O papel da Inteligência Artificial na saúde ocular

O papel da Inteligência Artificial na saúde ocular
  • por
3
(4)

Com o passar do tempo, a área da saúde cresceu e se desenvolveu procurando melhorar a qualidade de vida, saúde e tratamentos oferecidos para curar as pessoas. No setor da oftalmologia não foi diferente. As principais enfermidades oculares, das mais simples às mais graves, podem ser evitadas quando diagnosticadas a tempo. Para isso, os profissionais da saúde visual contam hoje com o desenvolvimento tecnológico e a Inteligência Artificial para auxiliá-los.

Neste artigo explicaremos o que é inteligência artificial: como ela e o e Machine Learning estão inseridos na saúde ocular e as principais ferramentas inovadoras criadas no Brasil e no mundo para a saúde dos olhos. Continue lendo e saiba mais sobre a Inteligência Artificial na saúde visual.

O que é Inteligência Artificial (IA)?

Inteligência Artificial (IA) é o nome dado à capacidade de sistemas ou máquinas em imitar o raciocínio humano para executar atividades e tarefas que antes só poderiam ser feitas pela inteligência animal ou humana. Por muito tempo, o pensamento de que uma máquina pudesse produzir os mesmos resultados que um ser humano pensante sempre esteve presente no imaginário e cultura da humanidade. 

Hoje, oque era apenas um sonho se tornou uma realidade presente no dia a dia de muitas pessoas, desde dos chatbots aos robôs mais avançados capazes de se comunicar e até mesmo realizar atendimentos. A IA cresceu a ponto de estar presente até mesmo na área da saúde, principalmente auxiliando em diagnósticos e tratamentos. Quando se trata de saúde ocular, a participação da Inteligência Artificial é tão forte quanto. 

Inteligência Artificial e Machine Learning na saúde ocular

Por mais que ambos os termos sejam semelhantes, significam processos distintos. A Inteligência Artificial é um conceito mais amplo que inclui criar máquinas e programas que possam simular a capacidade e o comportamento do pensamento humano da maneira mais autêntica possível.

Já a Machine Learning, ou aprendizado de máquinas em tradução livre, é um subconjunto da IA que permite o robô ou programa aprender com dados. Porém, sem serem programados explicitamente. Ou seja, busca mimetizar o aprendizado humano com base em análises de tentativas e erros e, assim, simular um cérebro humano.   

Ambas as tecnologias estão presentes hoje na área da saúde ocular ajudando com diversos diagnósticos e tratamentos, muitas vezes trabalhando em conjunto. É por meios da IA e do Machine Learning que é possível diagnosticar a acuidade visual de uma pessoa, por exemplo.

Inteligência artificial na saúde ocular

Hoje, a Inteligência Artificial contribui com a saúde ocular por ser capaz de diagnosticar e auxiliar no tratamento de doenças da visão por meio da análise de imagem. Assim, a IA consegue decorar diversas imagens do olho humano em seu estado saudável e, por meio da comparação e análise de imagem, detectar desvios e sintomas de doenças, revolucionando o setor.

Espera-se que nesse ritmo de desenvolvimento e evolução tecnológica, no futuro a Inteligência Artificial conseguirá ajudar os oftalmologistas nas decisões profissionais sobre o tratamento de doenças como degeneração macular, glaucoma e outras. Por outro lado, no momento, a Inteligência Artificial já auxilia os profissionais da saúde e seus pacientes, em conjunto com algumas ferramentas.

Ferramentas de IA para a saúde ocular e como funcionam:

  • Reconhecimento de imagem: como citado anteriormente, a Inteligência Artificial é capaz de detectar desvios e doenças oculares por meio da análise comparativa de imagens.
  • Câmeras para detectar a Retinopatia Diabética: essa é uma doença na qual o paciente não costuma notar mudanças em sua visão nos estágios iniciais, portanto,  precisam de exames oftalmológicos para diabéticos. É então que a IA pode ajudar, com o auxílio do IDx-DR,  primeiro dispositivo IA aprovado pelo FDA. Sendo possível identificar com precisão sinais de alerta precoce de retinopatia diabética.
  • Software para reconhecer a degeneração macular: nesse caso, um software baseado em IA apresentado por um estudo realizado em fevereiro de 2018 na revista Cell Magazine é capaz de reconhecer os primeiros sinais de degeneração macular usando imagens selecionadas por especialistas em avaliação de imagem, ajudando no diagnóstico precoce e tratamento do caso. Esse software também pode ajudar no mapeamento de progressão da doença no paciente, auxiliando o oftalmologista durante o tratamento e acompanhamento médico.
  • Monitores de cuidados com a visão: analisando as diversas variáveis como movimento dos olhos do usuário, expressões faciais e piscar os olhos, bem como iluminação de fundo e níveis de ruído ambiente no ambiente ao redor, o sistema de monitores para cuidado com os olhos é capaz de automaticamente alterar o brilho da tela e nível de contraste visual para evitar o uso dos computadores por longos períodos. 
  • Rastreamento do cuidado com os olhos nas crianças: utilizando-se mais uma vez da capacidade de análise de imagens das Inteligências Artificiais, é possível diagnosticar nas crianças doenças oculares em um estágio muito precoce. A análise dessas imagens auxilia na detecção de sinais de várias doenças dos olhos em crianças como ambliopia, estrabismo e glaucoma.
  • IA para determinar os melhores óculos ou lentes a um paciente: O avanço das Inteligências Artificias é tanto que é até mesmo possível utilizá-la para processar dados de milhares de pacientes, analisar seus registros médicos e usar modelos 3D para determinar a melhor prescrição que eles devem usar para prevenir doenças oculares e maximizar sua acuidade visual.

Instagram Lenscope [Lentes Tokai 1.76 Economizar em óculos mais finos]

IA e ML: ferramentas inovadoras de saúde ocular criadas no Brasil

No fim, a inovação não vem só de fora. A Lenscope, por exemplo, é uma Healthtech voltada para atender o  mercado óptico brasileiro e nasceu para levar soluções inovadoras para seus clientes através da tecnologia, tornando o acesso a lentes de óculos de qualidade mais justo e descomplicado.

Além de oferecer as lentes de resina mais finas do mundo, a Lenscope também desenvolveu ferramentas inovadoras e inéditas no Brasil e no mundo.  Utilizando da Inteligência Artificial e Maching Learning, a Startup tem em vista facilitar o acesso a informações sobre saúde visual e descomplicar a compra de lentes para óculos. Confira alguns dos nossos desenvolvimentos: 

Teste de Visão Lenscope

O Teste de Visão Lenscope foi feito por especialista para trazer mais comodidade e precisão para aqueles que buscam trocar ou fazer um novo óculos. Utilizando as técnicas de machine learning e visão computacional, essa ferramenta realiza, em três passos, os testes de astigmatismo e miopia, mostrando os resultados logo em seguida.

Ferramenta de Formato de Rosto

Com essa nova inovação da Lescope o usuário consegue identificar qual o seu formato de rosto com apenas uma foto. Parece simples, mas saber se você tem um rosto redondo ou quandro, por exemplo, faz toda a diferença na hora de comprar seu óculos ideal.

A ferramenta de Formato de Rosto não só consegue identificar o tipo de rosto do usuário, como também indica quais armações são as mais recomendadas para realçar suas principais características. Ela utiliza da inteligência artificial para reconhecer e caracterizar as pequenas diferenças que definem cada tipo de rosto e comparar com a do usuário.

Acerte na Armação

A ferramenta Acerte na Armação foi construída para orientar o usuário em tudo o que ele precisa saber para escolher a armação perfeita. Dos tipos e tamanhos ideais, aos diferentes estilos e modelos, essa ferramenta disponibiliza todas as informações necessárias ao cliente. 

Ao responder algumas perguntas, a ferramenta utiliza o machine learning para analisar as informações como: tipo e grau do erro refrativo e a distância entre as pupilas. E assim, recomenda a armação ideal, facilitando a jornada do usuário em sua compra pelos óculos perfeitos.

Óculos Online

Se você já comprou um óculos e descobriu que tinha outro modelo ou o mesmo mais em conta em outro estabelecimento, então essa ferramenta é perfeita para você. A ferramenta Óculos Online é o maior portal de venda de armações do mundo, que disponibiliza toda a variedade de óculos disponíveis nos maiores marketplaces do país, como Casas Bahia, Ponto, Extra e Centauro em um só lugar.

A inteligência artificial e machine learning de Óculos Online oferecem aos usuários diferentes filtros de busca para ajudá-los a escolher a melhor opção para as suas necessidades e encontrar ofertas. Também é possível filtrar os milhares de modelos por estilos recomendados ao formato do rosto e armações  personalizadas para cada grau, cores, gênero, formato, material, entre outros. Além disso, o usuário também pode decidir fazer as lentes diretamente com a Lenscope, enviando a armação para a montagem das lentes, com mais facilidade.

DNP Online com mais precisão

O grande segredo de medir a DNP é eliminar o erro humano, por isso, nós da Lenscopemos utilizamos a tecnologia para fazer as medidas para a confeção do óculos. Dessa forma, processamos as fotos de DNP em um software que mede com maior precisão. Sendo: a distância da pupila em relação ao nariz (DNP), a altura de montagem e o primeiro reflexo de Purkinje. Garantindo então, uma centralização mais precisa das lentes na armação.

Inteligência artificial na oftalmologia: o que esperar?

Mas com tantos avanços na tecnologia e desenvolvimento da Inteligência Artificial, é inevitável se perguntar: a IA vai substituir o oftalmologista?

Por mais que as ferramentas sejam práticas e precisas, a relação da Inteligência artificial é complementar e não excludente. Ou seja, ela auxilia o profissional e democratiza alguns processos de saúde visual, mas não consegue, até onde estamos, substituir o julgamento e estudo humano.

Tanto que a IA ainda enfrenta alguns obstáculos na oftalmologia, como o relacionamento e vínculo entre profissional e paciente. Essa relação é de extrema importância para o tratamento com um todo. E demanda certo nível de empatia que uma máquina ou sistema não é capaz de oferecer

Não só isso, os profissionais da saúde também podem ser influenciados pelos resultados rápidos e (quase) sempre precisos. Essas inovações tendem a facilitar o tratamento e diagnósticos por revelarem resultados rápidos e certeiros. Contudo, uma máquina também é passível de erro, sendo necessário sempre o julgamento de um profissional qualificado ao lado.

Tecnologia que torna a  saúde ocular cada vez mais acessível

É inegável que a inovação da Inteligência Artificial e Machine Learning no dia a dia das pessoas e principalmente na saúde visual chegou para revolucionar.  É importante continuar a investir nelas para que cada vez mais o acesso a informações sobre saúde visual, tratamentos, diagnóstico  e também lentes de qualidade seja mais democrático e acessível. 

E esse é o sonho e o propósito da Lenscope, uma vez que nosso processo de vendas é 100% online, lentes mais finas e por preços mais justos estão cada revolucionando a forma de fazer óculos e desmistificando os assuntos mais complexos para quem precisa desse item tão necessário para enxergar bem e com clareza.

Além disso, também ajudar nossos usuários escolher as melhores lentes para suas necessidades, com informações relevantes e orientações. Quer saber mais sobre as inovações que temos a oferecer? Entã, conheça nossas ferramentas e lentes mais finas para cada grau. E, se gostar, pode solicitar um orçamento gratuito com o nosso time!

Fontes:

American Academy of Ophthalmology

Analytics Insight

Journal Of Ophthalmology

Eye Care Leaders

SAS Insights

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 3 / 5. Número de votos: 4

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lenscope

A Lenscope descomplica a correção visual, oferecendo lentes para óculos com todos os tratamentos entregues em casa a uma fração do custo. Desenvolvemos tecnologias que possibilitam uma jornada 100% digital, precisa e acessível, permitindo oferecer produtos superiores até 70% mais baratos do que alternativas encontradas em ópticas tradicionais. Fomos incubados pela Eretz.bio, incubadora do Hospital Albert Einstein, acelerados pela Samsung, através do programa Creative Startups e recebemos apoio da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), no desenvolvimento tecnológico. Fazemos parte do Cubo Itaú e da Supera, parque tecnológico da USP de Ribeirão Preto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *