Lente Digital: o que é e quais seus benefícios

Lente Digital: o que é e quais seus benefícios
  • por
4.6
(7)

Sabe o que é uma Lente Digital? Saiba que os benefícios dessa lente são inúmeros e neste artigo vamos te explicar tudo o que você precisa conhecer sobre a Lente Digital! Veja para quem é indicada, como é fabricada e onde encontrar esse tipo de lente. Continue lendo, vamos lá?

O que é a lente digital?

A fabricação das lentes digitais é com tecnologia laser precisa. Por isso, são quase seis vezes mais nítidas do que as tradicionais. Por conta da tecnologia digital que usam, elas são lentes surfaçadas, ou seja, são fabricadas de acordo com o tamanho da armação escolhida e medidas desejadas. Além disso, lentes digitais para óculos podem fazer bastante diferença nos óculos. Principalmente para quem utiliza lentes progressivas ou multifocais. 

Outra interpretação para lente digital

Em alguns casos,  as lentes digitais podem receber esse nome quando têm filtro de luz azul. Nesse sentido, a emissão de tal luz é pelas telas de dispositivos eletrônicos. Ela pode causar danos – a longo prazo – a nossa visão. Isso sem contar que provoca dores de cabeça, fadiga ocular e cansaço visual. Por isso, óculos com filtro de luz azul seriam uma ferramenta importante na proteção ocular.

Como são fabricadas as lentes digitais?

As lentes digitais já carregam no nome a forma de sua fabricação. Afinal são, literalmente, feitas digitalmente. Veja só o passo a passo da fabricação dessa lente:

Etapa 1: Preparando a lente digital

Na primeira etapa, acontece a preparação da lente digital para a surfaçagem. Assim, um dispositivo é anexo na parte da frente dela. Isso é diferente das lentes padrão, que já são feitas em blocos. Além disso, em lentes comuns, o dispositivo é anexo a parte de trás da lente.

Etapa 2: Colocada na superfície 

A surfaçagem é a principal diferença entre lentes padrão e digitais.  Além disso, o processo de lentes digitais que aparece na parte de trás da lente tem o nome de lente de forma livre. Basicamente, se trata de um revestimento aplicado de forma livre, em que é usado uma ferramenta de retificação de borda de diamante.

A forma livre é uma tecnologia considerada altamente avançada. É por isso que as lentes digitais podem ser mais caras que as padrão. Graças a essa tecnologia, a ferramenta de corte de diamante se move em até 5 vetores diferentes, os 5 eixos, cortando com precisão exata a lente digital.

Etapa 3: Polimento da lente digital

Depois, é o momento de polir a lente para suavizar as marcas de corte de diamante. Esse processo de polimento cria uma surfaçagem extremamente lisa.  

Etapa 4: Limpeza

Chegou a hora da limpeza das lentes digitais. Primeiro, há a remoção do bloco na parte de trás da lente com cuidado para não arranhar ela. Isso acontece usando água quente para derreter o bloco. Mas, é importante lembrar que ha´a utilização de água deionizada. Depois, ela é enxaguada suavemente com sabão e outra vez com água deionizada. Por último, a lente passa pelo processo de secagem. 

Etapa 5: Revestimento 

 Nessa etapa, muito importante por sinal, as lentes recebem os tratamentos: camada antirrisco, antirreflexo e outros. Esse tratamento é colocado na lente digital por um processo chamado deposição de calor. Ou seja, um revestimento de deposição de vapor usa um líquido patenteado que evapora sob alto vácuo e pressão intensa, se transformando em gás. 

Existe, então, o transporte da fase gasosa para as lentes. Então, há o depósito na superfície dela, até sua transformação em fase sólida e ligação ao substrato plástico. 

Etapa 6: Inspeção 

Hora de inspecionar a sua lente, um trabalho de detetive! E não é brincadeira, porque nessa etapa a sua lente é inspecionada quanto a qualquer imperfeição, dano ou falha. Depois, ela é verificada para garantir dioptrias, eixos, cilindros, espessura  e diâmetro corretos. Por último, ela passa pelo padrão de segurança.

Etapa 7: Hora de ver a armação

Aqui, nesta penúltima etapa, há o corte da lente digital  para encaixar na armação do seu óculos. Assim, há a colocação da armação em uma máquina que traça o interior da moldura.O computador rastreia a moldura e envia as informações para a máquina de corte da lente. 

Etapa final: Cortando a lente digital

Chegou a hora de cortar as lentes! Antes, as bordas são lixadas para se encaixarem perfeitamente na armação.Depois de cortar a lente, um técnico insere a lente em sua armação e pronto, as lentes digitais estão prontas.

Quais os benefícios da lente digital?

Os principais benefícios da Lente Digital são:

  • Campo de visão mais amplo.
  • Qualidade de imagem mais nítida
  • Melhor visão periférica 
  • Melhor capacidade de distinguir diferenças entre claro versus escuro. 
  • Maior precisão para corrigir o grau de miopia, hipermetropia e astigmatismo.
  • Maior conforto visual e melhor adaptação com os óculos.
  • Possibilidade de adaptar individualmente as lentes para atender às necessidades de visão exclusivas.

Para quem são recomendadas as lentes digitais?

As lentes digitais são ideais para qualquer pessoa que necessita usar óculos, mas dentre todas, alguns hábitos e estilos de vida podem influenciar na escolha dessa lente:

  • Usa por muito tempo lentes de contatos, mais do que o óculos
  • Quem tem alto grau e precisa de lentes com alto índice de refração 

Conheça as lentes mais finas para o seu grau

A Lenscope possui lentes específicas para até 4 graus, para mais de 4 graus — sendo essa a lente de resina mais fina do mundo — além de lentes multifocais. Também, todas as lentes da Lenscope contam com tratamentos essenciais inclusos, sem taxas adicionais.  Conheça um pouco mais as lentes mais finas para óculos de grau.

Vale lembrar também que a Lenscope trabalha com lentes para visão simples e lentes multifocais/multifocais. Ou seja, lentes para miopia com ou sem astigmatismo e lentes para hipermetropia com ou sem astigmatismo. Além de lentes para presbiopia (vista cansada).

lente digital instagram

Encerramento

Somos uma Health Tech que faz uso do que há de mais moderno na tecnologia para transformar a jornada de compra de lentes para óculos no Brasil. Com nosso serviço 100% online, você faz as lentes do seu óculos de grau pela internet, sem precisar sair de casa.

E, para nos ajudar a continuar desenvolver tecnologias exclusivas no Brasil e no Mundo, fomos selecionados para o programa Creative Startups da Samsung. Além disso, fazemos parte do Eretz.bio, incubadora de startups do Hospital Israelita Albert Einstein, considerado um dos melhores hospitais da América Latina. Além disso, somos parte da Supera. Ela é a incubadora da Universidade de São Paulo (USP/FM-RP) . Também somos parte do Cubo Itaú,  um dos principais ecossistemas de startups do Brasil. Conte com a gente para ver e se sentir bem.

orçamento

Referências:

High Vision

Columbia Eye Clinic 

Tradewinds – Eye Care Optical 

vsp – Individual Vision Plans

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.6 / 5. Número de votos: 7

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lenscope

A Lenscope descomplica a correção visual, oferecendo lentes para óculos com todos os tratamentos entregues em casa a uma fração do custo. Desenvolvemos tecnologias que possibilitam uma jornada 100% digital, precisa e acessível, permitindo oferecer produtos superiores até 70% mais baratos do que alternativas encontradas em ópticas tradicionais. Fomos incubados pela Eretz.bio, incubadora do Hospital Albert Einstein, acelerados pela Samsung, através do programa Creative Startups e recebemos apoio da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), no desenvolvimento tecnológico. Fazemos parte do Cubo Itaú e da Supera, parque tecnológico da USP de Ribeirão Preto.

2 comentários em “Lente Digital: o que é e quais seus benefícios”

    1. Olá, Liacora. Tudo bem? As lentes indicadas para você dependerão da causa subjacente da sua visão dupla. O ideal é que consulte com um oftalmologista da sua confiança, ele é o profissional adequado para esclarecer suas dúvidas e prescrever um tratamento conforme as suas necessidades. Esperamos ter ajudado. 🙂

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *