Lentes antirreflexo: desvantagens e vantagens do tratamento

Lentes antirreflexo: desvantagens e vantagens do tratamento
  • por
3.9
(10)

Sobre lentes antirreflexo, desvantagens e vantagens, será que você já sabe tudo sobre o assunto? Expliquemos, neste artigo,  os principais pontos, dúvidas e até mitos relacionados ao tratamento antirreflexo, suas  vantagens e desvantagens ao fazer suas lentes de grau com esse tratamento. Continue lendo para entender melhor. 

Mas o que é a lente antirreflexo?

O tratamento antirreflexo está disponível para quase todas as lentes de óculos hoje em dia. Ele é um tratamento essencial para quem busca conforto visual e qualidade das lentes. Mas, você sabe como ele funciona e como é, de fato?

Basicamente, é um revestimento nas lentes. Ou seja, uma fina camada aplicada à superfície das lentes dos óculos, permitindo que mais luz passe por elas. Aliás, a estimativa é que a camada antirreflexo permite que 99,5% da luz disponível atinja os olhos, fazendo com que a nitidez da visão melhore e a quantidade de brilho refletido diminua. Por isso, torna o uso do óculos tão confortável.  

lente antirreflexo desvantagens

Existem recomendações de uso do tratamento?

O tratamento antirreflexo pode ser aplicado nas lentes de óculos de todos os tipos e para diferentes necessidades. Mas existem casos específicos em que ele se torna indispensável.

  • Esportistas: ideais para esportistas que fazem atividades ao ar livre, evitando o ofuscamento do brilho da luz do sol.
  • Lentes de alto índice: essas são as lentes mais finas para quem tem alto grau. Como essas lentes refletem mais a luz do que as lentes convencionais, é importante que venham acompanhadas com o tratamento de antirreflexo, parar gerar mais conforto aos olhos.
  • Para motoristas: os halos de luz que se formam ao redor de postes de iluminação ou nos faróis dos carros de outros motoristas podem atrapalhar a direção. Assim, o tratamento antirreflexo ajuda a eliminar o brilho e melhora a nitidez da visão.
  • Quem tem sensibilidade a luz: quem tem fotofobia se beneficia com o antirreflexo, principalmente porque o tratamento faz com que a quantidade de brilho refletido diminua, tornando o uso do óculos tão confortável.  

As vantagens do antirreflexo em seu óculos

  • Maior clareza visual:

Usar lentes com tratamento antirreflexo é sinônimo de visão mais nítida. Afinal, é um tratamento que permite que mais de 99,5% da luz passe pelas lentes e chegue aos olhos. Assim, você não vai mais precisar “apertar” os olhos para conseguir enxergar com clareza, especialmente ao dirigir ou usar o computador. 

  • Maior conforto:

A camada antirreflexo não apenas deixa a luz passar com mais facilidade até atingir os olhos, como também ofusca o brilho. Ou seja, não deixa que seus olhos sejam ofuscados por luzes muito fortes. Por isso, o conforto ao usar lentes antirreflexo é muito maior.

  • Melhor aparência:

Quem usa óculos e precisa tirar foto sabe que, muitas vezes, fica difícil encontrar o ângulo certo. Isso inclusive em vídeo chamadas. Isso porque qualquer flash ou luz brilhante reflete na lente. Mas quando a lente tem tratamento antirreflexo, isso não acontece. Afinal, há a eliminação de todo brilho. 

  • Proteção UV:

O revestimento antirreflexo também protege os olhos dos raios UV. Também, pode haver aprimoramento desse  tratamento ao comprar lentes Transitions ou polarizadas. 

  • Tensão ocular reduzida:

O ofuscamento por luzes ou brilhos pode reduzir o foco ao realiza tarefas. Assim, é necessário apertar os olhos para conseguir enxergar melhor, forçando os olhos. Com a camada antirreflexo, essa tensão ocular é reduzida. Afinal, o aperto dos olhos não é necessário.

  • Menor exposição à luz azul:

Dispositivos eletrônicos, tais como tablets, celulares, entre outros, emitem luz azul prejudicial à visão. Alguns revestimentos antirreflexo ajudam a reduzir essa exposição à luz azul, melhorando o sono, reduzindo cansaço ocular, estresse visual e até dores de cabeça.  

  • Melhor desempenho esportivo:

Para atividades ao ar livre, o tratamento antirreflexo ajuda a reduzir o ofuscamento por brilho. Sendo assim, melhorando a acuidade visual. 

Lentes antirreflexo: desvantagens do tratamento

Por outro lado, há muitos mitos e inverdades sobre as desvantagens das lentes com antirreflexo. Hoje, com a tecnologia do mercado óptico, as lentes antirreflexo oferecem mais qualidade e funcionalidades. Confira:

  • O antirreflexo reduz o tempo de vida útil das lentes:

O antirreflexo, em si, tem um tempo de vida útil. Então, consequentemente, isso limita o tempo de vida de uma lente com esse tratamento. No entanto, o antirreflexo não encurta o tempo de vida de uma lente.

  • Revestimento antirreflexo tem tempo de vida útil:

O antirreflexo, qualquer que seja, tem um tempo de vida útil. Obviamente, caso uma lente não tenha AR, esta lente não estará limitada pelo tempo de vida do AR. Entretanto, o que se deve considerar é a qualidade da visão e o conforto para os olhos enquanto se usa um par de lentes com AR. E nesse caso, a qualidade de vida é muito maior. Por exemplo: botas militares são muito mais duráveis que um par de tênis da Asics, Nike ou Puma, mas para o meu conforto no dia a dia não tenho dúvida de qual eu iria comprar. É o famoso argumento do “aparelho de telefone fixo” é muito mais fácil de dar manutenção e dura décadas. De fato, mas preferimos o nosso celular.

  • Antirreflexo encarece as lentes:

Em óticas tradicionais, infelizmente isso é verdade, e, além disso, quanto mais tratamentos o antirreflexo acompanha, mais caras as lentes. Mas, com a Lenscope, muda-se completamente esse cenário. Isso porque nós não cobramos taxas adicionais nos tratamentos essenciais das nossas lentes, que inclui o antirreflexo.

  • Lentes antirreflexo se sujam com mais facilidade:

É comum que as lentes se sujem com poeira, manchas, etc., no entanto, em tratamentos antirreflexos mais modernos isso não acontece. Além disso, há possibilidade de optar por tratamentos oleofóbico e hidrofófico, que faz com as lentes tenham menos aderência à sujeira e fiquem mais fáceis de limpar.

Lentes com tratamento antirreflexo premium por um preço mais acessível 

Investir nos tratamentos essenciais para as lentes: antirreflexo, antirrisco e proteção UV 100% é uma boa opção para proteger sua visão e as lentes do seu óculos. Isso porque esses tratamentos ajudam a garantir maior durabilidade do óculos, melhor visão noturna ou em ambientes muito iluminados e proteção contra os raios solares. 

Por isso, as lentes da Lenscope que já contam com antirreflexo, antirrisco e proteção 100%UV inclusas nas lentes, sem você pagar a mais por elas. Se você procura lente para óculos até 4 graus com o melhor custo-benefício, as Lentes Lenscope Poli 1.59 e Lentes Lenscope Digital Comfort (com filtro de luz azul) são uma boa opção. Pois, além do custo-benefício, elas contam com os tratamentos essenciais inclusos.

Por outro lado, quando se trata de alto grau, há as Lentes Tokai 1.76, as lentes de resina mais finas para grau alto. Além de que elas possuem design asférico, reduzindo o efeito fundo de garrafa e olho de boi, e facilitando a adaptação com as lentes.

Por último, as Lentes Lenscope Progress, multifocais e personalizadas para cada necessidade. Neste modelo, os tratamentos essenciais também já estão inclusos, sem taxas adicionais. A Lenscope é um serviço de troca de lentes totalmente online, em que retira qualquer intermediário que possa encarecer o preço das lentes. E pode ficar tranquilo(a), porque todas as nossas lentes contam com certificado de garantia e selo de qualidade. E todas nossas lentes já vem com esses tratamentos inclusos, sem custos adicionais.

lentes antirreflexo instagram

Sobre a Lenscope

Somos uma Health Tech que usa o que há de mais moderno na tecnologia para transformar a jornada de compra de lentes para óculos no Brasil. Com nosso serviço 100% online, você faz as lentes do seu óculos de grau pela internet, sem precisar sair de casa.

Temos como missão democratizar o acesso a lentes de qualidade para quem precisa de óculos para ver bem.   Por isso, todas nossas lentes já vem com esses tratamentos inclusos, sem custos adicionais. Se você quer saber mais, é só fazer um orçamento totalmente online e gratuito em nosso site. Veja o quanto você irá economizar ao comprar lentes de qualidade, com ótimo custo benefício.

orçamento

Referências:

Vision Center 

Coopersville Vision Center 

Rx Able

Eyecare Plans

RX Safety 

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 3.9 / 5. Número de votos: 10

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lenscope

A Lenscope descomplica a correção visual, oferecendo lentes para óculos com todos os tratamentos entregues em casa a uma fração do custo. Desenvolvemos tecnologias que possibilitam uma jornada 100% digital, precisa e acessível, permitindo oferecer produtos superiores até 70% mais baratos do que alternativas encontradas em ópticas tradicionais. Fomos incubados pela Eretz.bio, incubadora do Hospital Albert Einstein, acelerados pela Samsung, através do programa Creative Startups e recebemos apoio da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), no desenvolvimento tecnológico. Fazemos parte do Cubo Itaú e da Supera, parque tecnológico da USP de Ribeirão Preto.

5 comentários em “Lentes antirreflexo: desvantagens e vantagens do tratamento”

    1. Olá, Silvia. Tudo bem? As lentes que possuem tratamento antirreflexo não escurecem no sol, isso porque elas não têm propriedades de escurecimento. A função dele é reduzir o reflexo de luz nas lentes. Por outro lado,,as lentes que escurecem no sol (conforme a luminosidade do ambiente) são aquelas com tratamento fotossensível/fotocromático. . Atualmente é possível ter lentes fotossensíveis com o tratamento antirreflexo incluso.
      Para conhecer nossas lentes fotocromáticas mais finas e com tratamentos inclusos, é só fazer um orçamento online e gratuito no nosso site: lenscope.com.br/orcamento
      Sempre que precisar, estamos aqui. 🙂

  1. eugenioguerradasiiva

    Quero uma lente de cristal quê não arranha usei lente de cristal 45 anos nunca me deu problema agora com estas que inventaram é.muito ruim

    1. Olá, Glauco. Tudo bem?
      Todo o processo de compra de nossas lentes é realizado em nosso site mesmo https://lenscope.com.br
      Você seleciona o tipo de lente de acordo com a sua faixa de grau, cria uma conta em nosso site, anexa sua receita e uma foto para medirmos sua DNP (que é a medida dos seus olhos) também em nosso site. Depois, é só aguardar a gente pedir sua armação. Nós colocamos as lentes e devolvemos seu óculos pronto. Qualquer dúvida, é só perguntar 🙂

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *