Lentes para presbiopia

Lentes para presbiopia. Veja os tipos que existem

A lente que corrige a presbiopia é chamada de lente progressiva ou multifocal e são as mais modernas para corrigir o problema atualmente.

No entanto, existem também outras formas de tratar a presbiopia. Algumas pessoas preferem usar óculos para perto e para longe, lentes bifocais ou lentes de contato, por exemplo. 

Conhecida popularmente como vista cansada, a presbiopia nada mais é do que a dificuldade para enxergar de perto, que surge naturalmente com a idade.

Após os 40 anos, o cristalino começa a perder elasticidade e fica cada vez mais difícil focar em objetos próximos. Ou seja, trata-se de um processo natural de envelhecimento dos olhos que praticamente todas as pessoas passam depois de uma certa idade.

Exemplo de como ocorre a presbiopia em nossos olhos.

Por esse motivo, neste artigo separamos todas as informações que você precisa saber sobre lentes para presbiopia.

Lentes progressivas (ou lentes multifocais)

As lentes progressivas são assim chamadas porque mudam progressivamente de grau. Como elas possuem os três campos de visão. O campo de visão de perto, campo intermediário e campo longe.

Dessa forma, a transição entre um grau e outro ocorre de maneira suave. Olha só o exemplo:

Exemplo ilustrativo dos campos de visão de uma lente multifocal.

Ah, importante destacar que a divisão dos campos de visão não são evidentes na lente 🙂 .

Além disso, as lentes multifocais podem ser convencionais, quando possuem o desenho do campo de visão padronizado. Ou podem ser lentes multifocais personalizadas, feitas individualmente para cada estilo de vida do usuário.

Por serem personalizadas, as lentes multifocais personalizadas podem oferecer maior conforto visual e mais facilidade na sua adaptação. Conheça as lentes personalizadas da Lenscope.

Lentes bifocais

As lentes bifocais, como o próprio nome sugere, são feitas para enxergar a duas distâncias, ou seja, de perto e de longe.

Para ser mais fácil de você visualizar, trouxemos um exemplo ilustrativo de como pode ser esse tipo de lente:

Exemplo ilustrativo dos campos de visão de uma lente bifocal.

Apesar de ser usada na correção da presbiopia, quando falamos em tecnologia, a lente bifocal não se compara às lentes progressivas. Isso porque a tecnologia da lente bifocal é mais antiga, o que acaba interferindo até na estética do óculos.

Normalmente a transição entre um grau e outro ocorre de forma mais brusca. Assim, evidenciando a divisória entre os graus na lente tanto para quem usa o óculos, quanto para quem olha. 

Por isso, para quem se preocupa com a estética, as lentes bifocais não são uma boa opção.

Lente para perto e lente para longe

Mesmo sendo a melhor opção de lentes para presbiopia, existem pessoas que não conseguem se adaptar com as lentes progressivas. Nesses casos, a melhor opção é usar dois óculos: um para longe e outro para perto.

Apesar de não ser muito prático, a vantagem de usar dois óculos é que lentes específicas para perto ou longe funcionam melhor. Então o usuário não precisa se preocupar em olhar para cima ou para baixo dependendo da distância do objeto.

Basicamente a pessoa irá usar um dos óculos de acordo com a atividade a ser realizada.

Por exemplo, para atividades ao ar livre, o óculos para longe é o mais indicado. Já para leituras ou para quem fica bastante tempo na frente do computador, é preciso usar o óculos de perto para conseguir enxergar com nitidez.

Normalmente quem não se adapta com lentes multifocais ou bifocais, opta em usar óculos de perto e de longe.

Lentes de contato para presbiopia

Outra opção para quem tem vista cansada e não quer usar óculos são as lentes de contato para presbiopia. Elas também são lentes progressivas e, da mesma forma que o óculos, corrigem a visão a diferentes distâncias.

No entanto, assim como toda lente de contato, existem alguns cuidados que precisam ser tomados por quem opta por usar uma lente progressiva. Os principais deles são limpar as lentes constantemente e trocá-las antes da data de vencimento. 

Além disso, o período de adaptação da lente de contato também costuma ser maior que o do óculos. Por esse motivo, não são todas as pessoas que se acostumam com lentes de contato.

Mas para quem se adapta bem e prefere usar lentes de contato do que óculos, existe também a possibilidade de usar lentes para monovisão. Nesse caso uma lente será usada para enxergar de perto e a outra para enxergar de longe. 

Assim como a lente progressiva, esse tipo de lente de contato também apresenta excelentes resultados, uma vez que a pessoa se acostuma com ela.

Agora chegou a sua vez de dar sua opinião! Você prefere usar óculos de grau ou lente de contato? Ainda tem alguma dúvida sobre as lentes para presbiopia? Então deixa sua pergunta em nossos comentários!

Lentes para presbiopia. Veja os tipos que existem
Média 5 de 1 votos



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Lenscope

Nós utilizamos a tecnologia a nosso favor e oferecemos uma experiência inovadora para você comprar as lentes para seus óculos sem sair de casa! E o melhor de tudo? Podendo ter as melhores lentes do mercado sem gastar uma fortuna para isso.

Pin It on Pinterest