Lente nacional e importada para catarata. Tem diferença?

lente nacional ou importada catarata
  • por
4.2
(1045)

A principal diferença entre a lente nacional e importada para catarata está na correção do grau. O ideal é que, após a cirurgia, o paciente consiga abandonar de vez o óculos de grau. E a melhor lente para isso é a lente premium, que geralmente é importada

A lente importada para catarata corrige melhor o grau de miopia, hipermetropia ou astigmatismo e traz asfericidade ao paciente. Além da correção do grau, outra vantagem desse tipo de lente é que, na maioria dos casos, o implante não precisa de ponto.

Já as lentes nacionais, por outro lado, não corrigem totalmente o grau do paciente e alguns casos necessitam dar ponto. 

Essas lentes para catarata são chamadas de Lentes Intraoculares (LIO) e diferença entre esse tipo de lente está no tipo de foco que ela proporciona. Elas podem ser monofocais, quando têm grau só para longe ou só para perto, ou multifocais, quando tem os dois focos.

lentes intraoculares

As lentes monofocais são bem aceitas pelos pacientes e geralmente são feitas um olho para longe e outro para perto. 

Ainda existe também as lentes trifocais, que oferecem maior conforto visual ao paciente.

Com relação ao custo-benefício, os valores de cada lente também variam de acordo com a qualidade delas.

No entanto, quem irá definir a melhor lente intraocular para a cirurgia de catarata será o oftalmologista ou profissional da saúde responsável. Isso porque cada paciente tem uma indicação de lente específica, de acordo com seu estilo de vida.

O médico irá levar em consideração fatores do cotidiano, como se o paciente dirige à noite, se usa computador e se fica mais ambiente interno ou externo.

Também existem exames de última geração que são feitos para analisar a córnea, como a biometria óptica, por exemplo. 

Todos os pacientes devem consultar o médico profissional especializado em saúde dos olhos antes de decidir entre a lente nacional e importada, principalmente os diabéticos e hipertensos. O acompanhamento médico é essencial para garantir um bom pós-operatório.

Portanto, se você tem catarata e vai fazer a cirurgia, converse com seu médico antes de escolher entre uma lente nacional ou importada. 

Tipos de lente intraocular

As lentes intraoculares (LIO) são implantadas durante a cirurgia de catarata para substituir o cristalino danificado. Além de corrigir a catarata, existem lentes intraoculares que também corrigem outros problemas de visão. 

A hipermetropia, a miopia, o astigmatismo e a presbiopia são desvios que podem ser corrigidos através do implante de lentes intraoculares.

Conheça as principais delas:

Lente intraocular monofocal não tórica

É o modelo mais utilizado de lente intraocular, ideal para corrigir o foco para longe. Ela corrige  miopia, astigmatismo, hipermetropia. No entanto, não é indicado para quem tem astigmatismo. 

Lente intraocular monofocal tórica

Feita com alta tecnologia, corrige casos de astigmatismo acima de um grau e assim como as lentes não tóricas, melhora a visão para longe. No entanto, pode ser necessário usar óculos para enxergar de perto. 

Lente intraocular multifocal

É um tipo de lente intraocular que corrige ao mesmo tempo a visão de longe, intermediária e de perto.

Lente intraocular multifocal acomodativa

Esse tipo de lente imita a anatomia natural do cristalino. Por esse motivo, consegue adaptar a visão com focos para longe e para perto.

Lente intraocular esféricas

É uma lente mais simples, que consiste em uma lente com óptica normal. Corrige apenas a hipermetropia ou a miopia. Com essa lente, é bem provável que o paciente precise continuar usando óculos após a cirurgia.

Lente intraocular asféricas

É uma lente de alta tecnologia que corrige a miopia e a hipermetropia. Por ser uma lente de maior qualidade, também melhora o contraste de cores e a visão noturna.

No entanto, por ser monofocal, pode ser que o paciente precise usar óculos de grau para perto ou longe após a cirurgia.

Quanto custa o implante de uma lente intraocular para catarata?

O implante de lentes intraoculares é feito por cirurgia e atualmente é o único tratamento efetivo para corrigir a catarata.

Esse tipo de cirurgia custa em média R$ 5000,00 por olho, podendo variar de acordo com a gravidade da doença, técnica utilizada e o tipo de lente implantada. Também é possível fazer a cirurgia gratuitamente pelo SUS.

orçamento

 

 

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.2 / 5. Número de votos: 1045

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lenscope

A Lenscope descomplica a correção visual, oferecendo lentes para óculos com todos os tratamentos entregues em casa a uma fração do custo. Desenvolvemos tecnologias que possibilitam uma jornada 100% digital, precisa e acessível, permitindo oferecer produtos superiores até 70% mais baratos do que alternativas encontradas em ópticas tradicionais. Fomos incubados pela Eretz.bio, incubadora do Hospital Albert Einstein, acelerados pela Samsung, através do programa Creative Startups e recebemos apoio da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), no desenvolvimento tecnológico. Fazemos parte do Cubo Itaú e da Supera, parque tecnológico da USP de Ribeirão Preto.

Loading comments...