Como apertar óculos: saiba como fazer ajustes em sua armação

Como apertar óculos: saiba como fazer ajustes em sua armação
  • por
4.6
(22)

Existem diferentes maneiras de ajustar os óculos de forma segura e caseira. Então, se a armação dos seu óculos não está se encaixando corretamente, neste artigo vamos falar ensinar como apertar óculos de forma segura.

Agora, se o seu problema for com as lentes, isso é algo que você não conseguirá consertar em casa. Então, a seguir,  iremos indicar diferentes formas de como apertar os óculos. Isso de acordo com as necessidades específicas de ajustes e dos diferentes materiais de armações. Continue a leitura e descubra como ajustar seus óculos!

Como saber o que ajustar? 

Primeiramente, é importante identificar em que parte dos óculos está o problema. Como, por exemplo, se a falha está nas hastes, na ponte, nas juntas, se escorregam no nariz. Pensando nisso, resolvemos te ajudar com quatro maneiras de como apertar óculos em casa de forma segura e sem danificá-los. Portanto, se o problema dos seus óculos for:

Seus óculos estão tortos:

Se um lado da armação parecer mais alto que o outro, será necessário ajustar as hastes dos óculos (a parte da armação que fica atrás da orelha).

Agora, se o lado direito estiver mais alto que o esquerdo, dobre suavemente a haste esquerdo para baixo onde a haste se dobra atrás da orelha. Mas, se o problema está no lado esquerdo e está mais alto que o direito, dobre suavemente a haste direita para baixo onde a haste se dobra atrás da orelha.

Dicas úteis:

  • Ajuste as armações suavemente, um pouco de cada vez. Assim, pode evitar possíveis danos aos seus óculos.
  • Passe as hastes sob água morna para facilitar o ajuste. Porém, nunca use água fervente.
  • Evite passar água morna sobre as lentes, pois isso pode afetar o revestimento delas.

Seus óculos apertam seu nariz:

Identifique se seus óculos estão realmente apertando seu nariz, ou se não estão apenas desconfortáveis. A pressão prolongada causada pelos óculos pode causar dores de cabeça e enxaquecas.

Para correção, se atente ao material da armação. Por exemplo, se você usa armação de metal, basta alargar as almofadas plásticas do nariz usando os polegares até que elas se encaixem confortavelmente. Agora, se a armação é de acetato, mergulhe as hastes dos óculos em água morna de 30 a 60 segundos. Aaplique uma pressão suave para cima e para fora na extremidade das hastes para obter um ajuste mais relaxado.

Dica útil:

  • Se mesmo após o ajuste seus óculos continuarem apertando seu nariz, peça ajuda a um médico oftalmologista.

Seus óculos deslizam pelo nariz:

O hábito de empurrar os óculos para cima com frequência porque estão deslizando pelo nariz é bem irritante. Em contrapartida, apertá-los é bem fácil. Se você tem armações de metal, utilize os polegares para estreitar as almofadas do nariz até que as armações não deslizem mais. Agora, se você usa armações de acetato, mergulhe as hastes dos óculos de 30 a 60 segundos na água morna.

Logo depois, aplique uma leve pressão para baixo e para dentro na extremidade das hastes. Isso proporciona um melhor ajuste atrás da orelha. Ou seja, ao apertá-los são evitados futuros escorregões.

Dica útil:

  • Se mesmo após o ajuste, as armações ainda estiverem deslizando, tente usar cera de óculos para evitar que escorreguem. Mas, se não der certo, procure um especialista.

Os óculos estão muito soltos ou muito apertados no rosto:

O óculos fica bem desconfortável ​​se a armação estiver muito apertada no rosto. Ou, se estiverem muito soltas, causando uma sensação estranha. Como resolver em casos de:

Hastes dos óculos apertados ou muito solto no rosto:

Em armações de metal, use sua mão não dominante para prender as lentes dos óculos, e com a mão dominante, aplique uma pressão suave para fora na parte do canto da armação, entre a dobradiça da haste e a lente. Repita do outro lado da armação para um ajuste mais solto ao redor do rosto. Mas, se as hastes continuarem muito soltas ou apertadas no rosto,  repita o método.

Dica útil:

  • No caso de hastes com armações sem aro ou de plástico, ajusta-las em casa pode facilmente quebrá-las. Portanto, a recomendação é levá-los a um oculista.

Como apertar óculos de acetato

Armações em acetato são feitas a partir de plástico hipoalergênico à base de plantas. Assim, feito de algodão natural e fibras de madeira, evitando problemas causados ​​por armações de óculos de plástico.

Além disso, são flexíveis, leves e fortes, com a mais ampla gama de transparências, cores e acabamentos. Dessa forma, oferecendo infinitos modelos. Agora, se suas armações parecem soltas, apertadas, descentralizadas, altas ou baixas demais, existem maneiras de corrigi-los de forma caseira mesmo. A seguir, veja como:

Armações  muito altas ou muito baixas:

Você sente que seus óculos estão muito altos ou muito baixos no seu rosto? Talvez seja necessário ajustar a peça nasal, abaixando a colocação das armações, afastando as peças do nariz ou elevando as armações juntamente com as peças do nariz.

Armações apertadas ou soltas:

Comece ajustando as hastes das armações caso elas pareçam muito apertadas ou muito soltas. Em seguida, dobre as hastes para fora, aliviando o aperto contra o lado da cabeça ou para dentro, diminuindo o risco de caírem.

Armações descentralizadas:

Se suas armações inclinam para um determinado lado, pode ser que as laterais das armações estão desalinhadas, suas têmporas não são necessariamente alinhadas, ou suas orelhas estão em níveis diferentes (isso é totalmente normal). Para ajustá-las, dobre suavemente a dobradiça na direção que corrigirá o desalinhamento.

Mesmo com todas essas maneiras de corrigir estes incômodos nas armações, o ideal é evitar o surgimento de problemas, tendo os seguintes cuidados básicos:

  • Guarde seus óculos no estojo, evitando que as armações entortem e as lentes arranhem.
  • Use água para limpar suas lentes, sempre em temperatura ambiente com sabão neutro.
  • Use spray limpa lentes compatíveis com os tratamentos antirreflexo, fotossensível, entre outros.
  • Evite o uso de produtos f à base de álcool.

Como apertar óculos com hastes desequilibradas:

As hastes, ou perninhas dos óculos, precisam ser da mesma altura (quando encostadas em uma superfície lisa), sem desequilibrar apenas para um lado. Portanto, se você está tendo problemas com a haste dos seus óculos, confira alguns passos que podem te ajudar:

  • As hastes dos óculos se estendem sobre as orelhas e seguram a estrutura no lugar, portanto, após descobrir quais ajustes precisam ser feitos, você precisará repensar o estilo de óculos que usa, pois, sua correção difere entre armações de plástico ou metal.
  • Para armações em metal, dobre suavemente as hastess com um pequeno alicate até que fiquem retos (mas, não use alicate de corte. Use um alicate acolchoado para evitar danos e arranhões).
  • Armações de plástico: o plástico na haste deve ser aquecido por uma fonte de ar quente, como, por exemplo, um secador de cabelo, tornando o material flexível. Em seguida, basta mover lentamente o plástico para cima com as mãos até que esteja na posição desejada (cuidado para não derreter o plástico).

Como ajustar a ponte da armação:

Caso seus óculos estiverem beliscando suas orelhas ou nas laterais da cabeça, dobre a ponteira das hastes para fora. Mas, se os óculos estão muito soltos e escorregando do nariz, dobre-a para dentro, em direção à cabeça, siga os passos:

  • Em armações de metal: esse ajuste pode ser feito com um alicate ou mesmo com as mãos desprotegidas.
  • Para armações de plástico: torne o plástico flexível usando água aquecida ou ar de um secador de cabelo, por exemplo, antes do ajuste.

Como apertar óculos de metal

Armações feitas de metal geralmente possuem apoios nasais, chamados plaquetas, e podem ser ajustadas facilmente apenas empurrando com os dedos para cima ou para baixo, pois seu material é maleável e feito para se ajustar facilmente no rosto. Se o problema persistir, procure um especialista, pois, esse movimento realizado da forma errada, pode até quebrar os apoios nasais.

Dica útil:

  • Os óculos de metal podem ser ajustados com chave de fenda, de acordo com o tamanho do parafuso e/ou alicate. Entretanto, a recomendação é que o procedimento seja feito por um profissional.

Ajustando hastes tortas:

Mergulhe os óculos em água morna, em um recipiente, de forma que a água cubra apenas o material das hastes (perninhas dos óculos), e deixe de três a cinco minutos. Dessa forma, a armação fica mais flexível e facilita o ajuste. Remova os óculos e, com um pano macio, seque-os. Logo depois, com um pano, cubra a parte da armação, e com a ajuda de um alicate, faça o devido alinhamento das hastes.

Dica útil:

  • Ao finalizar o ajuste, retire o pano e veja como ficou. Se a armação ainda estiver torta, repita o processo até que as hastes fiquem alinhadas.

Ajustes na ponte dos óculos:

A ponte dos óculos é literalmente o espaço entre as lentes, servindo para atravessar o único obstáculo no seu rosto, que é o seu nariz. Suas principais características são o ressalto (curvatura para frente) e a largura, ambas devem se adaptar em seu rosto, se encaixando confortavelmente.

Para ajustar os óculos com a ponte mais larga, use um secador de cabelo para amolecer o material (caso seja de plástico ou acetato). Logo depois, faça os devidos ajustes.

Dica útil:

  • No caso de pontes com materiais mais resistentes, procure um especialista.

Precisa de óculos novos? A Lenscope te ajuda com isso

Agora que você aprendeu a como apertar óculos de forma segura, que tal conhecer  as nossas lentes de óculos mais finas e resistentes? Se você está pensando em trocar seu óculos de vez, nós temos as melhores para todas as necessidades. Nós trabalhamos com as lentes mais finas para miopia ou hipermetropia com astigmatismo.

Além disso, a Lenscope faz suas lentes na armação de acordo com suas preferências e necessidades. Saiba no conforto do seu lar o quanto você irá economizar ao fazer as lentes dos seus óculos com a Lenscope! Conheça mais sobre nossas lentes aqui!

orçamento

 

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.6 / 5. Número de votos: 22

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lenscope

A Lenscope descomplica a correção visual, oferecendo lentes para óculos com todos os tratamentos entregues em casa a uma fração do custo. Desenvolvemos tecnologias que possibilitam uma jornada 100% digital, precisa e acessível, permitindo oferecer produtos superiores até 70% mais baratos do que alternativas encontradas em ópticas tradicionais. Fomos incubados pela Eretz.bio, incubadora do Hospital Albert Einstein, acelerados pela Samsung, através do programa Creative Startups e recebemos apoio da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), no desenvolvimento tecnológico. Fazemos parte do Cubo Itaú e da Supera, parque tecnológico da USP de Ribeirão Preto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *