Luxottica: história, qualidade e marcas do grupo

Luxottica: história, qualidade e marcas do grupo
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No universo dos óculos, há uma abundância de marcas queridinhas pelo público, e o que talvez você ainda não saiba, é que muitas delas têm sido licenciadas pelo grupo Luxottica. 

Desse modo, no artigo de hoje, exploraremos mais sobre esse conglomerado e sua história, além de suas marcas licenciadas e a qualidade de seus produtos. Então, continue lendo e descubra como a Luxottica se tornou reconhecida globalmente e por que suas marcas são tão populares e influentes na moda e no estilo de vida contemporâneos. Confira.

Confira história do grupo Luxottica

A Luxottica, fundada por Leonardo del Vecchio e dois sócios em 1961, surgiu inicialmente fabricando componentes para fabricantes de óculos com sede em Agordo, na Itália. 

Em 1970, após um acordo de licenciamento com a distribuidora americana Avant Gard, a empresa deixou a produção de componentes para óculos para produzir armações acabadas, inspirando-se em práticas de produção semelhantes às da indústria de joias. Assim, a marca fez sua estreia internacional em 1971, na Exposição Internacional de Óptica, Optometria e Oftalmologia em Milão.

Ao longo da década de 1980, a Luxottica percebeu a evolução dos óculos de dispositivos estritamente funcionais para um acessório essencial de moda e estilo. Assim, firmou parcerias estratégicas com marcas icônicas, iniciando com a Giorgio Armani, em 1988.  

Com o crescimento da marca, a entrada na Bolsa de Valores de Nova York em 1990 tornou-se um marco histórico, já que foi a primeira empresa italiana a estrear na Bolsa de Nova York (NYSE), antes mesmo de ter ações disponíveis na bolsa de valores de seu país de origem, a Borsa Italiana, em Milão.

Em 1999, a vultosa aquisição das operações de óculos de sol da Bausch & Lomb concedeu à Luxottica acesso à emblemática Ray-Ban, consolidando ainda mais sua posição dominante no mercado.

No entanto, o ápice ocorreu em outubro de 2018, quando a Luxottica fundiu-se com a Essilor para formar a EssilorLuxottica. Dessa forma, essa união reúne a expertise em tecnologia de lentes da Essilor com a produção e varejo de óculos icônicos da Luxottica.

Expansão do grupo no mundo

Como resultado de uma estratégia centralizadora, que engloba as etapas de fabricação, distribuição e venda ao consumidor diretamente sob o controle da Luxottica, atualmente o grupo conta com mais de 9 mil lojas de varejo ao redor do mundo, entre elas redes importantes nos EUA, como LensCrafters e Sunglass Hut, e fábricas nos EUA, China, Brasil, Itália, além de duas unidades fabris no Japão e na Índia.

Quais são as marcas que a Luxottica vende?

Além das já mencionadas Giorgio Armani e Ray-Ban, a Luxottica conta com uma impressionante lista de marcas parceiras que colaboram com a empresa:

  • Alain Mikli;
  • Armani Exchange;
  • Arnette;
  • Brooks Brothers;
  • Burberry;
  • Bvlgari;
  • Chanel;
  • Coach;
  • DKNY;
  • Dolce & Gabbana;
  • Emporio Armani;
  • Jean Monnier;
  • Michael Kors;
  • Miu Miu;
  • Oakley;
  • Oliver Peoples;
  • Paul Smith;
  • Persol;
  • Polo Ralph Lauren;
  • Prada Eyewear;
  • Ralph Lauren;
  • Scuderia Ferrari;
  • Starck;
  • Tiffany & CO;
  • Tory Burch;
  • Valentino;
  • Versace;
  • Vogue Eyewear;

Qualidade dos óculos Luxottica

A Luxottica solidificou sua posição no topo da indústria de óculos ao longo das décadas adotando estratégias-chave que moldaram sua trajetória. Entre elas, a integração vertical foi a mais importante, transformando um simples fabricante de peças para óculos em uma corporação global envolvida em todas as etapas do processo, desde o projeto, fabricação, distribuição e até a venda no varejo de seus óculos. 

Ao mesmo tempo, a inovação em design de produtos também teve um papel fundamental no sucesso da Luxottica. Ou seja, atuando em um mercado onde as preferências dos consumidores mudam rapidamente, a empresa se manteve capaz de entregar uma grande variedade de modelos para diferentes públicos, sem nunca abrir mão de designs de alta qualidade que ressaltam elegância e luxo.

Além disso, a Luxottica alcançou a liderança no setor por meio de estratégias de crescimento diversificadas, estabelecendo parcerias com marcas de renome, incorporando novas tecnologias em seus produtos e realizando aquisições estratégicas.

Vale destacar também a capacidade da Luxottica de antecipar tendências no mercado, como o aumento da demanda por óculos de sol e a evolução destes como acessórios de moda. Assim, por meio de acordos com estilistas renomados e investimentos pesados no segmento de óculos de sol, a empresa consolidou sua posição como líder do setor. Nesse sentido, como resultado, a Luxottica garante que cada par de óculos que leva seu nome seja sinônimo de qualidade e estilo. 

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Fontes:

All About Vision | Startup Talky | Encyclopedia.com | Reference for Business | Cascade

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