Como reduzir o efeito olho de boi em óculos de grau

Para quem possui alto grau de hipermetropia a distorção dos olhos é um problema. O efeito olho de boi em óculos é um dos mais conhecidos. Ele causa a sensação de que os olhos estão um pouco saltados e bastante diferentes do que são realmente.

A boa notícia é que é possível reduzir esse efeito tomando alguns cuidados na hora de escolher as lentes do seu óculos e também a armação.

Veja a seguir como você pode diminuir esse efeito olho de boi em seu óculos!

Como diminuir o efeito olho de boi em óculos?

Infelizmente, não dá para eliminar 100% o efeito de olho de boi em óculos de grau alto de hipermetropia. No entanto, é possível reduzir bastante em alguns casos.

O que vai garantir um ótimo resultado é o tamanho correto da armação que você vai escolher e também a lente de alto índice de refração correta para o seu grau.

Vamos te explicar tudo isso a seguir.

Escolha lentes com alto índice de refração

Uma das grandes causas do efeito olho de boi é a escolha de uma lente com baixo índice de refração. Essa característica da lente é o que influencia na quantidade de material que será necessário para chegar ao seu grau.

Isso significa que, quanto menor for o índice, mais material será necessário. Logo, as lentes ficarão mais grossas e as distorções também.

Já as lentes de alto índice de refração conseguem entregar um grau alto com menor quantidade de material da lente. Inclusive, isso faz com que elas conseguiam resultar em óculos mais finos e reduzir o aspecto de olho de boi.

Apenas lembrando que, eliminar 100% as distorções causadas pelas lentes de grau alto é quase impossível. Porém há a possibilidade de reduzir o efeito.

Os melhores índices de refração para quem tem grau alto de hipermetropia são:

Dentre as opções acima, as mais indicadas para quem possui mais de 4 graus são as lentes 1.74 e 1.76.

Pensando no conforto, resistência e preço, as Lentes Tokai 1.76 são as que oferecem o melhor custo benefício. Além de ser produzidas em resina, elas contam com diversos tratamentos já inclusos. Inclusive, você não precisa pagar a mais para levar antirreflexo, antirrisco, proteção UV, entre outros.

Na imagem abaixo, como ficam as Lentes Lentes Tokai 1.76 para óculos com +6.5 de hipermetropia.

efeito olho de boi em oculos
Lentes Tokai 1.76 com +6.5 de hipermetropia

Veja mais resultados em diferentes tipos de graus com as Lentes Tokai 1.76 em nossa galeria!

Escolha lentes de design asférico

O design das lentes para quem tem graus elevados também influencia bastante no aspecto olho de boi em óculos. Existem dois tipos de lentes para óculos em relação ao design: lentes esféricas e lentes asféricas.

As lentes do tipo esféricas são as mais comuns no mercado. Quando utilizadas para graus elevados, elas contribuem bastante para aumentar as distorções causadas nos olhos.

Isso acontece porque as lentes esféricas seguem o formato de uma esfera na face interna e externa das lentes. Dessa forma, há pouco material no centro e muito na borda das lentes. Com isso, há um desequilíbrio que provoca as distorções nos cantos das lentes, aumentando o efeito de olhos grandes.

Já as lentes do tipo asféricas possuem um design plano. Elas resultam em um equilíbrio muito maior do material da lente no centro e nas bordas. Assim, elas reduzem bastante o aspecto olho de boi em óculos e também resultam em lentes mais finas.

Por isso, na próxima vez que comprar novas lentes para seu óculos, certifique que elas são asféricas.

Saiba o tamanho certo de armação para o seu grau

O tamanho da sua armação também influencia no efeito “olho de boi”. Por issom busque levar em conta o tamanho da sua armação mais indicada para o seu grau de hipermetropia.

Isso acontece porque as lentes para hipermetropia são mais grossas no centro das lentes do que nas bordas. Além disso, quanto maior o tamanho do aro da armação, maior será a espessura do centro do óculos. Isso faz com que os seus olhos aparentam ser grandes. Além da parte estética, é importante lembrar que o tamanho da armação pode impactar também na montagem do óculos.

Quando a armação é muito grande, ela acaba sendo maior que o bloco da lente. Dessa forma, acaba ficando impossível colocar as lentes na armação. Então, evite comprar a armação antes de saber quais são as lentes mais indicadas para o seu grau.

Em nosso site da Lenscope, você consegue saber o tamanho correto da sua armação para o seu grau. Mas pode ficar tranquilo, não vamos lotar sua caixa com Spam.

Veja o depoimento do Vitor Martins que possui 6.5 de hipermetropia e experimentou nossas Lentes Tokai 1.76.

Além disso, Você pode saber mais sobre as lentes que existem para graus elevados de hipermetropia em nosso artigo: Conheça os tipos de lentes para hipermetropia.

Média 5 de 8 votos


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Lenscope

Nós utilizamos a tecnologia a nosso favor e oferecemos uma experiência inovadora para você comprar as lentes para seus óculos sem sair de casa! E o melhor de tudo? Podendo ter as melhores lentes do mercado sem gastar uma fortuna para isso.

Pin It on Pinterest