visão.

Não é à toa que é um dos tratamentos mais procurados entre as pessoas que vão usar óculos de grau, pois traz a vantagem de uma visão mais nítida. Além disso, é bastante comum as lentes que acompanham antirreflexo, também virem com tratamento antirrisco, tornando as lentes mais resistentes a arranhões.

antirreflexo

Como você enxerga com lentes sem antirreflexo e com antirreflexo

Descubra para que servem as lentes antirreflexo

As lentes antirreflexo são de grande utilidade para pessoas que praticam esportes ao ar livre, trabalham em frente às telas digitais, possuem fotossensibilidade, dirigem no período noturno e para quem tem alto grau.

É essencial que pessoas com alto grau façam uso de lentes com tratamento antirreflexo, pois lentes com alto índice de refração absorvem mais luz e são mais reflexivas do que lentes comuns. Nesse sentido, o revestimento antirreflexo melhora a nitidez da visão e proporciona mais conforto ocular.

Benefícios das lentes com tratamento antirreflexo

As lentes com tratamento antirreflexo proporcionam várias vantagens e cuidados para os seus olhos. Conheça os principais deles:

Conforto nas atividades do dia a dia 

Devido ao tratamento antirreflexo nas lentes, não há necessidade de forçar a visão ao realizar suas tarefas diárias, principalmente se você faz uso constante do computador e dirige com frequência.

Proteção UV

Mesmo que não seja desenvolvida para bloquear os raios ultravioleta, as lentes antirreflexo protegem seus olhos dos nocivos raios UV.

Nitidez na realização de esportes

Praticar esportes ao ar livre pode ser desafiador devido à claridade do ambiente. Desse modo, as lentes com tratamento antirreflexo ajudam a reduzir esse ofuscamento, proporcionando um campo visual mais nítido ao atleta.

Tensão ocular reduzida

Os reflexos emitidos pela luz são prejudiciais à visão, por conta do esforço feito para enxergar, isso acaba gerando tensão ocular. Nesse sentido, o tratamento antirreflexo elimina o brilho durante atividades do dia a dia, assim como também protege os olhos da fadiga ocular. 

Lentes duráveis

O antirreflexo contribui para a durabilidade das lentes, pois protege as lentes de arranhões e riscos. Além disso, a camada hidrofóbica das lentes é responsável por impedir o acúmulo de poeira na superfície da lente, aumentando a durabilidade do óculos.

Visão noturna de qualidade

Durante à noite, as luzes de faróis dos veículos e até mesmo dos postes podem gerar dificuldades para a visão de quem usa óculos. Dessa forma, as lentes antirreflexo bloqueiam os reflexos dessas luzes, ajudando a enxergar melhor no período noturno.

Diferença entre lentes antirreflexo e lentes com filtro de luz azul

As lentes com tratamento antirreflexo tem como intuito minimizar o brilho, reflexos indesejados. Entretanto, as lentes com filtro de luz azul contam com recursos específicos para bloquear a luz azul nociva aos olhos, além do revestimento antirreflexo padrão.

Marcas de lente antirreflexo

Agora que você já sabe da importância da lente antirreflexo, vamos onhecer as principais marcas de antirreflexo.

Uma das razões para existirem tantas opções de lentes para óculos do mercado que muitas vezes só servem para te confundir é que cada fabricante de lente possui, no mínimo 3 marcas de antirreflexo.

Para ficar fácil de entender, vamos primeiro falar das principais fabricantes de lentes para óculos hoje. São elas: Zeiss, Hoya, Essilor, Tokai e Lenscope

E cada uma dessas marcas vai ter um nome específico, ou seja, uma marca para seu tratamento de antirreflexo.

Conheça as principais marcas de antirreflexo da Zeiss, Hoya, Essilor, Tokai e Lenscope a seguir:

Zeiss

Ou Carl Zeiss Vision, trabalha alguns principais antirreflexos:

  • DuraVision Platinum – Um dos “queridinhos” do público. Quando o assunto é garantir durabilidade das lentes, o DuraVision Platinum é a principal opção, pois são lentes mais resistentes principalmente a riscos, garantem fácil limpeza e acompanham o tratamento antirreflexo.
  • DuraVision Blue Protect – Além de possuir todas as qualidades da DuraVision Platinum, a antirreflexo DuraVision Blue Protect também tem como vantagem o controle da luz azul – que é a luz emitida por aparelhos eletrônicos, como computadores e celulares, bastante prejudicial aos olhos.  
  • DuraVision Silver – Essa lente também possui durabilidade, e todos os tratamentos da DuraVision Platinum, mas é um pouco menos resistente a arranhões superficiais.
  • DuraVision Chrome – É a versão mais simples da família DuraVision, e a melhor opção para aqueles que desejam economizar. Mas, em relação à custo-benefício, as lentes DuraVision Silver são a melhor opção, pois garantem melhor conforto visual aos olhos.
  • Zeiss DriveSafe – Conta com a tecnologia antirreflexo de ofuscamento causado por luzes artificiais, beneficiando quem dirige ou caminha durante a noite.

Hoya

Já a Hoya possui os seguintes modelos:

  • Aqua – É a opção mais econômica da marca – mas nem por isso decepciona, e apresenta um alto desempenho. Apesar de ser bem simples, oferece os tratamentos de antirrisco, antirreflexo e antiaderente.
  • Clean Extra – Quando a questão é custo-benefício, essa pode ser uma boa opção! A Clean Extra é superior à Aqua, pois oferece maior facilidade na limpeza e resistência às lentes.
  • No Risk O próprio nome já diz: em inglês, significa “sem risco”. Essa lente possui um tratamento especial de antirrisco, além de acompanhar o antirreflexo. Seu valor é um pouco superior ao da Clean Extra, mas é a melhor escolha para quem é mais exigente com a higiene das lentes.
  • Long Life – São mais resistentes à risco que a linha No Risk devido a seu verniz – mais resistente a arranhões. Com isso, as lentes Long Life garantem um antirreflexo de longa vida (como o próprio nome já diz também), e prova disso é essas lentes possuem 3 anos de garantia. Este tipo de lente é ideal para pessoas que possuem um grau já estabilizado e não precisa ficar trocando o óculos com uma frequência menor de tempo. 
  • Blue Control – Essa lente antirreflexo foi desenvolvida para aqueles que têm maior contato com a luz azul, emitidas por aparelhos eletrônicos – que, além de extremamente nociva, pode ser a principal causa de uso óculos. Se você é do tipo que utiliza muito o celular, com certeza algum vendedor vai tentar te vender estas lentes. E elas são, de fato, excelentes, mas não se deixe levar pela conversa! Escolha a lente que melhor atenda aos seus critérios e necessidades, e que ofereça maior qualidade e quantidade de tratamentos.

antirreflexo

Essilor

Agora, um alerta importante: a Essilor possui uma marca de antirreflexo chamada Crizal. Dessa forma, Crizal é o nome da marca do tratamento antirreflexo. 

Agora, vamos conhecer as lentes antirreflexo Crizal:

  • Crizal Easy UV– Possui o tradicional antirreflexo, junto com antirrisco e camada hidrofóbica (repelente à água). E, segundo a Essilor, é uma lente 8 vezes mais fácil de limpar do que lentes comuns. É uma boa opção para quem quer economia também!
  • Optifog – Ideal para quem faz esporte ou pratica alguma atividade física, essa lente, além de facilitar a limpeza, resiste mais à poeira ou arranhões. Possui tecnologia antiembaçante e tem um bom custo-benfício.
  • Crizal Forte UV – Muito tradicional no mercado e muito buscada por aqueles que querem o benefício do antirreflexo, mas deixa a desejar em custo-benefício em relação à Crizal Sapphire
  • Crizal Sapphire – É a melhor opção se você quer maior transparência em suas lentes, sem abrir mão de tratamentos essenciais para os óculos. Isso porque além do antirreflexo, a Crizal Sapphire acompanha proteção UV e facilidade para limpeza das lentes.
  • Crizal Prevencia – Essa lente antirreflexo bloqueia os raios UV, e também filtra a luz azul-violeta, que atinge diretamente nossos olhos. As lentes Crizal Prevencia também protegem contra manchas, arranhões, poeira e água, garantindo uma visão mais nítida.

Lentes Lenscope LensAI 1.74

É um tipo de lente recomendado para pessoas que possuem grau moderado e alto, justamente pelo seu índice de refração elevado. Por isso, são as lentes em resina mais utilizadas em óptica.

Elas podem vir acompanhadas por tecnologias como antirrisco ou antirreflexo, entre outras. Atualmente existem diversas marcas que oferecem lentes com esse índice de refração e já é possível encontrar lentes de qualidade com um valor mais em conta.

Aqui na Lenscope, nós oferecemos as Lentes Lenscope LensAI 1.74, que além de possuírem alto índice de refração, contam com design asférico, que reduz distorções laterais.  Além de proporcionarem um óculos mais fino, nossas lentes vêm com diversos tratamentos premium inclusos, sem custo adicional.

Instagram [Lentes Lenscope LensAI 1.74 miopia]

 

Lenscope

Nós da Lenscope é pioneira em venda de óculos pela internet, e, por isso, fornece um serviço inovador! Oferecemos todos tratamentos essenciais para a lente dos seus óculos como antirreflexo, antirrisco e proteção UV. Tudo isso já incluso no valor das lentes. 

Ou seja, na Lenscope você não precisa pagar a mais para ter todos esses tratamentos.

O processo de compra online da Lenscope é mais econômico, e fornece segurança, conforto, durabilidade e garantia de 100 dias para seu óculos.

Por que usar óculos com antirreflexo?

Você já viu que os benefícios são inúmeros. Agora vamos citar 4 vantagens para você ter lentes antirreflexo nos seus óculos.

lentes antirreflexo

Comparação de lentes com e sem antirreflexo

1. Lentes com antirreflexo ajudam na sua estética

As lentes realmente parecem transparentes, invisíveis, o que facilita para que as pessoas vejam seus olhos. Não tem aquela sensação de espelhamento que atrapalha sua visão, se você estiver num ambiente muito iluminado.

2. Lentes com antirreflexo facilitam na limpeza

O tratamento funciona como uma película protetora das lentes, garantindo maior facilidade ao limpá-las.

3. As lentes proporcionam maior conforto para visão

O antirreflexo das lentes impede que as luzes ofusquem a sua visão, o que te dá mais conforto e segurança para pode dirigir a noite, por exemplo.

4. Antirreflexo faz sua lente durar por mais tempo

Esse tratamento impede que pequenos arranhões e riscos apareçam nas lentes, aumentando a sua durabilidade. Mas, ainda assim, você deve tomar alguns cuidados, como por exemplo, evitando que os óculos caiam no chão.

Além do antirreflexo, é comum as lentes virem acompanhadas de outros tratamentos também. Os mais comuns são antirrisco, proteção UV, camada liporrepelente e hidrorrepelente.

Confira os 5 principais benefícios de usar lentes com antirreflexo, antirrisco e proteção UV.

Considerações finais

Cada marca possui suas próprias tecnologias de aplicação, qualidades e valores. Portanto, o que vai te ajudar a bater o martelo e tomar a decisão final é o custo benefício.

Ou seja, as lentes que forem capazes de oferecer tudo o que seus olhos precisam a um preço que seja acessível ao seu bolso.

O tratamento antirreflexo, por exemplo, é essencial para as lentes e para o seu conforto visual. Então, não é justo você pagar taxas adicionais para ter esse tratamento no seu óculos, né?

Por isso, conheça as lentes da Lenscope que já contam com antirreflexo, antirrisco e proteção 100%UV inclusas nas lentes, sem você pagar a mais por elas.

Já escolheu sua marca antirreflexo ou quer contar sua expectativa ou experiência com elas? Escreva nos comentários que já já respondemos!

Fonte: Blog do Paulus

lentes antirreflexo

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.4 / 5. Número de votos: 71

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lenscope

A Lenscope descomplica a correção visual, oferecendo lentes para óculos com todos os tratamentos entregues em casa a uma fração do custo. Desenvolvemos tecnologias que possibilitam uma jornada 100% digital, precisa e acessível, permitindo oferecer produtos superiores até 70% mais baratos do que alternativas encontradas em ópticas tradicionais. Fomos incubados pela Eretz.bio, incubadora do Hospital Albert Einstein, acelerados pela Samsung, através do programa Creative Startups e recebemos apoio da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), no desenvolvimento tecnológico. Fazemos parte do Cubo Itaú e da Supera, parque tecnológico da USP de Ribeirão Preto.

Loading comments...