Como reduzir o efeito olho de boi em óculos de grau

formato de olhos
  • por
4.5
(26)

Para quem possui alto grau de hipermetropia a distorção dos olhos é um problema. O efeito olho de boi em óculos é um dos mais conhecidos. Ele causa a sensação de que os olhos estão um pouco saltados e bastante diferentes do que são realmente.

A boa notícia é que é possível reduzir esse efeito tomando alguns cuidados na hora de escolher as lentes do seu óculos e também a armação. Veja a seguir como você pode diminuir esse efeito olho de boi em seu óculos de grau.

Como reduzir o efeito olho de boi em óculos?

O efeito olho e boi é típico de quem tem alto grau de hipermetropia. Isso porque, as lentes para óculos de hipermetropia são mais finas nas bordas e mais grossas no centro. Infelizmente, não dá para eliminar 100% o efeito de olho de boi, dependendo do caso. No entanto, é possível reduzi-lo bastante.

O que garante um ótimo resultado é o tamanho correto da armação que você escolhe e também a lente de alto índice de refração correta para o seu grau. Vamos te explicar tudo isso a seguir.

1. Escolha lentes com alto índice de refração para reduzir efeito olho de boi

Uma das grandes causas do efeito olho de boi é a escolha de uma lente com baixo índice de refração. Essa característica da lente é o que influencia na quantidade de material que será necessário para chegar ao seu grau. Isso significa que, quanto menor for o índice, mais material será necessário. Logo, as lentes ficarão mais grossas e as distorções mais aparentes.

Já as lentes de alto índice de refração conseguem corrigir um grau alto usando uma menor quantidade de material. Inclusive, isso faz com que elas conseguiam resultar em óculos mais finos e reduzir o aspecto de olho de boi. Além disso, conheça os tipos de lentes para hipermetropia.

Lentes de óculos mais finas para alto grau de hipermetropia

Nesse sentido, para quem tem grau alto de hipermetropia, as lentes com maior índice de refração, ou seja, mais finas são:

Dentre as opções acima, as lentes 1.67 proporcionam bons resultados para até 4 graus de hipermetropia. Já para mais de 4 graus, as lentes 1.74 e 1.76 são as mais recomendadas. Isso porque elas são mais finas, por possuírem índice de refração maior. E como sabemos, quanto maior o índice de refração, mais finas e leves as lentes podem ficar, contribuindo para reduzir o efeito olho de boi.

Veja, na imagem abaixo, como ficam as Lentes Lenscope LensAI 1.74, lentes de resina superfinas, em óculos com +7.5 graus de hipermetropia.

efeito olho de boi em óculos de grau

Resultado real: +7.5 graus de hipermetropia e -1.00 de astigmatismo. Aro da armação: 48mm. Lentes Lenscope LensAI 1.74

2. Escolha lentes de design asférico

O design das lentes para quem tem graus elevados também influencia bastante no aspecto olho de boi em óculos. Existem dois tipos de lentes para óculos em relação ao design: lentes esféricas e lentes asféricas.

As lentes do tipo esféricas são as mais comuns no mercado. Quando utilizadas para graus elevados, elas contribuem para aumentar as distorções causadas nos olhos. Isso acontece porque as lentes esféricas seguem o formato de uma esfera na face interna e externa. Dessa forma, há pouco material no centro e muito na borda das lentes. Com isso, há um desequilíbrio que provoca as distorções nos cantos das lentes, aumentando o efeito de olhos grandes.

Já as lentes do tipo asféricas possuem um design plano. Elas resultam em um equilíbrio muito maior do material da lente no centro e nas bordas. Assim, elas reduzem bastante o aspecto olho de boi em óculos e também resultam em lentes mais finas. Por isso, na próxima vez que comprar novas lentes para seu óculos, certifique que elas são asféricas.

3. Saiba o tamanho certo de armação para o seu grau

O tamanho da sua armação também influencia no efeito olho de boi. Por isso, busque levar em conta o tamanho da sua armação mais indicada para o seu grau de hipermetropia. Isso porque as lentes para hipermetropia são mais grossas no centro e mais finas nas bordas.

Além disso, quanto maior o tamanho do aro da armação, maior será a espessura do centro do óculos. Isso faz com que os seus olhos aparentam ser grandes e o óculos fique pesado. Além da parte estética, é importante lembrar que o tamanho da armação pode impactar também na montagem do óculos.

Quando a armação é muito grande, ela acaba sendo maior que o bloco da lente. Dessa forma, acaba ficando impossível colocar as lentes na armação. Em nosso site, você consegue saber o tamanho correto da armação para o seu grau.

As lentes em resina e superfinas para evitar efeito olho de boi

Nós da Lenscope sabemos que encontrar a melhor opção de lentes para hipermetropia nem sempre é fácil. Por isso, estamos aqui para te ajudar com informações que realmente possam te auxiliar na escolha das lentes do seu óculos de grau. 

Nós sabemos as lentes para hipermetropia que vão proporcionar o melhor resultado estético para seu óculos e fazemos questão que você tenha acesso a todas essas informações personalizadas para o seu grau. Saiba mais em nosso site. É só preencher o formulário de acordo com a sua receita de óculos para ver nossas dicas e ter um orçamento personalizado.

 Conheça nossas lentes para alta hipermetropia e compre seu companheiro de todas as horas com a gente.

efeito olho de boi

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.5 / 5. Número de votos: 26

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lenscope

A Lenscope descomplica a correção visual, oferecendo lentes para óculos com todos os tratamentos entregues em casa a uma fração do custo. Desenvolvemos tecnologias que possibilitam uma jornada 100% digital, precisa e acessível, permitindo oferecer produtos superiores até 70% mais baratos do que alternativas encontradas em ópticas tradicionais. Fomos incubados pela Eretz.bio, incubadora do Hospital Albert Einstein, acelerados pela Samsung, através do programa Creative Startups e recebemos apoio da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), no desenvolvimento tecnológico. Fazemos parte do Cubo Itaú e da Supera, parque tecnológico da USP de Ribeirão Preto.

2 comentários em “Como reduzir o efeito olho de boi em óculos de grau”

  1. Percebo que muitas pessoas ficam com os olhos fundos após anos de uso de óculos. A área dos olhos fica com aspecto diferente, uma espécie de afundamento perceptível somente quando a pessoa retira o óculos. Minha filha de 2 anos começou a usar óculos por Hipermetropia, como evitar isso?

    1. Olá, Kelly! Tudo bom?
      Obrigada pelo seu comentário em nosso artigo
      Vários fatores podem contribuir para um óculos ficar fino. Vários desses fatores, nós não conseguimos mudar, como o seu grau, o eixo do grau do astigmatismo e sua medida da DNP (distância das pupilas em relação ao nariz.) Mas há dois fatores que também influenciam bastante no resultado final e que estão ao nosso controle que são: a escolha de uma lente de alto índice de refração e a escolha da armação.
      Já em relação à armação, a dica máxima é: escolha armações menores. Quanto menor for o tamanho da armação, melhor o resultado do seu óculos pode ficar.
      Além do tamanho, outras dicas também são importantes: dê preferência para armações de aro fechado e de bordas mais espessas, pois assim a própria estrutura da armação ajuda a disfarçar as bordas das lentes.
      Além disso, a posição das pupilas no óculos também é importante. O ideal é que elas estejam bem centralizadas na armação.
      Você pode ver todas as nossas dicas personalizadas para o grau da sua filha nosso site, preenchendo nosso formulário de acordo com a receita de óculos dela . Nesse link, você fica sabendo de dicas exclusivas para grau dela como armação e lente de grau que vão contribuir para uma lente fina. É só acessar https://lenscope.com.br/orcamento
      Qualquer dúvida que tiver, entre em contato conosco que ficaremos muito felizes em poder ajudá-las

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *